Inauguração: 1854; reconstruída em 1896
Desativação: 1962
Histórico de concessões e ferrovias:
Plataformas: 1
Uso atual: Biblioteca comunitária e espaço para exposições
"Esta estrada deve ser para os brasileiros uma empresa venerada; ela simboliza o alfa de nossa via-férrea; aí sentiu pela primeira vez o solo da pátria o rodar da locomotiva" (Do livro As Estradas de Ferro no Brasil, do Eng. F. P. Passos, 1879).
Em 05 de dezembro de 2008, fui pela primeira vez até Guia de Pacobaíba, Distrito de Magé (município localizado na região metropolitana), para conhecer a primeira estação ferroviária do Brasil. Infelizmente, o que encontrei não foi nada animador: a estação e a casa do agente estavam em bom estado de conservação, porém, os demais monumentos e o próprio entorno se encontravam em situação lamentável. Invasões, mato alto, a total falta de conservação e até mesmo uma obra da Petrobras completavam o cenário desolador de um patrimônio nacional. Mas em 30 de abril de 2010, no 156º aniversário da E.F. Mauá, a Prefeitura de Máge inaugurou a reforma da estação e também a reurbanização do entorno da estação. Infelizmente, passado um ano, tudo isso já se encontra meio que abandonado, como vocês poderão ver na segunda postagem desse tópico.
Histórico
Em 1854, Irineu Evangelista de Souza, o futuro Barão/Visconde de Mauá, inaugurou a primeira ferrovia do Brasil, com bitola de 1,676 m, ligando o Porto de Mauá, no "fundo" da Baía de Guanabara, a Fragoso, estação situada a cerca de 14 km, e ali rodou a Baroneza, a primeira locomotiva a percorrer uma linha no Brasil. A E. F. Mauá foi estendida em 1856 até Raiz da Serra (Vila Inhomirim) e dali pretendia subir a serra de Petrópolis para alcançar essa cidade, fato que ocorreu apenas 30 anos mais tarde, mas por outra empresa, a E. F. Príncipe do Grão Pará, que acabou por comprar a E. F. Mauá em 1888 e reduzir sua bitola para métrica para acabar com a baldeação em Raiz da Serra. Em 1890, tudo passou a ser propriedade da E. F. Leopoldina. A partir do momento em que esta chegou a Piabetá com sua linha vinda da estação de Barão de Mauá, no Rio de Janeiro, o trecho entre Mauá e Piabetá passou a ser apenas um ramal. Em 19 de novembro de 1962, o trecho entre Guia de Pacobaíba e Bongaba foi extinto e em 1982 foi a vez do trecho entre Bongaba e Piabetá. Entretanto, ainda resta um pequeno trecho da primeira ferrovia do Brasil com tráfego de trens (trens de subúrbio operados pela SuperVia, em uma extensão de sua linha que termina em Saracuruna) entre Piabetá e Vila Inhomirim.
Fotos
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4. Daqui em diante não existem mais trilhos, mas pedaços da extinta estrada de ferro ainda resistem fora do perímetro urbano de Magé

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7. A casa do agente, construção de 1916

8. Sinaleiro

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10. Estrutura da caixa d'água

A Estação
O prédio da estação não é o mesmo da inauguração da E.F. Mauá, em 1854; segundo Eugênio Sciammarella, o prédio atual foi construído em 1896, quando se substituiu o porto de madeira pelo de ferro.
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13. Tive que arrancar toda a vegetação que cobria esse AMV para poder tirar a foto

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O Cais de Mauá
O Cais de Mauá, situado na Praia de Mauá, avança 250 metros na Baía de Guanabara e é composto de tubos de aço cheios de concreto e um vigamento em forma de treliça. Foi inaugurado em 1896, em substituição ao anterior que era feito de madeira. Aqui era feita a baldeação das barcas para o trem (e vice versa). Esse serviço foi mantido até 1926, quando a ligação direta entre o Rio de Janeiro e Magé foi inaugurada.
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29. Parecem pequenos, mas esses pilares possuem quase dois metros de altura

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44. Ao fundo, o Pão de Acúçar e o Corcovado

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-oXo-