Página 1 de 1

Parada Santa Guilhermina

Enviado: 13 Out 2013, 14:56
por DadoDJ
Nome: Parada Santa Guilhermina
Km: 52,322
Inauguração provável: 02/12/1926

Da mesma forma que a parada de Santa Dalila, a parada de Santa Guilhermina parece ser antiga, dado o tipo de construção de sua cobertura da plataforma. Está hoje bem conservada, mesmo sendo uma simples plataforma com cobertura.

Fonte: Site Estações Ferroviárias

Re: Parada Santa Guilhermina

Enviado: 13 Out 2013, 15:06
por DadoDJ
Posto abaixo uma imagem antiga obtida por mim na Feira de antigüidades da Praça XV, no Rio de Janeiro, no dia 12 de outubro de 2013.
A imagem mostra um trem, provavelmente da Leopoldina, com vagões de madeira, passando ao lado da estação.
Os demais amigos podem me confirmar mais detalhes.

Imagem

Re: Parada Santa Guilhermina

Enviado: 13 Out 2013, 20:42
por Adenilson
Show de bola!!

Re: Parada Santa Guilhermina

Enviado: 13 Out 2013, 22:25
por Melekh
Essa foto está com uma boa qualidade para a época.

Muito boa!

Re: Parada Santa Guilhermina

Enviado: 21 Out 2013, 18:50
por EDSON
A foto deve ser da década de 70. À época os trens para Guapimirim eram puxadas por máquinas diesel e os vagões eram esses mesmos de madeira, remanescentes da Leopoldina. Quando eu era adolescente viajei muito nestes vagões de madeira, quando ia todo sábado de trem para tomar banho nos rios de Guapi. Gostava de ficar na escadinha (havia uma na parte de trás e outra na parte da frente de cada vagão).

Re: Parada Santa Guilhermina

Enviado: 24 Out 2013, 11:48
por HUGO CARAMURU
O comentário do Edson está certo, em referência a data da foto, pois dá pra se ler "primeira" no lado do carro; esse modo de escrever por extenso começou quando a Leopoldina foi absorvida pela RFFSA em definitivo; antes vinha uma nr "1" bem grande. Na época que comecei a andar até Guapi e Inhomirim, lá por inicio dos anos 70, as locomotivas mais comuns eram diesel U12 ou U13. Mas parece que as U% também trabalhavam nesses trens.

Re: Parada Santa Guilhermina

Enviado: 24 Out 2013, 12:04
por HUGO CARAMURU
Havia, nos anos 65 a 7o e alguma coisa, uma certa diferenciação entre os carros que serviam a Guapimirim e os que serviam a Inhomirim. Os deste ramal, Inhomirim, eram carros típicos da Leopoldina, curtos e das manjadas janelas com parte superior arredondadas; já no ramal de Guapi usavam muitos os carros oriundos da "Santos a Jundiaí", compridos , cfe os da foto em anexo: