Com essa aerofotografia de 1975, fica mais fácil de explicar a minha opinião.
Como já cheguei a comentar algumas vezes, para mim houve 3 estações Maria da Graça.
1) Aquele prediozinho antigo, o original, que o Melekh publicou várias vezes em fotos de 1929 e eu de 1934. Esse prédio ficava entre as 2 linhas métricas da época e a Rua Domingos de Magalhães, sendo que
uma das linhas não "atendia" a plataforma.
2) O prédio mais voltado para a Antônio de Freitas, cuja ruína, eu publiquei também nesse tópico. Esse prédio seria para atender os trens da Rio D'ouro. Essa estação teria funcionado junto com a estação 1 e nessa época,
Maria da Graça tinha 2 plataformas.
3) Uma estação mais moderna, conforme foto do Ermakoff. Esse prédio seria mais para o meio das linhas, de acordo também mostra a aerofotogrametria de 1975.
Para mim, depois que o prédio 2 foi demolido, essa estação 3 passaria a atender simultaneamente os trens da Rio D'ouro e Auxiliar.
Não acredito que os prédios 1 e 3 sejam os mesmos, até porquê eles estão em posições diferentes em relação ao leito, mas aqui vai o X da questão do que conversei contigo.
A única chance de ser o mesmo prédio seria um deslocamento dos trilhos. Para isso ser dirimido de uma vez, seria importante a superposição das erofotografias de 1928 e 1975, mas apenas se você perceber
que vale a pena.
Em relação ao acesso na plataforma, já no meio, conforme foto do Ermakoff, será que nos anos 60 esse acesso foi modernizado para uma passagem subterrânea ao passarela ou
as pessoas teriam que continuar a passar por cima de um trilho?
Imagine que morava do outro lado, tendo que passar por mais trilhos?
DadoDJ escreveu:Curioso ... parece que o prédio que atualmente especulamos ser a antiga estação já existia do mesmo jeito que hoje, sem modificações.