Estações São Bento, Pantanal e Pilar - A linha original da EF do Norte
Enviado: 19 Dez 2013, 23:40
Nesta semana recebi um e-mail do grande Ralph Giesbrecht, criador do site Estações Ferroviárias. Ele me pediu informações sobre uma misteriosa estação que ele encontrou em suas pesquisas: estação Pilar, da Estrada de Ferro do Norte. Ela ficaria no km 32 da ferrovia, e teria sido inaugurada em 1887, segundo suas informações. Aí me deu um estalo: debatemos aqui no fórum sobre esta e outras estações há algum tempo (em maio de 2012) neste link (clique aqui), mas por algum motivo o assunto caiu no esquecimento. E aí me bateu a curiosidade: que estações eram essas ? Onde se localizavam ? O que aconteceu com elas ? As estações misteriosas eram Pantanal, São Bento (não a que conhecemos pelo Hélio Suêvo, da ligação São Bento - Ambaí) e Pilar. Pois bem, resolvi "cair dentro" das pesquisas e tentar descobrir mais sobre o assunto.
Pra começar, tínhamos a valiosa informação em uma tabela de horários publicada no Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro, citando as três estações. Vejam abaixo: Esta tabela foi publicada no longínquo ano de 1892.
Continuando, encontrei algumas informações e fiquei perplexo. Até onde sabíamos, em 1886 a ferrovia foi inaugurada entre as estações de São Francisco Xavier e a ponte sobre o Rio Merity, atualmente é o limite entre os municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Segundo o Relatório Ministerial da Agricultura de 1886, este trecho tinha 14 kms, por onde circulavam 3 trens diários. A linha era singela, ou seja, só havia tráfego em um sentido de cada vez.
No final do ano de 1886, o leito já estava preparado até o encontro com a ferrovia EF do Grão-Pará (que sucedeu a pioneira EF Mauá), entre Guia de Pacobaíba e Petrópolis. O encontro entre as ferrovias era próximo à Raiz da Serra, atual Vila Inhomirim, mas para mim este encontro se dava próximo a Piabetá. Pois bem, tracei a distância entre o local onde ficava a extinta estação São Francisco Xavier (não a do EFCB) e Piabetá e ... a distância não bateu ! Aí eu me lembrei de ter visto em algum documento informações sobre uma retificação da EF do Norte. Bem, se houve retificação em alguma época e lugar, então o traçado da ferrovia que conhecemos hoje (conhecido como "ramal de Saracuruna" da Supervia) não é o original !
Bem, eu nunca havia ouvido falar nem vi divulgado em algum lugar ou na internet que a EF do Norte houvesse tido outro traçado que não fosse o atual. Aí eu resolvi me aprofundar mais e encontrei nos mapas que tenho aqui (que quero postar e compartilhar com vocês, mas não consigo tempo !) duas indicações sobre a linha antiga e estas misteriosas estações. Vejam: Mapa do Estado do Rio de Janeiro (Trecho) - Hilário Massow
Vejam que no trecho em destaque as misteriosas estações estão assinaladas. Sarapuhy é a atual Gramacho, e daí pra frente, a ferrovia não possui a atual curva pra direita, com a linha seguindo em tangente pelos terrenos panatanosos da atual REDUC e cruzando com a Rodovia Washington Luis. Notem que ambas as obras citadas não existiam na época da inauguração da ferrovia, aquele trecho era, e ainda é, bastante devoluto, uma baita pântano.
Então ... se era pantanoso, alagadiço, e se na época as empresas não possuíams capital ou tecnologia para obras grandiosas para vencer estes obstáculos, a ferrovia seguia por outro caminho neste trecho ! ! !
Analisando outro mapa, este cedido pelo Melekh e postado anteriormente em outro tópico aqui do fórum, vi a ferrovia fazendo uma grande curva pra esquerda, logo após Sarapuhy, e depois, no meio do nada, outra curva pra direita, seguindo em direção a atual Saracuruna, antiga Rosario. Vejam: Rio de Janeiro - Brockhaus-Konversationslexikon (1895) (Cedido por Carlos Alberto Ramos 'Melekh')
Percebi também que o primeiro mapa, de 1892, não era tão detalhado, era estilo "Guia 4 Rodas", não que os mapas desta publicação sejam ruins, mas as linhas desenhadas não são minunciosas. E no segundo mapa, de 1895, me parece que foi feito com liunhas mais fiéis à realidade. Isso me intrigou bastante, mas muito muito mesmo ... e chegou a me deixar assustado. Pois normalmente as ferrovias antigas e extintas, após a sua erradicação, tem o seu leito aproveitado por ruas, avenidas ou rodovias; ou simplesmente tem o seu leito ocupado por moradias ou outras obras. Mas mesmo quando ocupado, ainda deixa vestígios visíveis, na maioria das vezes. E naquela região, se a ferrovia seguiu naquela direção, os únicos vestígios seriam ... as atuais AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY e RUA JOAQUIM DA COSTA LIMA ! ! !
Abri o Google Earth e desenhei a ferrovia desde a estação inicial até Piabetá, seguindo minha intuição por onde a linha poderia ter passado. Encontrei vários indicativos dessa possibilidade, inclusive uma rua que cruza a atual Rodovia Washington Luís e continua do outro lado certinho, alcançando o atual leito do ramal da Supervia na altura de Campos Elíseos, tudo indicava que eu estava no caminho certo ! ! !
Em um primeiro momento não acreditei ... eu já passei por estas vias (Presidente Kennedy e Joaquim da Costa Lima) dezenas de vezes, pois tenho parentes da minha esposa morando na região. Eu nunca imaginei que ali tivesse sido uma ferrovia antigamente. Mas ok, preciso de mais provas, não dá pra afirmar nada ainda ...
Continuando as pesquisas, encontrei algumas matérias sobre a estação Pilar. Raciocinando bem sobre isso, percebi que antigamente a localidade tinha uma grande importância na região, possuindo inclusive uma das igrejas mais antigas e belas da Baixada Fluminense. Acho que havia inclusive um porto fluvial na localidade. Bem, com tamanha importância, uma ferrovia e uma estação ferroviária atendendo a região seria perfeitamente conveniente e possível de ter existido. Seguindo o percurso atual, a ferrovia ficaria longe de Pilar. Continuando, encontrei um documento citando a quilometragem entre a estação inicial e o encontro com a EFPGP: eram exatos 44,763 metros. Relatório do Ministério da Agricultura (1886)
Aí decidi apagar um pedaço do percurso que desenhei no Google Earth, entre a antiga São Francisco Xavier e Piabetá, e fazer o traçado desviando o caminho pelos atuais leitos das vias citadas acima pra ver no que dava ... Suposta linha original, em vermelho. Em laranja, o trecho retificado como o conhecemos atualmente.
Fiquei surpreso ! Guardando certa margem de erro levando em conta fatores como trecho com curvas mais fechadas do que as desenhadas por mim, pequenas retificações de leito e outros fatores, as distância citadas eram bem próximas ! ! ! Minha nossa, será que eu estava perto da "descoberta" de um elo perdido ?!
Não parei por aí. Pesquisando ainda nos relatórios ministeriais, eis que me surge a seguinte informação abaixo (do ano de 1910): Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas do ano de 1910.
Ai ai ai ... este documento fala sobre uma variante, uma retificação de leito, que seria entre Sarapuhy (Gramacho) e Actura (Campos Elíseos). Teria uma extensão de 5533 metros, ajudando a reduzir a distância anteriormente percorrida em 3715 metros, ou seja, a linha antiga é quase 4kms mais longa do que a retificada.
Voltei ao Google Earth e fui conferir a distância entre o ponto onde começaria e terminaria esta retificação. Se eu fosse desenho animado, meus olhos saltariam, eu entraria em órbita, pularia e quicaria nas paredes da minha casa, enfim, na verdade mesmo bateu um frio na barriga e meu coração disparou. A imagem abaixo diz tudo ! ! ! A distância bateu exatamente ! Eu já havia feito o desenho antes ! Que coincidência ! ! !
Além disso, o documento fala que a linha nova promoveu um encurtamento da distância em 3715 metros. Calculei a distância entre Sarapuhy e Actura pela linha antiga e pela retificada e ... deu 3718 metros ! ! !
Incrível ! ! ! A Estrada de Ferro do Norte tinha o seu leito original pela Avenida Presidente Kennedy e Rua Joaquim da Costa Lima ! ! ! Fantástico ! ! !
Mas ... estas vias não existiam na época ?
NÃO ! ! !
A rodovia Rio-Petrópolis, a original (não a BR-040, rodovia Washington Luís) era praticamente por todo o seu percurso a Avenida Automóvel Clube, que na realidade cruza os atuais municípios do Rio de Janeiro, São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias e Magé, com alguns intervalos. Nos mapas antigos esta estrada está assinalada. E para provar mais ainda esta tese do antigo leito original da EF do Norte, existe um documento aqui no fórum (ainda não achei) que fala que o antigo traçado da ferrovia tenha sido utilizado em determinada época para construção da nova rodovia Rio-Petrópolis ! ! !
Falta eu encontrar este documento e postar aqui.
E ainda falta mais: será que estas estações de São Bento, Pantanal e Pilar ... ainda existem hoje em dia, já que ficaram fora do leito ferroviário atual ? É quase provável que tenham sido demolidas, até para a construção da rodovia, mas quem sabe ?!
Mais mistérios para nós pesquisarmos e desvendarmos. Mas quer saber ? Amo isso ! ! !
Em breve postarei neste tópico mais informações, conforme forem sendo pesquisadas encontradas.
E vamos que vamos !
Pra começar, tínhamos a valiosa informação em uma tabela de horários publicada no Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro, citando as três estações. Vejam abaixo: Esta tabela foi publicada no longínquo ano de 1892.
Continuando, encontrei algumas informações e fiquei perplexo. Até onde sabíamos, em 1886 a ferrovia foi inaugurada entre as estações de São Francisco Xavier e a ponte sobre o Rio Merity, atualmente é o limite entre os municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Segundo o Relatório Ministerial da Agricultura de 1886, este trecho tinha 14 kms, por onde circulavam 3 trens diários. A linha era singela, ou seja, só havia tráfego em um sentido de cada vez.
No final do ano de 1886, o leito já estava preparado até o encontro com a ferrovia EF do Grão-Pará (que sucedeu a pioneira EF Mauá), entre Guia de Pacobaíba e Petrópolis. O encontro entre as ferrovias era próximo à Raiz da Serra, atual Vila Inhomirim, mas para mim este encontro se dava próximo a Piabetá. Pois bem, tracei a distância entre o local onde ficava a extinta estação São Francisco Xavier (não a do EFCB) e Piabetá e ... a distância não bateu ! Aí eu me lembrei de ter visto em algum documento informações sobre uma retificação da EF do Norte. Bem, se houve retificação em alguma época e lugar, então o traçado da ferrovia que conhecemos hoje (conhecido como "ramal de Saracuruna" da Supervia) não é o original !
Bem, eu nunca havia ouvido falar nem vi divulgado em algum lugar ou na internet que a EF do Norte houvesse tido outro traçado que não fosse o atual. Aí eu resolvi me aprofundar mais e encontrei nos mapas que tenho aqui (que quero postar e compartilhar com vocês, mas não consigo tempo !) duas indicações sobre a linha antiga e estas misteriosas estações. Vejam: Mapa do Estado do Rio de Janeiro (Trecho) - Hilário Massow
Vejam que no trecho em destaque as misteriosas estações estão assinaladas. Sarapuhy é a atual Gramacho, e daí pra frente, a ferrovia não possui a atual curva pra direita, com a linha seguindo em tangente pelos terrenos panatanosos da atual REDUC e cruzando com a Rodovia Washington Luis. Notem que ambas as obras citadas não existiam na época da inauguração da ferrovia, aquele trecho era, e ainda é, bastante devoluto, uma baita pântano.
Então ... se era pantanoso, alagadiço, e se na época as empresas não possuíams capital ou tecnologia para obras grandiosas para vencer estes obstáculos, a ferrovia seguia por outro caminho neste trecho ! ! !
Analisando outro mapa, este cedido pelo Melekh e postado anteriormente em outro tópico aqui do fórum, vi a ferrovia fazendo uma grande curva pra esquerda, logo após Sarapuhy, e depois, no meio do nada, outra curva pra direita, seguindo em direção a atual Saracuruna, antiga Rosario. Vejam: Rio de Janeiro - Brockhaus-Konversationslexikon (1895) (Cedido por Carlos Alberto Ramos 'Melekh')
Percebi também que o primeiro mapa, de 1892, não era tão detalhado, era estilo "Guia 4 Rodas", não que os mapas desta publicação sejam ruins, mas as linhas desenhadas não são minunciosas. E no segundo mapa, de 1895, me parece que foi feito com liunhas mais fiéis à realidade. Isso me intrigou bastante, mas muito muito mesmo ... e chegou a me deixar assustado. Pois normalmente as ferrovias antigas e extintas, após a sua erradicação, tem o seu leito aproveitado por ruas, avenidas ou rodovias; ou simplesmente tem o seu leito ocupado por moradias ou outras obras. Mas mesmo quando ocupado, ainda deixa vestígios visíveis, na maioria das vezes. E naquela região, se a ferrovia seguiu naquela direção, os únicos vestígios seriam ... as atuais AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY e RUA JOAQUIM DA COSTA LIMA ! ! !
Abri o Google Earth e desenhei a ferrovia desde a estação inicial até Piabetá, seguindo minha intuição por onde a linha poderia ter passado. Encontrei vários indicativos dessa possibilidade, inclusive uma rua que cruza a atual Rodovia Washington Luís e continua do outro lado certinho, alcançando o atual leito do ramal da Supervia na altura de Campos Elíseos, tudo indicava que eu estava no caminho certo ! ! !
Em um primeiro momento não acreditei ... eu já passei por estas vias (Presidente Kennedy e Joaquim da Costa Lima) dezenas de vezes, pois tenho parentes da minha esposa morando na região. Eu nunca imaginei que ali tivesse sido uma ferrovia antigamente. Mas ok, preciso de mais provas, não dá pra afirmar nada ainda ...
Continuando as pesquisas, encontrei algumas matérias sobre a estação Pilar. Raciocinando bem sobre isso, percebi que antigamente a localidade tinha uma grande importância na região, possuindo inclusive uma das igrejas mais antigas e belas da Baixada Fluminense. Acho que havia inclusive um porto fluvial na localidade. Bem, com tamanha importância, uma ferrovia e uma estação ferroviária atendendo a região seria perfeitamente conveniente e possível de ter existido. Seguindo o percurso atual, a ferrovia ficaria longe de Pilar. Continuando, encontrei um documento citando a quilometragem entre a estação inicial e o encontro com a EFPGP: eram exatos 44,763 metros. Relatório do Ministério da Agricultura (1886)
Aí decidi apagar um pedaço do percurso que desenhei no Google Earth, entre a antiga São Francisco Xavier e Piabetá, e fazer o traçado desviando o caminho pelos atuais leitos das vias citadas acima pra ver no que dava ... Suposta linha original, em vermelho. Em laranja, o trecho retificado como o conhecemos atualmente.
Fiquei surpreso ! Guardando certa margem de erro levando em conta fatores como trecho com curvas mais fechadas do que as desenhadas por mim, pequenas retificações de leito e outros fatores, as distância citadas eram bem próximas ! ! ! Minha nossa, será que eu estava perto da "descoberta" de um elo perdido ?!
Não parei por aí. Pesquisando ainda nos relatórios ministeriais, eis que me surge a seguinte informação abaixo (do ano de 1910): Relatório Ministerial da Viação e Obras Públicas do ano de 1910.
Ai ai ai ... este documento fala sobre uma variante, uma retificação de leito, que seria entre Sarapuhy (Gramacho) e Actura (Campos Elíseos). Teria uma extensão de 5533 metros, ajudando a reduzir a distância anteriormente percorrida em 3715 metros, ou seja, a linha antiga é quase 4kms mais longa do que a retificada.
Voltei ao Google Earth e fui conferir a distância entre o ponto onde começaria e terminaria esta retificação. Se eu fosse desenho animado, meus olhos saltariam, eu entraria em órbita, pularia e quicaria nas paredes da minha casa, enfim, na verdade mesmo bateu um frio na barriga e meu coração disparou. A imagem abaixo diz tudo ! ! ! A distância bateu exatamente ! Eu já havia feito o desenho antes ! Que coincidência ! ! !
Além disso, o documento fala que a linha nova promoveu um encurtamento da distância em 3715 metros. Calculei a distância entre Sarapuhy e Actura pela linha antiga e pela retificada e ... deu 3718 metros ! ! !
Incrível ! ! ! A Estrada de Ferro do Norte tinha o seu leito original pela Avenida Presidente Kennedy e Rua Joaquim da Costa Lima ! ! ! Fantástico ! ! !
Mas ... estas vias não existiam na época ?
NÃO ! ! !
A rodovia Rio-Petrópolis, a original (não a BR-040, rodovia Washington Luís) era praticamente por todo o seu percurso a Avenida Automóvel Clube, que na realidade cruza os atuais municípios do Rio de Janeiro, São João de Meriti, Belford Roxo, Duque de Caxias e Magé, com alguns intervalos. Nos mapas antigos esta estrada está assinalada. E para provar mais ainda esta tese do antigo leito original da EF do Norte, existe um documento aqui no fórum (ainda não achei) que fala que o antigo traçado da ferrovia tenha sido utilizado em determinada época para construção da nova rodovia Rio-Petrópolis ! ! !
Falta eu encontrar este documento e postar aqui.
E ainda falta mais: será que estas estações de São Bento, Pantanal e Pilar ... ainda existem hoje em dia, já que ficaram fora do leito ferroviário atual ? É quase provável que tenham sido demolidas, até para a construção da rodovia, mas quem sabe ?!
Mais mistérios para nós pesquisarmos e desvendarmos. Mas quer saber ? Amo isso ! ! !
Em breve postarei neste tópico mais informações, conforme forem sendo pesquisadas encontradas.
E vamos que vamos !