O ministro dos Transportes, César Borges, disse ontem, quinta-feira, que será iniciada a contratação dos estudos de engenharia para extensão da Ferrovia Norte-Sul. Os editais, que começarão a sair até 10 de junho, serão divididos em diferentes lotes do trecho entre Estrela do Oeste (SP) ao Porto de Rio Grande (RS).
O ministro informou que, após a entrega destes estudos, os projetos passarão por processo de “refinamento” técnico para que sejam submetidos à análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Com o aval do órgão de controle, o governo poderá conceder os trechos à iniciava privada, conforme previsto no Programa de Investimentos em Logística (PIL).
Borges afirmou que a resistência e a desconfiança do setor privado com relação ao novo modelo de concessão já são menores. “Estão começando a despertar para o modelo, que começa a ser entendido”, disse Borges, que concedeu entrevista depois de reunião com o secretário de Transportes dos Estados Unidos, Anthony Foxx.
O ministro disse que, diante do “interesse firme” demonstrado pelo setor privado, o governo deverá lançar a concessão da ferrovia de Nova Iguaçu (RJ) a Porto de Vitória (ES), logo após o primeiro trecho da lista que liga Lucas do Rio Verde (MT) a Campinorte (GO).
Segundo ele, já há empresas trabalhando nos estudos de engenharia da ferrovia que cortará os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com interesse na movimentação de cargas dos portos da região – entre eles, o Terminal Portuário de Açu.
Fonte: Valor Online
Publicada em:: 30/05/2014
Governo pretende estender Ferrovia Norte-Sul
Fórum para postagem de matérias e notícias recentes veiculadas em jornais, revistas, TV, rádio ou outras mídias, de maneira geral.
No caso de notícias sobre uma empresa ou concessionária específica, favor postar no fórum da mesma.
No caso de notícias sobre uma empresa ou concessionária específica, favor postar no fórum da mesma.
-
- Usuário Bronze
- Mensagens: 26
- Registrado em: 07 Jan 2013, 08:17
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: Governo pretende estender Ferrovia Norte-Sul
Mensagem por DadoDJ » 31 Mai 2014, 23:49
Vamos ver os próximos capítulos dessa novela ...
O negócio é que fala-se e fala-se sobre o uso do trecho Vitória-Nova Iguaçu, que há interesse privado, mas nunca se diz qual empresa está interessada, o que pode ajudar em algum aspecto, mas gera desconfiança se o interesse é verídico ou não ...
O negócio é que fala-se e fala-se sobre o uso do trecho Vitória-Nova Iguaçu, que há interesse privado, mas nunca se diz qual empresa está interessada, o que pode ajudar em algum aspecto, mas gera desconfiança se o interesse é verídico ou não ...
Voltar para “Notícias e Matérias”
Ir para
- Parada Inicial - Assuntos gerais e institucionais
- ↳ Comunicados
- ↳ Sugestões e opiniões
- ↳ Bate-papo, dúvidas e ajuda
- ↳ Agenda Ferroviária
- ↳ Aniversários
- ↳ Sites e Blogs recomendados
- ↳ Notícias e Matérias
- A ONG Trilhos do Rio
- ↳ Documentação da AFTR
- ↳ Mídia Trilhos do Rio
- ↳ Metas e projetos
- ↳ Painel financeiro
- Empresas e instituições - Notícias, dados e informações
- ↳ Empresas, companhias e instituições - Rio de Janeiro
- ↳ Supervia
- ↳ Notícias
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ Linha Japeri
- ↳ Linha Belford Roxo
- ↳ Assuntos Gerais
- ↳ Metrô Rio
- ↳ Notícias e matérias
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ Linha 1
- ↳ Documentação e registros diversos
- ↳ CENTRAL Logística
- ↳ Assuntos gerais
- ↳ Material Rodante
- ↳ Linhas, instalações e mobiliário
- ↳ EF Corcovado
- ↳ Bondes de Santa Teresa
- ↳ Notícias
- ↳ Estações, instalações e mobiliário
- ↳ Material rodante
- ↳ MRS Logística
- ↳ FCA - Ferrovia Centro-Atlântica
- ↳ VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos)
- ↳ Empresas, companhias e instituições - No Brasil
- ↳ CBTU
- ↳ CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
- ↳ Metrô - SP
- ↳ Metrô - MG
- ↳ Metrô - DF
- ↳ Metrô - RS
- ↳ Metrô - BA
- ↳ Metrô - CE
- ↳ Metrô - PR
- ↳ Metrô - PI
- ↳ TAV Brasil
- ↳ ALL - América Latina Logística
- ↳ Vale
- ↳ FTC - Ferrovia Teresa Cristina
- ↳ Transnordestina
- ↳ Trens Turísticos (TT's)
- ↳ Outros Sistemas
- ↳ No Mundo
- Veículos Rigidamente Guiados
- ↳ Teleféricos
- ↳ Monotrilhos
- ↳ NTL - Translohr
- ↳ Aeromóvel
- ↳ MagLev
- ↳ Outros
- Terminal História - Preservação e Memória Ferroviária
- ↳ Arqueologia Ferroviária
- ↳ Bondes
- ↳ Ferrovias e Estradas de Ferro extintas
- ↳ EF Mauá / EF Príncipe do Grão-Pará
- ↳ EF Teresópolis (antiga EF Therezopolis)
- ↳ EF Central do Brasil (antiga EF D.Pedro II)
- ↳ Linha do Centro
- ↳ Trecho D.Pedro II - Anchieta
- ↳ Trecho Olinda - Japeri
- ↳ Trecho Guedes da Costa - Barra do Piraí
- ↳ Trecho Aristides Lobo - Fernandes Pinheiro
- ↳ Ramal de São Paulo
- ↳ Ramal de Angra (Mangaratiba)
- ↳ Ramal de Paracambi
- ↳ Linha Circular da Pavuna
- ↳ Ramal de Jacutinga
- ↳ Outras linhas e ramais
- ↳ E.F. Barra Mansa ao Bananal
- ↳ E.F. Rio das Flores
- ↳ E.F. União Valenciana
- ↳ Ligação Carlos Sampaio-Austin-Santa Cruz
- ↳ E.F. Resende a Areias
- ↳ Ramal Circular de Madureira (Dona Clara)
- ↳ Ramal do Laboratório Pirotécnico do Exército
- ↳ Ramal do Campo dos Afonsos
- ↳ Ramal da Base Aérea de Santa Cruz
- ↳ EF Rio d'Ouro
- ↳ Linha tronco: Trecho Caju - Engenho do Matto
- ↳ Linha tronco: Trecho Francisco Sá - Engenho do Matto
- ↳ Linha tronco: Trecho Vicente de Carvalho - Belford Roxo
- ↳ Linha tronco: Trecho Belford Roxo - Represa
- ↳ Linha tronco: Trecho Rio d'Ouro - São Pedro (Jaceruba)
- ↳ Ramal da Penha (Maria Angu)
- ↳ Ramal de Xerém e Sub-ramais
- ↳ Ramal de Tinguá
- ↳ Outras linhas ou ramais particulares
- ↳ Dados e Documentos Históricos
- ↳ Material Rodante
- ↳ EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)
- ↳ EF Leopoldina
- ↳ Ligação Saracuruna - Visconde de Itaboraí
- ↳ EF Cantagalo
- ↳ EF do Norte
- ↳ Ligação São Bento - Ambaí
- ↳ Linha do Litoral
- ↳ Trecho General Dutra - Visconde de Itaboraí (Ramal de Niterói)
- ↳ Ramal de Glicério
- ↳ Linha do Carangola
- ↳ EF Barão de Araruama
- ↳ Rede Mineira de Viação
- ↳ EF Maricá
- ↳ Outras Linhas e Ramais
- ↳ Instituições Militares
- ↳ Associações Ferroviárias
- ↳ Nostalgia, Histórias e Fatos
- ↳ Curiosidades
- ↳ Material rodante e Peças históricas
- Arquivo Ferroviário - Documentos, registros e publicações
- ↳ Livros e Revistas
- ↳ Google Earth - Estações e linhas
- ↳ OpenStreetMaps
- ↳ Mapas e Plantas
- ↳ Vídeos e documentários
- ↳ Tíquetes e bilhetes
- ↳ Tabelas de horários
- ↳ Notícias antigas
- ↳ Dados históricos
- ↳ Cartões-postais
- ↳ Contratos de concessão, normas e portarias
- Ferromodelismo, Jogos e Simuladores
- ↳ Maquetes
- ↳ Material rodante
- ↳ Simuladores
- Oficinas Trilhos do Rio - Área técnica
- ↳ Profissões e oportunidades de emprego
- ↳ Projetos
- ↳ Abandonados,cancelados ou não concluídos
- ↳ Ramal da Escola de Agronomia
- ↳ Nossos projetos
- ↳ Outros projetos
- ↳ Biblioteca Técnica
- Acesso restrito
- ↳ Fábrica de Trilhos
- ↳ Estradas de Ferro extintas
- ↳ Índice geral
- ↳ E.F. Dom Pedro II (Central do Brasil)
- ↳ E.F. Leopoldina
- ↳ E.F. Carangola
- ↳ E.F. Barão de Araruama
- ↳ E.F. Central de Macahé
- ↳ E.F. de Cantagallo
- ↳ E.F. do Norte
- ↳ E.F. Mauá/Príncipe do Grão-Pará
- ↳ E.F. de Campos a São Sebastião
- ↳ E.F. Santo Antonio de Pádua
- ↳ E.F. Campos a São João da Barra (E.F. de Campista)
- ↳ E.F. Santa Maria Madalena
- ↳ Linha do Litoral
- ↳ E.F. Melhoramentos do Brasil (Linha Auxiliar)
- ↳ E.F. Rio d'Ouro
- ↳ E.F. Therezopolis
- ↳ E.F. Maricá
- ↳ E.F. Rio das Flores
- ↳ E.F. União Valenciana
- ↳ R.M.V. - Rede Mineira de Viação
- ↳ E.F. Resende a Areias
- ↳ E.F. Santa Isabel do Rio Preto
- ↳ E.F. Alto de Muriaé
- ↳ E.F. do Sumidouro
- ↳ E.F. de Sapucahy
- ↳ Ajuda - Dicas, tutoriais e informações [Em construção]
- ↳ Regras e Normas [Em construção]
- ↳ Mapa do fórum [Em construção]
- ↳ Contatos importantes
- ↳ Comunicados internos
- ↳ Estatísticas e Área Financeira
- ↳ O futuro dos Trilhos do Rio