Trecho férreo em Além-Paraíba é tombado !

Fórum para postagem de matérias e notícias recentes veiculadas em jornais, revistas, TV, rádio ou outras mídias, de maneira geral.
No caso de notícias sobre uma empresa ou concessionária específica, favor postar no fórum da mesma.
Responder
DadoDJ
Administrador
Contato:

Trecho férreo em Além-Paraíba é tombado !

Mensagem por DadoDJ » 29 Out 2013, 13:19

Mensagem de Plínio Alvim, repassado a mim por Antonio Pastori

Amigos,

Tenho, finalmente, uma boa notícia para lhes dar. Foi aprovado pela Câmara Municipal de Além Paraíba-MG, no último dia 14-10-2013, por 8 votos a favor e 3 contra, o "Tombamento da linha férrea no perímetro do município" - que, entre outras providências, proibe a retirada dos trilhos e demais equipamentos que a compõem.
Ainda não consegui o texto integral do Projeto de Lei nº90 que prevê o referido tombamento; e também estou aguardando a criação da Lei, o que deverá ocorrer ainda neste ano de 2013.
Penso que este é um passo importante para a preservação ferroviária no município. Em face da extinção do trânsito das composições da FCA, concessionária do trecho, a preservação da linha permitirá a possível criação e implementação de quaisquer outros projetos de utilização dessa linha (cerca de 40 quilômetros), para Trem Turístico e/ou para transporte de passageiros, melhorando a mobilidade no trecho que atravessa a cidade. A remoção da linha, como previsto em Portaria da ANTT, inviabilizaria a criação/implantação de futuros empreendimentos dessa natureza.
Esta é, na minha opinião, a ação cultural mais importante que ocorreu aqui, neste ano, em razão das perspectivas sociais e econômicas a ela vinculadas. A permanência da linha permite que voltemos a "sonhar com os pés no chão".
Penso, também, que o aludido tombamento poderá servir de exemplo para outros municípios, país a fora, que estão correndo o risco, iminente, da remoção de suas linhas férreas. Por isso, peço-lhes que vocês, caso concordem com a ideia, repassem essa sugestão de tombamento para "o povo dos trilhos" - tenho poucos contatos.
Abaixo, transcrevo o que consegui acerca do referido tombamento - trecho de Ata de convocação de reunião da Câmara Municipal:

"Discussão e votação EM PRIMEIRO TURNO do Projeto de Lei n° 90 – autor: Vereador Gelson Luiz de
Moura – Dispõe sobre o tombamento da via permanente – linha férrea, que compreende o leito
ferroviário no perímetro do município de Além Paraíba e dá outras providências. Resumo: tombamento
pelo valor histórico e cultural de toda a linha férrea que compreende o leito ferroviário no perímetro do
município, ficando vedada a retirada dos trilhos e demais equipamentos que compõem o citado leito."

Espero que vocês gostem da notícia.
Abraço do Plinio
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Re: Trecho férreo em Além-Paraíba é tombado !

Mensagem por Adenilson » 29 Out 2013, 16:08

app app app

Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Contato:

Re: Trecho férreo em Além-Paraíba é tombado !

Mensagem por Luiz Eduardo » 30 Out 2013, 00:51

Sem palavras. Tomara que vire "doença contagiosa" e que outros prefeitos vão nessa onda. Lembrando que Miguel Pereira já conseguiu a mesma vitória.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Responder

Voltar para “Notícias e Matérias”