Estação de Petrópolis
Enviado: 29 Ago 2013, 13:57
"No dia 18 de fevereiro de 1883 assentaram-se os últimos trilhos, ás 10 horas da noite. A 19 chegava a Petrópolis o primeiro trem conduzindo Sua Majestade o Imperador e a Família Imperial. No dia 20 de fevereiro de 1883 foi aberto o tráfego." (Resumo Histórico da Leopoldina Railway, de Edmundo Siqueira, 1938). Da estação de Petrópolis, inaugurada em 1883, nada mais resta hoje, exceto as coberturas das plataformas, mantidas para a estação rodoviária que ali se construiu, depois que foi desativada a ferrovia, em 5 de novembro de 1964. Petrópolis foi ponta de linha de 1883 até maio de 1886, quando foi aberto o trecho até a estação do Areal. "No local da nossa estação ferroviária de Petrópolis, hoje situa-se a atual rodoviária (horrorosa!) enquanto não se inaugura a nova, já construída, ao lado da BR-040. A área destinada aos passageiros da estação ferroviária ficava um pouco mais à frente e não é vista deste ponto (ver foto abaixo, de 1960). Como devem saber, os trens procedentes do Rio, ao chegarem em Vila Inhomirim (km 49,37 e alt. 31m), eram secionados e subiam a serra pelo belo sistema de cremalheiras até o Alto da Serra (km 55,46 - alt. 841m), hoje um Conjunto do BNH. Deste ponto, a linha vinha descendo em rampa suave até o centro da cidade (km 58,19 - alt. 813m). Esta estação, vista na foto, ficava num "rabicho" de linha, onde os trens bifurcavam para a esquerda, e o ponto final dos trilhos era a Av. Quinze de Novembro, hoje Rua do Imperador, tal como se chamava nos bons tempos do Império, e é a principal de nossa cidade. Ali deixavam os carros com passageiros para Petrópolis, e os trens procedentes do interior, recebiam carros para os passageiros com destino ao Rio de Janeiro. Para dar prosseguimento as viagens rumo ao interior, cujo ponto final era Caratinga, MG (km 628,72 - 574m), os trens partiam em marcha a ré até uns poucos metros de onde foi tirada essa foto, e ao passar pela cabine até hoje milagrosamente conservada, entravam num desvio a direita, cruzavam o Rio Palatinado, visto na foto, e seguiam rumo a Cascatinha, Itaipava e etc." (Leonardo Bloomfield, 03/2005). Na verdade, o prédio que hoje abriga a rodoviária da cidade ainda é o mesmo da última estação ferroviária construída - a mesma que fechou as portas em 1964. Só que foi reformado... como estação não era tão bonita, a original da cidade é que era - e essa foi demolida.
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... opolis.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Fonte: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... opolis.htm" onclick="window.open(this.href);return false;