E.F. Fontes (E.F. Light)
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
E.F. Fontes (E.F. Light)
Tópico reservado para postagem de dados, matérias, notícias, informações, registros ou imagens sobre a E.F.Lages (Represa de Ribeirão das Lages)
Neste tópico vamos postar imagens, fotografias e material sobre a Estrada de Ferro Fontes, também chamada de Estrada de Ferro Light, já que foi construída pela empresa homônima.
A ferrovia foi criada para auxiliar na construção da Usina de Fontes Velha, e da represa de Ribeirão das Lages, na cidade de Piraí. Partindo da estação Lages, do ramal de Paracambi da EFCB, esta ferrovia foi criada em 1907 e erradicada nos anos 1950. Não há mais trilhos em todo percurso.
Imagens:
Baldeação do ramal da Central que vinha da estação de Lages para o trolei que seguia para a usina (Foto do site http://www.estacoesferroviarias.com.br)
A usina de Ribeirão das Lages e o troley a gasolina que em 1911 subia o plano inclinado até a represa. (Foto do site http://www.estacoesferroviarias.com.br)
Inauguração da Usina de Fontes, em 1908. Veja os trilhos da ferrovia (Foto do site http://www.light.com.br)
As duas usinas de Fontes,a nova e a velha (foto do site http://www.light.com.br)
Usina de Fontes. Repare nos trilhos da ferrovia a direita, alcançando as instalações da Usina, ao fundo; e o plano inclinado, à esquerda.
Imagem de satélite (Google Earth) mostrando o traçado da linha da ferrovia, saindo da estação Lages, no ramal Paracambi da EFCB; e seguindo em direção a Usina de Fontes
Imagem de satélite mostrando a Usina de Fontes e o plano inclinado que dava acesso ao topo das instalações da represa
Neste tópico vamos postar imagens, fotografias e material sobre a Estrada de Ferro Fontes, também chamada de Estrada de Ferro Light, já que foi construída pela empresa homônima.
A ferrovia foi criada para auxiliar na construção da Usina de Fontes Velha, e da represa de Ribeirão das Lages, na cidade de Piraí. Partindo da estação Lages, do ramal de Paracambi da EFCB, esta ferrovia foi criada em 1907 e erradicada nos anos 1950. Não há mais trilhos em todo percurso.
Imagens:
Baldeação do ramal da Central que vinha da estação de Lages para o trolei que seguia para a usina (Foto do site http://www.estacoesferroviarias.com.br)
A usina de Ribeirão das Lages e o troley a gasolina que em 1911 subia o plano inclinado até a represa. (Foto do site http://www.estacoesferroviarias.com.br)
Inauguração da Usina de Fontes, em 1908. Veja os trilhos da ferrovia (Foto do site http://www.light.com.br)
As duas usinas de Fontes,a nova e a velha (foto do site http://www.light.com.br)
Usina de Fontes. Repare nos trilhos da ferrovia a direita, alcançando as instalações da Usina, ao fundo; e o plano inclinado, à esquerda.
Imagem de satélite (Google Earth) mostrando o traçado da linha da ferrovia, saindo da estação Lages, no ramal Paracambi da EFCB; e seguindo em direção a Usina de Fontes
Imagem de satélite mostrando a Usina de Fontes e o plano inclinado que dava acesso ao topo das instalações da represa
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 242
- Registrado em: 13 Set 2011, 22:34
Re: E.F. Fontes (E.F. Light)
Dado, fiquei curioso agora: será que o plano inclinado ainda funciona? A estrutura dele parece que continua de pé, como mostra a imagem do Google Earth.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F. Fontes (E.F. Light)
Acredito que sim, ainda funciona !Vinicius escreveu:Dado, fiquei curioso agora: será que o plano inclinado ainda funciona? A estrutura dele parece que continua de pé, como mostra a imagem do Google Earth.
E sabe que tenho vontade de percorrer este antigo leito ? O problema é a condução, acho que não tem ônibus para aquelas paragens ...
- Michel Soares
- Usuário Prata
- Mensagens: 77
- Registrado em: 17 Set 2011, 01:02
Re: E.F. Fontes (E.F. Light)
Dado, só há ônibus pela Dutra e que sobe a Serra das Araras, da empresa Cidade do Aço. Nesse caso, o jeito seria descer na rodovia e seguir andando pra lá. Segue os horários:
Seropédica x Pirai -> 05h35; 07h55; 11h10; 13h35; 16h25 e 19h
Pirai x Seropédica -> 04h40; 07h; 10h15; 12h15; 15h30 e 17h40.
Tarifa: R$ 7,85, único ônibus urbano da região.
Antigamente tinha um ônibus que saía do Centro de Paracambi e ia pra Fontes, mas já não existe mais.
Seropédica x Pirai -> 05h35; 07h55; 11h10; 13h35; 16h25 e 19h
Pirai x Seropédica -> 04h40; 07h; 10h15; 12h15; 15h30 e 17h40.
Tarifa: R$ 7,85, único ônibus urbano da região.
Antigamente tinha um ônibus que saía do Centro de Paracambi e ia pra Fontes, mas já não existe mais.
- Michel Soares
- Usuário Prata
- Mensagens: 77
- Registrado em: 17 Set 2011, 01:02
Re: E.F. Fontes (E.F. Light)
Pelo que vi aqui no Earth, a entrada para a represa fica na Dutra, altura da localidade de Ponte Coberta (município de Paracambi). Sendo assim, além dessa opção da Cidade do Aço (que é a urbana mais cara!), há também outras duas linhas, a saber:
- Seropédica x Ponte Coberta (Real Rio);
- Paracambi x Ponte Coberta (Normandy).
Acredito que as duas aceitem o bilhete único. Ainda que não aceitem, o preço delas não deve ultrapassar a casa dos R$ 3,50. Só tem que se atentar quanto aos horários, são pouco frequentes. Acho que a da Normandy roda poucas vezes ao dia (3x) e a da Real Rio conta com um ônibus, que deve passar a cada duas horas. Da Dutra até lá são quase 7 km de caminhada.
Se tiver alguma dúvida quanto ao transporte pra lá, posso me informar melhor, ver os horários, os preços, ok?
Um abraço!
- Seropédica x Ponte Coberta (Real Rio);
- Paracambi x Ponte Coberta (Normandy).
Acredito que as duas aceitem o bilhete único. Ainda que não aceitem, o preço delas não deve ultrapassar a casa dos R$ 3,50. Só tem que se atentar quanto aos horários, são pouco frequentes. Acho que a da Normandy roda poucas vezes ao dia (3x) e a da Real Rio conta com um ônibus, que deve passar a cada duas horas. Da Dutra até lá são quase 7 km de caminhada.
Se tiver alguma dúvida quanto ao transporte pra lá, posso me informar melhor, ver os horários, os preços, ok?
Um abraço!
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F. Fontes (E.F. Light)
Beleza, Michel !
Obrigado pelas informações !
Obrigado pelas informações !
-
- Usuário Diamante
- Mensagens: 414
- Registrado em: 20 Set 2011, 16:35
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: EF Lages (Represa de Ribeirão das Lages)
Matéria publicada na revista "Illustração Brasileira" em 01 de abril de 1911:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
- DadoDJ
- Administrador
- Mensagens: 3417
- Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
- Localização: Rio de Janeiro
- Contato:
Re: E.F. Fontes (E.F. Light)
Fantástica imagem, Hugo !
- BrunoTavares
- Administrador
- Mensagens: 24
- Registrado em: 16 Mar 2015, 15:10
- Localização: 25850-000
- Contato:
Re: E.F. Fontes (E.F. Light)
Será que esta automotriz ainda existe guardada por algum lugar?HUGO CARAMURU escreveu:do ramal:
"Pare , Olhe e Escute"