Dado e demais foristas. Fantásticas imagens
Andei ocupado nesse mês, mas as coisas estão voltando para o eixo.
Sobre as imagens, quando eu estive no AGCRJ, procurei abranger o máximo possível de imagens e tenho certeza, salvo engano do descritivo de bairros, que não havia imagens da região atendida pela Rio D'ouro além de Inhaúma no sentido subúrbio, com exceção de parte do ramal da Penha e pátio da Pavuna.
Não tenho certeza, mas parece que essas aerofotogrametrias não são de 1928 e talvez sejam um pouquinho mais recentes.
A escala que vi nas fotos aéreas era 1/2000 e como essas estão em 1/5000?
Outra coisa que me chama atenção é a diferença da cor das imagens, muito mais voltadas para tons de cinza nas imagens acima.
Sobre Engenho do Mato, há uma pequena saliência retangular a direita a linha no sentido V.Carvalho.
Seria a estação? Já lemos que a estação de E.Matto nova foi inaugurada em madeira.
E aquela casa hoje pintada de amarela?
Outra região que estava sem cobertura pelas fotos aéreas era o local da estação de Chave Zieze. Será que nesses a mesma aparece?
Para o comparativo de datas e especulação do ano dessas fotos, podemos tentar algumas comparações, tais como o aspecto da estação Maria da Graça, ainda em fase final de construção nas aeros de 1928.
Poderíamos tentar ver se já existia o ramal de Arará para especlarmos as datas, assim como a retilinização do trecho próximo a Herédia de Sá e a ampliação do pátio de Francisco Sá, em fotos já postadas por mim.
Também não consegui visualizar se a estação de Inhaúma nova já havia sido inaugurada, fato que ocorreu em 1936 ou 1938 (não me lembro agora).
Temos que tentar ir ao AGCRJ para obter as fotos em resolução maior. Dado, terei disponibilidade para ir lá nos dias 21/07 e 22/07 e no início de agosto em datas a confirmar.
Você ou outro forista quer marcar alguma coisa?
Abraço.