Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco
Enviado: 20 Abr 2012, 00:31
ESTAÇÃO IRAJÁ
A estação de Irajá teria sido inaugurada em 1883, mas o prédio de alvenaria foi erguido apenas nos anos 30. Eu chutaria um pouco antes, mas não muito.
Seguem abaixo uma série de fotos da estação de Irajá ao longo do tempo, juntando fotos minhas, inclusive a inédita do Arquivo Nacional com fotos do Melekh e outras que extraí da Internet como acervo pessoal.
Obs: As fotos tem tamanhos muito variados.
Procurei colocar em ordem cronológica.
1) Foto postada pelo Melekh como sendo de 1924. Não acredito que seja tão antiga. Quem sabe alguns anos depois, talvez anos 30.
O ângulo mostra a Automóvel Clube (sentido Irajá) antes da Monsenhor Félix. Mais ao fundo, a estação. Reparem a cobertua depois do prédio de alvenaria.
2) Outra foto postada pelo Melekh, mais ou menos na mesma época, mostrando a Monsenhor Félix, no sentido Madureira e a estação ao fundo.
3)Abaixo, a foto que resgatei do Arquivo Nacional, possivelmente entre os anos 30 e 40. Podemos ver pessoas comprando bilhetes para entrar na estação (que saudade de um tempo que não vivi!)
Reparem como a Automóvel Clube era estreita. Podemos ver com mais detalhes, a cobertura pequena; pelo que parece; depois do prédio e a existência de grades ao longo da estação.
Outro destaque é que a projeção da marquise do lado direito é mais longa que do lado esquerdo para proteger da chuva eou sol, as pessoas na estreita calçada.
4)Abaixo uma colaboração minha para o site estações ferroviárias, mostrando aproximadamente o mesmo ângulo da foto 2, porém com uma composição ferroviária saindo de Irajá e indo em direção a Vicente de Carvalho passando no cruzamento da Automóvel Clube com Monsenhor Félix.
5)Essa foto é outra do Melekh do ano de 1962 mostrando um bonde atressando a linha férrea próxima a estação de Irajá.
6) Foto extraída do livro do Hélio Suevo e postada por mim no site Estações Ferroviárias. A estação ainda estava ativa, mas talvez vivendo seus últimos momentos.
Anos 60 e o pessoal está consertando a sinaleira.
Obs: Alguns ônibus ao fundo não me parecem tão antigos. Se forem dos anos 70, a estação já estava desativada.
7) A foto principal do site Estações Ferroviárias nos anos 70 com a estação abandonada e com direito a um panfleto de um show da banda Painel de Controle
8) Abaixo 2 fotos que tirei de carro no ano passado no local exato da estação de trem.
O que está escrito no site estações ferroviárias que as estações do metrô estão no mesmo lugar das que estavam as de trem é um mito. As mais fiéis nesse aspecto e respeitando a diferença do comprimento das plataformas são: E.Rainha, V.Carvalho e Acari.
A estação de Irajá inclusive ficava do lado oposto da Monsenhor Félix. Vejam.
A linha férrea era onde é a calçada e a estação onde é a parte duplicada da outrora Automóvel Clube.
Agora mais de perto!
A estação de Irajá teria sido inaugurada em 1883, mas o prédio de alvenaria foi erguido apenas nos anos 30. Eu chutaria um pouco antes, mas não muito.
Seguem abaixo uma série de fotos da estação de Irajá ao longo do tempo, juntando fotos minhas, inclusive a inédita do Arquivo Nacional com fotos do Melekh e outras que extraí da Internet como acervo pessoal.
Obs: As fotos tem tamanhos muito variados.
Procurei colocar em ordem cronológica.
1) Foto postada pelo Melekh como sendo de 1924. Não acredito que seja tão antiga. Quem sabe alguns anos depois, talvez anos 30.
O ângulo mostra a Automóvel Clube (sentido Irajá) antes da Monsenhor Félix. Mais ao fundo, a estação. Reparem a cobertua depois do prédio de alvenaria.
2) Outra foto postada pelo Melekh, mais ou menos na mesma época, mostrando a Monsenhor Félix, no sentido Madureira e a estação ao fundo.
3)Abaixo, a foto que resgatei do Arquivo Nacional, possivelmente entre os anos 30 e 40. Podemos ver pessoas comprando bilhetes para entrar na estação (que saudade de um tempo que não vivi!)
Reparem como a Automóvel Clube era estreita. Podemos ver com mais detalhes, a cobertura pequena; pelo que parece; depois do prédio e a existência de grades ao longo da estação.
Outro destaque é que a projeção da marquise do lado direito é mais longa que do lado esquerdo para proteger da chuva eou sol, as pessoas na estreita calçada.
4)Abaixo uma colaboração minha para o site estações ferroviárias, mostrando aproximadamente o mesmo ângulo da foto 2, porém com uma composição ferroviária saindo de Irajá e indo em direção a Vicente de Carvalho passando no cruzamento da Automóvel Clube com Monsenhor Félix.
5)Essa foto é outra do Melekh do ano de 1962 mostrando um bonde atressando a linha férrea próxima a estação de Irajá.
6) Foto extraída do livro do Hélio Suevo e postada por mim no site Estações Ferroviárias. A estação ainda estava ativa, mas talvez vivendo seus últimos momentos.
Anos 60 e o pessoal está consertando a sinaleira.
Obs: Alguns ônibus ao fundo não me parecem tão antigos. Se forem dos anos 70, a estação já estava desativada.
7) A foto principal do site Estações Ferroviárias nos anos 70 com a estação abandonada e com direito a um panfleto de um show da banda Painel de Controle
8) Abaixo 2 fotos que tirei de carro no ano passado no local exato da estação de trem.
O que está escrito no site estações ferroviárias que as estações do metrô estão no mesmo lugar das que estavam as de trem é um mito. As mais fiéis nesse aspecto e respeitando a diferença do comprimento das plataformas são: E.Rainha, V.Carvalho e Acari.
A estação de Irajá inclusive ficava do lado oposto da Monsenhor Félix. Vejam.
A linha férrea era onde é a calçada e a estação onde é a parte duplicada da outrora Automóvel Clube.
Agora mais de perto!