Prévia de gastos em Expedições.

Espaço para comunicados e avisos aos membros do fórum. Fique ligado !
Responder
Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Prévia de gastos em Expedições.

Mensagem por Luiz Eduardo » 22 Fev 2013, 21:07

Foristas, boa noite.

Tínhamos uma expedição marcada no próximo dia 24/02/13 para São José do Vale do Rio Preto. Logisticamente, na teoria tudo estava redondo. Aconteceram alguns desencontros e nos perdemos em planejamento financeiro.

Bom, tudo acontece por um bom motivo. Como o Fórum cresceu, o grupo de expedições está voltando a ficar com número considerável de participantes novamente e estamos alcançando lugares cada vez mais longe de nossos domínios, estamos começando a optar por fazermos algumas de carro. Abaixo vou fazer uma simulação de alguns gastos com meu carro para futuros planejamentos de expedições.

Vou tirar como exemplo as ultimas expedições feitas para a cidade de Petrópolis.

Deslocamento

Casa - ponto de encontro: R$ 2,75

Ponto de encontro X Petrópolis: RS 2,90 Supervia (R$ 3,10 atualmente) + R$ 3,00 ônibus Raiz da Serra X Alto da Serra + R$ 2,50 Alto da Serra X Estação de Petrópolis + R$ 2,80(+/-) Estação de Petrópolis X Destino final.

Está meio confuso, mas para chegarmos gastamos, arredondando, R$ 14,00. Isso só para ir. Para voltar, voltamos de condução direta para o Rio (quase R$ 20,00 total,contando condução para casa). Ou seja, ida e volta, R$ 34,00. Nada muito gritante para nosso hobbie e pesquisas.

Agora vou considerar o Shopping Estação Itaipava como destino final com meu carro com 4 pessoas.

Casa x ponto de encontro (vou considerar a Central): 22 km.
Central x Shopping Estação Itaipava: 85 km / Descendo até Estação Nogueira + 4 km. Total 89 km.

Estação Nogueira x Central: 84 km.
Central x Casa: 22 km.

TOTAL: 217 km.


Meu carro é 1.0 e faz +/- 15 km/litro. Considerando a gasolina R$ 2,95 gastaria-se +/- R$ 43,00 para fazer essa mesma expedição. Não estou considerando anda e pára e subida de serra com carro pesado, logo o valor aumenta pouca coisa. Só combustível mesmo.

O pedágio atualmente está em R$ 8,00. Logo, temos mais R$ 16,00 de despesas.

Considerando R$ 50,00 de combustível + R$ 16,00 pedágio / 4 pessoas por carro = R$ 16,50 por pessoa, contra os R$ 34,00 da primeira simulação. METADE DO VALOR!!!

Vamos subir o valor mais um pouco se considerarmos a ideia de pararmos em um estacionamento para fazermos trechos a pé. Mesmo assim, não chegaremos a R$ 20,00, o que é bastante bom para uma expedição.

Notar que a economia e o ganho de tempo é bastante relevante também.

Acho que agora conseguiremos nos planejar melhor, escolher o modal certo e irmos à luta.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Prévia de gastos em Expedições.

Mensagem por DadoDJ » 22 Fev 2013, 22:41

Show, Luiz !
Era isso que eu estava esperando, queria saber a relação custo-benefício entre um modal e outro. Eu imaginava que de carro seria melhor, mas não tanto !
Com esse cálculo aproximado (que pode ser mais ou menos, pois se vai gastar mais para subir a serra, vai gastar menos para descer :D ) temos a exata noção de qual veículo devemos utilizar nas nossas expedições, se vai ser ônibus, van, carro ... dependendo do destino.
Para complementar, eu havia feito uma pesquisa sobre valores de aluguel de vans. Aí temos detalhes importantes, pois podemos alugar uma van já com motorista, normalmente é um serviço oferecido por agências de turismo e afins; e podemos alugar uma van para nós mesmo dirigirmos.
A diferença é a seguinte, de acordo com uma pesquisa que fiz com uma meia-dúzia de empresas:

♦ Aluguel de veículo com 15 lugares, com motorista e alguns adendos (ar-condicionado, insulfilm, motorista disponível para nos buscar no ponto de destino, nos levar ao outro ponto onde iniciaríamos a caminhada e nos buscar no ponto final desta caminhada, nos levando de volta ao ponto de destino, o que é bastante cômodo) ... bem, os valores variavam entre R$ 730,00 e R$ 950,00 ! Dividindo por 15 pessoas dá algo entre R$ 48,00 me R$ 63,00 por pessoa. Se levarmos em conta que é uma viagem de ida e volta totalmente coberta pela van e motorista até que sai bem em conta, mas ... a van tem que ir com a lotação completa, senão não compensa. Imagine se devido a algum problema ou imprevisto só vão 4 ou 5 membros do fórum ?

♦ Aluguel de veículo com 12 ou 15 lugares (é possível alugar até kombi, mas acho que seria meio sacrificante), pagando a diária livre (tem que devolver o carro com tanque cheio) o valor sai bem mais barato, algo na média de R$ 220,00 (Kombi com 12 lugares) a R$ 500,00 (van com 12 ou 15 lugares) mas se ocorrer algum imprevisto, a despesa corre na conta do locatário. Já de saída tem que deixar de caução R$ 2.000,00, por cartão de crédito, que será estornado na devolução do veículo. E no caso é necessário um motorista habilitado para dirigir veículo de passageiros. Pensei no meu pai, que é motorista profissional há mais de 30 anos, mas nem todo final de semana ele está disponível.

Bem, mais uma vez agradeço ao Luiz pela iniciativa de abrir este tópico, vai ser de vital importância no planejamento de futuras expedições, com certeza !
app app app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Prévia de gastos em Expedições.

Mensagem por Luiz Eduardo » 22 Fev 2013, 23:11

Que isso Dado, disponha.

O aluguel do veículo sem motorista não está ruim, não. O problema é lotar e ter alguém com CNH D. Já o serviço com motorista, acredito que quando todos nós passarmos dos 70 anos, vamos fazer isso direto. :lol:
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Responder

Voltar para “Comunicados”