Sensacional as fotos postadas pelo Dado e a explicação do Amaral, grande especialista na região.
Não tenho esse conhecimento todo da região como o Amaral, mas o que sobrou para eu comentar e solicitar qualquer correção por parte do Amaral é que na primeira foto postada pelo Dado, há uma composição ferroviária na Leopoldina.
Aquele ponto já parece mostrar a ferrovia além do ponto cruzado pela Rio D'ouro (sentido Olaria-o mesmo do trem).
Sendo assim, a E.F.R.O estaria bem a direita, fora do enquadramento da foto (me refiro a foto 1).
Reparem que há uma rua paralela a que beira a linha do trem.
Para mim a situação é a seguinte: A rua que beira a linha do outro lado é a atual Ibapina, a Rua paralela mais afastada parece ser a Latino Coelho e a rua que interliga as duas, seria a Thomás Ribeiro.
Digo isso pela posição da igreja, quase de frente.
Se vocês colocarem o Street View nessas esquinas, a igreja aparecerá exatamente desse ângulo.
Outra coisa, mudando o assunto, é que na foto 3 comentada pelo Amaral, onde ele cita o Porto de Maria Angú, com um oval amarelado não é o atendido pela ferrovia.
Isso fica evidente, pois o Amaral marcou o traçado da ferrovia bem longe dali, a esquerda em vermelho.
O grande objetivo nosso é localizar a Ponte das Barcas, marcada em vermelho, essa sim, atendida pela ferrovia.
Pelo que entendi da explicação do Amaral dada há uns meses atrás, eu tinha conseguido uma foto do Porto marcado com um oval amarelo.
Segue abaixo o link desse foto para quem não viu.
http://www.trilhosdorio.com.br/forum/do ... php?id=842" onclick="window.open(this.href);return false;
Para encerrar, volto a enfatizar que não acredito que tenha havido qualquer edificação que servia de parada ou estação para a igreja.
Além de não haver citações, vale comentar que quando resgatei um mapa da Rio D'ouro de 1917 da linha tronco (ainda faltam os ramais), pude observar o ramal de Maria Angú e sequer a parada era citada.
Algumas paradas oficiais possuiam altura de linha e não possuiam altura de plataforma. Nesse caso, entendi como uma parada oficial sem plataforma.
Quando as duas alturas eram citadas, então era uma estação com plataforma.
No caso da Penha, não havia nem a citação do nome, pelo que me lembro.
Tenho quase certeza também que Fazenda Grande era citada como fim do ramal, mas não tinha plataforma.
Outra coisa, para mim, a foto do Malho postada originalmente pelo Melekh e repostada por mim há uns dias atrás era exatamente o ponto da parada da Penha.
Amaral, vc poderia comentar sobre isso?
Abraço a todos.