Estação Herédia de Sá.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Herédia de Sá.
Bom dia a todos.
Parece que nesse caso, a estação foi usada como referência. Onde cogitamos ser a estação de Herédia de Sá, que atenderia SOMENTE AO RAMAL DE ARARÁ, havia 4 trilhos depois dos desvios, sentido Centro. Ora, alguém foi atropelado ali por trens elétricos da Auxiliar; pois esses existiam desde 1945; mas a estação em questão deve ter sido a do ramal de ARARÁ, onde os "trens elétricos" não paravam, apenas passavam em linhas paralelas que não tangenciavam a plataforma.
Sobre uma possível estação, o Amaral apresentou um projeto hipotético, mas parece que ele não ocorrreu. A única chance de ter havido uma estação vultuosa foi ela ter sido construída e existido entre 1951 e 1975, os anos das duas aerofotogrametrias apresentadas, onde claramente não vemos nada que atendesse aos longos e altos "trens elétricos".
Para concluir, o local onde há um projeto de construção para uma novíssima e moderna Herédia de Sá no projeto apresentado pelo Amaral é o local da cabine na foto aérea de 1951.
Parece que nesse caso, a estação foi usada como referência. Onde cogitamos ser a estação de Herédia de Sá, que atenderia SOMENTE AO RAMAL DE ARARÁ, havia 4 trilhos depois dos desvios, sentido Centro. Ora, alguém foi atropelado ali por trens elétricos da Auxiliar; pois esses existiam desde 1945; mas a estação em questão deve ter sido a do ramal de ARARÁ, onde os "trens elétricos" não paravam, apenas passavam em linhas paralelas que não tangenciavam a plataforma.
Sobre uma possível estação, o Amaral apresentou um projeto hipotético, mas parece que ele não ocorrreu. A única chance de ter havido uma estação vultuosa foi ela ter sido construída e existido entre 1951 e 1975, os anos das duas aerofotogrametrias apresentadas, onde claramente não vemos nada que atendesse aos longos e altos "trens elétricos".
Para concluir, o local onde há um projeto de construção para uma novíssima e moderna Herédia de Sá no projeto apresentado pelo Amaral é o local da cabine na foto aérea de 1951.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Herédia de Sá.
Apesar de ser citada "Estação Herédia de Sá", e parecer mesmo tratar-se da estação e não da localidade, a meu ver, creio ser referência ao local mesmo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Herédia de Sá.
Abaixo uma matéria do Diario de Notícias de 10 de fevereiro de 1942, onde podemos tirar algumas conclusões ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: Estação Herédia de Sá.
Dado,
Veja esta foto da propaganda dos Postes Cavan, parece mais a frente uma passagem de n´vel que suponho ser a Rua Viuva Claudio, então a Estação ou Parada deveria ser ali na esquina, mas o que me chamou a atenção são os fios que estão ali (fiação junto com os fios da ferrovia), cruzando com os da ferrovia, veja se parece com o de bonde?
Será que o bonde passava pela Rua Viúva Claudio?
Vide a foto, com pouca resolução e tente ver se consegue localizar a estação.
Veja esta foto da propaganda dos Postes Cavan, parece mais a frente uma passagem de n´vel que suponho ser a Rua Viuva Claudio, então a Estação ou Parada deveria ser ali na esquina, mas o que me chamou a atenção são os fios que estão ali (fiação junto com os fios da ferrovia), cruzando com os da ferrovia, veja se parece com o de bonde?
Será que o bonde passava pela Rua Viúva Claudio?
Vide a foto, com pouca resolução e tente ver se consegue localizar a estação.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 423
- Registrado em: 14 Set 2011, 09:00
Re: Estação Herédia de Sá.
O Adenilson colocou:
"Sobre uma possível estação, o Amaral apresentou um projeto hipotético... - A única chance de ter havido uma estação vultuosa foi ela ter sido construída e existido entre 1951 e 1975..."
Assim sendo, marquei abaixo, alguns locais que poderiam indicar algum vestígios da Estação.
Que dizem?
"Sobre uma possível estação, o Amaral apresentou um projeto hipotético... - A única chance de ter havido uma estação vultuosa foi ela ter sido construída e existido entre 1951 e 1975..."
Assim sendo, marquei abaixo, alguns locais que poderiam indicar algum vestígios da Estação.
Que dizem?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 1057
- Registrado em: 14 Set 2011, 08:11
Re: Estação Herédia de Sá.
Melekh.
Sobre as marcações feitas por você sobre a postagem do Amaral, creio que tudo tenha sido realmente um projeto que não saiu do papel, pois o acesso à estação seria feito através de uma via chamada Avenida Jacaré, que nunca existiu do jeito que estava no projeto. Sem aquela via, a estação estaria praticamente isolada.
As marcações rosa e vermelha feitas cairiam naquele problema. Eram após o último desvio e sendo assim, pertenceriam ao ramal de Arará. Não vejo como uma estação larga pudesse estar ali no meio dos trilhos para que pudesse ser atendida pelos trens da linha auxiliar.
Para matar de vez, a dúvida, teríamos que conseguir aerofotogrametria dos anos 60.
Para responder a sua pergunta, a foto mostrada sobre a possível Herédia de Sá foi apresentada agora em um outro contexto. Aquele é um endereço da fábrica de postes, mas pela posição do maciço da Tijuca ao fundo, o local era por ali mesmo. O sistema dos cabos parece ser algo como a alimentação dos postes por parte de outros.
Não parece ser um cruzamento, pois logo a frente, teria outro cruzamento, pois a formação dos cabos se cruzando é semelhante.
Sobre bondes na Viúva Cláudio, a retilinização da Melhoramentos formou uma espécie de "muro de Berlin", dividindo a via em duas, pois o nível da ferrovia era bem mais alto. Depois da eletrificação, não vejo como bondes poderiam passar por ali. É só você dar uma olhada na foto da cabine com as marcações que eu fiz, onde você vai verificar a interrupção da rua.
Esse trecho poderia ser na realizada próximo a Vieira Fazenda, mas do jeito que está a foto, fica difícil opinar.
Sobre as marcações feitas por você sobre a postagem do Amaral, creio que tudo tenha sido realmente um projeto que não saiu do papel, pois o acesso à estação seria feito através de uma via chamada Avenida Jacaré, que nunca existiu do jeito que estava no projeto. Sem aquela via, a estação estaria praticamente isolada.
As marcações rosa e vermelha feitas cairiam naquele problema. Eram após o último desvio e sendo assim, pertenceriam ao ramal de Arará. Não vejo como uma estação larga pudesse estar ali no meio dos trilhos para que pudesse ser atendida pelos trens da linha auxiliar.
Para matar de vez, a dúvida, teríamos que conseguir aerofotogrametria dos anos 60.
Para responder a sua pergunta, a foto mostrada sobre a possível Herédia de Sá foi apresentada agora em um outro contexto. Aquele é um endereço da fábrica de postes, mas pela posição do maciço da Tijuca ao fundo, o local era por ali mesmo. O sistema dos cabos parece ser algo como a alimentação dos postes por parte de outros.
Não parece ser um cruzamento, pois logo a frente, teria outro cruzamento, pois a formação dos cabos se cruzando é semelhante.
Sobre bondes na Viúva Cláudio, a retilinização da Melhoramentos formou uma espécie de "muro de Berlin", dividindo a via em duas, pois o nível da ferrovia era bem mais alto. Depois da eletrificação, não vejo como bondes poderiam passar por ali. É só você dar uma olhada na foto da cabine com as marcações que eu fiz, onde você vai verificar a interrupção da rua.
Esse trecho poderia ser na realizada próximo a Vieira Fazenda, mas do jeito que está a foto, fica difícil opinar.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Herédia de Sá.
No Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro tem uma planta que parece mostrar a estação com, talvez, algum detalhe.
Infelizmente no site do AGCRJ não encontra-se em resolução suficiente para distinguir algo, nem mesmo o ano de produção ...
Link: http://wpro.rio.rj.gov.br/arquivovirtua ... ital=14281
Infelizmente no site do AGCRJ não encontra-se em resolução suficiente para distinguir algo, nem mesmo o ano de produção ...
Link: http://wpro.rio.rj.gov.br/arquivovirtua ... ital=14281
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Herédia de Sá.
Outra coisa que achei bastante interessante nas imagens aéreas do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, vejam. Infelizmente estou fechando o caixa aqui no serviço e terei que postar sem comentar, mas segue abaixo as imagens com as minhas edições (amarelo o ramal militar, vermelho a Melhoramentos - ainda com trilhos ou é impressão minha ? - no leito original passando sob o viaduto do ramal do Arará, e em azul a Suburbana):
Não sei o ano das aerofotografias ...
Não sei o ano das aerofotografias ...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Herédia de Sá.
A continuação não parece ter trilhos (essa aerofotografia foi postada aqui antes ?)
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Estação Herédia de Sá.
Herédia de Sá em 1948 ? Será que ainda tinha a estação ?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.