Ramal e Estação Marítima da Gamboa
Enviado: 25 Nov 2011, 22:04
Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a estação Marítima
Em abril de 2009, estive com dois amigos, o Julio Cesar e o Fabio (pesquisadores da comunidade do Orkut "Resgate dos Trens e Ferrovias"), percorrendo os desativados complexos ferroviários da Marítima, Praia Formosa e da estação Barão de Mauá. Eu poderia postar este tópico na parte específica de Roteiros e Passeios, mas aqui poderemos postar e trocar informações sobre este gigantesco complexo ferroviário, infelizmente desativado atualmente.
Iniciamos nossa caminhada a partir do terminal rodoviário intermunicipal Américo Fontenelle. Atravessamos o centenário Túnel João Ricardo e chegamos ao local onde funcionava um gigantesco complexo ferroviário de embarque de carga, onde ocorria o transbordo entre embarcações e trens por um extenso cais; e também embarque de passageiros, operação que não pude ainda detalhar como e porque ocorria. O acesso a este complexo ferroviário era feito a partir de uma chave próxima à estação D.Pedro II, de onde os trilhos passavam sob dois túneis, sendo os primeiros túneis ferroviários construídos no Brasil onde foram utilizados dinamite.
Atualmente, apenas um destes túneis encontra-se preservado, se podemos falar assim. Estando abandonado e sem tráfego de trens há bastante tempo, tornou-se abrigo de animais roedores, mendigos e local de desova de lixo. O que é pouquíssimo divulgado é a existência do outro túnel, que a linha alcançava após cruzar a atual Rua Senador Pompeu. Vejam uma foto aérea de 1930, feita por S.H.Holland mostrando o túnel em detalhe:
Vejam que na época a Av.Presidente Vargas ainda não existia, tão pouco a estação Central do Brasil como a conhecemos atualmente. Várias das ruas mostradas na imagem não existem mais, e o Campo de Santana teve sua área reduzida. Mais acima na imagem,aparece a Praça 11 de Julho, também extinta. Nesta época ainda circulavam e partiam da estação composições movidas a vapor.
Vejam o detalhe do túnel 1, como era conhecido. A linha chegava a ele após cruzar a atual R.Senador Pompeu. Vejam também que há vários vagões parados ao largo da rua !
Estação Marítima da Gamboa em 1881. Esta fantástica imagem faz parte da não menos espetacular publicação "Colecção de 44 vistas photográphicas da Estrada de Ferro Pedro II", disponível integralmente em formato PDF neste link (clique aqui)
Voltando a nossa expedição, começamos nossa caminhada em frente ao Cemitério dos Ingleses e a Cidade do Samba, que foi construída em parte do complexo ferroviário:
Vista geral do terminal de Marítima. À direita, encontra-se a Cidade do Samba. À esquerda, fica o Cemitério dos "Inglezes" e ao fundo o que restou de Marítima, que antes ocupava toda esta área do outro lado desta rua
Parte da estação e armazéns de Marítima
Detalhe da bonita fachada
Um poste da antiga rede aérea. Antes da construção da Cidade do Samba e da Vila Olímpica da Gamboa, os trilhos passavam no exato local onde está posicionado o fotógrafo
Casas da região. Arquitetura típica da época. O espaço em frente era o leito da ferrovia que alcançava o Cais do Porto.
Leito ferroviário, atualmente sem trilhos. Ao fundo o viaduto da R. da Gamboa, sobre a boca do túnel de ligação à linha da Central do Brasil
O lendário túnel 2, que dava acesso à linha tronco da EFCB. Este túnel ficou por muito tempo oculto devido a carência de registros fotográficos sobre ele. Toda esta região esteve abandonada por muitos anos, sendo um perigo real para quem freqüentasse a região. Após a implantação de uma UPP no morro da Providência, o acesso de pesquisadores e fotógrafos à Vila Olímpica da Gamboa (que ocupou parte do pátio de Marítima) tornou-se menos arriscado.
Armazéns de Marítima
Detalhes dos tijolos utilizados na construção da estação
Detalhe da estação. Notar o que restou das instalações telegráficas
Pátio de Marítima, cercado por tapumes. Segundo guardas municipais, isso foi feito para preservar o entorno da estação para futura restauração. As fotos e demais registros foram proibidos, mas ... SURPRESA !
Um carro de passageiros, do Expresso Vera Cruz, jaz abandonado e isolado em um dos prédios da estação ! Não há trilhos em volta para que ele seja removido, e não sei como ele foi parar ali, por qual motivo. Será que servirá para alguma intenção ferroviária, futuramente ?
Aproveitando que onde está o carro de passageiros não há tapumes isolando a área, aproveitamos e nos esgueiramos, invadindo a estação !
Carro de passageiros, abandonado dentro da estação de Marítima. Em seu interior, muitos dormentes armazenados acabaram por fazer ruir o piso do salão. Infelizmente o estado geral do carro é muito ruim.
Contrastes: Favela da providência, Estação de Marítima e Vila Olímpica da Gamboa
Pra terminar, duas fotos mostrando a estação ainda em atividade:
Em 1972, do acervo de Christoffer R
Anos 1940 provavelmente, autor desconhecido (possuo esta foto em resolução maior,tentarei posta-la e substitui-la posteriormente)
Em abril de 2009, estive com dois amigos, o Julio Cesar e o Fabio (pesquisadores da comunidade do Orkut "Resgate dos Trens e Ferrovias"), percorrendo os desativados complexos ferroviários da Marítima, Praia Formosa e da estação Barão de Mauá. Eu poderia postar este tópico na parte específica de Roteiros e Passeios, mas aqui poderemos postar e trocar informações sobre este gigantesco complexo ferroviário, infelizmente desativado atualmente.
Iniciamos nossa caminhada a partir do terminal rodoviário intermunicipal Américo Fontenelle. Atravessamos o centenário Túnel João Ricardo e chegamos ao local onde funcionava um gigantesco complexo ferroviário de embarque de carga, onde ocorria o transbordo entre embarcações e trens por um extenso cais; e também embarque de passageiros, operação que não pude ainda detalhar como e porque ocorria. O acesso a este complexo ferroviário era feito a partir de uma chave próxima à estação D.Pedro II, de onde os trilhos passavam sob dois túneis, sendo os primeiros túneis ferroviários construídos no Brasil onde foram utilizados dinamite.
Atualmente, apenas um destes túneis encontra-se preservado, se podemos falar assim. Estando abandonado e sem tráfego de trens há bastante tempo, tornou-se abrigo de animais roedores, mendigos e local de desova de lixo. O que é pouquíssimo divulgado é a existência do outro túnel, que a linha alcançava após cruzar a atual Rua Senador Pompeu. Vejam uma foto aérea de 1930, feita por S.H.Holland mostrando o túnel em detalhe:
Vejam que na época a Av.Presidente Vargas ainda não existia, tão pouco a estação Central do Brasil como a conhecemos atualmente. Várias das ruas mostradas na imagem não existem mais, e o Campo de Santana teve sua área reduzida. Mais acima na imagem,aparece a Praça 11 de Julho, também extinta. Nesta época ainda circulavam e partiam da estação composições movidas a vapor.
Vejam o detalhe do túnel 1, como era conhecido. A linha chegava a ele após cruzar a atual R.Senador Pompeu. Vejam também que há vários vagões parados ao largo da rua !
Estação Marítima da Gamboa em 1881. Esta fantástica imagem faz parte da não menos espetacular publicação "Colecção de 44 vistas photográphicas da Estrada de Ferro Pedro II", disponível integralmente em formato PDF neste link (clique aqui)
Voltando a nossa expedição, começamos nossa caminhada em frente ao Cemitério dos Ingleses e a Cidade do Samba, que foi construída em parte do complexo ferroviário:
Vista geral do terminal de Marítima. À direita, encontra-se a Cidade do Samba. À esquerda, fica o Cemitério dos "Inglezes" e ao fundo o que restou de Marítima, que antes ocupava toda esta área do outro lado desta rua
Parte da estação e armazéns de Marítima
Detalhe da bonita fachada
Um poste da antiga rede aérea. Antes da construção da Cidade do Samba e da Vila Olímpica da Gamboa, os trilhos passavam no exato local onde está posicionado o fotógrafo
Casas da região. Arquitetura típica da época. O espaço em frente era o leito da ferrovia que alcançava o Cais do Porto.
Leito ferroviário, atualmente sem trilhos. Ao fundo o viaduto da R. da Gamboa, sobre a boca do túnel de ligação à linha da Central do Brasil
O lendário túnel 2, que dava acesso à linha tronco da EFCB. Este túnel ficou por muito tempo oculto devido a carência de registros fotográficos sobre ele. Toda esta região esteve abandonada por muitos anos, sendo um perigo real para quem freqüentasse a região. Após a implantação de uma UPP no morro da Providência, o acesso de pesquisadores e fotógrafos à Vila Olímpica da Gamboa (que ocupou parte do pátio de Marítima) tornou-se menos arriscado.
Armazéns de Marítima
Detalhes dos tijolos utilizados na construção da estação
Detalhe da estação. Notar o que restou das instalações telegráficas
Pátio de Marítima, cercado por tapumes. Segundo guardas municipais, isso foi feito para preservar o entorno da estação para futura restauração. As fotos e demais registros foram proibidos, mas ... SURPRESA !
Um carro de passageiros, do Expresso Vera Cruz, jaz abandonado e isolado em um dos prédios da estação ! Não há trilhos em volta para que ele seja removido, e não sei como ele foi parar ali, por qual motivo. Será que servirá para alguma intenção ferroviária, futuramente ?
Aproveitando que onde está o carro de passageiros não há tapumes isolando a área, aproveitamos e nos esgueiramos, invadindo a estação !
Carro de passageiros, abandonado dentro da estação de Marítima. Em seu interior, muitos dormentes armazenados acabaram por fazer ruir o piso do salão. Infelizmente o estado geral do carro é muito ruim.
Contrastes: Favela da providência, Estação de Marítima e Vila Olímpica da Gamboa
Pra terminar, duas fotos mostrando a estação ainda em atividade:
Em 1972, do acervo de Christoffer R
Anos 1940 provavelmente, autor desconhecido (possuo esta foto em resolução maior,tentarei posta-la e substitui-la posteriormente)