E.F.Norte

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas, ramais, estações e companhias adqüiridas pela Leopoldina (ex.: EF Cantagalo) podem ser adicionados no interior deste tópico.
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DadoDJ
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Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 08 Mar 2012, 14:48

Eu também tinha pensado nisso, mas acho que o ramal do Arará é da década de 1940 !
Pelo menos o viaduto que passa sobre a R.Carlos Seidl tem na lateral escrito o ano de 1939 ...
Temos que confirmar a data, não tenho certeza agora ...
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Francisco Amaral
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Re: E.F.Norte

Mensagem por Francisco Amaral » 08 Mar 2012, 15:03

Boa tarde pessoal. Finalmente migrando do TGVBR para cá.

Sobre essa foto, tenho apenas algumas impressões para cada um dos diversos aspectos:

1- Pelo local me lembra claramente o trecho que passa embaixo do atual viaduto da Mangueira. Neste caso seria uma provável continuação daquele velho viaduto da Santos Melo. Até pq o trecho em curva dele e a localização passão a impressão de que ele tinha uma continuação por cima da Leopoldina.

2- O local da Estação de Manguinho, muitos anos atrás, tb devia lembrar este cenário, pois no exato ponto da plataforma, as duas laterais eram altas até o início das atuais obras de elevação da via. Não sei como estão agora.

3- Mas o ponto principal a que quero me ater, é o levantado pelo Melekh no post anterior. Realmente o tipo de viaduto parce muito com viadutos de Linha Férrea passando por cima. A parte inferior, parece com o formato do viaduto tanto da Central sobre a Francisco Bicalho quanto o viaduto da Linha Arará-Japeri. Só discordo quanto a ser essa por ela ser mais nova que a foto. A elevação completa da linha só foi concluída na década de 70, até ali havia o famoso cruzamento em nível com a Av. Brasil e o viaduto não tem muretas como este da foto.

O que eu queria levantar é: Será que existia algum cruzamento de ferrovia por meio de elevação de uma das linhas e consequantemente por um viaduto. Pode não ser, mas que parece, parece.

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Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 08 Mar 2012, 21:24

Muitíssimo Bem vindo, Amaral !
<w>
Sinta-se em casa, a "estação" é sua !
okk
O que você disse é plausível, ainda não temos 100% de certeza de que a estação fotografada seja Amorim, acredito 85% que seja, 5% em Lucas (Parada de Lucas), 5% em Mangueira e 5% em outra estação. E não é só eu que tem esse pensamento, recebi diversas mensagens questionando ser a Parada Amorim. Um destas mensagens veio do Anderson, e me deu um estalo aqui após lê-la. Vejam:

Não quero azedar, mas a foto misteriosa não pode ser a estação Manguinhos. Cadê o rio? A linha segue no nível da rua, o viaduto não poderia ter aquele barranco na lateral. Lá pra dentro do interior do Rio, a linha da Leopoldina e da EFCB se cruzam. O Edson tem uma foto igual a ela. Parece que nessa foto, se vê que no viaduto está passando um comboio de vagões.

Certo, já tínhamos notado que parece passar sobre o viaduto uma composição com vagonetes. Isso abre margem para pensar que seja o ramal do Arará passando sobre a linha da EF do Norte em Manguinhos, mas neste caso a parada mais próxima seria "Bemfica" (não me acostumo com esta grafia :D ). Eu cheguei a imaginar também que seriam placas ou tapumes de alguma obra sobre o viaduto, mas sei e admito que se parecem demais com vagonetes. O Anderson disse que poderia ser um cruzamento da EF Leopoldina com a EFCB, e isso não é impossível, mas sabe o que eu imaginei ?!

Desculpe se viajei demais, mas toda hipótese é possível até que se prove o contrário !

Pensei no obscuro e misterioso Ramal da Av.dos Democráticos, que saíria da EF Rio d'Ouro na Av.Suburbana, entraria na Av.dos Democráticos, cruzaria a EF Leopoldina em viaduto pelqa Estrada de Manguinhos (que antigamente era contínua e hoje em dia é dividida e obstruída por comunidades e outras construções) e alcançaria o Pôrto de Inhaúma ! ! ! ! ! ! ! !

:WK: =O :ttn: :P <|-|> :X:
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Adenilson
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Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 09 Mar 2012, 08:37

Pessoal,

Lendo os comentários mais recentes resumo o seguinte:

1) Seja realmente benvindo Amaral. Reforço o côro do Dado.
2) O viaduto de Arará sobre Benfica que há hoje me parece original e possui um tom escuro de cinza e vigamentos diferentes dos da foto de 1930.
3) Salvo alguma informação que não sabemos, a parada Bemfica estaria desativada desde os anos 10 (séc XX). Teria ela sido reativada por um tempo para suprimir alguma emergência? Não creio.
4) Para mim, o tal ramal da Democráticos, a não ser que aquela foto seja onde é hoje a Rua Uranos, não existia e é uma infeliz coincidência. Depois vou até procurar se existe uma avenida homônima pela baixada ou municípios vizinhos, pois o Malta também trabalhou em outros lugares. Isso é claro, até provem ao contrário. Nenhum mapa ou projeto de SMU mostrou esse ramal, a não ser o da década de 40, o qual julgo ser trilhos de bonde, diferente do que mostra a foto.
5) Quando vi a foto pela primeira vez, além de achar poder ser Amorim, vi esses vagões, mas vendo o tamanho do viaduto e comparando com o trem abaixo, cujo último vagão está a mesma distância do que está acima do viaduto, parece que se forem vagões, os de cima são vagonetes. São muito pequenos.
Vejam que a murada do viaduto é baixa e mesmo levando o fato da visão ser de baixo, quase não dá para ver os vagões acima da murada. Talvez fossem trilhos específicos para alguma obra.
6) Alguns mistérios ainda temos que descobrir, como um que o Dado postou sobre os romeiros que iam a igreja da Penha através da Rio D'ouro e Ramal de Maria Angú.
Os trens passavam por Mangueira, Jockey Clube e Praia Pequena (?).......Como se esta última era em ferrovia diferente? Que ramal misterioso é esse que interligava as duas ferrovias? Será que era aquele desvio de Bemfica?

Estou de saída agora.Vamos aguardar mais informações.

Abraços.

Melekh
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Re: E.F.Norte

Mensagem por Melekh » 09 Mar 2012, 09:13

Companheiros

Já que estamos também falando da Parada Amorim, eu a coloco aqui quando a mesma era ainda um embrião.

No anno de 1908 ocorreu um facto , um crime bárbaro onde três crapulosos attrahiram o menino Nicola, pretextanto pescar carangueijos, mas tinham a intenção de cometer actos libidinosos... trucidando a criança.

Tal crime se deu no Mangue ao lado da Parada Amorim
.



Vide reportagem e foto em O Malho.

Imagem



Imagem


A de se notar que a linha era singela (uma única linha) e a Parada não possuía plataforma ou cobertura.

Disso podemos deduzir que a E. F. do Norte possuía no seu início, somente uma Bitola.

É com vocês...

Francisco Amaral
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Re: E.F.Norte

Mensagem por Francisco Amaral » 09 Mar 2012, 11:29

O que mais me faz desacreditar na versão de ser Manguinhos numa possível passagem da Estrada de Manguinhos por cima da ferrovia é que as vias daquela época (Estrada de Santada Cruz, Estrdada da Penha, Estrada Velha da Pavuna, etc...) são todas sinuosas exatamente para desviar de elevações, traçando uma rota que maximize o terreno plano em detrimento de subidas e descidas, acompanhando em vários casos elevações naturais do terreno. Portanto a Estrada de Manguinhos original devia ser plana já que tb era sinuosa conforme antigos mapas. Fica difícil acreditar que ela passaria por aquela elevação que existe ali próxima a Estação de Manguinhos. Inclusive, o trajeto da Estrada de Manguinhos, razoavelmente aparente hoje seria pelo portão de entrada da FioCruz ali pela Leopoldo Bulhões que fica antes da elevação, fugindo dela. Para mim, isto tem cara de viaduto ferroviário.

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Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 09 Mar 2012, 13:55

Pessoal, estou novamente enviando mensagens a vários fóruns de debate, amigos pesquisadores e agora até para uma professora, escritora e especialista em história que conheci ontem (minha mãe trabalha pra ela e eu não sabia !).

Ainda não estou convencido 100% de que seja a Parada Amorim, portanto vamos em busca da verdade ! Seja essa informação ou não !
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Francisco Amaral
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Re: E.F.Norte

Mensagem por Francisco Amaral » 09 Mar 2012, 15:18

Notícia fresca: continuação do viaduto da Santos Melo projetada no PAA 1639 da Visconde de Niterói.

Vou continuar pesquisando os PAA.

Francisco Amaral
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Re: E.F.Norte

Mensagem por Francisco Amaral » 09 Mar 2012, 15:27

PAA 3642. Não consegui identificar a data. Duas descobertas:

1- O viaduto até a Visconde de Niterói existiu e se chamava Viaduto Dr. Getúlio Vargas. Como na planta que citei antes de 1926, ele ainda era um projeto, sua construção se deu nessa época, final da década de 20, início de 30.

2- Lá estão os trilhos de acesso à Estação São Francisco Xavier da Leopoldina...

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Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 09 Mar 2012, 17:15

Grande descoberta !
app app app

Vamos que vamos !

Eu vou dar uma pesquisada a mais em Lucas e Manguinhos.

Parabéns, Amaral !
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