Inauguração e Trecho inicial da Melhoramentos do Brasil

Espaço para postarmos notícias e matérias publicadas em revistas, jornais ou mesmo na internet, com o foco em transporte sobre trilhos.
Importante: sempre que possível, indicar a fonte da informação
Responder
Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Inauguração e Trecho inicial da Melhoramentos do Brasil

Mensagem por Adenilson » 17 Mar 2014, 11:23

Segue abaixo a notícia relativa a inauguração do trecho inicial da E.F.Melhoramento do Brasil no dia 01 de Novembro de 1895.

A notícia aparedceu na edição do dia seguinte, um dia de finados, no sábado.

Algumas coisas me surpreenderam, tais como:

1) Silva e Souza existia desde o primórdio da ferrovia e como a sua localização era próxima a Rua Ana Neri, o tempo desde Mangueira deveria ser mínimo.
2) Algumas estações não são do início do século XX e sim existiam como parada desde a inauguração da ferrovia, tais como Cesário Machado, Zieze, Terra Nova, E.Leal e Eduardo Araújo.

Senti falta apenas de Sapê (Rocha Miranda) e Cavalcanti.

Como Honório Gurgel foi citada já com esse nome, como fica aquela estória que o seu nome primitivo era Munguengue? :ttn:

Como o trecho inicial era até Sapopemba, imagino que a reta de Hnório Gurgel foi largamente usada.

Segue a matéria abaixo.
Gazeta.sabbado. 02.09.1895.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Inauguração e Trecho inicial da Melhoramentos do Brasil

Mensagem por DadoDJ » 17 Mar 2014, 15:48

Interessante a menção de que as paradas eram "de simples, mas elegante construcção".
Isso quer dizer que havia pelo menos estruturas, ao contrário da Rio d'Ouro ...
Muito interessante esta matéria !
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Inauguração e Trecho inicial da Melhoramentos do Brasil

Mensagem por Luiz Eduardo » 19 Mar 2014, 11:19

Eu gostaria muito de ver uma foto da estação Sapopemba da Auxiliar, mas nunca vi. Diferentemente dos dias de hoje, antigamente, mesmo com a diferença da bitola, uma ferrovia sempre procurava - de alguma forma - se integrar a outra.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Inauguração e Trecho inicial da Melhoramentos do Brasil

Mensagem por Adenilson » 24 Mar 2014, 11:22

Dado. Em alguma postagem já realizada antes do desmembramento dos tópicos por estação, havia o descritivo das estações.
Eram formadas por uma plataforma e simples cobertura. Não me lembro dos descritivos dos prédios, mas deveria haver algum, nem que fosse uma pequena agência ou cabine de bilheteria.
Imagino algo como uma mistura da construção de cobertura semelhante a Maria da Graça, mas sem um prédio tão trabalhado, com a estação Represa.
DadoDJ escreveu:Interessante a menção de que as paradas eram "de simples, mas elegante construcção".
Isso quer dizer que havia pelo menos estruturas, ao contrário da Rio d'Ouro ...
Muito interessante esta matéria !
okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Inauguração e Trecho inicial da Melhoramentos do Brasil

Mensagem por Adenilson » 24 Mar 2014, 11:26

Luiz, será que não existe essa foto?
Sapopemba foi uma estação vastamente coberta por material fotográfico. Será que nenhum fotógrafo se preocupou em fotografar a estação da auxiliar?

Em relação a integração, concordo totalmente com você.
É por isso que na minha cabeça, insisto na teoria que a tal parada São Francisco era uma forma que a Rio D'ouro tinha encontrado em fazer uma conexão com as estações homônimas da E.F.C.B.(linha do centro) e E.F.Norte, além da própria parada Silva e Souza, da Melhoramentos, utilizando-se do ramal de Ana Neri. okk
Luiz Eduardo escreveu:Eu gostaria muito de ver uma foto da estação Sapopemba da Auxiliar, mas nunca vi. Diferentemente dos dias de hoje, antigamente, mesmo com a diferença da bitola, uma ferrovia sempre procurava - de alguma forma - se integrar a outra.

Responder

Voltar para “Notícias antigas”