Alguém se habilita a traçar este percurso no Google Earth ? Baseando-se nas quilometragens apontadas, claro ...
Fiquei curioso com essa ferrovia, assim que puder vou tentar traça-la no GE também !

Eu tinha um livro que mostrava Grumari e Prainha como sendo pertencente à Guaratiba que era um subregião de Campo Grande, depois mudaram, passaram estas praias para a região da Barra/Jacarepaguá e bem depois criaram a região administrativa de Guaratiba (incluindo Barra de Guaratiba /Restinga da Marambaia, Ilha de Guaratiba e Pedra de Guaratiba). Não sei se por questões geograficas ou especulativa fizeram as mudanças.Adenilson escreveu:Pessoal,
Muito interessante!
O que parece é que Guaratiba era um distrito do Rio.
Outro fato interessante é a ferrovia passar por Bangu antes de passar em Guaratiba![]()
Dá a impressão que o que era considerado Guaratiba era muito maior do atual bairro e que talvez a Barra da Tijuca fosse considerado até onde é hoje o início da Barra.
Hoje para termos acesso ao início de Guaratiba a partir do subúrbio da zona oeste, só pela Estrada do Magarça, entre Inhoaíba e C.Grande.
Por isso a minha opinião