Re: Parada Eduardo Araújo
Enviado: 06 Jul 2017, 10:56
Nossa, tópico bombando
Vou dar uma lida com calma
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Bem vinda, Fabiana !Adenilson escreveu:Fabiana, muito prazer. O assunto envolvendo a sua resposta daria uma explicação tão longa, que acho que ficaria com uma tendinite ao digitar , mas vou tentar resumir.
A Rio D'ouro foi uma ferrovia extinta que foi aberta em 1875, se não me engano, para o abastecimento de água vindo da região de Rio D'ouro em Nova Iguaçú e por isso, o seu nome. Era como se fosse uma versão antiga do abastecimento pelo Guandú. A partir de 1884 foi aberta ao tráfego de passageiros.
Ela saía do Caju e não do Centro e vinha pela Carlos Seidl e cruzava com a Rua Bela, onde havia uma parada homônima. Depois seguia pela atual Pref. Olímpio de Melo e ao se afastar desta, em direção a atual Dom Hélder Câmara, havia a estação Benfica.
Seguindo pela suburbana, havia a parada Praia Pequena, que assim como a Parada Rua Bela, não tinha plataforma. A parada era onde hoje há uma praça na D.H.Câmara, próxima ao Rio Jacaré. Depois tinha Venda Grande, que era próxima à LBV, também sem plataforma. Como até 1885, não havia a Melhoramentos e estação de Del Castilho, a Rio D'ouro seguia sem interferência ao longo da D.H.Câmara.......VAMOS CHAMAR ESSE TRECHO DE TRECHO A da Rio D'ouro.
Seguia a Rio D'ouro pela D.H.C. Em frente a atual Universal, havia a parada Capão do Bispo, sem plataforma e partir daí, a ferrovia saia mais do lado direito e passava para o esquerdo da D.H.C. a em frente a atual Rua Henrique Scheid, inexistente na época, havia a estação José dos Reis, com pequeno prédio e plataforma. Esta seguia até Pilares, onde alguns metros antes do largo, havia a estação Pilares, que não tem nada a ver com a atual do Ramal de Belford Roxo e que se chamava Cintra Vidal.
O nome original da parada Pilares da RDO era Pilares mesmo e não temos registros se havia plataforma. Seguia esta pela João Ribeiro até a Rua Silva Vale, onde havia a estação Engenho do Mato e esta passava a ser o que é hoje o leito da linha 2 do metrô......VAMOS CHAMAR ESSE TRECHO DE TRECHO B da Rio D'ouro.
A partir da atual estação Tomás Coelho do metrô, a RDO seguia o leito onde hoje é a linha 2, indo até Belford Roxo, hoje trecho do ramal da Supervia e partir daí, havia seus ramais e subramais......VAMOS CHAMAR ESSE TRECHO DE TRECHO C da Rio D'ouro.
Há indícios de uma parada Henrique Scheid e Terra Nova da Rio D'ouro, que pode ter sido a mesma, mas pelos documentos, teve vida efêmera. Ela pode ter sido na João Ribeiro.
Em 1885, as obras da Ferrovia Melhoramentos avançam, cortando a Rio D'ouro em 2 pontos. No atual viaduto de Del Castilho e na atual estação de Tomás Coelho.
Apesar de existir em 1884, havia um rabicho apenas da Rio D'ouro seguindo para Del Castilho, mas em 1898 apenas ele foi "esticado" até Inhaúma e seguindo até a atual estação de Tomás Coelho do Metrô.Nesse momento são inauguradas as estações de Liberdade, que era a versão Del Castilho da Rio D'ouro e Inhaúma. Havia atmbém outras paradas, mas não vamos cita-las para não complicar.........VAMOS CHAMAR ESSE TRECHO DE TRECHO D da Rio D'ouro.
Até 1898, portanto a Rio D'ouro tinha o traçado A, B e C.
Quando o trecho D foi inaugurado, acabou suprimindo o trecho B. Isso em tese, pois há indícios de superposição de tráfego até quase 1910....Então a Rio D'ouro passou a ter os trechos A, D e C.
Em 1922, foi inaugurada a estação Francisco Sá e os trens da Rio D'ouro " abandonaram" o traçado pela Dom Hélder Câmara, partilhando o leito da Melhoramentos até Del Castilho onde passava a acrescentar os trechos D e C apenas. Há também indícios que entre 1922 e 1924, a Rio D'ouro utilizava o seu leito antigo pela D.H.Câmara ( somente trecho A,) com um trem matutino e outro vespertino até se juntar com o trecho D em D.Castilho.
Respondendo a sua outra parte da pergunta, vem a questão: Já em 1910, a Rio D'ouro, sem uma estação inicial própria do Centro e devido ao apelo popular que tivesse um ponto inicial do Centro passou a utilizar a estação de Praia Formosaa, pois na época, tanto a Melhoramentos, quanto RDO, tinham bitola métrica. A Melhoramentos portanto, ficava fora do traçado da RDO pela D.H.Câmara e nesse momento e possuindo o seu público, penso que chamou a parada Herédia de Sá de Jacaré e Vieira Fazenda, de Praia Pequena, mas não tem nada a ver com Praia Pequena, a parada sem plataforma da Rio D'ouro na D.H.Câmara. Houve superposição de tráfego dos trens da Rio D'ouro saindo do Cajú e de Praia Formosa
Essa última é apenas uma opinião.
Concluindo, se você detectou trilhos, então é um achado incrível. Originalmente a Melhoramentos não era reta e não havia uma passagem subterrânea ali. A via era sinuosa e avançava até onde hoje era um ponto da favela onde há um caminho que percebemos ter sido o leito da Melhoramentos. Eu postei esse local no tópico de Herédia de Sá e sugiro que vc pesquise. Nesse ponto, a rua está apenas 1 metro acima da rebaixada Viúva Cláudio.
Toda aquela região era chamada de Praia Pequena até pelo menos os anos 20. Isso englobava a parte final de Benfica, onde foi feito o PAC, até a Democráticos, onde a partir dali, o local era Venda Grande.
Realmente sugiro que você vá ao tópico de cada estação e faça as perguntas que você quiser. Se soubermos, responderemos. Um abraço.
fbr_fabiana escreveu:
No Jacarezinho, mais precisamente na passagem de nível, toda aquela região até chegar à feirinha é chamada de Prainha. Sei disso porque morei durante 29 anos lá e meus pais ainda moram lá dentro. Será que tem a ver com essa estação Praia Pequena?
Me chamo Fabiana e me registrei recentemente no fórum mas já o acompanhava faz alguns meses. Por acaso, hoje entrei pra ver mais coisas sobre ferrovias e li sua resposta e fiquei mais curiosa ainda se realmente Praia Pequena e Vieira Fazenda são a mesma coisa.
E mais: naquela rua que beira a linha do trem e sai no pontilhão que fica em cima do rio Jacaré e vai até a Viúva Cláudio, existem vários rastros de trilhos até um ponto em que casas foram construídas em cima deles (assim suponho). Se andarmos pro lado de Maria da Graça, esses trilhos passariam por dentro do terreno da G.E. Infelizmente, não tem como fotografar porque aquela região só tem gente estranha.
Na semana passada, eu estava no ônibus 629 e passei pelo buraco do Lacerda. Lembrei da tal estação Herédia de Sá e assim que atravessou eu olhei pro lado esquerdo e vi um portão azul como se estivesse fechando alguma passagem na linha do trem. Alguém já passou por ali e viu isso?
São muitas dúvidas. Quero dizer que estou aprendendo muito com as explicações de todos aqui. Vocês fazem um trabalho incrível!!!
DadoDJ escreveu:Nossa, tópico bombando
Vou dar uma lida com calma
Vou providenciar isso !Adenilson escreveu:Realmente Dado, o fórum deu uma revigorada nesses dias. É uma pena eu não ter achado um tópico específico de Herédia de Sá. Todas as informações sobre essa estação contam em um tópico genérico da Melhoramentos, que acabou virando um sub tópico do atual tópico da Melhoramentos. Você acha que seria trabalhoso, migrar as informações para o tópico específico? Abraço.
(...)
Melekh, os anexos agora não estão aparecendo pra mim, nem as imagens (neste mesmo tópico, em outra msg).Melekh escreveu:Adenilson.
Só coloquei as referencias sobre Magno de Carvalho, neste tópico, para citar a serie de transformações na E.F Melhoramentos (Linha Auxiliar), logo sobre Magno focarei maiores detalhas lá, assim que localize mais informações... mas só para esclarecer, Magno foi totalmente demolida e muito provavelmente mudada de local, veja as postagens que coloquei na resposta anterior.
Temos casos de demolição das estações e até mudanças de local.
Entendi sobre a ordem das paradas (poderia ser assim ou não) e sobre a hipótese da E.F.R.D. se referir as estações e paradas com outras nomenclaturas.... mas temos que supor que essas paradas PODERIAM realmente TER ESSES NOMES MESMO, na própria E. F. Melhoramentos.
E caso se tratasse realmente das estações da E. F. Melhoramentos que assim se chamavam?
Teríamos que encontrar uma grade de 1902, com as estações e paradas da própria Melhoramentos; pois a que temos nos baseado é da EFRD – via E.F. Melhoramentos, portanto são conjecturas o que aqui colocarmos.
Em tempo: temos a D. Anna Nery que seguindo a sua linha de raciocínio, poderia ser Silva e Sousa, mas caso contrario.... mas uma parada - estação da Melhoramentos.
Entendi sobre todas as suas colocações, são bem pertinentes.
Sobre Heredia de Sá, eu já postei um mapa de 1959, época em que a estação ainda existia.
Parece que a questão Andrade Araujo está perdendo o foco, mas esse debate nos remete a mesma, pois praticamente houve uma reformulação nas paradas da Melhoramentos (L. Auxiliar.
E como diz o Dado, vamos que vamos.
Fabiana, seja bem vinda!