Linha do centro
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Linha do centro
SHOW, SHOW, SHOW !
Hugo, parabéns !
Foto raríssima !
Valeu !
Hugo, parabéns !
Foto raríssima !
Valeu !
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Linha do centro
Pessoal,
Devido ao ritmo de trabalho, eu havia dado um tempo na questão da postagem das aerofotografias.
Seguem agora mais algumas.
ESTAÇÃO SÃO CRISTOVÃO.
Reparem que somente havia uma plataforma. Os trens da Leopoldina e Rio D'ouro não paravam lá. Pelo menos em 1928.
ESTAÇÃO DERBY CLUB
Muito antes do Maracanã "pensar" em existir.
ESTAÇÃO MANGUEIRA.
Já foi postada aqui no fórum.
ESTAÇÃO SÃO FRANCISCO XAVIER.
Também já foi postada, mas gostaria de enfatizar o seguinte:
A passagem subterrânea da estação mostra a inauguração em 1928.
Realmente na foto abaixo, a passagem subterrânea parece recém construída e ao que me parece, ajudou a interromper o tráfego em PN para veículos.
ESTAÇÃO ROCHA.
Indiquei com as setas vermelhas, o que parece ser o início e final da plataforma, apesar da falta de contraste.
Já havia a passagem subterrânea, mas a mesma era uma caixa de concreto apenas. É o que parece.
As coberturas eram duas.
Abaixo seguem 2 fotos da passagem subterrânea sob os trilhos para a estação do Rocha.
Já estaria a estação do Rocha desativada em 1972?
Bom alguns amigos meus juram ter visto a estação em pé pelo menos até 1975.
Abaixo outra foto. Infelizmente não está enquadrado o acesso a plataforma, pois ele não era centralizado no túnel, uma vez que tal acesso tinha de um lado apenas um trilho e de outro, três.
Ao fundo deve ser a parte mais longa com 3 trilhos e o acesso à plataforma, se não tinha sido concretado, estava atrás do fotógrafo.
Reparem como está sujo o local, inclusive parecendo haver uma poça de urina a esquerda.
Em relação à estação acima, ainda não tenho imagens da mesma, mas a luta continua
ESTAÇÃO DO RIACHUELO.
Abaixo segue a aerofotografia da estação em 1928. Reparem como já havia a passarela de ferro como na estação do Méier.
A plataforma era um pouco mais curta. Talvez uns 70% ou 80% do que é hoje.
Em relação às coberturas e sua disposição, era uma estação gêmea do Rocha, pelo menos nesse ano (1928).
Abaixo uma foto da estação nos anos 40 (provável) ou na pior das hipóteses, no finalzinho dos anos 30, com uma composição elétrica TUE-100 parada ou chegando a estação no momento final de frenagem.
Raparem que ao fundo, podemos ver a ponta final da plataforma da estação do Rocha em curva.
Devido ao ritmo de trabalho, eu havia dado um tempo na questão da postagem das aerofotografias.
Seguem agora mais algumas.
ESTAÇÃO SÃO CRISTOVÃO.
Reparem que somente havia uma plataforma. Os trens da Leopoldina e Rio D'ouro não paravam lá. Pelo menos em 1928.
ESTAÇÃO DERBY CLUB
Muito antes do Maracanã "pensar" em existir.
ESTAÇÃO MANGUEIRA.
Já foi postada aqui no fórum.
ESTAÇÃO SÃO FRANCISCO XAVIER.
Também já foi postada, mas gostaria de enfatizar o seguinte:
A passagem subterrânea da estação mostra a inauguração em 1928.
Realmente na foto abaixo, a passagem subterrânea parece recém construída e ao que me parece, ajudou a interromper o tráfego em PN para veículos.
ESTAÇÃO ROCHA.
Indiquei com as setas vermelhas, o que parece ser o início e final da plataforma, apesar da falta de contraste.
Já havia a passagem subterrânea, mas a mesma era uma caixa de concreto apenas. É o que parece.
As coberturas eram duas.
Abaixo seguem 2 fotos da passagem subterrânea sob os trilhos para a estação do Rocha.
Já estaria a estação do Rocha desativada em 1972?
Bom alguns amigos meus juram ter visto a estação em pé pelo menos até 1975.
Abaixo outra foto. Infelizmente não está enquadrado o acesso a plataforma, pois ele não era centralizado no túnel, uma vez que tal acesso tinha de um lado apenas um trilho e de outro, três.
Ao fundo deve ser a parte mais longa com 3 trilhos e o acesso à plataforma, se não tinha sido concretado, estava atrás do fotógrafo.
Reparem como está sujo o local, inclusive parecendo haver uma poça de urina a esquerda.
Em relação à estação acima, ainda não tenho imagens da mesma, mas a luta continua
ESTAÇÃO DO RIACHUELO.
Abaixo segue a aerofotografia da estação em 1928. Reparem como já havia a passarela de ferro como na estação do Méier.
A plataforma era um pouco mais curta. Talvez uns 70% ou 80% do que é hoje.
Em relação às coberturas e sua disposição, era uma estação gêmea do Rocha, pelo menos nesse ano (1928).
Abaixo uma foto da estação nos anos 40 (provável) ou na pior das hipóteses, no finalzinho dos anos 30, com uma composição elétrica TUE-100 parada ou chegando a estação no momento final de frenagem.
Raparem que ao fundo, podemos ver a ponta final da plataforma da estação do Rocha em curva.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Linha do centro
Excelentes imagens, Adenilson !
Show de bola !
Parabéns !
Mas me diga uma coisa: na foto da estação de São Cristóvão, não há uma plataforma (mais simples, claro) após a quarta linha, contando de baixo pra cima ?
Eu pensei isso seguindo as linhas que vêm de Barão de Mauá e Alfredo Maia ... me pareceu ter alguma coisa ali, no meio das linhas ...
Show de bola !
Parabéns !
Mas me diga uma coisa: na foto da estação de São Cristóvão, não há uma plataforma (mais simples, claro) após a quarta linha, contando de baixo pra cima ?
Eu pensei isso seguindo as linhas que vêm de Barão de Mauá e Alfredo Maia ... me pareceu ter alguma coisa ali, no meio das linhas ...
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Linha do centro
Valeu Dado!
Eu cheguei a pensar nisso. Ampliei as imagens, mais até do que postei aqui, e não vi um contraste que eu pudesse afirmar categoricamente ser uma segunda plataforma.
A princípio parece que há apenas uma pequena construção, como talvez uma cabine ou sinal ,mas sem plataforma.
De qualquer forma, já vi uma foto de São Cristovão antes da construção do viaduto, onde havia apenas uma plataforma da linha do centro entre as linhas 1 e 2.
Sendo o tênue contraste depois da linha 4 uma plataforma, será que esta continuaria pertencendo a linha do centro?
Sabemos que a linha do centro possuia 4 linhas até Engenho de Dentro, mas e na altura de São Cristovão ainda próxima a central naquela época?
Sinceramente agora fiquei na dúvida
Atualmente são 6 linhas e sendo assim, se na época fosse igual a hoje, tal plataforma ainda pertenceria a linha do centro.
Em fotos posteriores podemos ver mais plataformas no pátio, sendo que a da Leopoldina iniciava-se quando as outras terminavam (era um pouco mais em direção a Derby Club)
A exceção nesse caso seria os trens da Rio D'ouro e posteriormente os da Melhoramentos saindo de Francisco Sá.
Acho que esses trens não paravam em São Cristovão, pois eram estações muito próximas.
Eu cheguei a pensar nisso. Ampliei as imagens, mais até do que postei aqui, e não vi um contraste que eu pudesse afirmar categoricamente ser uma segunda plataforma.
A princípio parece que há apenas uma pequena construção, como talvez uma cabine ou sinal ,mas sem plataforma.
De qualquer forma, já vi uma foto de São Cristovão antes da construção do viaduto, onde havia apenas uma plataforma da linha do centro entre as linhas 1 e 2.
Sendo o tênue contraste depois da linha 4 uma plataforma, será que esta continuaria pertencendo a linha do centro?
Sabemos que a linha do centro possuia 4 linhas até Engenho de Dentro, mas e na altura de São Cristovão ainda próxima a central naquela época?
Sinceramente agora fiquei na dúvida
Atualmente são 6 linhas e sendo assim, se na época fosse igual a hoje, tal plataforma ainda pertenceria a linha do centro.
Em fotos posteriores podemos ver mais plataformas no pátio, sendo que a da Leopoldina iniciava-se quando as outras terminavam (era um pouco mais em direção a Derby Club)
A exceção nesse caso seria os trens da Rio D'ouro e posteriormente os da Melhoramentos saindo de Francisco Sá.
Acho que esses trens não paravam em São Cristovão, pois eram estações muito próximas.
DadoDJ escreveu:Excelentes imagens, Adenilson !
Show de bola !
Parabéns !
Mas me diga uma coisa: na foto da estação de São Cristóvão, não há uma plataforma (mais simples, claro) após a quarta linha, contando de baixo pra cima ?
Eu pensei isso seguindo as linhas que vêm de Barão de Mauá e Alfredo Maia ... me pareceu ter alguma coisa ali, no meio das linhas ...
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Linha do centro
As aerofotografias estão no meu trabalho.
Amanhã (na relidade hoje) darei uma olhada para ver quantas linhas da linha do centro na época chegavam a São Cristovão.
Amanhã (na relidade hoje) darei uma olhada para ver quantas linhas da linha do centro na época chegavam a São Cristovão.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Linha do centro
Pessoal,
Estou colocando abaixo 2 fotos importantes da estação de E.Novo.
A primeira foto mostra o lado da Rua Arquias Cordeiro com o fotógrafo voltado ao mesmo tempo para a Rua 24 de Maio (do outro lado) e para o Méier.
Reparem o grande prédio que existia. Será que era uma casa de turma ou um posto telegráfico?
Atrás do mesmo dá para ver a ponta da cobertura da estação.
Abaixo. Um momento histórico.
Foi flagrado o meomento da obra em que o velho acesso pelos trilhos (vide cabine da bilheteria) estava sendo substituída pelo acesso subterrâneo existente até hoje.
Para isso, a plataforma teve que ser alongada um pouco em direção a Sampaio (esquerda da foto), pois vemos a velha trilha de acesso à plataforma.
O fotógrafo está do mesmo lado da foto anterior, porém discretamente virado para Sampaio.
Estou colocando abaixo 2 fotos importantes da estação de E.Novo.
A primeira foto mostra o lado da Rua Arquias Cordeiro com o fotógrafo voltado ao mesmo tempo para a Rua 24 de Maio (do outro lado) e para o Méier.
Reparem o grande prédio que existia. Será que era uma casa de turma ou um posto telegráfico?
Atrás do mesmo dá para ver a ponta da cobertura da estação.
Abaixo. Um momento histórico.
Foi flagrado o meomento da obra em que o velho acesso pelos trilhos (vide cabine da bilheteria) estava sendo substituída pelo acesso subterrâneo existente até hoje.
Para isso, a plataforma teve que ser alongada um pouco em direção a Sampaio (esquerda da foto), pois vemos a velha trilha de acesso à plataforma.
O fotógrafo está do mesmo lado da foto anterior, porém discretamente virado para Sampaio.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Linha do centro
Ótimas imagens, Adenilson !
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Linha do centro
Valeu Dado.
Por falar em imagens, ainda tenho que postar imagens antigas e inéditas das estações de Silva Freire, Méier, Quintino (ainda com o nome Dr. Frontin), Cascadura, Penha e etc:
Para adquirir mais imagens, o meu cerco está se iniciando.
Nas minhas férias (set), procurarei fazer pesquisas nos Institutos Moreira Sales e Pereira Passos, além da volta no AN, MIS e AGCRJ.
Também vou ligar para o O GLOBO e LIGHT.
Para adiantar, eu já consegui a informação que temos aerofotografias entre 1953 e 1975.
É claro que não vou pesquisar tudo. Talvez no máximo, as datas extremas para catalogar a extinção de algumas estações.
No Moreira Sales, já soube que existem coleções sobre ferrovias do final do século XIX. Tomara que sejam do Rio, mas ainda vou me informar melhor.
Como diria o Melekh, o cerco está se fechando.
Por falar em imagens, ainda tenho que postar imagens antigas e inéditas das estações de Silva Freire, Méier, Quintino (ainda com o nome Dr. Frontin), Cascadura, Penha e etc:
Para adquirir mais imagens, o meu cerco está se iniciando.
Nas minhas férias (set), procurarei fazer pesquisas nos Institutos Moreira Sales e Pereira Passos, além da volta no AN, MIS e AGCRJ.
Também vou ligar para o O GLOBO e LIGHT.
Para adiantar, eu já consegui a informação que temos aerofotografias entre 1953 e 1975.
É claro que não vou pesquisar tudo. Talvez no máximo, as datas extremas para catalogar a extinção de algumas estações.
No Moreira Sales, já soube que existem coleções sobre ferrovias do final do século XIX. Tomara que sejam do Rio, mas ainda vou me informar melhor.
Como diria o Melekh, o cerco está se fechando.
DadoDJ escreveu:Ótimas imagens, Adenilson !
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
Re: Linha do centro
Eu não entendi as explicações: mas ao lado da plataforma da estação de S Cristovao havia uma outra plataforma no meio das linhas da Leopoldina... seria isso a duvida?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35