E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e a Praia de Maria Angu, linha conhecida como Ramal da Penha
Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Francisco Amaral » 15 Ago 2012, 22:56

Sensacional as aerografias Dado!

Os comentários, vamos por partes, como Jack, o Estripador.

1- A construção redonda que aparece no alto do terreno do atual Parque Ari Barroso ainda existe. Parece uma Estação de Tratamento de Esgoto, mas acho que é uma antiga Caixa d'Água, não tenho certeza, mas já estive lá e está lá em cima ainda, só que aparentemente desativada a anos.

2- 100% certeza o cais indicado na conhecida foto ser o mesmo da aerografia do litoral exatamente no final da atual Rua Pirangi. O formato do litoral, mais recuado de um dos lados, é idêntico. Um zoom maior ali poderia até identificar os imóveis entre as duas imagens.

3- A foto da sede da Fazenda Grande não tem aparencia de ser tão antiga. Não sei se haviam outras fazendas com o nome de Fazenda Grande no Rio. Não parece com nenhum dos imóveis que lá estão hoje (muitos bastante antigos). Sendo relamente da Penha, já foi abaixo. Aliás, no quanto esquerdo não parece mostrar um pouco de água, Baía de Guanabara?

4- No zoom em Olaria, realmente não aparece nenhuma linha saindo da EFL em direção ao Matadouro. Mas como aparentemente o Ramal de Maria Angu ainda funcionava, talvez não houvesse motivos para a construção deste ramal, que deve ser posterior. Quando mesmo que a EFL foi autrizada a "encampar" o Ramal da Penha da EFRdO? Detalhe desta foto que, no alto direito da imagem, nota-se nitidamente o muro delimitando o terreno do Olaria Atletico Clube, no seu formato original, ainda sem construções grandes e/ou campo de futebol.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Francisco Amaral » 16 Ago 2012, 08:03

Só complementando, esqueci de fazer do misterioro viaduto sobre a EFL. Realemnte passa a impressão de haver uma passagem perpendicular a EFL, mas não vi nada que parecesse ser uma alça de subida/descida lateralmente a mesma. Parece que o acesso é direto em perpendicular, diferentemente do viaduto de São Cirstovão por exemplo. O problema é que não há distancia suficiente para uma rampa que eleve acima do nível de altura dos trens. Muito estranho.

Engraçado que aquela "passagem" está exatamente onde hoje fica a passagem subterrânea de pedestres.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Adenilson » 16 Ago 2012, 11:20

Dado, Amaral e demais foristas.

Agora sim, pude visualizar as fotos.

Vamos aos comentários.

1) Você disse que a mancha mais escura na Avenida Brás de Pina seria o leito da Rio D'ouro, mas será que é somente isso?
Vejam que na Avenida Brás de Pina na foto da Penha Circular na direção de Vicente de Carvalho, a mancha parece reduzir bastante e a ferrovia está ali.
Outra observação. No meio da avenida a esquera do ramal circular, parece haver pesuqneas construções quadradas bem no meio da avenida distribuídas de forma eqüidistante e no lugar onde você mencionou estar a ferrovia.
O que seria isso? :ttn:

2) Chegou a ser cogitado com base em uma planta da SMU, que uma alça de desvio da Rio D'ouro poderia representar a estação da Penha, versão Rio D'ouro.
O local reconhecido pelo Amaral seria onde aproximadamente você colocou uma seta amarela (Foto 1-Penha) e onde hoje há um shopping.
Não parece haver alguma coisa ali. Você que tem a foto integral e com resolução melhor poderá confirmar.

3) Partindo da premissa que a mancha escura é a Rio D'ouro, repare na foto postada ontem que tal mancha parece se interromper ao chegar no Largo da Penha no canto inferior direito.
Parece haver algo ali em relevo que faz a mancha "sumir".
O que seria aquilo? Seria uma ilusão de ótica?
Ao procurar a contiinuação da foto que foi a primeira que vc postou há alguns dias, não consegui visualiza-la aqui o0

Não me lembro desse relevo na outra foto. Vou ver quando chegar em casa. okk

4) Amaral: Realmente o viaduto não parece ter ângulo para a descida, mas tenho a impressão que o mesmo tem forma de "L", mais ou menos como o viaduto da Rua Santos Mello em São Francisco Xavier.
É estranho, pois parece que deixaram uma previsão para continuidade.
De qualquer forma, o ângulo fechado só permitiria a circulação de veículos de pequeno porte.

5) Pessoal. Eu analisei bastante a foto do litoral e tentei estimar a olho nú como seria o litoral daquela época no atual aterro e "chutar" onde estaria o antigo pier de Maria Angú.
O final da Rua Pirangi, citada pelo Amaral, ha 2 piers pequenos e Maria Angu deve ser o maior, mais a esquerda.

Fiz com linha azul, o que acho ser o litoral da época hoje e em vermelho onde parecia ser o pier de Maria Angú.
Não estou dizendo que a pequena saliência existente possa ser o pier, mas parece estar no mesmo local.

Dado, vc teria condições de sobrepor as fotos para verificar isso e o quanto foi aterrado o litoral?

Segue abaixo a minha estimativa.
Pier.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Francisco Amaral
Usuário Ouro
Mensagens: 113
Registrado em: 14 Fev 2012, 17:41

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Francisco Amaral » 16 Ago 2012, 12:45

Adenilson, boa tarde.

Acho que você acabou errando a escala da foto, induzido ao erro pela posição da curva que o litoral faz na foto aérea. A curva que vc fez no canto da sua imagem não existia antes dos aterros. A curva da foto aérea não é a daqueles pieres que ficam no Iate Clube Carioca, mas sim já em Ramos, quase na entrada do fundão.

Os pieres que aparecem junto a curva, são do final da Rua Alm. Frotin, que nada mais é do que a continuação da atual Teixeira de Castro vindo de Bonsucesso. Esses pieres são do também conhecido Porto de Inhauma.

Na imagem abaixo, marquei algumas referencias de localização. Eu ontem já havia analisado isto e a maioria das Ruas atuais já estão visiveis na foto, com a diferença que a Av. Brasil rasgou-a quase ao meio na diagonal.

A imagem abaixo abrange aproximadmente a mesma área da foto aérea.

Em amarelo a linha do litora original. No círculo roxo, os Píeres do Porto de Inhauma que ainda estão lá. Também em roxo a continuação da Av. Teixeira de Castro com a mesma sinuosidade da foto.

Em verde os traçados das atuais Ruas Pirangi, Maria Rodrigues e Dr. Nunes, que também são os mesmos da foto.
A Dr. Nunes eu fiz uma sequencia mental emendando as duas foto aéreas já postadas pelo Dado. Esse era aproximadamente o traçado original do Caminho de Maria Angu, atualmente Cmte. Vergueiro da Cruz.

E no fundo da imagem, em vermelho, indiquei a Estrada do Engenho da Pedra que também aparece com o mesmo traçado na foto antiga.

Espero que ajude a ligar os pontos...
Angu.JPG
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Adenilson » 17 Ago 2012, 10:38

Perfeito Amaral,

Vendo as linhas coloridas que vc representou ficou mais fácil.
Realmente foi um erro na percepção da escala, pois o "rasgo" que há atualmente no litoral é idêntico o que de fato está mais a direita na foto de 1928.

Foi na curva da costa ao final Rua Almirante Frontin representada por você na cor roxa, que a partir da qual estimei para o lado esquerdo a posição do pier de Maria Angu, mas os ângulos representados por você na linha amarela e que mostram o pitoresco ângulo formado pelas Ruas Pirangi e Maria Rodrigues "delatam" a posição.

O tal rasgo semelhante realmente me ludibriou e "estiquei" demais a posição para a esquerda, uma vez que esse rasg era tão parecido que não levei em consideração os ângulos formados por algumas ruas que já existiam.

Então pela representação do Amaral, segue abaixo a posição do pier. okk
PierMA.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

THIAGO DE ALMEIDA
Usuário ativo
Mensagens: 22
Registrado em: 17 Jan 2012, 21:17

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por THIAGO DE ALMEIDA » 09 Set 2012, 01:38

ENCONTREI NO FACE HISTÓRIAS DO RIO UMA FOTO DA ESTAÇÃO RAMOS NA DÉCADA DE 50. vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv vv :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: :X: app app app app app app app app app app app :Y: :Y: :Y: :Y: :Y: :Y: :Y: :Y: :Y: :Y: :Y: :Y: :Y: <o> <o> <o> <o> <o> <o>
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

THIAGO DE ALMEIDA
Usuário ativo
Mensagens: 22
Registrado em: 17 Jan 2012, 21:17

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por THIAGO DE ALMEIDA » 09 Set 2012, 01:48

MAIS UMA CURIOSIDADE... <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o> <o>
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por DadoDJ » 09 Set 2012, 14:02

Ótima foto, Thiago !
Coincidentemente, ontem mesmo eu vi essa imagem e mais uma, de um comboio com vagões de combustível, passando pela mesma PN em Ramos. As fotos fazem parte do acervo do IBGE.
Só tem um detalhe ... não quero cortar o seu barato, mas Ramos não fazia parte do ramal da Penha da EF Rio d'Ouro, e sim da EF do Norte, mais tarde pertencente à EF Leopoldina. Portanto, a postagem está em local incorreto, no fórum errado.
Sem problemas, vou mudar isso depois, ok ?
Mais uma vez parabéns pelas fotos !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por DadoDJ » 23 Set 2012, 15:34

Pessoal, ontem eu conversando com o Adenilson sobre o que fazer quando a imagem a se postar aqui no fórum é muito grande, ele me deu uma ótima idéia que é usar algum plugin ou sistema que mostre a imagem original em tamanho reduzido, e a cada clique em determinada área da imagem, ela se amplie automaticamente. No caso, o sistema indicado foi o Zoomify, que é utilizado em algumas imagens disponibilizadas no site da Biblioteca Nacional, por exemplo.
Pois bem, eu tenho este sistema aqui, embutido no Photoshop ! Então pensei: por que não postar também imagens aéreas neste esquema ? Não fere nenhum tipo de direito referente aos detentores da imagem, e a mostra em detalhes, mas sem a possibilidade de download, que feriria os direitos de imagem.
Bem, vamos lá: abaixo postei as duas imagens aéreas disponíveis sobre o Ramal da Penha da EFRdO que se encontram no AGCRJ. Clicando na imagem, uma nova página se abrirá, com a mesma imagem mas com a possibilidade de zoom até o tamanho original !
:Y:
Mas infelizmente, vocês poderão ver que o tamanho original da imagem que me foi enviada mesmo assim fica devendo um pouco em matéria de detalhes ...

Imagem
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por DadoDJ » 04 Out 2012, 00:18

Pessoal, boa noite (ou bom dia ?)
:P
Ontem estive conversando por telefone com o autor do livro "Mercadão de Madureira", o sr. Ronaldo Luiz Martins, que inclusive é leitor aqui do fórum. Ele me contou várias coisas impressionantes, pois também é membro do IHGBI (Instituto Histórico e Geográfico da Baixada de Irajá). Conseqüentemente, sabe muito sobre ferrovias, pois a Baixada de Irajá era cortada por quatro estradas de ferro, hoje infelizmente apenas por três e pelo metrô. Mas voltando, uma das coisas que ele me contou é sobre o ramal da Penha. Eu vou falar com ele novamente, pra tirar uma dúvida de vez, mas uma coisa posso adiantar: ele me contou que os bondes Madureira-Penha que passavam pela Av.Vicente de Carvalho e Av.Brás de Pina NÃO COEXISTIRAM com os trens da EF Rio d'Ouro. E mais: os bondes utilizavam, se não a mesma linha, o mesmo leito !
Provavelmente em 1937 os bondes desta linha começaram a circular pelo trecho. Sendo assim, podemos delimitar um espaço-tempo de funcionamento do ramal de Maria Angu.
Vou falar com ele e tentarei matar mais algumas charadas ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “Ramal da Penha (Maria Angu)”