Estação Inhaúma
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Re: Estação Inhaúma
A estação que aparece na foto de 1946 é a mesma das fotos de 1972, só que bem mais conservada. A plataforma aparece adiante, é abraçada por duas linhas. Parte do casario que aparece à esquerda da foto bem como as árvores em volta, desapareceram por ocasião do alargamento da Automóvel Clube nos anos 70, e naquele local atualmente se encontra a pista de subida da Automóvel Club. Em 1975 o leito ferroviário que aparece na na foto, embora já sem os trilhos, ficava entre as duas pistas da referida avenida, sendo a nova à esquerda da linha e a antiga que permanece a mesma.
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Re: Estação Inhaúma
Dado, Tchê, Melekh e demais foristas.
Imagino que cada um deve estar interpretando as fotos de uma forma. Vou ser longo, mas é necessário.
Vamos por parte: Postei fotos aqui; ou melhor, no tópico original da Rio D'ouro; de um casarão visto apenas de perfil datado de 1968 do Correio da Manhã onde a linha férrea estaria a direita.
A reportagem enviada pelo Melekh, de 1972 mostra esse mesmo casario, só que em diagonal, ou seja, vemos frente e lado do imóvel, mas na mesma direção das fotos do correio da manhá, com o lado direito da casa, tangenciando a linha férrea e a praça do lado esquerdo.
Esse casario é o apontado na reportagem como de armazéns da estação.
No momento da duplicação da linha, tiveram que construir uma estação mais nova em 1938 (acho que é isso! ) e o casario teve que ser desativado ou parcialmente desativado como estação, pois agora sabemos que era utilizado como armazém.
Essa estação antiga não teria como receber linha dos 2 lados, pois a plataforma era projetada apenas para um lado e do outro lado já era a praça cuja continuação já continha inúmeros imóveis construídos e seria impossível inserir uma linha do lado do casario voltado para a praça, chamada na reportagem de largo de Inhaúma. Era mais ou menos como Maria da Graça original e Coelho Neto.
Portanto, concluímos que em todas as imagens postadas, com exceção da de 1946, postada inicialmente pelo Hugo, a estação em questão era a antiga.
Em relação a estação nova, essa sim, era abraçada por 2 linhas, sendo que a linha que estava a direita do fotógrafo, também tangenciava a estação antiga apontada por mim com uma seta.
Esse lado da estação antiga, que eu estimei ser o da ponta da seta vermelha é o inverso do postado por mim nas fotos de 1968 do correio da Manhã.
A estação nova de Inhaúma aparece de fundos com uma possível rampa que deveria dar acesso a alguma bilheteria talvez. Ela está um pouco mais afastada que a antiga na direção de Del Castilho.
Tal arco que o Melekh estava se referindo baseando-se no depoimento de outras pessoas, deveria ser o da FRENTE da estação nova, do lado oposto que estamos vendo.
Deveria ser a mesma situação de Colégio, que somente tinha aquele acabamento bonito em um dos lados.
Essa demolição parcial mencionada na reportagem pelo Melekh deveria se referir à plataforma da estação antiga e/ou a estação nova como um todo, pois pelo que a reportagem "sugere", os dois prédios eram considerados a estação de Inhaúma, sendo o mais antigo almoxarifado e/ou armazém a partir do funcionamento da nova estação.
Ficou claro também através das aerofotogrametrias de 1928 e 1975, que a estação "velha" viu a nova "nascer" e "morrer". A estação antiga não estava no caminho da Automóvel Clube e deve ter sido demolida pelo motivo que o Melekh explicou em relação à ocupação por vagabundos.
A estação nova sim estava no caminho da duplicação da Automóvel Clube e foi demolida por esse motivo. É o que parece.
Segundo relatos, a estação VELHA e ORIGINAL de Inhaúma ficou de pé até 1977 ou 1978.
Em relação às linhas, fica o reforço que na época da estação antiga, pelo menos em 1928, a linha que tangenciava a plataforma era uma só, mas o pátio tinha outra linha, de cargas, que atendiam galpões da região, mas que não continuavam para Del Castilho ou Engenho do Mato (ref: 1928).
Imagino que cada um deve estar interpretando as fotos de uma forma. Vou ser longo, mas é necessário.
Vamos por parte: Postei fotos aqui; ou melhor, no tópico original da Rio D'ouro; de um casarão visto apenas de perfil datado de 1968 do Correio da Manhã onde a linha férrea estaria a direita.
A reportagem enviada pelo Melekh, de 1972 mostra esse mesmo casario, só que em diagonal, ou seja, vemos frente e lado do imóvel, mas na mesma direção das fotos do correio da manhá, com o lado direito da casa, tangenciando a linha férrea e a praça do lado esquerdo.
Esse casario é o apontado na reportagem como de armazéns da estação.
No momento da duplicação da linha, tiveram que construir uma estação mais nova em 1938 (acho que é isso! ) e o casario teve que ser desativado ou parcialmente desativado como estação, pois agora sabemos que era utilizado como armazém.
Essa estação antiga não teria como receber linha dos 2 lados, pois a plataforma era projetada apenas para um lado e do outro lado já era a praça cuja continuação já continha inúmeros imóveis construídos e seria impossível inserir uma linha do lado do casario voltado para a praça, chamada na reportagem de largo de Inhaúma. Era mais ou menos como Maria da Graça original e Coelho Neto.
Portanto, concluímos que em todas as imagens postadas, com exceção da de 1946, postada inicialmente pelo Hugo, a estação em questão era a antiga.
Em relação a estação nova, essa sim, era abraçada por 2 linhas, sendo que a linha que estava a direita do fotógrafo, também tangenciava a estação antiga apontada por mim com uma seta.
Esse lado da estação antiga, que eu estimei ser o da ponta da seta vermelha é o inverso do postado por mim nas fotos de 1968 do correio da Manhã.
A estação nova de Inhaúma aparece de fundos com uma possível rampa que deveria dar acesso a alguma bilheteria talvez. Ela está um pouco mais afastada que a antiga na direção de Del Castilho.
Tal arco que o Melekh estava se referindo baseando-se no depoimento de outras pessoas, deveria ser o da FRENTE da estação nova, do lado oposto que estamos vendo.
Deveria ser a mesma situação de Colégio, que somente tinha aquele acabamento bonito em um dos lados.
Essa demolição parcial mencionada na reportagem pelo Melekh deveria se referir à plataforma da estação antiga e/ou a estação nova como um todo, pois pelo que a reportagem "sugere", os dois prédios eram considerados a estação de Inhaúma, sendo o mais antigo almoxarifado e/ou armazém a partir do funcionamento da nova estação.
Ficou claro também através das aerofotogrametrias de 1928 e 1975, que a estação "velha" viu a nova "nascer" e "morrer". A estação antiga não estava no caminho da Automóvel Clube e deve ter sido demolida pelo motivo que o Melekh explicou em relação à ocupação por vagabundos.
A estação nova sim estava no caminho da duplicação da Automóvel Clube e foi demolida por esse motivo. É o que parece.
Segundo relatos, a estação VELHA e ORIGINAL de Inhaúma ficou de pé até 1977 ou 1978.
Em relação às linhas, fica o reforço que na época da estação antiga, pelo menos em 1928, a linha que tangenciava a plataforma era uma só, mas o pátio tinha outra linha, de cargas, que atendiam galpões da região, mas que não continuavam para Del Castilho ou Engenho do Mato (ref: 1928).
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Re: Estação Inhaúma
Estou repostando aqui, a localização das estação nova e velha quando "conviviam" em mapa de 1951.
Reparem que na proporção, a estação NOVA era muito maior que o pequeno casario da estação ORIGINAL e sua curta plataforma.
A seta vermelha mostra em forma de um retângulo tangenciando a praça, a ESTAÇÃO ORIGINAL. As aerofotogrametrias de 1975 e relatos apontam que essa edificação sobreviveu pelo menos até 1977.
A seta azul mostra a ESTAÇÃO NOVA construída em 1938 ou 1936. É essa estação que está " abraçada" por 2 linhas como mostra o também mapa abaixo, apesar da resolução horrível.
O círculo lilás e pequeno mostra o casarão apenas de perfil, Foi desse ângulo, que foram batidas as fotos de 1968 do correio da manhã, que postei inicialmente no fórum da linha tronco da Rio D'ouro.
O círculo marrom, ao lado da seta vermelha, significa o ângulo que o fotógrafo da reportagem de 1972 do GLOBO estava e por isso é possível ver a frente e lateral do imóvel.
O círculo verde representa o ângulo que estaria o fotógrafo ao bater a foto de 1946, onde aparecem ambas estações.
Só reforçando, Del Castilho está para a direita e Engenho da Rainha para a esquerda.
Reparem que na proporção, a estação NOVA era muito maior que o pequeno casario da estação ORIGINAL e sua curta plataforma.
A seta vermelha mostra em forma de um retângulo tangenciando a praça, a ESTAÇÃO ORIGINAL. As aerofotogrametrias de 1975 e relatos apontam que essa edificação sobreviveu pelo menos até 1977.
A seta azul mostra a ESTAÇÃO NOVA construída em 1938 ou 1936. É essa estação que está " abraçada" por 2 linhas como mostra o também mapa abaixo, apesar da resolução horrível.
O círculo lilás e pequeno mostra o casarão apenas de perfil, Foi desse ângulo, que foram batidas as fotos de 1968 do correio da manhã, que postei inicialmente no fórum da linha tronco da Rio D'ouro.
O círculo marrom, ao lado da seta vermelha, significa o ângulo que o fotógrafo da reportagem de 1972 do GLOBO estava e por isso é possível ver a frente e lateral do imóvel.
O círculo verde representa o ângulo que estaria o fotógrafo ao bater a foto de 1946, onde aparecem ambas estações.
Só reforçando, Del Castilho está para a direita e Engenho da Rainha para a esquerda.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Re: Estação Inhaúma
O croquis é correto, por isso mesmo voce pode chegar à conclusão de que a estação velha não aparece no fotograma de 1975, e sim apenas uma mancha muito pequena. A estação nova é a plataforma que aparece na foto de 1946, que foi literalmete "egolida" pela nova pista da A. Clube. Pelo que me consta foram demolidas entre 1973 e 1974.
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Re: Estação Inhaúma
engolida
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Re: Estação Inhaúma
Companheiros,
Coloco a foto da Estação Inhauma, em 1944.
Vejam a mesma na Matéria abaixo:
Compare com esta foto abaixo:
Esta era a descrição do Sr. Rubinho (morador antigo do local) sobre a estação ter formato de arco.
Eu cheguei apensar que fosse como Collégio...
Coloco a foto da Estação Inhauma, em 1944.
Vejam a mesma na Matéria abaixo:
Compare com esta foto abaixo:
Esta era a descrição do Sr. Rubinho (morador antigo do local) sobre a estação ter formato de arco.
Eu cheguei apensar que fosse como Collégio...
- DadoDJ
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Re: Estação Inhaúma
Hum ... interessante!
Parece um pórtico. Seria a entrada da estação, o acesso principal?
É uma bela construção ...
Parece um pórtico. Seria a entrada da estação, o acesso principal?
É uma bela construção ...
- DadoDJ
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Re: Estação Inhaúma
Mas Melekh, estou vendo a postagem no celular e não consegui ver a matéria na íntegra, mas me parece que tem uma matéria falando sobre os bondes de Guaratiba. Os trilhos na foto fazem uma curva fechada, não seriam dos bondes noticiados?
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Re: Estação Inhaúma
Dado,
Parece que você tem razão, realmente tem uma matéria sobre bondes.
Putz, me frustrei, crente que tinha finalmente encontrado a foto da Estação...
Mas, continuo nas pesquisas,
Abraços.
Parece que você tem razão, realmente tem uma matéria sobre bondes.
Putz, me frustrei, crente que tinha finalmente encontrado a foto da Estação...
Mas, continuo nas pesquisas,
Abraços.
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Re: Estação Inhaúma
Melekh. De qualquer forma, seria interessante você poder ampliar a foto sobre o acidente em Inhaúma.
Os limites destinados à materia sugerem que realmente o pórtico é sobre uma reportagem em Guaratiba.
Não duvido que a estação "nova" de Inhaúma tenha tido um formato de pórtico, mas deve ter sido algo parecido com Colégio.
A estação de Colégio tinha o arco apenas na frente e a foto postada de Inhaúma em 1946 mostra os fundos da mesma.
Os limites destinados à materia sugerem que realmente o pórtico é sobre uma reportagem em Guaratiba.
Não duvido que a estação "nova" de Inhaúma tenha tido um formato de pórtico, mas deve ter sido algo parecido com Colégio.
A estação de Colégio tinha o arco apenas na frente e a foto postada de Inhaúma em 1946 mostra os fundos da mesma.