Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)
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Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)
Olá, amigos e amigas !
Hoje estive no Arquivo Nacional, em busca de mais informações históricas sobre ferrovias, mais especificamente, sobre a ligação ferroviária entre Cabo Frio e Macaé ou Rio Dourado, em Casimiro de Abreu. Até o momento eu não sabia se havia existido a linha até Rio Dourado, na linha do Litoral da EF Leopoldina, ou se ela havia chegado a Macaé direto. Pois bem, antes de encontrar a provável resposta, encontrei muitíssimas coisas interessantes, surpreendentes e incríveis !
Eu já havia ido ao AN em janeiro de 2013. O sistema de consulta é o mesmo: você entra, entrega sua identidade no primeiro balcão à esquerda. Te entregam um crachá de consulente e você se dirige ao primeiro corredor à esquerda. No balcão, também à esquerda, você recebe uma chave para guardar seus pertences, como mochila, celular etc em um armário com chaves numeradas. Dali, você segue em frente e novamente à esquerda, pede informações sobre o que quer pesquisar. É feito novamente um rápido cadastro e você recebe um registro, um cartãozinho para ficar contigo e na próxima vez se identificar mais facilmente.
Uma dica: no site SIAN (Sistema de Informações do Arquivo Nacional) pode-se efetuar uma pesquisa e anotar os códigos dos materiais para pesquisa e apresentar estes códigos ao atendente. Ele vai te levar a um dos computadores do AN e mostrar onde procurar os arquivos. Se você não tiver feito esta busca antes, lá pode-se fazer. Se o arquivo desejado não estiver digitalizado no sistema (apenas no sistema, na internet pouca coisa é disponibilizada), é necessário agendar a pesquisa do material com 4 dias úteis de antecedência.
Bem, chega de blá blá blá ... pesquisei no SIAN e vi os arquivos referentes à ferrovia no trecho após Cabo Frio. O atendente me mostrou a pasta na rede do AN onde os mapas estariam, mas de todos que eu anotei para pesquisar, apenas UM estava digitalizado ! Mas era "o" mapa, pois mostrava (com poucos detalhes) toda a extensão da linha, entre Cabo Frio e Rio Dourado. Havia também duas plantas longitudinais, mostrando o perfil altimétrico da linha e a construção da ponte sobre o Rio São João.
Mas antes de chegar a este mapa, quando o atendente me mostrou a pasta com 170 arquivos, não resisti e fiquei vendo um a um ... e tive várias surpresas, se pudesse via todos e ficava o dia inteiro lá, mas devo ter visto apenas uns 50 ... anotei e desenhei tudo que pude, e vou tentar passar para o Google Earth. O de mais relevante que vi lá e anotei foi:
Arquivo 003: Companhia Fazendas Reunidas Normandia, englobando os municípios de Nova Iguaçu e Itaguaí, mostrando toda a linha Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz, inclusive o trecho entre a ETE do Guandu e o limite com o Distrito Federal. Destque também para a Ponte Vitor Konder sobre o Rio Guandu, e uma antiga Ponte do Bananal, na altura do atual bairro Jardim Maracanã, em Seropédica, onde tenho familiares maternos. Ôpa, pintou expedição !
Arquivo 0011_d0001: uma construção na base de um morro, indicado como Venda Grande, na antiga linha da EF Rio d'Ouro. Seria a estação ou uma venda ?
Arquivo 0106_b: primitiva linha da EF do Norte, entre Pilar e Entroncamento
Arquivo 0108_f1q: diversos projteos de retificação e modernização das linhas férreas entre Del Castilho e a Ponta do Caju. Detalhe: com elevação das linhas, como é hoje em Manguinhos !
Arquivo 0116_fl.2A: Comissão de Saneamento da Baixada Fluminense, contra a Febre Amarela. Mostra a região de Duque de Caxias, com a linha circular em detalhes, e um sub-ramal para uma Olaria, antes da estação !
Arquivo 0116_fl.2b: idem acima, mas mostrando São João de Meriti, Nilópolis e Belford Roxo. EM Rocha Sobrinho a estação ficava no meio de duas linhas. Antes da estação havia um sub-ramal para uma fábrica. Mostra a posição exata da parada Areia Branca, da EFRO. Mostra a posição exata da estação Jacutinga, da Linha Auxiliar, e também da Parada Prata.
Arquivo 0116_fl2c: idem acima, mostrando Nilópolis e Nova Iguaçu. Mostra um sub-ramal do Matadouro de Nova Iguaçu. Mostra um complexo de linhas (talvez em bitola 0,60) em um complexo de fábrica de telhas em Mesquita ! E mostra também ... a misteriosíssima linha do "sub-ramal das laranjas" (nome dado por Anderson Novaes), onde hoje fica a Rodoviária da Coderte, em Nova Iguaçu.
Obs. quando criança, cheguei a ver os trilhos deste sub-ramal !
Arquivo 0116_f2_2b: triângulo em Andrade Araújo
Arquivo 0125: um simples, mas incrível e bastante intrigante mapa, mostrando toda a área da Fazenda São Bento (pertencente ao Mosteiro de São Bento !), e as linhas da EF Leopoldina cruzando a área. Mostra poucos detalhes, ele é mais voltado à divisão e limite de terras, mas o que me deixou bastante surpreso é que as duas linhas da EF do Norte estão desenhadas (uma via São Bento, Lote XV e Pilar e a outra mais recente, retificada), mas também UMA LINHA SEGUINDO PELA RUA JOAQUIM DA COSTA LIMA, em direção a Belford Roxo !!!
Será que isso existiu mesmo ???
No canto esquerdo do mapa, o ramal de Xerém da EFRO, com as quilometragens assinaladas, como se fossem estações ou paradas.
Arquivo 0164: projeto abandonado de uma ligação Entroncamento (Piabetá) - Porto das Caixas
Arquivo 0537: a linha da EF Maricá, entre Cabo Frio e Rio Dourado.
Vi diversos outros arquivos, mas muitos não tinha muitos atrativos, outros sim (como um mostrando onde ficava o PT Caramujos, da EFCB) ... mas com mais calma voltarei lá, acabei indo tarde, e tinha compromissos depois ...
Bem, estou aos pouquinhos passando as informações pro computador e postarei aqui para debatermos. Posteriormente passarei tudo para os devidos tópicos ... vamos lá, já falei muito !
Hoje estive no Arquivo Nacional, em busca de mais informações históricas sobre ferrovias, mais especificamente, sobre a ligação ferroviária entre Cabo Frio e Macaé ou Rio Dourado, em Casimiro de Abreu. Até o momento eu não sabia se havia existido a linha até Rio Dourado, na linha do Litoral da EF Leopoldina, ou se ela havia chegado a Macaé direto. Pois bem, antes de encontrar a provável resposta, encontrei muitíssimas coisas interessantes, surpreendentes e incríveis !
Eu já havia ido ao AN em janeiro de 2013. O sistema de consulta é o mesmo: você entra, entrega sua identidade no primeiro balcão à esquerda. Te entregam um crachá de consulente e você se dirige ao primeiro corredor à esquerda. No balcão, também à esquerda, você recebe uma chave para guardar seus pertences, como mochila, celular etc em um armário com chaves numeradas. Dali, você segue em frente e novamente à esquerda, pede informações sobre o que quer pesquisar. É feito novamente um rápido cadastro e você recebe um registro, um cartãozinho para ficar contigo e na próxima vez se identificar mais facilmente.
Uma dica: no site SIAN (Sistema de Informações do Arquivo Nacional) pode-se efetuar uma pesquisa e anotar os códigos dos materiais para pesquisa e apresentar estes códigos ao atendente. Ele vai te levar a um dos computadores do AN e mostrar onde procurar os arquivos. Se você não tiver feito esta busca antes, lá pode-se fazer. Se o arquivo desejado não estiver digitalizado no sistema (apenas no sistema, na internet pouca coisa é disponibilizada), é necessário agendar a pesquisa do material com 4 dias úteis de antecedência.
Bem, chega de blá blá blá ... pesquisei no SIAN e vi os arquivos referentes à ferrovia no trecho após Cabo Frio. O atendente me mostrou a pasta na rede do AN onde os mapas estariam, mas de todos que eu anotei para pesquisar, apenas UM estava digitalizado ! Mas era "o" mapa, pois mostrava (com poucos detalhes) toda a extensão da linha, entre Cabo Frio e Rio Dourado. Havia também duas plantas longitudinais, mostrando o perfil altimétrico da linha e a construção da ponte sobre o Rio São João.
Mas antes de chegar a este mapa, quando o atendente me mostrou a pasta com 170 arquivos, não resisti e fiquei vendo um a um ... e tive várias surpresas, se pudesse via todos e ficava o dia inteiro lá, mas devo ter visto apenas uns 50 ... anotei e desenhei tudo que pude, e vou tentar passar para o Google Earth. O de mais relevante que vi lá e anotei foi:
Arquivo 003: Companhia Fazendas Reunidas Normandia, englobando os municípios de Nova Iguaçu e Itaguaí, mostrando toda a linha Carlos Sampaio - Austin - Santa Cruz, inclusive o trecho entre a ETE do Guandu e o limite com o Distrito Federal. Destque também para a Ponte Vitor Konder sobre o Rio Guandu, e uma antiga Ponte do Bananal, na altura do atual bairro Jardim Maracanã, em Seropédica, onde tenho familiares maternos. Ôpa, pintou expedição !
Arquivo 0011_d0001: uma construção na base de um morro, indicado como Venda Grande, na antiga linha da EF Rio d'Ouro. Seria a estação ou uma venda ?
Arquivo 0106_b: primitiva linha da EF do Norte, entre Pilar e Entroncamento
Arquivo 0108_f1q: diversos projteos de retificação e modernização das linhas férreas entre Del Castilho e a Ponta do Caju. Detalhe: com elevação das linhas, como é hoje em Manguinhos !
Arquivo 0116_fl.2A: Comissão de Saneamento da Baixada Fluminense, contra a Febre Amarela. Mostra a região de Duque de Caxias, com a linha circular em detalhes, e um sub-ramal para uma Olaria, antes da estação !
Arquivo 0116_fl.2b: idem acima, mas mostrando São João de Meriti, Nilópolis e Belford Roxo. EM Rocha Sobrinho a estação ficava no meio de duas linhas. Antes da estação havia um sub-ramal para uma fábrica. Mostra a posição exata da parada Areia Branca, da EFRO. Mostra a posição exata da estação Jacutinga, da Linha Auxiliar, e também da Parada Prata.
Arquivo 0116_fl2c: idem acima, mostrando Nilópolis e Nova Iguaçu. Mostra um sub-ramal do Matadouro de Nova Iguaçu. Mostra um complexo de linhas (talvez em bitola 0,60) em um complexo de fábrica de telhas em Mesquita ! E mostra também ... a misteriosíssima linha do "sub-ramal das laranjas" (nome dado por Anderson Novaes), onde hoje fica a Rodoviária da Coderte, em Nova Iguaçu.
Obs. quando criança, cheguei a ver os trilhos deste sub-ramal !
Arquivo 0116_f2_2b: triângulo em Andrade Araújo
Arquivo 0125: um simples, mas incrível e bastante intrigante mapa, mostrando toda a área da Fazenda São Bento (pertencente ao Mosteiro de São Bento !), e as linhas da EF Leopoldina cruzando a área. Mostra poucos detalhes, ele é mais voltado à divisão e limite de terras, mas o que me deixou bastante surpreso é que as duas linhas da EF do Norte estão desenhadas (uma via São Bento, Lote XV e Pilar e a outra mais recente, retificada), mas também UMA LINHA SEGUINDO PELA RUA JOAQUIM DA COSTA LIMA, em direção a Belford Roxo !!!
Será que isso existiu mesmo ???
No canto esquerdo do mapa, o ramal de Xerém da EFRO, com as quilometragens assinaladas, como se fossem estações ou paradas.
Arquivo 0164: projeto abandonado de uma ligação Entroncamento (Piabetá) - Porto das Caixas
Arquivo 0537: a linha da EF Maricá, entre Cabo Frio e Rio Dourado.
Vi diversos outros arquivos, mas muitos não tinha muitos atrativos, outros sim (como um mostrando onde ficava o PT Caramujos, da EFCB) ... mas com mais calma voltarei lá, acabei indo tarde, e tinha compromissos depois ...
Bem, estou aos pouquinhos passando as informações pro computador e postarei aqui para debatermos. Posteriormente passarei tudo para os devidos tópicos ... vamos lá, já falei muito !
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Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)
A linha circular de Duque de Caxias:
Notem que o próprio Google Earth define a localidade como "Circular"
Notem que o próprio Google Earth define a localidade como "Circular"
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
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Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)
Um pequeno ramal ligando a EF do Norte a uma Olaria, próximo a Duque de Caxias:
Seria essa abaixo a suposta Olaria ?
Seria essa abaixo a suposta Olaria ?
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- rodrjgw
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Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)
Agora faz sentido o nome do bairro ser "Circular" (não é só o Google que mostra isso, o bairro é oficial).DadoDJ escreveu:A linha circular de Duque de Caxias:
Notem que o próprio Google Earth define a localidade como "Circular"
Rodrigo Sampaio
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Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"
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- DadoDJ
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Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)
Estação Andrade Araújo e triângulo de manobras:
Mais tarde eu volto ...
Mais tarde eu volto ...
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- DadoDJ
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Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)
Prolongamento da EF Maricá, ligando o PT Fonseca à estação de Rio Dourado, na linha do litoral da EF Leopoldina:
Exibir mapa ampliado
Obs.: este traçado pode sofrer modificações e atualizações, conforme mais dados e informações forem sendo obtidos.
Exibir mapa ampliado
Obs.: este traçado pode sofrer modificações e atualizações, conforme mais dados e informações forem sendo obtidos.
- DadoDJ
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Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)
Estação Rocha Sobrinho e desvio para uma antiga fábrica:
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Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)
Localização da Estação/Parada Jacutinga (?), da Linha Auxiliar:
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Re: Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)
Bingo! Quase acertei esse traçado. Comecei por Tamoios e fui até próximo a Serramar. Não tenho previsão de voltar em Rio das Ostras tão cedo, mas qdo for farei uma expedição por lá. Agora já tenho a quase certeza do traçado final.DadoDJ escreveu:Prolongamento da EF Maricá, ligando o PT Fonseca à estação de Rio Dourado, na linha do litoral da EF Leopoldina:
Exibir mapa ampliado
Obs.: este traçado pode sofrer modificações e atualizações, conforme mais dados e informações forem sendo obtidos.
Abraços
Luiz Eduardo
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Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
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- DadoDJ
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Visita ao Arquivo Nacional (20/05/2014)
Vamos marcar algo em breve para a região, Luis, com certeza !