Linha do centro

A E.F. D.Pedro II, posteriormente E.F. Central do Brasil, foi inaugurada em 1858, ligando a estação da Côrte à estação Queimados, na Baixada Fluminense. Foi a terceira ferrovia do Brasil a ser inaugurada. A partir daí, se expandiu pelo vale do Paraíba, cidades de Minas Gerais etc encampando posteriormente diversas ferrovias. Neste fórum serão postadas informações apenas sobre esta Estrada de Ferro, até hoje ativa e importantíssima para o progresso do país.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 16 Jun 2012, 08:47

SHOW, SHOW, SHOW !
Hugo, parabéns !
Foto raríssima !
Valeu !
app app app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 23 Jun 2012, 22:05

Pessoal,
Devido ao ritmo de trabalho, eu havia dado um tempo na questão da postagem das aerofotografias.
Seguem agora mais algumas.


ESTAÇÃO SÃO CRISTOVÃO.

Reparem que somente havia uma plataforma. Os trens da Leopoldina e Rio D'ouro não paravam lá. Pelo menos em 1928.
Imagem

ESTAÇÃO DERBY CLUB

Muito antes do Maracanã "pensar" em existir.

Imagem

ESTAÇÃO MANGUEIRA.

Já foi postada aqui no fórum.


ESTAÇÃO SÃO FRANCISCO XAVIER.

Também já foi postada, mas gostaria de enfatizar o seguinte:
A passagem subterrânea da estação mostra a inauguração em 1928.
Realmente na foto abaixo, a passagem subterrânea parece recém construída e ao que me parece, ajudou a interromper o tráfego em PN para veículos. :ttn:

Imagem


ESTAÇÃO ROCHA.

Indiquei com as setas vermelhas, o que parece ser o início e final da plataforma, apesar da falta de contraste.
Já havia a passagem subterrânea, mas a mesma era uma caixa de concreto apenas. É o que parece.

As coberturas eram duas.

Imagem

Abaixo seguem 2 fotos da passagem subterrânea sob os trilhos para a estação do Rocha.
Já estaria a estação do Rocha desativada em 1972?
Bom alguns amigos meus juram ter visto a estação em pé pelo menos até 1975.

Imagem

Abaixo outra foto. Infelizmente não está enquadrado o acesso a plataforma, pois ele não era centralizado no túnel, uma vez que tal acesso tinha de um lado apenas um trilho e de outro, três.
Ao fundo deve ser a parte mais longa com 3 trilhos e o acesso à plataforma, se não tinha sido concretado, estava atrás do fotógrafo.
Reparem como está sujo o local, inclusive parecendo haver uma poça de urina a esquerda. :(

Imagem

Em relação à estação acima, ainda não tenho imagens da mesma, mas a luta continua okk

ESTAÇÃO DO RIACHUELO.

Abaixo segue a aerofotografia da estação em 1928. Reparem como já havia a passarela de ferro como na estação do Méier.
A plataforma era um pouco mais curta. Talvez uns 70% ou 80% do que é hoje.
Em relação às coberturas e sua disposição, era uma estação gêmea do Rocha, pelo menos nesse ano (1928).

Imagem

Abaixo uma foto da estação nos anos 40 (provável) ou na pior das hipóteses, no finalzinho dos anos 30, com uma composição elétrica TUE-100 parada ou chegando a estação no momento final de frenagem.

Raparem que ao fundo, podemos ver a ponta final da plataforma da estação do Rocha em curva.

Imagem

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 23 Jun 2012, 23:14

Excelentes imagens, Adenilson !
Show de bola !
Parabéns !
app
Mas me diga uma coisa: na foto da estação de São Cristóvão, não há uma plataforma (mais simples, claro) após a quarta linha, contando de baixo pra cima ?
Eu pensei isso seguindo as linhas que vêm de Barão de Mauá e Alfredo Maia ... me pareceu ter alguma coisa ali, no meio das linhas ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 26 Jun 2012, 00:50

Valeu Dado!
Eu cheguei a pensar nisso. Ampliei as imagens, mais até do que postei aqui, e não vi um contraste que eu pudesse afirmar categoricamente ser uma segunda plataforma.
A princípio parece que há apenas uma pequena construção, como talvez uma cabine ou sinal ,mas sem plataforma.
De qualquer forma, já vi uma foto de São Cristovão antes da construção do viaduto, onde havia apenas uma plataforma da linha do centro entre as linhas 1 e 2.
Sendo o tênue contraste depois da linha 4 uma plataforma, será que esta continuaria pertencendo a linha do centro?
Sabemos que a linha do centro possuia 4 linhas até Engenho de Dentro, mas e na altura de São Cristovão ainda próxima a central naquela época?
Sinceramente agora fiquei na dúvida :ttn:
Atualmente são 6 linhas e sendo assim, se na época fosse igual a hoje, tal plataforma ainda pertenceria a linha do centro.

Em fotos posteriores podemos ver mais plataformas no pátio, sendo que a da Leopoldina iniciava-se quando as outras terminavam (era um pouco mais em direção a Derby Club)

A exceção nesse caso seria os trens da Rio D'ouro e posteriormente os da Melhoramentos saindo de Francisco Sá.
Acho que esses trens não paravam em São Cristovão, pois eram estações muito próximas. okk
DadoDJ escreveu:Excelentes imagens, Adenilson !
Show de bola !
Parabéns !
app
Mas me diga uma coisa: na foto da estação de São Cristóvão, não há uma plataforma (mais simples, claro) após a quarta linha, contando de baixo pra cima ?
Eu pensei isso seguindo as linhas que vêm de Barão de Mauá e Alfredo Maia ... me pareceu ter alguma coisa ali, no meio das linhas ...

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 26 Jun 2012, 01:04

As aerofotografias estão no meu trabalho.
Amanhã (na relidade hoje) darei uma olhada para ver quantas linhas da linha do centro na época chegavam a São Cristovão. okk

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 27 Jul 2012, 11:35

Pessoal,

Estou colocando abaixo 2 fotos importantes da estação de E.Novo.
A primeira foto mostra o lado da Rua Arquias Cordeiro com o fotógrafo voltado ao mesmo tempo para a Rua 24 de Maio (do outro lado) e para o Méier.

Reparem o grande prédio que existia. Será que era uma casa de turma ou um posto telegráfico?
Atrás do mesmo dá para ver a ponta da cobertura da estação.
E.Novo2.anos20.jpg
Abaixo. Um momento histórico.
Foi flagrado o meomento da obra em que o velho acesso pelos trilhos (vide cabine da bilheteria) estava sendo substituída pelo acesso subterrâneo existente até hoje.
Para isso, a plataforma teve que ser alongada um pouco em direção a Sampaio (esquerda da foto), pois vemos a velha trilha de acesso à plataforma.
O fotógrafo está do mesmo lado da foto anterior, porém discretamente virado para Sampaio.
E.Novo1.anos20.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Linha do centro

Mensagem por DadoDJ » 27 Jul 2012, 15:22

Ótimas imagens, Adenilson !
app
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: Linha do centro

Mensagem por Adenilson » 30 Jul 2012, 10:29

Valeu Dado.
Por falar em imagens, ainda tenho que postar imagens antigas e inéditas das estações de Silva Freire, Méier, Quintino (ainda com o nome Dr. Frontin), Cascadura, Penha e etc:

Para adquirir mais imagens, o meu cerco está se iniciando.
Nas minhas férias (set), procurarei fazer pesquisas nos Institutos Moreira Sales e Pereira Passos, além da volta no AN, MIS e AGCRJ.
Também vou ligar para o O GLOBO e LIGHT.

Para adiantar, eu já consegui a informação que temos aerofotografias entre 1953 e 1975.
É claro que não vou pesquisar tudo. Talvez no máximo, as datas extremas para catalogar a extinção de algumas estações.

No Moreira Sales, já soube que existem coleções sobre ferrovias do final do século XIX. Tomara que sejam do Rio, mas ainda vou me informar melhor.

Como diria o Melekh, o cerco está se fechando. okk


DadoDJ escreveu:Ótimas imagens, Adenilson !
app

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Linha do centro

Mensagem por HUGO CARAMURU » 30 Jul 2012, 13:06

Eu não entendi as explicações: mas ao lado da plataforma da estação de S Cristovao havia uma outra plataforma no meio das linhas da Leopoldina... seria isso a duvida?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

HUGO CARAMURU
Usuário Diamante
Mensagens: 414
Registrado em: 20 Set 2011, 16:35

Re: Linha do centro

Mensagem por HUGO CARAMURU » 30 Jul 2012, 14:42

mais fotos.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Responder

Voltar para “EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)”