RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
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RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
RAMAL CIRCULAR DE MADUREIRA (HOJE EXTINTO)
A estação de Dona Clara foi inaugurada em 1897. Ficava num curto ramal que tinha a forma de um círculo, retornando à linha principal (Linha do Centro) percorrendo cerca de um quilômetro apenas. Esse ramal, ainda existente em 1928, não existe mais. "A inauguração da estação de Madureira foi no dia 15 de junho de 1890. (...) Até esta data os trens só iam até Cascadura e voltavam para a estação do Campo de Sant'Anna, numa operação giratória vagão por vagão. Mais tarde, no final do século XIX, foi inaugurada a estação de Dona Clara, que acabou com o sistema giratório, pois a linha férrea saia da sua rota normal, para fazer uma grande curva em torno dessa estação, que ficava onde hoje é a Praça Patriarca, em Madureira.
O ramal de Dona Clara fazia o percurso em azul mostrado acima. A linha em vermelho é a linha do centro e a parte verde-escuro é o tamanho real da estação de Deodoro, de onde saía o ramal de Dona Clara.
A estação de Dona Clara foi inaugurada em 1897. Ficava num curto ramal que tinha a forma de um círculo, retornando à linha principal (Linha do Centro) percorrendo cerca de um quilômetro apenas. Esse ramal, ainda existente em 1928, não existe mais. "A inauguração da estação de Madureira foi no dia 15 de junho de 1890. (...) Até esta data os trens só iam até Cascadura e voltavam para a estação do Campo de Sant'Anna, numa operação giratória vagão por vagão. Mais tarde, no final do século XIX, foi inaugurada a estação de Dona Clara, que acabou com o sistema giratório, pois a linha férrea saia da sua rota normal, para fazer uma grande curva em torno dessa estação, que ficava onde hoje é a Praça Patriarca, em Madureira.
O ramal de Dona Clara fazia o percurso em azul mostrado acima. A linha em vermelho é a linha do centro e a parte verde-escuro é o tamanho real da estação de Deodoro, de onde saía o ramal de Dona Clara.
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Thiago e demais foristas.
Na semana passada fui ao AGCRJ onde pude através da análise de fotos aéreas não digitalizadas datadas de dezembro de 1928, não somente observar o ramal de Dona Clara com a estação homônima Construída, mas um Subramal de Dona Clara.
Esse subramal bifurcava-se do ramal de Dona Clara no encontro das Ruas Natanael José Nascimento (onde era localizado o início do ramal circular) e Rua Alcina, seguindo por esta até cruzar com a Rua Quarima e Rua Maria Lopes onde parecia se encerrar em um galpão ou mini estação.
Na época da foto haviam muitas poucas casas e ruas em comparação a hoje, mas acho que o ramal não chegava até a Ernani Cardoso (fato a se confirmar).
Hoje o local está ocupado por um grande terreno quase sem área construída.
O subramal possuia cerca de 500 metros a partir da bifurcação de Dona Clara (estimativa!)
Mais um ramalzinho para estudos
Na semana passada fui ao AGCRJ onde pude através da análise de fotos aéreas não digitalizadas datadas de dezembro de 1928, não somente observar o ramal de Dona Clara com a estação homônima Construída, mas um Subramal de Dona Clara.
Esse subramal bifurcava-se do ramal de Dona Clara no encontro das Ruas Natanael José Nascimento (onde era localizado o início do ramal circular) e Rua Alcina, seguindo por esta até cruzar com a Rua Quarima e Rua Maria Lopes onde parecia se encerrar em um galpão ou mini estação.
Na época da foto haviam muitas poucas casas e ruas em comparação a hoje, mas acho que o ramal não chegava até a Ernani Cardoso (fato a se confirmar).
Hoje o local está ocupado por um grande terreno quase sem área construída.
O subramal possuia cerca de 500 metros a partir da bifurcação de Dona Clara (estimativa!)
Mais um ramalzinho para estudos
- Luiz Eduardo
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
edit
Editado pela última vez por Luiz Eduardo em 03 Mar 2012, 20:54, em um total de 1 vez.
Abraços
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Pára TUDO!!!!!!!!!!
Seria esse o Ramal do Laboratório???
Pelo que vi aqui agora e pelo que entendo do Adenílson, esse ramal leva até as instalações do antigo 15º RC Mec.
Vê se confere, Adenílson.
Em vermelho, o Ramal Dona Clara
Em azul, o Ramal visto pelo Adenílson
Fiz aqui rapidinho, não reparem não.
Seria esse o Ramal do Laboratório???
Pelo que vi aqui agora e pelo que entendo do Adenílson, esse ramal leva até as instalações do antigo 15º RC Mec.
Vê se confere, Adenílson.
Em vermelho, o Ramal Dona Clara
Em azul, o Ramal visto pelo Adenílson
Fiz aqui rapidinho, não reparem não.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Luiz Eduardo
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Exatamente, Luis !
É o que parece !
Este sub-ramal partindo do ramal Ana Clara deve ser o ramal do Laboratório, ou ramal do Campinho !
Existiu um ramal militar, nos primórdios da EFCB, quando o tráfego em sua maior parte ía apenas até Cascadura. Dali saía um ramal militar que seguia aos laboratórios de pesquisa do exército, e os trilhos quase alcançavam o Largo de Campinho !
O Melekh postou um mapa que mostrava isso, mas não consegui achar. Então peguei uma cópia que está no Orkut do pesquisador Anderson de Nilópolis, que enviei pra ele em determinada ocasião e ele tratou de apontar os pontos de destaque do ramal:
Abaixo outra imagem que enviei a ele, de um trecho de documento que encontrei na internet:
E abaixo, uma foto feita na Rua Alcina durante uma pesquisa dele, próxima ao final deste ramal, que hoje tem o terreno ocupado em parte pelo Wal-Mart:
Será que estes trilhos fizeram parte do ramal ?
É o que parece !
Este sub-ramal partindo do ramal Ana Clara deve ser o ramal do Laboratório, ou ramal do Campinho !
Existiu um ramal militar, nos primórdios da EFCB, quando o tráfego em sua maior parte ía apenas até Cascadura. Dali saía um ramal militar que seguia aos laboratórios de pesquisa do exército, e os trilhos quase alcançavam o Largo de Campinho !
O Melekh postou um mapa que mostrava isso, mas não consegui achar. Então peguei uma cópia que está no Orkut do pesquisador Anderson de Nilópolis, que enviei pra ele em determinada ocasião e ele tratou de apontar os pontos de destaque do ramal:
Abaixo outra imagem que enviei a ele, de um trecho de documento que encontrei na internet:
E abaixo, uma foto feita na Rua Alcina durante uma pesquisa dele, próxima ao final deste ramal, que hoje tem o terreno ocupado em parte pelo Wal-Mart:
Será que estes trilhos fizeram parte do ramal ?
- Luiz Eduardo
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Pois é Dado, esses trilhos aí eu já havia reparado, mas jurava por Deus que eram do Circular. E digo isso pois uma vez ouvi que o Ramal do Laboratório saía de Cascadura (?).
Volta e meia eu passo por ali. Essa imagem que vc postou fala mais que 1000 palavras. Eu nunca havia reparado nisso.
Duvido muito, mas muito mesmo de que existam outros registros que não esse seu e o que o Adenílson viu.
Mais um ramal, mais um mistério desvendado.
Volta e meia eu passo por ali. Essa imagem que vc postou fala mais que 1000 palavras. Eu nunca havia reparado nisso.
Duvido muito, mas muito mesmo de que existam outros registros que não esse seu e o que o Adenílson viu.
Mais um ramal, mais um mistério desvendado.
Abraços
Luiz Eduardo
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
É isso aí Luiz Eduardo.
Vocês tinham esse registro, mas eu não sabia desse ramal.
Como eu disse ao Dado, eu tive um segundo semestre muito complicado em termos de volume de trabalho e não deu para ler todas as novidades dos fóruns conforme eu gostaria.
De qualquer forma, o que o Dado postou foi o que vi na aerofotografia de 1928.
Mesmo sendo um ramal dos primórdios com o tráfego indo até Cascadura, em 1928 esse subramal ainda existia.
Só acrescentando, eu não tenho certeza, pois o terreno era diferente em 1928, mas me parecia que o ramal ia até um pouco mais que o azul que vc esquematizou.
Parece que ia até aquela falha no mato onde terminava em uma espécie de galpão e/ou estação!
Abraço a todos.
Vocês tinham esse registro, mas eu não sabia desse ramal.
Como eu disse ao Dado, eu tive um segundo semestre muito complicado em termos de volume de trabalho e não deu para ler todas as novidades dos fóruns conforme eu gostaria.
De qualquer forma, o que o Dado postou foi o que vi na aerofotografia de 1928.
Mesmo sendo um ramal dos primórdios com o tráfego indo até Cascadura, em 1928 esse subramal ainda existia.
Só acrescentando, eu não tenho certeza, pois o terreno era diferente em 1928, mas me parecia que o ramal ia até um pouco mais que o azul que vc esquematizou.
Parece que ia até aquela falha no mato onde terminava em uma espécie de galpão e/ou estação!
Abraço a todos.
- DadoDJ
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Mais documentos sobre o Ramal do Campinho/Laboratório:
Já em 1879, partia desta estação o chamado ramal do Campinho, que levava "ao estabelecimento militar do Governo nessa localidade" - partia exatamente do então km 15,334 para a esquerda
(Francisco Pereira Passos: As estradas de ferro do Brasil, 1879)
============================================
Essas importâncias elevam-se ao total de
(...), nao estando comprehendido o
ramal do Campinho, com a extensão de 1,524 kms
e que, por cessão do ministério da guerra, passou
ao dominio da estrada, em fevereiro de 1879
(...)
O ramal do Campinho, que figurou sempre
em todos os relatórios como uma linha especial
de 1.524,05 de extensão, passou, no fim do
anno de 1897, a representar a linha tríplice de
Cascadura a Madureira e a figurar como linha
singela unicamente de Madureira até o ponto em
que a linha circular o abandona, n'uma extensão
de i68".35o, que continua a conservar a mesma
denominação de ramal do Campinho
(...)
No kilometro 15,344 está a estação de Cas-
cadura ; á esquerda encontram-se os bonds que
vão a Jacarépaguá por um lado e por outro se
dirigem a Campinho, onde se acha o estabeleci-
mento militar do governo.
A estação e suas dependências cobrem uma
área de 34i"'^4i e possue duas caixas d'agua e
um gyrador.
No kilometro 16.564 acha-se a estação de
Madureira de onde parte á esquerda o ramal de
Campinho, que foi aproveitado para uma linha
circular que tocava na estação de D. Clara e vinha
de novo ligar-se em Madureira. Está hoje modifícada,
como se vê á pag. 310, A importância do ramal do
Campinho não está incluida no custo da 1a. secção ;
elle passou, ao dominio da estrada, em fevereiro de
1879, por cessão do ministério da Guerra
(Guia das Estradas de Ferro do Brasil - 1901)
Sobre o Laboratório, segue um resumo da sua história (Relatório do Ministério da Guerra - 1897):
E finalizando, um trecho do Jornal O Paiz, de 20 de janeiro de 1897, noticiando a inauguração do Ramal Ana Clara:
Já em 1879, partia desta estação o chamado ramal do Campinho, que levava "ao estabelecimento militar do Governo nessa localidade" - partia exatamente do então km 15,334 para a esquerda
(Francisco Pereira Passos: As estradas de ferro do Brasil, 1879)
============================================
Essas importâncias elevam-se ao total de
(...), nao estando comprehendido o
ramal do Campinho, com a extensão de 1,524 kms
e que, por cessão do ministério da guerra, passou
ao dominio da estrada, em fevereiro de 1879
(...)
O ramal do Campinho, que figurou sempre
em todos os relatórios como uma linha especial
de 1.524,05 de extensão, passou, no fim do
anno de 1897, a representar a linha tríplice de
Cascadura a Madureira e a figurar como linha
singela unicamente de Madureira até o ponto em
que a linha circular o abandona, n'uma extensão
de i68".35o, que continua a conservar a mesma
denominação de ramal do Campinho
(...)
No kilometro 15,344 está a estação de Cas-
cadura ; á esquerda encontram-se os bonds que
vão a Jacarépaguá por um lado e por outro se
dirigem a Campinho, onde se acha o estabeleci-
mento militar do governo.
A estação e suas dependências cobrem uma
área de 34i"'^4i e possue duas caixas d'agua e
um gyrador.
No kilometro 16.564 acha-se a estação de
Madureira de onde parte á esquerda o ramal de
Campinho, que foi aproveitado para uma linha
circular que tocava na estação de D. Clara e vinha
de novo ligar-se em Madureira. Está hoje modifícada,
como se vê á pag. 310, A importância do ramal do
Campinho não está incluida no custo da 1a. secção ;
elle passou, ao dominio da estrada, em fevereiro de
1879, por cessão do ministério da Guerra
(Guia das Estradas de Ferro do Brasil - 1901)
Sobre o Laboratório, segue um resumo da sua história (Relatório do Ministério da Guerra - 1897):
E finalizando, um trecho do Jornal O Paiz, de 20 de janeiro de 1897, noticiando a inauguração do Ramal Ana Clara:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Sugiro criarmos um tópico específico para este ramal, ou então modificar o nome do tópico.
Aguardo também o Anderson Novaes, de Nilópolis, se pronunciar a respeito desta linha, pois ele possui vasto material, inclusive com fotos recentes da região. O seu perfil chama-se "Expedicoes Ferroviarias" e ele se cadastrou ontem.
Aguardo também o Anderson Novaes, de Nilópolis, se pronunciar a respeito desta linha, pois ele possui vasto material, inclusive com fotos recentes da região. O seu perfil chama-se "Expedicoes Ferroviarias" e ele se cadastrou ontem.
- Luiz Eduardo
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Re: RAMAL CURTO EM MADUREIRA .
Hoje fui almoçar com minha mãe e na volta tirei essa foto
Esquerda: antigo leito do ramal, em direção as instalações do Exército (Rua Alcina)
Direita: meio escondido, o antigo leito do ramal Circular
De onde bati a foto é mais ou menos onde havia a bifurcação.
A saber: Como o Dado citou, os trilhos fincados podem mesmo ser do ramal de Campinho (ou Laboratório). No antigo leito do ramal circular ainda existem muitos trilhos fincados em diversas partes da Rua Natalino José do Nascimento.
Adenílson, quando fiz o traçado, o fiz rápido para ver se confirmava e era isso mesmo. Agora, com mais calma, pode ser que a linha seguia até o ponto que sinalizei abaixo.
Uma coisa que gostaria de destacar é que uma vez eu disse, acho que foi no TGVBR, que um senhor me contou em Foz do Iguaçú, que quando ele morava no Rio ele tinha ouvido que o ramal saia de Cascadura. Mas se formos levar ao pé da letra hoje, ele saía de Madureira. Pelo que entendi, de Cascadura até o Laboratório foi feito uma linha exclusiva para esse ramal (me corrijam se eu estiver entendido errado).
Esquerda: antigo leito do ramal, em direção as instalações do Exército (Rua Alcina)
Direita: meio escondido, o antigo leito do ramal Circular
De onde bati a foto é mais ou menos onde havia a bifurcação.
A saber: Como o Dado citou, os trilhos fincados podem mesmo ser do ramal de Campinho (ou Laboratório). No antigo leito do ramal circular ainda existem muitos trilhos fincados em diversas partes da Rua Natalino José do Nascimento.
Adenílson, quando fiz o traçado, o fiz rápido para ver se confirmava e era isso mesmo. Agora, com mais calma, pode ser que a linha seguia até o ponto que sinalizei abaixo.
Uma coisa que gostaria de destacar é que uma vez eu disse, acho que foi no TGVBR, que um senhor me contou em Foz do Iguaçú, que quando ele morava no Rio ele tinha ouvido que o ramal saia de Cascadura. Mas se formos levar ao pé da letra hoje, ele saía de Madureira. Pelo que entendi, de Cascadura até o Laboratório foi feito uma linha exclusiva para esse ramal (me corrijam se eu estiver entendido errado).
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Abraços
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Luiz Eduardo
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