Oficinas de Sete Pontes [E.F. Maricá]
Enviado: 13 Dez 2011, 15:03
Nome: Sete Pontes
Inauguração: 1942
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: Governo Federal (1933 - 1943), EFCB (1943 - 1950?) E.F. Leopoldina (1950? - 1957) RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1?, girador, casa do engenheiro chefe, escola de artífices, galpões e estação
Uso atual: residência (FAVELIZADA)
O complexo ferroviário de Sete Pontes foi inaugurado em 1942 e teve encerrada suas atividades junto com a extinção do ramal. Compreendia além da estação, um girador de locomotivas, casa do engenheiro chefe, escola de artífices e talvez (minha suposição) um pequeno núcleo de ferroviários. Hoje, todo o complexo que foi invadido no início da década de 1990 abriga uma favela conhecida como Favela da Ferroviária. Segundo o pesquisador Cleiton Pieruccini alguns detalhes podem ser visualizados porém estão descaracterizados. Me lembro que em 2007 ainda era possível ver as inicias da RFFSA na fachada do prédio.
Locomotiva Ten-Wheller 104 no girador de Sete Pontes:
Oficinas com o girador:
Vagões e a Oficina de Sete Pontes
Locomotiva Ten-Wheller 101 no Girador
Crédito das imagens
1 - 2
RODRIGUEZ, Helio Suêvo. A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro: o resgate da sua memória. Rio de Janeiro, RJ: Memória do Trem. 2004. P.98-99.
3 - 4
Flávio R. Cavalcanti - Site VFCO http://vfco.brazilia.jor.br/
Inauguração: 1942
Desativação: 1964
Histórico de concessões e ferrovias: Governo Federal (1933 - 1943), EFCB (1943 - 1950?) E.F. Leopoldina (1950? - 1957) RFFSA (1957-1964)
Plataformas: 1?, girador, casa do engenheiro chefe, escola de artífices, galpões e estação
Uso atual: residência (FAVELIZADA)
O complexo ferroviário de Sete Pontes foi inaugurado em 1942 e teve encerrada suas atividades junto com a extinção do ramal. Compreendia além da estação, um girador de locomotivas, casa do engenheiro chefe, escola de artífices e talvez (minha suposição) um pequeno núcleo de ferroviários. Hoje, todo o complexo que foi invadido no início da década de 1990 abriga uma favela conhecida como Favela da Ferroviária. Segundo o pesquisador Cleiton Pieruccini alguns detalhes podem ser visualizados porém estão descaracterizados. Me lembro que em 2007 ainda era possível ver as inicias da RFFSA na fachada do prédio.
Locomotiva Ten-Wheller 104 no girador de Sete Pontes:
Oficinas com o girador:
Vagões e a Oficina de Sete Pontes
Locomotiva Ten-Wheller 101 no Girador
Crédito das imagens
1 - 2
RODRIGUEZ, Helio Suêvo. A formação das estradas de ferro no Rio de Janeiro: o resgate da sua memória. Rio de Janeiro, RJ: Memória do Trem. 2004. P.98-99.
3 - 4
Flávio R. Cavalcanti - Site VFCO http://vfco.brazilia.jor.br/