Sobre as fotos, vou repostar abaixo, fotos já conhecidas aqui no fórum e que podem representar os últimos momentos da estação em 1928 e 1929, muitos anos depois (quase 30 anos) após o encerramento do tráfego de trens ali.
A foto foi obtida durante a pavimentação da Suburbana e construção da nova ponte sobre o Rio Faria Timbó.
Vejam a estação ao fundo. Como aproximadamente a linha passava onde estava o fotógrafo, então a visão de um maquinista saindo de Pilares e indo para J.Reis seria aproximadamente essa.
Vejam as numerações que indiquei das edificações.
A estação José dos Reis está envolta no círculo azul com o número 3.
Suburbana1.1928.JPG
Agora abaixo uns meses depois, já em 1929. A estação José dos Reis ainda existia, mas imagino que não durou muito depois da foto, uma vez que a estação ficava exatamente em frente onde pouco tempo depois, seria aberta a Rua Henrique Scheid.
Com a estação no lugar, a rua ficaria bloqueada.
Suburbana1.1929.JPG
Mais abaixo, segue a aerofotogrametria de 1928, muito próxima a época da obra e vejam as edificações que marquei no círculo, agora vistas do alto. Notem que a Rua Henrique Scheid ainda não existia. Dá para ver apenas uma marcação no mato, que seria depois tal via.
Também dá para ver tênues marcas que serviram ao ramal das oficinas.
J.Reis1928.JPG
Abaixo uma planta da SMU mostrando a posição da estação em relação a Suburbana. Na época o projeto era que a Rua Piauí terminasse ali, junto com a Henrique Scheid, o que não aconteceu.
Imagem2.JReis.JPG