E.F. Fontes (E.F. Light)
Enviado: 26 Nov 2011, 21:50
Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a E.F.Lages (Represa de Ribeirão das Lages)
Neste tópico vamos postar imagens, fotografias e material sobre a Estrada de Ferro Fontes, também chamada de Estrada de Ferro Light, já que foi construída pela empresa homônima.
A ferrovia foi criada para auxiliar na construção da Usina de Fontes Velha, e da represa de Ribeirão das Lages, na cidade de Piraí. Partindo da estação Lages, do ramal de Paracambi da EFCB, esta ferrovia foi criada em 1907 e erradicada nos anos 1950. Não há mais trilhos em todo percurso.
Imagens:
Baldeação do ramal da Central que vinha da estação de Lages para o trolei que seguia para a usina (Foto do site http://www.estacoesferroviarias.com.br)
A usina de Ribeirão das Lages e o troley a gasolina que em 1911 subia o plano inclinado até a represa. (Foto do site http://www.estacoesferroviarias.com.br)
Inauguração da Usina de Fontes, em 1908. Veja os trilhos da ferrovia (Foto do site http://www.light.com.br)
As duas usinas de Fontes,a nova e a velha (foto do site http://www.light.com.br)
Usina de Fontes. Repare nos trilhos da ferrovia a direita, alcançando as instalações da Usina, ao fundo; e o plano inclinado, à esquerda.
Imagem de satélite (Google Earth) mostrando o traçado da linha da ferrovia, saindo da estação Lages, no ramal Paracambi da EFCB; e seguindo em direção a Usina de Fontes
Imagem de satélite mostrando a Usina de Fontes e o plano inclinado que dava acesso ao topo das instalações da represa
Neste tópico vamos postar imagens, fotografias e material sobre a Estrada de Ferro Fontes, também chamada de Estrada de Ferro Light, já que foi construída pela empresa homônima.
A ferrovia foi criada para auxiliar na construção da Usina de Fontes Velha, e da represa de Ribeirão das Lages, na cidade de Piraí. Partindo da estação Lages, do ramal de Paracambi da EFCB, esta ferrovia foi criada em 1907 e erradicada nos anos 1950. Não há mais trilhos em todo percurso.
Imagens:
Baldeação do ramal da Central que vinha da estação de Lages para o trolei que seguia para a usina (Foto do site http://www.estacoesferroviarias.com.br)
A usina de Ribeirão das Lages e o troley a gasolina que em 1911 subia o plano inclinado até a represa. (Foto do site http://www.estacoesferroviarias.com.br)
Inauguração da Usina de Fontes, em 1908. Veja os trilhos da ferrovia (Foto do site http://www.light.com.br)
As duas usinas de Fontes,a nova e a velha (foto do site http://www.light.com.br)
Usina de Fontes. Repare nos trilhos da ferrovia a direita, alcançando as instalações da Usina, ao fundo; e o plano inclinado, à esquerda.
Imagem de satélite (Google Earth) mostrando o traçado da linha da ferrovia, saindo da estação Lages, no ramal Paracambi da EFCB; e seguindo em direção a Usina de Fontes
Imagem de satélite mostrando a Usina de Fontes e o plano inclinado que dava acesso ao topo das instalações da represa