Retificação de linha em Japeri
- Paulo ITT
- Usuário Diamante
- Mensagens: 350
- Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Retificação de linha em Japeri
"Ramal Ferroviário de Belém à Escola de Agronomia"
Durante a década de 80 e início da de 90, fui muitas vezes à Japeri a serviço filantrópico e me recordo até hoje de ter que passar sobre os trilhos da continuação deste triangulo na sentido sudoeste ( exatamente indo para a UFRRJ - Rural, escola de agronomia). Depois de muitos anos estes trilhos não existiam mais.
Será que este trecho que eu via era o que está em referência no texto?
Notem que na linha amarela mostro uma possível implantação desta linha que logo adiante encontra o ramal atual que vai para o Porto de Itaguaí e passa bem próximo à universidade em Seropédica.
Durante a década de 80 e início da de 90, fui muitas vezes à Japeri a serviço filantrópico e me recordo até hoje de ter que passar sobre os trilhos da continuação deste triangulo na sentido sudoeste ( exatamente indo para a UFRRJ - Rural, escola de agronomia). Depois de muitos anos estes trilhos não existiam mais.
Será que este trecho que eu via era o que está em referência no texto?
Notem que na linha amarela mostro uma possível implantação desta linha que logo adiante encontra o ramal atual que vai para o Porto de Itaguaí e passa bem próximo à universidade em Seropédica.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Retificação de linha em Japeri
Mas, Paulo ... a Escola de Agronomia fica em Seropédica ? Então a variante de Brisamar (que liga Brisamar, em Itaguaí, à antiga Guedes da Costa) foi construída baseada na (e aproveitando a) linha do ramal da Escola de Agronomia ???Paulo ITT escreveu:"Ramal Ferroviário de Belém à Escola de Agronomia"
(...)
Uau !
Mais um ramal para pesquisarmos !
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Mensagens: 458
- Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Retificação de linha em Japeri
Caraca, ia responder a mesma coisa, com as mesmas palavras: Mais um ramal para pesquisarmos.
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
- Paulo ITT
- Usuário Diamante
- Mensagens: 350
- Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Retificação de linha em Japeri
É capaz deles terem aproveitado o traçado/projeto que existiu e, de certo ponto em diante, ligaram à Guedes da Costa. Para não ter que passar em Japeri. e tumultuar o que já era tumultuado e povoado.
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Mensagens: 458
- Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Retificação de linha em Japeri
Dado e demais, voltando a questão das bitolas:
Li no Estações Ferroviárias que no início dos anos 90 ainda corriam trens subindo e descendo a serra. Isso fica evidente na postagem do site na estação Vera Cruz se não me engano. O que sismei agora é como seria feito esse transbordo em Japerí.
Tem uma imagem em casa que salvei do Estações Ferroviárias que postarei mais tarde, pois estou no celular, com uma composição se preparando pra subir a serra.
Mistério...
Li no Estações Ferroviárias que no início dos anos 90 ainda corriam trens subindo e descendo a serra. Isso fica evidente na postagem do site na estação Vera Cruz se não me engano. O que sismei agora é como seria feito esse transbordo em Japerí.
Tem uma imagem em casa que salvei do Estações Ferroviárias que postarei mais tarde, pois estou no celular, com uma composição se preparando pra subir a serra.
Mistério...
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Retificação de linha em Japeri
Paulo,acertou na mosca !
Encontrei um mapa do IBGE, se eu não me engano da década de 1950 ou 1960, mostrando o ramal da Escola de Agronomia (mas o citando como "abandonado") exatamente com o traçado que você fez no Google Earth !
Em breve, abrirei um tópico específico, e nele, postar o material que temos sobre o ramal.
Obs.: quando nós pensamos que já descobrimos tudo, surgem novos ramais, sub-ramais e desvios. O próximo é um que tenho muita curiosidade e que cheguei a ver os trilhos, mas não em operação, em Nova Iguaçu.
Aguardem ...
Encontrei um mapa do IBGE, se eu não me engano da década de 1950 ou 1960, mostrando o ramal da Escola de Agronomia (mas o citando como "abandonado") exatamente com o traçado que você fez no Google Earth !
Em breve, abrirei um tópico específico, e nele, postar o material que temos sobre o ramal.
Obs.: quando nós pensamos que já descobrimos tudo, surgem novos ramais, sub-ramais e desvios. O próximo é um que tenho muita curiosidade e que cheguei a ver os trilhos, mas não em operação, em Nova Iguaçu.
Aguardem ...
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: Retificação de linha em Japeri
Dado,
Eu não havia visto esse Tópico, agora que o pude ler te respondo:
Sim, era esse trecho mesmo, vocês são realmente demais.
Tanto material a respeito e ainda descobre um “novo” antigo ramal.
Vide o Mapa do trecho ainda sem a alteração.
O Michel, postou uma foto com um desvio e esse desvio era o da Pedreira que abastecia a ferrovia, segundo fonte de moradores.
Eu também fiz uma foto do local.
O Michel ainda postou uma foto com algumas linhas e a primeira é da Linha Auxiliar em Bitola Métrica, já a segunda eu já havia falado com o Dado sobre ela, mas agora percebi que era a saída para o Ramal da Escola.
O Luiz Eduardo postou um Esquema com Triângulos, ele fez uma excelente observação sobre as L. Auxiliar e EFCB.
Trecho com os Triangulos.
Por fim o Pablo comentou que Durante a década de 80 e início da de 90, fui muitas vezes à Japeri a serviço filantrópico e pergunta se trecho que via era o que está em referência no texto, citando inclusive através de uma linha amarela uma possível implantação desta linha que logo adiante encontra o ramal atual que vai para o Porto de Itaguaí e passa bem próximo à universidade em Seropédica.
Ele esticou a linha até encontrar-se a mesma com o Ramal que ainda não existia na época.
Assim, sendo posto alguns trechos dos locais aqui citados, não esquecendo claro, de parabenizar meus companheiros pela excelente pesquisa e dedicação.
Abração.
Eu não havia visto esse Tópico, agora que o pude ler te respondo:
Sim, era esse trecho mesmo, vocês são realmente demais.
Tanto material a respeito e ainda descobre um “novo” antigo ramal.
Vide o Mapa do trecho ainda sem a alteração.
O Michel, postou uma foto com um desvio e esse desvio era o da Pedreira que abastecia a ferrovia, segundo fonte de moradores.
Eu também fiz uma foto do local.
O Michel ainda postou uma foto com algumas linhas e a primeira é da Linha Auxiliar em Bitola Métrica, já a segunda eu já havia falado com o Dado sobre ela, mas agora percebi que era a saída para o Ramal da Escola.
O Luiz Eduardo postou um Esquema com Triângulos, ele fez uma excelente observação sobre as L. Auxiliar e EFCB.
Trecho com os Triangulos.
Por fim o Pablo comentou que Durante a década de 80 e início da de 90, fui muitas vezes à Japeri a serviço filantrópico e pergunta se trecho que via era o que está em referência no texto, citando inclusive através de uma linha amarela uma possível implantação desta linha que logo adiante encontra o ramal atual que vai para o Porto de Itaguaí e passa bem próximo à universidade em Seropédica.
Ele esticou a linha até encontrar-se a mesma com o Ramal que ainda não existia na época.
Assim, sendo posto alguns trechos dos locais aqui citados, não esquecendo claro, de parabenizar meus companheiros pela excelente pesquisa e dedicação.
Abração.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Retificação de linha em Japeri
Boa, Melekh !
Valeu !
Obs.: será que ainda há vestíios dessa antiga linha no trecho entre Japeri e a variante de Brisamar (MRS) ?
Aliás, alguém sabe quando foi inaugurado o ramal de Brisamar ?
É porque tenho uma dúvida e pode ser respondida com isso.
Alguém sabe ?
Valeu !
Obs.: será que ainda há vestíios dessa antiga linha no trecho entre Japeri e a variante de Brisamar (MRS) ?
Aliás, alguém sabe quando foi inaugurado o ramal de Brisamar ?
É porque tenho uma dúvida e pode ser respondida com isso.
Alguém sabe ?
- Luiz Eduardo
- Usuário Diamante
- Mensagens: 458
- Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Retificação de linha em Japeri
A variante Japerí x Brisamar ficou pronta em fevereiro de 1974.
Abraços
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
Luiz Eduardo
Moderador
Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: Retificação de linha em Japeri
Dado,
Sobre vestigios do Antigo Ramal da Escola, cabe uma expedição.
É um ramal pequeno e quem sabe por ser Interior do RJ, ainda exista resquícios, assim como foi a Ligação Carlos Sampaio - Austin -Santa Cruz, que ainda existe algumas estações?
Fiquei curioso em relação a esse Ramal.
Parece que o Luiz tem parentes por aqueles lados.
Em tempo: Na Estação Cabuçu, a moradora vizinha afirmou existir fotos no interior da mesma.
Sobre vestigios do Antigo Ramal da Escola, cabe uma expedição.
É um ramal pequeno e quem sabe por ser Interior do RJ, ainda exista resquícios, assim como foi a Ligação Carlos Sampaio - Austin -Santa Cruz, que ainda existe algumas estações?
Fiquei curioso em relação a esse Ramal.
Parece que o Luiz tem parentes por aqueles lados.
Em tempo: Na Estação Cabuçu, a moradora vizinha afirmou existir fotos no interior da mesma.