PAC não resolve gargalo ferroviário

Fórum para postagem de matérias e notícias recentes veiculadas em jornais, revistas, TV, rádio ou outras mídias, de maneira geral.
No caso de notícias sobre uma empresa ou concessionária específica, favor postar no fórum da mesma.
Responder
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

PAC não resolve gargalo ferroviário

Mensagem por DadoDJ » 07 Abr 2014, 17:36

PAC não resolve gargalo ferroviário

05/04/2014 - Veja

Quase tão antigas quanto a opção do Estado brasileiro pelo transporte rodoviário são as críticas de que o governo deveria dar mais atenção à malha ferroviária. Mas as frequentes filas de caminhões em estradas esburacadas pelo Brasil mostram que o discurso ainda não resultou em melhorias significativas. Assim como em quase todas as suas áreas de abrangência, o Programa de Aceleraçaõ do Crescimento (PAC) 2, iniciado no mandato da presidente Dilma Rousseff, concluiu apenas 25% dos empreendimentos prometidos no setor ferroviário. Das 48 obras, doze estavam prontas em 31 de dezembro de 2013.

Os dados integram o levantamento feito pelo site de VEJA e pela ONG Contas Abertas com base nos balanços oficiais do PAC 2. Apesar de minúsculo, esse percentual de obras entregues está acima da média geral do PAC – 12%. Mas, com 75% do mandato cumprido, o prognóstico tampouco é dos melhores.

O empreendimento mais simbólico da rubrica "ferrovias" é o do Trem de Alta Velocidade (TAV) entre Rio de Janeiro e Campinas (SP). O projeto, orçado em cerca de 40 bilhões de reais, foi anunciado em 2009, ainda durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2010, o petista chegou a ser multado pela Justiça Eleitoral porque usou a assinatura da concessão do trem-bala para fazer propaganda eleitoral antecipada. "Nós devemos o sucesso disso tudo que a gente está comemorando aqui a uma mulher. A verdade é que a companheira Dilma Rousseff assumiu a responsabilidade de fazer esse TAV", disse Lula.

Um ano antes, a própria Dilma havia feito uma afirmação que, revisitada em 2014, pode parecer piada: "Nosso projeto é que (o TAV) esteja integralmente pronto em 2014, ou pelo menos o trecho entre Rio e São Paulo. Pretendemos ter os trens em funcionamento em 2014, para a Copa". A realidade: o trem-bala não ficará pronto para a Copa do Mundo, nem para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. O consórcio responsável pela obra sequer foi escolhido porque o modelo de gestão proposto pelo governo não interessou aos empresários.
Escoamento – Além do transporte de passageiros, o aumento na malha ferroviária é essencial para assegurar o crescimento da produção agrícola do Brasil. O escoamento de grãos produzidos em estados como Mato Grosso e Pará, que dependem em grande parte do transporte rodoviário, é lento e caro. Isso tira competitividade dos produtores brasileiros no mercado internacional.

Além da burocracia e da falta de planejamento, a fragilidade dos projetos costuma influenciar o ritmo lento no início das obras. A ferrovia Norte-Sul, por exemplo, foi iniciada em 1987 e até hoje não está concluída.

Um levantamento da Confederação Nacional dos Transportes mostra que, até fevereiro de 2014, o governo havia pago 294, 6 milhões de reais em empreendimentos no setor ferroviário. Mas, desse total, 90% eram débitos dos chamados "restos a pagar". Ou seja: compromissos assumidos em orçamentos anteriores.

O governo pode argumentar que os entraves burocráticos, como o vagaroso processo de licenciamento ambiental, são inimigos históricos da celeridade nas obras. Mas, como o nome diz, o PAC deveria ser parte da solução.

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), por exemplo, deveria estar em obras desde o final de 2010. Os adiamentos por conta do governo foram sucedidos por uma paralisação ordenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Motivo: falhas no projeto que poderiam causar desperdício de recursos públicos. Quando estiver pronta, a Fico deve ter 1.683 quilômetros de extensão e vai reduzir significativamente os custos de produção de soja em Mato Grosso, especialmente nas regiões norte e oeste do Estado. Os produtores esperam economizar em até 25% as despesas com transporte.

"A ferrovia seria importantíssima, mas por enquanto não existe nada. Isso é uma decisão política e tem de ser uma política de Estado", diz o senador Jayme Campos (DEM-MT).

Na propaganda oficial, entretanto, a Fico já está funcionando. Pelo menos é o que pode imaginar um estrangeiro desatento que resolva pesquisar sobre o assunto nas fontes oficiais. Um vídeo divulgado em janeiro de 2011 pelo Ministério do Planejamento mostra cenas de obras – que, no caso da Fico, nunca existiram. Diz o locutor: "O trecho entre Campinorte, em Goiás, e Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, terá a extensão de 1.040 km e as obras já foram autorizadas pelo governo, com previsão de investimentos de 4,1 bilhões, e deverá (sic) ser entregue até 2012".

Resposta - O Ministério dos Transportes afirma que, por causa do "porte, a extensão e a complexidade" das obras, há fatores que interferem nos cronogramas. Entre eles, os processos de desapropriação e o trâmite para a emissão de licenças ambientais. Ainda assim, de acordo com a assessoria de imprensa, há 2.471 quilômetros de obras ferroviárias em andamento. De acordo com o ministério, o governo investiu 2,5 bilhões de reais em ferrovias no ano passado, o que significa um acréscimo de 1 bilhão em relação ao ano anterior.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

tche
Usuário Diamante
Mensagens: 282
Registrado em: 27 Abr 2012, 09:28

Re: PAC não resolve gargalo ferroviário

Mensagem por tche » 08 Abr 2014, 14:15

Parece incrível, mas o brasileiro acredita em contos de fadas... O chamado "gargalo ferroviário' vai continuar existindo porque aqui não se privilegia o conhecimento técnico e sim político. Pastores evangélicos não formação cintífica para ocuparem o ministério da pesca nem Aloísio Mercadante tampouco é mestre em educação para ocupar aquele ministério até pouco tempo. Infinitamente mais simples é o metrô até São Gonçalo, mas até agora não saiu do papel. Trem bala? Só rindo, pois os trens de longo percurs, apesar de possuírem estrutura, foram desativados, e agora os "comissários do pt" querem trem bala? Sim, com a única finalidade de superfaturar a obra, que com certeza terá o mesmo destina da transnordestina, paralisada e abandonada. Já parei com este país há muito tempo...

Responder

Voltar para “Notícias e Matérias”