Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte
- DadoDJ
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Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte
Em 1898, ocorreu algo curioso: navegantes da região, que utilizavam suas embarcações para navegar pelo Rio Iguaçu, entraram na justiça contra a ferrovia, pois a ponte ferroviária tinha altura insuficiente para que seus barcos com mastros passassem sob ela. Resultado: os reclamantes começaram a demolir a ponte no dia 04 de outubro, arrancando os trilhos e danificando a estrutura, forçando a ferrovia a interromper o tráfego e efetuar baldeação em barcaças, ligando as duas margens do Rio Iguaçu.
Então, para se chegar à Petrópolis, o viajante embarcava em um trem na estação D.Pedro II, baldeava para outro trem em São Francisco Xavier, descia no Rio Iguaçu, tomava uma barcaça e embarcava em outro trem no outra margem do Rio. Ao chegar em Raiz da Serra, baldeava novamente, desta vez para um trem de cremalheira e chegava ao Alto da Serra, onde embarcava novamente em outro trem de simples aderência para chegar à Petrópolis ! ! !
Antes uma observação: eu falei anteriormente várias vezes que a ferrovia teria passado por onde existem as Avenidas Presidente Kennedy e Joaquim da Costa Lima. Detalhe: a Joaquim da Costa Lima termina no Lote XV, vinda de Belford Roxo, portanto nada tem a ver ela com o antigo leito da ferrovia.
Voltando à ponte danificada, citada acima, ela deveria ficar neste local da imagem abaixo.
Agora atentem para alguns detalhes desta ponte. Não parece o antigo leito, no sentido Gramacho-Pilar, assinalado com setas vermelhas ?!
As setas pretas indicam ... TRILHOS FINCADOS !
Então, para se chegar à Petrópolis, o viajante embarcava em um trem na estação D.Pedro II, baldeava para outro trem em São Francisco Xavier, descia no Rio Iguaçu, tomava uma barcaça e embarcava em outro trem no outra margem do Rio. Ao chegar em Raiz da Serra, baldeava novamente, desta vez para um trem de cremalheira e chegava ao Alto da Serra, onde embarcava novamente em outro trem de simples aderência para chegar à Petrópolis ! ! !
Antes uma observação: eu falei anteriormente várias vezes que a ferrovia teria passado por onde existem as Avenidas Presidente Kennedy e Joaquim da Costa Lima. Detalhe: a Joaquim da Costa Lima termina no Lote XV, vinda de Belford Roxo, portanto nada tem a ver ela com o antigo leito da ferrovia.
Voltando à ponte danificada, citada acima, ela deveria ficar neste local da imagem abaixo.
Agora atentem para alguns detalhes desta ponte. Não parece o antigo leito, no sentido Gramacho-Pilar, assinalado com setas vermelhas ?!
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Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte
Eu sempre achei muito peculiar esta casinha de madeira, próxima ao Centro Panamericano de Febre Aftosa, no antigo Núcleo Colonial São Bento:
Claro que afirmar que esta teria sido a estação/parada São Bento da linha original da EF do Norte seria insensato, mas ...
Claro que afirmar que esta teria sido a estação/parada São Bento da linha original da EF do Norte seria insensato, mas ...
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Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte
O Paiz - 05 de outubro de 1898
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Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte
Vejam abaixo, neste texto publicado em 1893 na "Gazeta de Petrópolis", uma informação que comprova a importância da localidade e da estação de Pilar: havia cruzamento de trens na estação.
Mas me parece que as instalações eram limitadas, vi isso em algum documento e postarei aqui assim que encontrar.
Mas me parece que as instalações eram limitadas, vi isso em algum documento e postarei aqui assim que encontrar.
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Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte
No Arquivo Nacional deveremos encontrar algo. Vejam o resultado da pesquisa sobre a Estrada de Ferro do Norte, no SIAN Online:
♦ [Estrada de Ferro] do Norte: [prolongamento da modificação] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.447
♦ Decreto nº 10314, prorroga por um ano o prazo marcado no Decreto nº 8725 de 4 de novembro de 1882 para a conclusão das obras da Estrada de Ferro do Norte, da qual é cessionária a Rio de Janeiro and No BR AN,RIO 22.0.0.5413
♦ Decreto nº 9235, Aprova os estudos definitivos do prolongamento da estrada de ferro do Norte até as imediações da igreja Matriz da Freguesia de Santa Anna do Município Neutro. BR AN,RIO 22.0.0.5380
♦ Estrada de Ferro do Norte: linha de estudos e projeto BR AN,RIO 4Q.0.MAP.945
♦ Estrada de Ferro do Norte: modificação do projeto primitivo - plantas BR AN,RIO 4Q.0.MAP.946
♦ Estrada de Ferro do Norte: perfil BR AN,RIO 4Q.0.MAP.207
♦ Estrada de Ferro do Norte: perfil do prolongamento do Abreu a Magé BR AN,RIO 4Q.0.MAP.206
♦ Estrada de Ferro do Norte: perfil longitudinal entre estacas 1.550 e 2.480 BR AN,RIO 4Q.0.MAP.203
♦ Estrada de Ferro do Norte: prolongamento da modificação [entre a Estrada de Ferro do G. Pará e a estaca 2758 + 8,50 do projeto aprovado] - perfil longitudinal BR AN,RIO 4Q.0.MAP.205
♦ Estrada de Ferro do Norte: prolongamento do Abreu a Magé - linha BR AN,RIO 4Q.0.MAP.967
♦ Projeto definitivo da Estrada de Ferro do Norte, decreto nº 8725 de 4 de novembro de 1882: perfil BR AN,RIO 4Q.0.MAP.204
♦ Projeto definitivo da Estrada de Ferro do Norte: Decreto n. 8725 de 4 de novembro de 1882 BR AN,RIO 4Q.0.MAP.966
♦ The Rio de Janeiro and Northern Ry. Cº. Ld. BR AN,RIO 4Q.0.MAP.968
♦ [Estrada de Ferro] do Norte: [prolongamento da modificação] BR AN,RIO 4Q.0.MAP.447
♦ Decreto nº 10314, prorroga por um ano o prazo marcado no Decreto nº 8725 de 4 de novembro de 1882 para a conclusão das obras da Estrada de Ferro do Norte, da qual é cessionária a Rio de Janeiro and No BR AN,RIO 22.0.0.5413
♦ Decreto nº 9235, Aprova os estudos definitivos do prolongamento da estrada de ferro do Norte até as imediações da igreja Matriz da Freguesia de Santa Anna do Município Neutro. BR AN,RIO 22.0.0.5380
♦ Estrada de Ferro do Norte: linha de estudos e projeto BR AN,RIO 4Q.0.MAP.945
♦ Estrada de Ferro do Norte: modificação do projeto primitivo - plantas BR AN,RIO 4Q.0.MAP.946
♦ Estrada de Ferro do Norte: perfil BR AN,RIO 4Q.0.MAP.207
♦ Estrada de Ferro do Norte: perfil do prolongamento do Abreu a Magé BR AN,RIO 4Q.0.MAP.206
♦ Estrada de Ferro do Norte: perfil longitudinal entre estacas 1.550 e 2.480 BR AN,RIO 4Q.0.MAP.203
♦ Estrada de Ferro do Norte: prolongamento da modificação [entre a Estrada de Ferro do G. Pará e a estaca 2758 + 8,50 do projeto aprovado] - perfil longitudinal BR AN,RIO 4Q.0.MAP.205
♦ Estrada de Ferro do Norte: prolongamento do Abreu a Magé - linha BR AN,RIO 4Q.0.MAP.967
♦ Projeto definitivo da Estrada de Ferro do Norte, decreto nº 8725 de 4 de novembro de 1882: perfil BR AN,RIO 4Q.0.MAP.204
♦ Projeto definitivo da Estrada de Ferro do Norte: Decreto n. 8725 de 4 de novembro de 1882 BR AN,RIO 4Q.0.MAP.966
♦ The Rio de Janeiro and Northern Ry. Cº. Ld. BR AN,RIO 4Q.0.MAP.968
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Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte
Dado e Companheiros,
O Adenilson citou o post que eu havia colocado no Topico da E.F.R.D. Variante Antiga, foto da Estação Pilar confundindo com Pilares, dada a nomenclatura da Padaria Pilar, próxima ao local da estação Pilares. Segue abaixo a reprodução e a Foto da Estação Pilar com a devida reportagem da época (1913):
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Estação Pilar da E.F. do Norte.
Apesar de está grafado (escrito) PILAR, Logo abaixo na reportagem, aparece a palavra Pilares.
Note o Morro do Urubú ao fundo.
A palavra PILAR, também está associada a Usina Panificação Pilar, fundade em 1912, ficando em frente a Igreja São Benedito.
Esta padaria existe até hoje, só que agora com o nome Pilares.
Vide abaixo e compare:
Vide o prédio da Padaria com a data -1912.
Detalhe: Ela é anterior ao prédio da hoje Papelaria Pilares, que é de 1925.
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Agora eu acredito que seja Pilar , não Pilares.
O Adenilson citou o post que eu havia colocado no Topico da E.F.R.D. Variante Antiga, foto da Estação Pilar confundindo com Pilares, dada a nomenclatura da Padaria Pilar, próxima ao local da estação Pilares. Segue abaixo a reprodução e a Foto da Estação Pilar com a devida reportagem da época (1913):
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Estação Pilar da E.F. do Norte.
Apesar de está grafado (escrito) PILAR, Logo abaixo na reportagem, aparece a palavra Pilares.
Note o Morro do Urubú ao fundo.
A palavra PILAR, também está associada a Usina Panificação Pilar, fundade em 1912, ficando em frente a Igreja São Benedito.
Esta padaria existe até hoje, só que agora com o nome Pilares.
Vide abaixo e compare:
Vide o prédio da Padaria com a data -1912.
Detalhe: Ela é anterior ao prédio da hoje Papelaria Pilares, que é de 1925.
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Agora eu acredito que seja Pilar , não Pilares.
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Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte
Foto da Estação em operação:
Foto ampliada do trecho de onde saia o Ramal São Bento – Ambaí – Japeri, logo à esquerda da linha que segue para estação final Saracuruna em Bitola Larga, de onde saem os ramais Vila-Inhomirim e Guapimirim em bitola métrica.
Apesar de eu citar o ramal São Bento - Japeri, podemos notar que ali não existe mais a linha férrea, pois foi arrancada.
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Sobre a Estação São Bento, reproduzo o Tópico do TGVBR, do Companheiro cataclism2
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Abraços
Foto ampliada do trecho de onde saia o Ramal São Bento – Ambaí – Japeri, logo à esquerda da linha que segue para estação final Saracuruna em Bitola Larga, de onde saem os ramais Vila-Inhomirim e Guapimirim em bitola métrica.
Apesar de eu citar o ramal São Bento - Japeri, podemos notar que ali não existe mais a linha férrea, pois foi arrancada.
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Sobre a Estação São Bento, reproduzo o Tópico do TGVBR, do Companheiro cataclism2
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cataclism2 escreveu:Nome: São Bento
Inauguração: ?
Histórico de Concessões e Ferrovias:
. Flumitrens - Ramal de Saracuruna (?-1998)
. Supervia - Ramal de Saracuruna (1998-?)
Uso Atual: Desativada
Eu trabalho em um bairro chamado Lote XV, em Duque de Caxias. E, por acaso, um dia cheguei mais cedo ao trabalho coisa de umas duas horas, e resolvi explorar o bairro. Na realidade eu estava um pouco intrigado sobre a razão de não existir uma estação da Supervia ali, uma vez que o bairro, que é populoso, é cortado pelo Ramal de Saracuruna no trecho entre Gramacho e Campos Elíseos. Então, fui perguntando aos moradores sobre isso e fui informado que ali já existiu uma estação ferroviária, desde a época da extinta Flumitrens, mas que havia sido demolida já sob operação da Supervia.
Ainda assim eu fui perguntando aos moradores sobre aonde a estação se localizava, a fim de encontrar ao menos a plataforma, e quase no leito da via, encontrei um senhor que me disse que a estação não fora demolida, mas encontrava-se em ruinas. Eu estive lá com ele mas eu estava sem a minha máquina fotográfica. Ele me disse que a estação foi desativada há seis anos e chamava-se Estação São Bento (Lote XV é um bairro dentro do São Bento).
Comecei a procurar registros sobre a estação e não encontrei absolutamente nada, até que, por acaso, observando um mapa da CENTRAL Logística que eu já tinha há anos, vi que a Estação São Bento estava sinalizada no mapa, coisa que eu nunca havia percebido.
Mapa:
Observem, ela se encontra entre as estações Gramacho e Campos Elíseos, e a linha da FCA marcada em verde bate com algo que o senhor havia me dito: que ali há muitos anos passava uma linha de carga (mais precisamente a ligação São Bento x Ambaí, que fazia a junção deste ramal com a Linha Auxiliar da EFCB). Notem também que esse mapa é razoavelmente antigo: o que conhecemos hoje como Ramal de Saracuruna, ainda não partia da Central do Brasil, mas sim da Estação Barão de Mauá.
Provavelmente a estação foi desativada e esquecida por falta de demanda, mas hoje o São Bento é um bairro bem mais denso do que era há seis anos, quando supostamente a estação foi desativada. Por isso, atualmente a associação de moradores pleiteia junto a um deputado cujo nome não posso revelar a reativação da estação sob concessão da Supervia.
Foto 1: A construção branca é a Estação São Bento
Foto 2: Interior
Foto 3: Esse buraco foi feito para passar pela estação de um lado a outro da via, após a desativação
Foto 4:
Foto 5:
Foto 6:
Foto 7:
Foto 8:
Foto 9: Nada restou. Sinalização, bloqueios, janelas... Na verdade parece desativada há muito mais do que seis anos. Minha opinião pessoal é que a estação foi se degradando aos poucos, ainda em funcionamento, servindo como parada em alguns horários, até que enfim, deve ter sido desativada e saqueada
Foto 10:
Foto 11:
Foto 12:
Foto 13:
Foto 14:
Foto 15:
Foto 16: Ao fundo da foto corre uma composição da Supervia rumo a Saracuruna. O terreno à direita da foto é mangue. O bairro São Bento foi aterrado para que pudesse ser habitado, mas parte do brejo permanece
Foto 17:
Foto 18:
Foto 19:
Foto 20: Escombros
Foto 21: Todas as fotos anteriores foram tiradas onde, acredito eu, era a parte frontal da estação. Atravessando o buraco na parede e alguns metros de matagal cheguei à via. Essa é a estação, vista da via
Foto 22:
Foto 23: A via. Os trilhos de bitola métrica à esquerda são utilizados por veículos de manutenção da Supervia. Os de bitola larga à direita são os do Ramal de Saracuruna (o trecho Gramacho x Saracuruna opera em via singela)
Foto 24: Não há sinal de nada que lembre plataformas. Acredito que se ainda existe algo, ao menos a fundação, deve estar encoberta pelo mato
Foto 25:
Foto 26: Trilhos do Ramal de Saracuruna
Foto 27: Trilhos de manutenção da Supervia
Foto 28:
Foto 29:
E finalmente, termino o thread na esperança de que a associação de moradores obtenha sucesso, e que um dia nós movamos esse thread para o Fórum da Supervia, removendo a Estação São Bento do Estações Desativadas. Reativação de estações não é nada comum no nosso país, mas o São Bento e a minha bela Duque de Caxias como um todo merece.
Só pra fechar, me sinto muito honrado em fazer o único registro fotográfico da Estação São Bento (ao menos que eu conheça), antes que o tempo a devore e ela termine a ruir por completo, deixando morrer mais um pouco da história ferroviária brasileira.
Créditos
Texto: Renan Souza
Fotos: 1-29 por Renan Souza, em 2007
Mapa: Obtido no website da CENTRAL Logística <http://www.central.rj.gov.br/>, em 2007
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Abraços
- DadoDJ
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Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte
Ótimo resgate de informações, Melekh !
Mas tem um porém: essa estação São Bento, que possivelmente foi construída e operada apenas após a construção do ramal São Bento-Ambaí ficava no trecho da EF do Norte que foi retificado. A estação São Bento que é citada por mim e por documentos bem mais antigos (como a tabela de horários de 1892) ficava onde hoje é a Av.Presidente Kennedy, ou seja, a linha passava onde fica esta avenida, nada tendo a ver com esta estação que seria uma espécie de "ponto inicial" do ramal utilizado pelos trens da EF Leopoldina para alcançar a serra após 1964, quando foi desativada a subida pela Serra da Estrela.
O trecho que a EF do Norte passava e hoje é a Av.Presidente Kennedy funcionou até 1911 ou 1912, tendo os seus trilhos arrancados ou soterrados. Depois desse tempo, a ferrovia funcionou utilizando o trecho retificado que conhecemos, passando pelos terrenos alagadiços onde foram feitas as fotos do cataclism2.
Outra coisa: será que a construção em ruínas que ele fotografou seria mesmo a antiga estação São Bento (lembrando que a ligação São Bento - Ambaí funcionou aproximadamente entre 1964 e 1994) ?
Parece uma residência comum ou no máximo um posto de controle ferroviário. Não parece ter tido plataformas ou qualquer outro indicativo que tenha sido utilizado para passageiros, ou simplesmente embarque ou desembarque de cargas.
Agora, no caso da notícia antiga sobre Pilar, afinal, seria Pilar da EF do Norte ou Pilares da EF Rio d'Ouro ?
Mas tem um porém: essa estação São Bento, que possivelmente foi construída e operada apenas após a construção do ramal São Bento-Ambaí ficava no trecho da EF do Norte que foi retificado. A estação São Bento que é citada por mim e por documentos bem mais antigos (como a tabela de horários de 1892) ficava onde hoje é a Av.Presidente Kennedy, ou seja, a linha passava onde fica esta avenida, nada tendo a ver com esta estação que seria uma espécie de "ponto inicial" do ramal utilizado pelos trens da EF Leopoldina para alcançar a serra após 1964, quando foi desativada a subida pela Serra da Estrela.
O trecho que a EF do Norte passava e hoje é a Av.Presidente Kennedy funcionou até 1911 ou 1912, tendo os seus trilhos arrancados ou soterrados. Depois desse tempo, a ferrovia funcionou utilizando o trecho retificado que conhecemos, passando pelos terrenos alagadiços onde foram feitas as fotos do cataclism2.
Outra coisa: será que a construção em ruínas que ele fotografou seria mesmo a antiga estação São Bento (lembrando que a ligação São Bento - Ambaí funcionou aproximadamente entre 1964 e 1994) ?
Parece uma residência comum ou no máximo um posto de controle ferroviário. Não parece ter tido plataformas ou qualquer outro indicativo que tenha sido utilizado para passageiros, ou simplesmente embarque ou desembarque de cargas.
Agora, no caso da notícia antiga sobre Pilar, afinal, seria Pilar da EF do Norte ou Pilares da EF Rio d'Ouro ?
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Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte
A estação São Bento, que fazia parte da ligação São Bento/Ambaí, ficava a cerca de 50 metros da Av Pres. Kennedy em angulo oblíquo e cruzava a referida avenida em nível logo em seguida. Em Dezembro de 1994, para fugir de um engarrafamento na W. Luís, tomei a Pres. Kennedy em direção à Petrópolis e havia um trem misto parado na referida estação e havia duas linhas, sendo uma delas de bitola métrica.
- DadoDJ
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Re: Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte
Qual PN era essa, Tche? Entre o Lote XV e Pilar? Cheguei a ver essas duas linhas, já abandonadas, cruzando a Presidente Kennedy. Mas se São Bento ficava a 50 m dali, pq sempre que se fala sobre S.Bento é mostrada a foto p/b com uma casinha na saída da EF do Norte, no antigo triângulo? Este local fica distante da PN citada ...