Vamos lá !
Adenilson escreveu:Pessoal,
As informações que darei aqui são genéricas e resolvi postar aqui, pois esse trecho da ferrovia foi o primeiro, mas as informações são genéricas.
Segue abaixo algumas informações obtidas nas pesquisa que andei fazendo no complemento das minhas férias.
O início da construção da Rio D’ouro aconteceu em 06/08/1876.
O que me surpreendeu ao ver a relação de paradas e estações iniciais da E.F.Rio D'ouro, foi a inclusão de Cesário Machado entre Praia Pequena e Venda Grande.
Primeiramente eu pensei que a EF Rio d'Ouro tivesse "herdado" esta estação da EF Melhoramentos, após 1922, que foi quando a EFRO parou (apesar de documentos informarem trens extraordinários ainda) de sair do Caju. Como a EFRO possuía as estações Praia Pequena e após apenas Liberdade (já que Venda Grande ficou "de fora" por pertencer a linha original "via Suburbana"), pensei que fôsse interessante uma parada intermediária (apesar de Cesário Machado e Praia Pequena ficarem próximas) por isso a herança. Mas como você encontrou documentos citando o contrário, fiquei estupefato. E ainda tem outro detalhe, citado por você abaixo. A Parada Cesário Machado da Melhoramentos deve ter tido o nome herdado da EFRO, pois para a EFRO ter tido em suas estações originais uma com este nome, ela não poderia se localizar no ponto até onde hoje sabíamos, na esquina com a R.Miguel Ângelo. Quando fiquei sabendo disso achei loucura, pois o trajeto da EFRO seguia pela Suburbana e Cesário Machado fica fora desse trajeto. Então, pelo o que entendi, existiu uma Parada Cesário Machado na EFRO como original da construção da linha ? Mapas antigos além daqueles obtidos por vc no AN poderiam conter esta informação, quem sabe ? E em relação a datas, já começo a imaginar mil coisas: talvez na inauguração da EFRO a Parada Venda Grande tenha sido inaugurada com o nome de Cesário Machado, visto que Engenho Novo da EFCB-Linha do Centro chamava-se Venda Grande. Com a renomeação de Vanda Grande para Engenho Novo, Cesário Machado passou a ser Venda Grande. Posteriormente, a Melhoramentos criou sua própria Cesário Machado. Tenho que levar em conta as datas: Venda Grande passou a ser Engenho Novo em que ano, vc encontrou algo a respeito ?
Obs:Essa parada sempre foi conhecida por fazer parte da E.F.Melhoramentos ficava logo depois da interseção desta linha férrea com a Rua Miguel Ângelo, mas nunca tinha ouvido falar em relação a linha original da Rio D'ouro, que passava ali pertinho.
Fica então a sensação que o nome dessa parada foi herdado da Rio D'ouro para a Melhoramentos, uma vez que essa última é mais recente.
Não me lembro de ter visto algum quadro de estações com essa parada na linha original da Rio D'ouro.
Nem eu ! Que doideira ! ! !
O que eu já tinha lido é que a partir das saídas de Alfredo Maia por parte dos trens da Rio D'ouro e consequentemente, a utilização do leito da auxiliar até Del Castilho, é que a Parada Cesário Machado passou a ser parada dos trens da Rio D'ouro, mas na linha auxiliar.
O que parece é que em termos da E.F.Rio D'ouro, a parada deve ter tido vida efêmera e desprovida de qualquer tipo de construção.
Então a EFRO possuiu a sua Cesário Machado, mas após a supressão do trecho pela Suburbana, a ferrovia passou a se utilizar da Cesário Machado da Melhoramentos ... ela não devem ter coexistido, mas a história é muito doida, tá me dando um nó nos neurônios ...
Li também sobre o projeto de interligação da estação Liberdade da E.F.Rio D'ouro para a Ilha do Governador através de um ramal. Como todos perceberam, o projeto não foi a frente.
Eu já cheguei a desconfiar se a Av.Novo Rio (atual Av.Além Paraíba, é isso ? Não consegui encontrar mais a Av.Novo Rio nos mapas) não era parte de um traçado original desta ligação, mas nada foi encontrado por mim
Eu já tinha comentado com o Dado sobre um traçado entre o Cajú e as proximidades do Cais do Porto que tinha visto em um mapa. Nas pesquisas, verifiquei que houve sim uma interligação da Ponta do Cajú a estação de Marítima.
Eu vi um mapa no AN mostrando isso, mas pensei se tratar de um projeto apenas ! ! !
A Leopoldina ficou encarregada da manutenção da linha em troca da utilização do trecho inicial da Rio D'ouro entre o Cajú e Liberdade quando o mesmo deixou de ser utilizado pelas composições da Rio D'ouro em detrimento da utilização do leito em conjunto com a linha auxiliar.
Na fonte bibliográfica, li aquele texto que todos já conhecem sobre a ligação da Rio D'ouro com a E.F.Norte em que muita gente tentou descobrir onde foi.
Lendo essa história envolvendo a utilização do leito original da Rio D'ouro pela Leooldina, será que essa ligação não era uma permuta de linhas ou um comodato, pois procurei ler sobre uma ligação física de linhas e não descobri?
Existiu uma fábrica de Tecidos chamada São João, que ficava na Rua da Alegria e a mesma poderá ser fonte de pesquisa para a tentativa de obter fotos do ramal da Rio D'ouro por ali.
Boa, vamos às pesquisas ! ! ! Show de bola !
BIBLIOGRAFIA
Vias Brasileiras de Comunicação- Linha Auxiliar.