Axerock e demais foristas.
Como eu havia dito, esse mapa me impressionou muito e tive que pesquisar a respeito.
Andei ocupado nesse semana e a sua postagem merecia um cuidado maior na resposta e pesquisa.
As informações que vou dar abaixo foram baseadas em pesquisas em um site de nomes antigos de ruas e em um mapa dos anos 70 do século XIX.
Parece que a Rua do Engenho Novo, ou Estrada, como está no mapa que você postou era a Rua Ana Neri desde o Largo do Pedregulho onde cruzava com a E.F.Dom Pedro II na altura do Rocha ( o mapa parece mostrar isso), então essa via passava a ser o que hoje seria a Rua 24 de Maio. Na altura da estação do Sampaio, havia um novo cruzamento com a E.F.D.Pedro II e ela passava a ser a atual Rua do Engenho Novo, se integrando com a Rua Sousa Barros onde avançaria onde é o início da atual Arquias Cordeiro até o ponto onde novamente havia uma PN onde futuramente seria construída a estação do Méier.
Obs: Não esqueci da linha auxiliar (Melhoramentos), mas nessa época a mesma não havia sido construída e nem a E.F.Norte.
Segue abaixo o link com um site de ruas antigas do Rio na época do Império. Tem pouca coisa, mas vale a pena dar uma olhada.
http://www.comelliphilatelist.com/artigos3.asp?id=262" onclick="window.open(this.href);return false;
Como eu também havia dito, aquela curva está estranha, pois a curva que vem do E.Novo é bem mais atrás e quando a estação do Méier foi inaugurada, algumas ruas já haviam sido abertas. O mapa da desapropriação mostra um local bem rural.
Eu disse para o Axerock que tinha um mapa aqui no fórum dos anos 70 do século XIX e eu consegui acha-lo e ele mostra um número razoável de ruas abertas, imagino eu, todas de terra e sem calçamento na época. Deviam ser trilhas.
Não descarto a possibilidade da região ser o Méier, mas aquela curva da via está estranha, então pense em 3 possibilidades no total.
1) A região é o Méier e o lado inferior do mapa está voltado para o Engenho Novo e o superior para Todos os Santos.
2) O mapa é na altura do Rocha, onde havia uma pequena curva. Ali parece que havia uma passagem em diagonal da via atravessando a linha férrea e marquei com um círculo esverdeado no mapa. Nesse caso, pela direção da curva, o lado inferior do mapa estaria voltado para o Riachuelo e superior para São Francisco Xavier.
3) O mapa é na altura do Sampaio, apontado também por mim com um círculo esverdeado. Nesse caso, a direção do Engenho Novo seria o lado inferior do mapa e superior, do Riachuelo.
Como você, Axerock me disse que era uma conclusão sua, pense nessas outras 2 possibilidades, justamente por causa dessa curva "atípica" na região do Méier.
Agora outra coisa estranha é o fato de haver cercas beirando a linha férrea, mesmo na altura de uma possível PN. Havia apenas uma pequena abertura. Quem sabe era um período tão remoto, que não esteja se referindo a inauguração da estação do Méier, mas ao assentamento da 2ª linha em 1876.
Abaixo segue o mapa onde marquei com círculo esverdeado esses pontos de cruzamento com a linha férrea. As ruas que margeavam a linha férrea hoje não deviam existir ou deveriam ser apenas trilhas.
Com um círculo azul claro, marquei onde seria a estação do Méier.
Com a seta vermelha está marcado o exato local da Parada Perna de Pau onde os bondes com tração animal vinham do Engenho Novo e acessavam o Caminho de Dentro (Dias da Cruz) "cruzando" a linha férrea em uma forte diagonal.
As pequenas ruas que formam hoje o baixo Méier (Ana Barbosa, Glauber Barbosa e etc) não existiam. Apenas o Caminho de dentro e algumas ruas maiores como a Rua Imperial (Aristide Caire), Cardoso (Coração de Maria) e Todos os Santos (José Bonifácio).
Não dá para perceber se existia uma rua (atual Arquias Cordeiro) que margeasse a linha do lado voltado para o jardim (inexistente na época), mas no lado da Dias da Cruz, não existia. A Rua Medina também não existia.
Interessante é que existia um caminho, o qual marquei com uma seta laranja que dava acesso a estação de Todos os Santos, segundo o que li, (ainda vou ter que postar isso) por uma escadaria.
Ora, a estação "moderna" de Todos os Santos tinha acesso por um passadouro junto aos trilhos e posteriormente por uma passagem subterrânea.
A menção de uma escada na Rua das Dores, atual Almirante Calheiros das Graças comprova apenas o estudo que fizemos, que a primitiva estação de Todos os Santos era mais atrás na direção do Engenho de Dentro que a versão modernizada e muito pequenina.
Segue abaixo o tal mapa com as minhas marcações
Méier1875.JPG