Notícias Antigas
- DadoDJ
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Notícias Antigas
Decidi abrir este tópico para postarmos matérias, notícias e informações antigas sobre o metrô, pré-metrô e outras linhas projetadas.
Penso assim, em preservar a excelente postagem "Breve Histórico do Metrô Carioca", feita pelo Paulo ITT.
Complementando a excelente postagem do Paulo ITT, vou postar algumas notícias antigas que encontrei sobre a construção do Metrô-Rio:
Matéria publicada no Jornal Última Hora em 08 de fevereiro de 1983
Penso assim, em preservar a excelente postagem "Breve Histórico do Metrô Carioca", feita pelo Paulo ITT.
Complementando a excelente postagem do Paulo ITT, vou postar algumas notícias antigas que encontrei sobre a construção do Metrô-Rio:
Matéria publicada no Jornal Última Hora em 08 de fevereiro de 1983
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Editado pela última vez por DadoDJ em 10 Set 2012, 15:49, em um total de 1 vez.
- DadoDJ
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Re: Breve Histórico do Metrô Carioca
Matéria publicada no Jornal Última Hora em 03 de outubro de 1951
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Breve Histórico do Metrô Carioca
[Tópico realocado em 14 de outubro]
- Paulo ITT
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Re: Breve Histórico do Metrô Carioca
Não dá para não comentar esta reportagem da Última Hora.
Convenhamos que em 1951 os subúrbios eram atendidos por 04 linhas diferentes ao mesmo tempo, a saber:
Ramal Deodoro (incluindo os Santa Cruz e Japeri), Linha Auxiliar, Rio D'Ouro e Saracuruna. O problema é que tanto da gare D. Pedro II e Barão de Mauá até o centro/zona sul os bondes não davam vazão e nem os ônibus. Não se trata de elitizar o transporte para a zona sul, mas, dar condição dos trabalhadores de baixa renda terem um transporte rápido, seguro para estes locais de trabalho. Agora, se os moradores da zona sul também tirariam proveito deles eu pergunto qual o problema? Seria ótimo pois assim não se teria um transporte pendular que enche pela manhã quando vai e à noite quando volta, certo?
Resta saber qual o interesse deste conflito todo, já naquela época já estavam minando o setor metroviário, classificando-o cono elitista, só no Brasil de 51, 61, 71, 81, 91, 2001, 2011,....................
Convenhamos que em 1951 os subúrbios eram atendidos por 04 linhas diferentes ao mesmo tempo, a saber:
Ramal Deodoro (incluindo os Santa Cruz e Japeri), Linha Auxiliar, Rio D'Ouro e Saracuruna. O problema é que tanto da gare D. Pedro II e Barão de Mauá até o centro/zona sul os bondes não davam vazão e nem os ônibus. Não se trata de elitizar o transporte para a zona sul, mas, dar condição dos trabalhadores de baixa renda terem um transporte rápido, seguro para estes locais de trabalho. Agora, se os moradores da zona sul também tirariam proveito deles eu pergunto qual o problema? Seria ótimo pois assim não se teria um transporte pendular que enche pela manhã quando vai e à noite quando volta, certo?
Resta saber qual o interesse deste conflito todo, já naquela época já estavam minando o setor metroviário, classificando-o cono elitista, só no Brasil de 51, 61, 71, 81, 91, 2001, 2011,....................
- DadoDJ
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Notícias antigas
Esta notícia publicada em 1976 no Jornal Última Hora, ainda cita a antiga estação de Engenho do Mato, da extinta EF Rio d'Ouro.
Curiosamente o projeto fala na construção do trecho entre Maria da Graça e São Mateus, em São João de Meriti.
Curiosamente o projeto fala na construção do trecho entre Maria da Graça e São Mateus, em São João de Meriti.
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- DadoDJ
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Re: Notícias Antigas
Olá pessoal...O prolongamento do Metrô até São Mateus poderia ter sido executado sem problemas, bastando para isso utilizar o ramal circular da Pavuna. Mas as pressões políticas por parte das empresas de ônibus torpedearam o projeto, que poderia ter sido de grande utilidade em desafogar a demanda sempre premente naquela região. Em 1976 aquele ramal estava em atividade, pois só foi extinto em 1993, portanto cinco anos antes do Metrô chegar à Pavuna. Vale ressaltar que entre 1983 e 1995, os "fatos estranhos" ocorridos com a linha 2 do Metrô, como inundações, depredação da linha, invasões, obras paralisadas, e falta de verba, fizeram com que o sistema ficasse estagnado, e somente no governo de Marcello Alencar em 1998 é que o Metrô finalmente chegou à Pavuna. Foi perfeita a frase dele quando da inauguração da estação da Pavuna: "Foi a viagem de trem mais longa que fiz, 20 anos."...Isso mostra o quanto as relações sujas entre a fetranspor e os políticos podem ser prejudiciais à população, ressaltando ainda que transporte público de qualidade se processa sobre trilhos.