Estação São Cristóvão
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Re: Estação São Cristóvão
Dado: Tudo indica que todas as fotos postadas, com exceção das aéreas parecem mostrar o sentido do hoje é o Maracanã.
Inclusive o prédio que está ao fundo na primeira foto que vc postou não parece o do museu do índio?, que é claro, nem "pensava" em ser construído na foto do século XIX.
A última foto que postei (a menor) mostra também o mesmo sentido.
Inclusive o prédio que está ao fundo na primeira foto que vc postou não parece o do museu do índio?, que é claro, nem "pensava" em ser construído na foto do século XIX.
A última foto que postei (a menor) mostra também o mesmo sentido.
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Re: Estação São Cristóvão
Olhando estas fotos, tive a impressão, quase certeza, de que está no sentido praça da bandeira.
Acho que eu já tinha lido em algum lugar que a Estação Quinta possuía duas construções gêmeas, uma de cada lado. A foto aberta do alto mostra um casarão igual naquela direção e a cabine de dois andares aparece entre as linhas da Central e as vindo da Leopoldina.
Outro indício é que a passagem de nível ficava na General Canabarro que ficava antes da Estação Quinta. Como ela apareceria depois nas fotos?
Será?
Acho que eu já tinha lido em algum lugar que a Estação Quinta possuía duas construções gêmeas, uma de cada lado. A foto aberta do alto mostra um casarão igual naquela direção e a cabine de dois andares aparece entre as linhas da Central e as vindo da Leopoldina.
Outro indício é que a passagem de nível ficava na General Canabarro que ficava antes da Estação Quinta. Como ela apareceria depois nas fotos?
Será?
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Re: Estação São Cristóvão
Ilustrando as observações acima:
Na seta vermelha o casarão.
Na seta amarela a cabine dupla.
Na seta laranja o local onde ficaria a casa da Estação Quinta
Em rosa o local onde ficava a passagem de nível da General Canabarro.
Teria o prédio da estação sido demolido para construção das Linhas da Leopoldina? Ou eu estaria viajando muito?
Na seta vermelha o casarão.
Na seta amarela a cabine dupla.
Na seta laranja o local onde ficaria a casa da Estação Quinta
Em rosa o local onde ficava a passagem de nível da General Canabarro.
Teria o prédio da estação sido demolido para construção das Linhas da Leopoldina? Ou eu estaria viajando muito?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
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Re: Estação São Cristóvão
Hum ... estranho ...
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Re: Estação São Cristóvão
Estamos diante de um "Bug" aqui.
Realmente o Amaral tem razão, a foto com a cabine alta parece mostrar o sentido do centro.
Eu já tinha debatido com o Dado que essa estação parece ter sido construída de forma a poder abrigar a plataforma dos dois lados, pois a plataforma é de madeira encaixada em uma estrutura de alvenaria.
De qualquer forma, nunca tinha ouvido falar em estação gêmea.
A foto que postei é muito antiga, mas antiga que todas e mostra visivelmente uma estação ao fundo.
Era normal naquela época que uma estação tivesse mais de uma PN.
O Méier por exemplo tinha a PN que interligava a Arquias Cordeiro e Dias da Cruz e a da Medina e Coração de Maria, sendo essa última quase na meia distância com Todos os Santos.
A foto que postei parece realmente mostrar o sentido do Derby Club, pois a curva parece mais branda que tem o grande prédio ao fundo. Tem que averiguar se na Avenida Maracanã não haveria outra PN.
O prédio realmente não parece ser o Museu do índio.
Eu sempre perguntei o porquê D.Pedro mandaria construir uma estação do lado oposto da linha em relação ao palácio. A foto mais nova parece mostrar o que seria certo na foto antiga e aí vém a confusão.
Se a foto que postei também indicar a direção do centro, então o que parece ser a estação original de S.Cristovão ficaria onde era a bifurcação para a Leopoldina?
Gostei dessa polêmica. Uma coisa parece certa. Houve um grande deslocamento das linhas naquela região em termos de lateralidade.
E o que dizer dos restos de plataforma que existem até hoje onde parecia ser o prédio da estação na foto que postei, imaginando ali, a direção de Derby Club?
A foto pequena que postei mostra a direção do Derby Club.
Realmente o Amaral tem razão, a foto com a cabine alta parece mostrar o sentido do centro.
Eu já tinha debatido com o Dado que essa estação parece ter sido construída de forma a poder abrigar a plataforma dos dois lados, pois a plataforma é de madeira encaixada em uma estrutura de alvenaria.
De qualquer forma, nunca tinha ouvido falar em estação gêmea.
A foto que postei é muito antiga, mas antiga que todas e mostra visivelmente uma estação ao fundo.
Era normal naquela época que uma estação tivesse mais de uma PN.
O Méier por exemplo tinha a PN que interligava a Arquias Cordeiro e Dias da Cruz e a da Medina e Coração de Maria, sendo essa última quase na meia distância com Todos os Santos.
A foto que postei parece realmente mostrar o sentido do Derby Club, pois a curva parece mais branda que tem o grande prédio ao fundo. Tem que averiguar se na Avenida Maracanã não haveria outra PN.
O prédio realmente não parece ser o Museu do índio.
Eu sempre perguntei o porquê D.Pedro mandaria construir uma estação do lado oposto da linha em relação ao palácio. A foto mais nova parece mostrar o que seria certo na foto antiga e aí vém a confusão.
Se a foto que postei também indicar a direção do centro, então o que parece ser a estação original de S.Cristovão ficaria onde era a bifurcação para a Leopoldina?
Gostei dessa polêmica. Uma coisa parece certa. Houve um grande deslocamento das linhas naquela região em termos de lateralidade.
E o que dizer dos restos de plataforma que existem até hoje onde parecia ser o prédio da estação na foto que postei, imaginando ali, a direção de Derby Club?
A foto pequena que postei mostra a direção do Derby Club.
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Re: Estação São Cristóvão
Fiquei pensando o seguinte.
Se a foto que postei também for na direção do centro, então o que era a estação primitiva de São Cristovão seria onde é hoje a estação do metrô e as linhas passavam onde é a calçada da rua e a estação teria a sua plataforma do lado oposto de onde e hoje.
Se a foto que postei também for na direção do centro, então o que era a estação primitiva de São Cristovão seria onde é hoje a estação do metrô e as linhas passavam onde é a calçada da rua e a estação teria a sua plataforma do lado oposto de onde e hoje.
- DadoDJ
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Re: Estação São Cristóvão
Aquele trecho todo me intriga ... e tirando o fato de que fotos antiquíssimas (antes do viaduto sobre a Francisco Bicalho, construído em 1907) mostram o ângulo das linhas mais aberto em relação ao de hoje (isso em direção à Quinta da Boa Vista e inclusive passando por dentro de parte do parque, segundo um mapa que vi no Arquivo Nacional !).
Falando em ruínas possíveis da estação original, estão mexendo naquele trecho atualmente ...
Falando em ruínas possíveis da estação original, estão mexendo naquele trecho atualmente ...
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Re: Estação São Cristóvão
Olá pessoal. Não havia passagem de nível na General Canabarro, pelo menos que eu saiba. O Viaduto sobre as linhas férreas data dos anos 30, e a General Canabarro fazia uma curva para a direita desembocando na rua Teixeira Soares, hoje absorvida pela Radial oeste, num cruzamento tríplice que também cruzava a avenida Maracanã, em uma via cercada de casas, fazia uma curva para a esquerda para então chegar à subida do viaduto da Quinta. O que havia era um número muito maior de linhas. Também não havia comunicação com a rua Francisco Eugênio, pois após a descida do viaduto, a via em que hoje em dia existe existe o prédio da Ypiranga e um posto de gasolina não existia, bem como também não existia mais nos anos 40 a ligação da rua Ceará com a Francisco Eugênio, reaberta apenas em 2009. O terreno onde existe a casa com a seta vermelha era um imenso matagal.
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Re: Estação São Cristóvão
Tchê.
O prédio apontado pelo Amaral na foto aérea da década de 40 parece mesmo ser o que está ao fundo da foto da década de 20. Teríamos que tentar ampliar muito a foto aérea para averiguar.
É provável sim que possa ter existido uma PN, mas em um período muito antigo, que nenhum dos membros do Trilhos do Rio, tivesse alcançado.
O que mais me intriga é saber se a foto que postei do final do século XIX mostra o mesmo sentido da foto da década de 20.
Caso sim, então a estação que parece ser a original de S.Cristovão estaria em local bem diferente.
Caso não, a estação seria híbrida em relação ao lado possível de se instalar a plataforma.
Depois eu explico melhor.
O prédio apontado pelo Amaral na foto aérea da década de 40 parece mesmo ser o que está ao fundo da foto da década de 20. Teríamos que tentar ampliar muito a foto aérea para averiguar.
É provável sim que possa ter existido uma PN, mas em um período muito antigo, que nenhum dos membros do Trilhos do Rio, tivesse alcançado.
O que mais me intriga é saber se a foto que postei do final do século XIX mostra o mesmo sentido da foto da década de 20.
Caso sim, então a estação que parece ser a original de S.Cristovão estaria em local bem diferente.
Caso não, a estação seria híbrida em relação ao lado possível de se instalar a plataforma.
Depois eu explico melhor.
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Re: Estação São Cristóvão
Adenilson, a estação original da Quinta ficava do outro lado, ela foi demolida em 1925 e reconstruída do lado oposto. Isso está bem claro no livro de Hélio Suevo.