E.F.Norte

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas, ramais, estações e companhias adqüiridas pela Leopoldina (ex.: EF Cantagalo) podem ser adicionados no interior deste tópico.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 06 Abr 2012, 21:07

Página do Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas, do ano de 1909, falando sobre a desativação da linha entre as estações Jockey Club e São Francisco Xavier:

Imagem

Em tempo: durante a pesquisa, vi em alguns relatórios que a "The Northern Railway" etc etc, quando da construção da ferrovia, foi autorizada implantar o ponto inicial da ferrovia anexa à estação São Francisco Xavier,da EFCB , mas sem construir edifícios ou outras estruturas, apenas as plataformas de embarque, de modo a não causar prejuizo à EFCB !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 16 Abr 2012, 23:29

PARADA BENFICA.

Pessoal,
Há um tempo atrás (pouco menos de 1 mês), o forista Melekh levantou a possibilidade de haver uma construção que poderia ser a já desativada parada Benfica.
Pelo menos havia algo que estaria no lugar dela.
Vejam a foto abaixo e as indicações dele:

Imagem

Devido à pouca resolução, eu fiquei em cima do muro, mas discordei sobre o apontamento da plataforma que seria muito comprida com a marcação feita.
Para mim a plataforma de Benfica deveria ser pequena, no estilo Jaceruba, Xerém e etc:

Ao ampliar a foto na época, o Dado levantou a possibilidade de ser um vagonete parado e que devido a ilusão de ótica causada por algumas manchas, lembraria uma casinha tipo estação.

Procurando em meus arquivos, me lembrei de uma foto da região do início dos anos 70 e veja como realmente nessa foto abaixo, dá para perceber que é uma construção tipo casinha com telhado em 2 águas.
Apontei a construção com uma seta amarela.

Imagem

Agora vejam com o zoom.

Imagem

Bom, depois disso fiquei :ttn: , mas uma coisa é certa. Essa construção está no mesmo local onde teria sido a parada Benfica, mas por enquanto não vou insinuar nada.
De qualquer forma, fica a pargunta.
É a mesma construção da aerofotografia de 1928?
A princípio para mim, a construção da foto de 1928 parece um pouco maior, mas isso pode ser uma impressão devido a vastidão vazia que havia em volta.

Vou analisar depois o posicionamento dessa construção em relação às linhas.

Abraços.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 17 Abr 2012, 09:57

Nossa !
:O
Esqueçam a possibilidade de ser um vagonete ! Hehehehehehe
:D
Agora realmente os dados apresentados são dignos de dar um nó na nossa cabeça. Que construçãozinha é essa afinal ? Não parece estar na mesma posição da construção retangular que existe hoje em dia, na beira da linha ... mas está na mesma posição da antiga Parada Benfica.
Mas de outra maneira, não faz muito sentido ainda ser a estação Benfica ...
E agora ???
Realmente a região é o "triângulo das bermudas" ferroviário: EFRdO, Linha Auxiliar e EF do Norte ! Como tem mistérios naquela área !
;)
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 18 Abr 2012, 10:23

A construção que existe no local atualmente é esta abaixo:
Casinha branca em Benfica.png
Não é a mesma construção mostrada nas fotos da década de 1970 nem na imagem aérea de 1928, parece inclusive que a construção existente atualmente está um pouco fora de posição em relação às instalações do lado de fora da linha, comparando com as fotos antigas.
Definitivamente, a construção atual não é uma estação nem parada, nem nunca foi. Nem parece que serviu a algum serviço nesse sentido. Mas será que sua estrutura foi feita baseada nas construções antigas, apesar de parecer um pouco fora de posição em relação a antigamente ?
E também estou curioso em saber para que finalidade serviu ou serve esta construçãozinha mostrada na imagem ... vou enviar a alguns amigos para ver se alguém sabe ...

Obs.: na imagem acima, seguindo a linha após a construção branca ... o que aparece ao lado dos trilhos são dormente empilhados, ou é uma escadinha ???
:ttn:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por DadoDJ em 19 Abr 2012, 00:22, em um total de 1 vez.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 18 Abr 2012, 23:59

O que podemos interpretar no texto abaixo, que fala sobre o cruzamento em Benfica ?

Imagem

Aliás, falando nisso ... eu nunca encontrei alguma referência à Parada Bemfica, da EF do Norte,em relatórios ministeriais, apenas quando se fala de Benfica da EFRdO, qe no caso seria a parada Alegria.

:ttn:
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 19 Abr 2012, 00:14

E abaixo, segue uma série de textos publicados no Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas, de 1910. São páginas que me deixaram surpreso, intrigado e curioso. Nenhum texto nos relatórios de 1908, 1909 e 1910 falam sobre o acordo firmado entre as duas companhias, no ramal da Penha. Vejam e opinem:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Vou dormir, uma boa noite a todos.
okk
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 20 Abr 2012, 10:01

Dado. Grandes postagens!

Vamos ao que mais me chamou atenção.

1) Na sua postagem de 06/04, a informação da desativação de São Francisco Xavier como estação inicial de E.F.Norte já em 1909.
Se não me engano, o ano daquela foto que postei da estação S.F.Xavier da E.F.Norte quando montei o dossiê sobre essa estação era de 1909.
A estação então estaria vivendo seus últimos momentos na ativa.

2) O relatório aponta modificações no grade e isso me fez lembrar o "cruzamento" da Melhoramentos e E.F.Norte com a Rua Ana Néri.
A rua e a ferrovia cruzavam em nível naquela época ou havia uma ponte?
Se havia uma ponte, por quê nunca foi citada?
Havendo o cruzamento em nível, podemos concluir que toda aquela informação sobre remoção de terra e modificação do grade seria um "rebaixamento" do nível da ferrovia ali, atualmente com quase 10 metros de desnível em relação à rua.

3) A conclusão do ramal circular da Penha em 1910. Guardem esse ano, pois pode ser útil!!!

4) Durante os trabalhos de conclusão de uns boeiros na interseção da ferrovia com a Rua Ana Neri, a parada Silva e Souza sequer foi citada. Será que a mesma não interferiu em nada o assentamento dos trilhos da E.F.Norte, será que já tinha sido desativada?

5) Me surpreendeu as citações que a E.F.Norte se comprometia com a Rio D'ouro em manter o trecho entre a chave de Benfica (provável cruzamento das ferrovias) e o Cajú.
Será que houve duplicidade das partidas dos trens da Rio D'ouro do Cajú e em Praia Formosa ou o trecho inicial da Rio D'ouro teve o transporte de passageiros suprimido há mais tempo que pensávamos nesse trecho?

6) A informação que o segundo trilho assentado da E.F.Norte foi a direita do cruzamento. Isso poderia ter condenado a parada Benfica, caso a mesma fosse ali.
Outra coisa importante é que essa informação pode ser importante para pesquisarmos sobre a ligação da E.F.Norte com a Rio D'ouro na Penha e que temos debatido no referido tópico.

7) No tópico 2 eu mencionei a possibilidade de obras terem "rebaixado" o nível da ferrovia na altura da Rua Ana Neri e depois li que o trecho a partir da Rua Ana Neri (dando a entender que era o ramal da Ana Neri) fora substituído pela nova linha da Rio D'ouro (margeando a Melhoramentos) até Benfica. Foi isso que entendi?
Se foi isso, como poderia se a princípio pensamos que os trilhos do ramal da Ana Neri ficavam em nível diferente?

Fica a pergunta. No caso de mudança do nível da ferrovia, o ramal de Ana Neri partia do atual ponto elevado da Visconde de Niterói ou lá de baixo mesmo?!?!?! :ttn:

Vamos ter que avançar as pesquisas nesses espectos.

Valeu pelo reletório Dado okk

Abraço a todos.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 21 Abr 2012, 19:51

Tem mais uma coisa que surpreendeu nestes documentos, pessoal: uma linha circular em Merity, atual Duque de Caxias !

Nunca tinha ouvido falar disso antes !

Onde terá existido esta linha circular ? Não vejo muitas evidências nos logradouros existentes hoje em dia na região.
:O

Voltando aos documentos, vejam abaixo um outro relatório (1919) indicando o uso da Ponte Marítima da Ponta do Caju e o ramal existente até lá, pela EF Leopoldina. Com qual objetivo ? Será que havia também tráfego de passageiros em barcaças operadas pela companhia ?
Imagem

Obs.: em relação ao tráfego de trens da EFRdO, sim, houve tráfego mutuo tanto partindo do Caju quanto de Alfredo Maia (Passageiros) e Francisco Sá (Cargas). Só não sei até quando isso ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 21 Abr 2012, 21:33

Dado, vc acredita que eu tinha interpretado esse ramal como a circular da Pavuna.
Deu uma pane e interpretei assim. o0
Onde ficaria essa ramal de Meriti?

Sobre a desativação do trecho a partir do Cajú, a história está se direcionando para as minhas suspeitas.

Nas fotos aéreas de 1928, independente da resolução ruim, tudo leva a crer que não havia sinais da Rio D'ouro naquele trecho, mastenho quase certeza que na foto da Fábrica O Cruzeiro, a linha e suas paradas ainda estavam lá.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 21 Abr 2012, 21:45

Merity era o antigo nome de Duque de Caxias.

No caso e na época, a estação final ainda chamava-se Merity. Esta foi a estação terminal por um tempo, por isso a necessidade de uma linha circular ali.

Mas onde ????????????

Tenho minhas suspeitas, mas não estão fechando o quebra-cabeças ainda ...
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Leopoldina”