Cobrasma/Mafersa Série 1000
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Cobrasma/Mafersa Série 1000
Fruto da reforma de alguns dos Metropolitan Vickers Série 200, do ano de 1954, eis os Série 1000.
[Outubro-2008]
Essa era a numeração de uma das composições:
A plaqueta de reforma:
Uma geral da lataria:
O estado dessa cabine acoplada é crítico,com pontos de ferrugem:
Assim como a lataria,com a pintura descascada em alguns pontos:
Fotos do interior:
Cabine Norte,sentido Nova Iguaçu;
No dia seguinte[08/10],ao invés de ficar em Marechal para esperar um trêm parador pra Central para ir pra casa em Oswaldo Cruz fui para Deodoro.As vezes,entre as 18:20 e 18:25 passa um Série 1000 parador para lá.E sempre o E1023/E1025.
Interior,geral:
Janelas:
O sistema de iluminação(repare que a proteção é de uma gradinha de metal,e não de plástico como em outros Série 1000):
Os bancos são azuis(e estão bem sujos)nessa composição:
Aqui HAVIA um botão de abertura de portas em casos emergenciais:
A plaqueta interna de reforma da T'Trans(2002) e a numeração do carro:
Mais uma vez essas três lanterninhas:
A Cabine Sul sentido Central(saiu ruim,em tamanho menor ela fica melhor visualizada):
Agora sim deu pra tirar uma foto melhorzinha da frente do 1023/1025,atuando como parador às 7:55 da manhã em Deodoro,no dia 13/08:
Essas são as fotos do E1023,juntamente com a E1025.
Cabine Norte:
Essas manchas de tinta ou cimento,sei lá,se encontravam nesse carro:
Além da pintura desbotada,algumas portas se encontravam assim:
[Novembro/2008]Fotos de um dos Série 1000 mais famosos da Supervia:o trêm azul da Ponto Frio!A numeração dele é 1008-1026
1-
2-O externo está bem conservado,mas nada limpo...
3-As partes acopladas que há anos atrás eram cabines...
4-
5-
6-
7-A lanterninha vermelha acesa e forte:
8-Interior:
9-Banco preferencial verde(não seria mais útil 4 bancos ao invés de somente 2?)
10-As janelas:
11-A tampa já tiraram,só falta apertar o botão
12-Teto do S1000,alto:
13-Lixeiras é o que o S1000 tem de sobra:
14-Conflito de informações:
15-
[Julho/2009]Na mesma quarta q tirei fotos do 515 tbm tirei fotos do 1002-1012:
Carro sentido Central 1012(a esquerda o motivo por não ter tirado uma foto melhorzinha e a direita o 515):
Numeração de um dos carros da 1012(Por ser o carro motor E1012 e os reboques ER11006 e ER1006 prevaleceu a numeração do carro motor):
Lateral:
Pantógrafo ativo do 1012,curiosamente só ele q é vinho os outros não
Onde já foram cabines hoje só restou delas isso:
Carro sentido Belford Roxo 1002:
1001 estacionado só na 12m:
Aí na 13n surge o 1003 para fazer essas duas fotos duplas:
[Setembro/2009]
Fotos da unidade 1023-1025,uma das melhores da frota da S1000
Interior do 1025:
Frente do 1025:
Frente da 1023:
Foto dupla com Série 1000:
Interior da 1023:
Fotos dia 15/07
Plaqueta interna:
Novos adesivos,estes mais bonitos e menos vulneráveis a vandalismos:
Interior:
O 1023 e um 400 Fase II ao seu lado:
Plaqueta de modernização do 1023-1025:
Interior do mesmo,iluminado:
1005:
Essa foto tá estranhona,o maquinista com esse óculos,parece foto de curso de modelo
Interior,encontrado em toodos os Séries 1000:
Exceto o 1023-1025,q ganhou bancos azuis e proteção das luminárias tipo grade:
Plaquetas internas:
[Julho/2010]
Duas fotos do 1011:
[Outubro/2010]
Fotos do TUE 1021...
Devido a falta de lona grande para os 1000, o jeito é colocar lonas menores no lugar =o
Juro que até então não havia visto data de modernização mais recente que a deste 1000:
Agora só fotos internas...
[Janeiro/2010]
1000 de 9 carros fazendo serviço direto para Japeri...
[Novembro/2010]
O série 1000 da foto mais acima partindo com destino a Central:
[Setembro/2011]
Série 1000, metros antes da estação M.Madureira, no ramal 75.
[Outubro-2008]
Essa era a numeração de uma das composições:
A plaqueta de reforma:
Uma geral da lataria:
O estado dessa cabine acoplada é crítico,com pontos de ferrugem:
Assim como a lataria,com a pintura descascada em alguns pontos:
Fotos do interior:
Cabine Norte,sentido Nova Iguaçu;
No dia seguinte[08/10],ao invés de ficar em Marechal para esperar um trêm parador pra Central para ir pra casa em Oswaldo Cruz fui para Deodoro.As vezes,entre as 18:20 e 18:25 passa um Série 1000 parador para lá.E sempre o E1023/E1025.
Interior,geral:
Janelas:
O sistema de iluminação(repare que a proteção é de uma gradinha de metal,e não de plástico como em outros Série 1000):
Os bancos são azuis(e estão bem sujos)nessa composição:
Aqui HAVIA um botão de abertura de portas em casos emergenciais:
A plaqueta interna de reforma da T'Trans(2002) e a numeração do carro:
Mais uma vez essas três lanterninhas:
A Cabine Sul sentido Central(saiu ruim,em tamanho menor ela fica melhor visualizada):
Agora sim deu pra tirar uma foto melhorzinha da frente do 1023/1025,atuando como parador às 7:55 da manhã em Deodoro,no dia 13/08:
Essas são as fotos do E1023,juntamente com a E1025.
Cabine Norte:
Essas manchas de tinta ou cimento,sei lá,se encontravam nesse carro:
Além da pintura desbotada,algumas portas se encontravam assim:
[Novembro/2008]Fotos de um dos Série 1000 mais famosos da Supervia:o trêm azul da Ponto Frio!A numeração dele é 1008-1026
1-
2-O externo está bem conservado,mas nada limpo...
3-As partes acopladas que há anos atrás eram cabines...
4-
5-
6-
7-A lanterninha vermelha acesa e forte:
8-Interior:
9-Banco preferencial verde(não seria mais útil 4 bancos ao invés de somente 2?)
10-As janelas:
11-A tampa já tiraram,só falta apertar o botão
12-Teto do S1000,alto:
13-Lixeiras é o que o S1000 tem de sobra:
14-Conflito de informações:
15-
[Julho/2009]Na mesma quarta q tirei fotos do 515 tbm tirei fotos do 1002-1012:
Carro sentido Central 1012(a esquerda o motivo por não ter tirado uma foto melhorzinha e a direita o 515):
Numeração de um dos carros da 1012(Por ser o carro motor E1012 e os reboques ER11006 e ER1006 prevaleceu a numeração do carro motor):
Lateral:
Pantógrafo ativo do 1012,curiosamente só ele q é vinho os outros não
Onde já foram cabines hoje só restou delas isso:
Carro sentido Belford Roxo 1002:
1001 estacionado só na 12m:
Aí na 13n surge o 1003 para fazer essas duas fotos duplas:
[Setembro/2009]
Fotos da unidade 1023-1025,uma das melhores da frota da S1000
Interior do 1025:
Frente do 1025:
Frente da 1023:
Foto dupla com Série 1000:
Interior da 1023:
Fotos dia 15/07
Plaqueta interna:
Novos adesivos,estes mais bonitos e menos vulneráveis a vandalismos:
Interior:
O 1023 e um 400 Fase II ao seu lado:
Plaqueta de modernização do 1023-1025:
Interior do mesmo,iluminado:
1005:
Essa foto tá estranhona,o maquinista com esse óculos,parece foto de curso de modelo
Interior,encontrado em toodos os Séries 1000:
Exceto o 1023-1025,q ganhou bancos azuis e proteção das luminárias tipo grade:
Plaquetas internas:
[Julho/2010]
Duas fotos do 1011:
[Outubro/2010]
Fotos do TUE 1021...
Devido a falta de lona grande para os 1000, o jeito é colocar lonas menores no lugar =o
Juro que até então não havia visto data de modernização mais recente que a deste 1000:
Agora só fotos internas...
[Janeiro/2010]
1000 de 9 carros fazendo serviço direto para Japeri...
[Novembro/2010]
O série 1000 da foto mais acima partindo com destino a Central:
[Setembro/2011]
Série 1000, metros antes da estação M.Madureira, no ramal 75.
- DadoDJ
- Administrador
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- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Cobrasma/Mafersa Série 1000
Muito bom, André !
Excelente post !
Show de bola !
Valeu !
:apls: :apls: :apls:
Excelente post !
Show de bola !
Valeu !
:apls: :apls: :apls:
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- Usuário Prata
- Mensagens: 70
- Registrado em: 15 Set 2011, 00:17
Re: Cobrasma/Mafersa Série 1000
Obrigado...
Agora, só por curiosidade, como ficam as minhas fotos em monitores de LCD?(Isso tbm qm tiver) Já que uso monitor CRT(caixão rsrsrs)e geralmente onde eu visualizava essas fotos em monitores LCD ficavam meio ruins ao meu ver...
Agora, só por curiosidade, como ficam as minhas fotos em monitores de LCD?(Isso tbm qm tiver) Já que uso monitor CRT(caixão rsrsrs)e geralmente onde eu visualizava essas fotos em monitores LCD ficavam meio ruins ao meu ver...
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- Usuário Prata
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Re: Cobrasma/Mafersa Série 1000
1003 como parador para C.Grande[06/out]
-
- Usuário ativo
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- Registrado em: 09 Mai 2012, 09:28
Re: Cobrasma/Mafersa Série 1000
Dá-lhe milzão...
01 -
02 -
03 -
04 -
05 -
Grande série 1000...
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05 -
Grande série 1000...
"de Bel até a Central, só trem namoral..."
VIVA O RAMAL 75
VIVA O RAMAL 75
- ViajanteFLA
- Usuário ativo
- Mensagens: 18
- Registrado em: 22 Set 2011, 01:10
Re: Cobrasma/Mafersa Série 1000
Mais ER 1000
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- Administrador
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- Registrado em: 17 Ago 2011, 13:58
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Cobrasma/Mafersa Série 1000
[Tópico realocado em 10 de setembro]
- rodrjgw
- Usuário Prata
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- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Cobrasma/Mafersa Série 1000
Alguém teria as especificações desta série (em especial, aceleração, frenagem, velocidade máxima, rampa máxima, largura, comprimento e altura)? (Sim, vou pedir em todas as séries, rs)
Rodrigo Sampaio
rodrigo.sampaio@poli.ufrj.br
@Rodrjgw
Telegram.me/Rodrjgw
QM | QueroMetrô
querometro@gmail.com
www.QueroMetro.com
@QueroMetro
fb.me/querometro
Trilhos do Rio
"Passado, presente e futuro: Tudo na mesma linha"
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- Usuário Bronze
- Mensagens: 39
- Registrado em: 06 Fev 2012, 20:53
Re: Cobrasma/Mafersa Série 1000
SERIE 1000
Atualizado: há ± 3 meses
Cobrasma/Mafersa Série 1000 - Dados Técnicos
Características
Formação TUE: CR1+M+CR2
ER 1000 - E 1000 - ER 11000* (CARRO COM CABEÇA CEGA)
Fabricante: METROPOLITAN VICKERS (ORIGINAL INGLATERRA)
Consórcio de Reforma e Modernização: COBRASMA SUMARÉ SÃO PAULO - MAFERSA SÃO PAULO
Ano de Fabricação: 1955 / 1956-1957 (ENTREGA)
Ano do Projeto de Modernização: 1993
ENCOMENDA: 36 TUES DE 3 CARROS ( ENTREGUES 24 TUES DE 3 CARROS,POIS O RESTANTE DO CONTRATO FOI CANCELADO)
Origem: INGLATERRA (MONTAGEM BLOCOS)
Tecnologia Original: INGLATERRA
Tecnologia Modernização: JAPÃO-ALEMANHA
Ano Operação: 1957-1982/ 1993-Dias de hoje(MODERNIZADO)
Caixa: Aço Carbono
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas de operação: TODOS RAMAIS RJ
TUE UNIHORÁRIO: 3 CARROS ORIGINAL
Composição: 6 CARROS - 9 CARROS
Dimensões
Altura Carro: 3,900 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,368 m
Altura Pantógrafo. Levantado: 6,848 m
Altura Boleto ao Piso: 1,305 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 1.050 m
Largura Carro: 2,977 m
Largura Portas: 1,30 m
Comprimento CM: 22,000 m
Comprimento CR1/CR2: 22,000 m
Peso R1: 42,390 Kg
Peso CM:61,370 kg
Peso R2: 43.003 Kg
Diâmetro das Rodas: 38 pol. (965 mm)
Diametro das Rodas (889 mm)
Capacidade e Desempenho
Esforço Trator: 15.920 Kgf
Potência Contínua: 1.260 Kw
Velocidade Máxima: 90 Km/h (Serviço) 120 Km/h ( Máxima)
Aceleração Máxima: 0,55 m/s² +/- 5%
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,77 m/s² +/- 10%
Desaceleração Max. Freio Emergência: 1,10 m/s² +/- 10%
Raio Mín Curva Horiz.: 80 m (em pátio)
Lotação:
CM: 66+288
Lotação:
R1: 60+271
R2:66+284
Lotação TUE: 1035
TENSÃO 3.000 VCC +/- 600 VCC
MÁXIMA: 3.600 VCC
NOMINAL: 3.000 VCC
MÍNIMA: 2.800-2400 VCC
CORRENTE: 920 A
Atualizado: há ± 3 meses
Cobrasma/Mafersa Série 1000 - Dados Técnicos
Características
Formação TUE: CR1+M+CR2
ER 1000 - E 1000 - ER 11000* (CARRO COM CABEÇA CEGA)
Fabricante: METROPOLITAN VICKERS (ORIGINAL INGLATERRA)
Consórcio de Reforma e Modernização: COBRASMA SUMARÉ SÃO PAULO - MAFERSA SÃO PAULO
Ano de Fabricação: 1955 / 1956-1957 (ENTREGA)
Ano do Projeto de Modernização: 1993
ENCOMENDA: 36 TUES DE 3 CARROS ( ENTREGUES 24 TUES DE 3 CARROS,POIS O RESTANTE DO CONTRATO FOI CANCELADO)
Origem: INGLATERRA (MONTAGEM BLOCOS)
Tecnologia Original: INGLATERRA
Tecnologia Modernização: JAPÃO-ALEMANHA
Ano Operação: 1957-1982/ 1993-Dias de hoje(MODERNIZADO)
Caixa: Aço Carbono
Bitola: 1,60 m
Quantidade de Portas/Carro: 8
Linhas de operação: TODOS RAMAIS RJ
TUE UNIHORÁRIO: 3 CARROS ORIGINAL
Composição: 6 CARROS - 9 CARROS
Dimensões
Altura Carro: 3,900 m
Altura Pantogr. Abaixado: 4,368 m
Altura Pantógrafo. Levantado: 6,848 m
Altura Boleto ao Piso: 1,305 m
Altura Boleto ao Eixo Engate: 1.050 m
Largura Carro: 2,977 m
Largura Portas: 1,30 m
Comprimento CM: 22,000 m
Comprimento CR1/CR2: 22,000 m
Peso R1: 42,390 Kg
Peso CM:61,370 kg
Peso R2: 43.003 Kg
Diâmetro das Rodas: 38 pol. (965 mm)
Diametro das Rodas (889 mm)
Capacidade e Desempenho
Esforço Trator: 15.920 Kgf
Potência Contínua: 1.260 Kw
Velocidade Máxima: 90 Km/h (Serviço) 120 Km/h ( Máxima)
Aceleração Máxima: 0,55 m/s² +/- 5%
Desaceleração Max. Freio de Serviço: 0,77 m/s² +/- 10%
Desaceleração Max. Freio Emergência: 1,10 m/s² +/- 10%
Raio Mín Curva Horiz.: 80 m (em pátio)
Lotação:
CM: 66+288
Lotação:
R1: 60+271
R2:66+284
Lotação TUE: 1035
TENSÃO 3.000 VCC +/- 600 VCC
MÁXIMA: 3.600 VCC
NOMINAL: 3.000 VCC
MÍNIMA: 2.800-2400 VCC
CORRENTE: 920 A
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- Usuário Bronze
- Mensagens: 32
- Registrado em: 26 Mai 2012, 13:05
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Cobrasma/Mafersa Série 1000
920 Amperes.....
Pena que boa parte é desperdiçada em calor, o que não se percebe nos novos. A supervia deve economizar bastante com a conta de luz... hahaha
Pena que boa parte é desperdiçada em calor, o que não se percebe nos novos. A supervia deve economizar bastante com a conta de luz... hahaha