E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 10 Fev 2012, 17:39

^^ Esses trilhos são de um ramal que se dirigia às instalações militares do lado direito da foto.

Até pouco antes da reforma e modificações feitas pelo PAC os trilhos ainda eram visíveis na calçada da Av.Suburbana ali em frente.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Paulo ITT
Usuário Diamante
Mensagens: 350
Registrado em: 13 Set 2011, 23:32
Localização: Rio de Janeiro

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Paulo ITT » 10 Fev 2012, 19:08

Realmente existia ali, onde hoje está o PAC, uma unidade imensa do Exército. Só não sabia que existia linha para dentro dela.
Valeu.

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 11 Fev 2012, 10:12

^^ Corrigindo, Paulo:

A Unidade militar ficava no lado esquerdo da foto. Eu percebi esse meu deslize hoje e tomei um susto, pois inverti o sentido da foto na primeira vez que a vi, e achei realmente que fossem trilhos que eu desconhecesse. Achei que a foto foto fosse no sentido Benfica, quando na verdade é no sentido Jacaré. Mas o que eu disse persiste: depois de analisar com calma a foto, percebi que os trilhos são mesmo do ramal militar que existia ali.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 11 Fev 2012, 19:57

Paulo ITT escreveu:Voltando lá em Benfica, encontrei esta foto hoje que me parece mostrar um trecho ainda com trilhos do antigo leito.

Imagem

http://www.rioquepassou.com.br/2005/08/ ... a-anos-70/

vejam bem embaixo no canto esquerdo.

Paulo,
Legal demais essa foto.
A linha que avança em direção a quem está vendo a foto me parece a linha Arará-Japeri para carga. Essa linha cruzava em nível a Avenida Brasil até os anos 60 ou 70. A partir daí foi construído um viaduto, evitando a passagem em nível nesta via.
Mas voltando à foto, o viaduto a direita realmente é o de Benfica e a esquerda era a unidade do DSUP do exército, sendo substituída atualmente pelos conjuntos do PAC.
A casinha branca à esquerda do viaduto está exatamente no local da Parada Benfica pelos meus cálculos.
Eu tentei durante muito tempo explicar para o Melekh, que existia uma diferença entre o traçado reto da Suburbana e a sinuosidade do viaduto para que houvesse espaço para uma rampa suave.
Sendo assim, a parada Benfica que estaria a esquerda da antiga Suburbana imaginando a Rio D'ouro avançando para o subúrbio (direção contrária da foto) estaria hoje do lado oposto do viaduto, ou seja a direita, exatamente como mostra a foto.
Mas essa explicação minha é no sentido do fundo da foto para quem vê a foto.
No sentido contrário, é só trocar esquerda por direita e vice-versa em relação a minha explanação.
Para mim o galpão branco fica onde ficava a parada Benfica, se não for a mesma :O

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 12 Fev 2012, 22:46

^^ Realmente, Adenilson ! O galpão branco (se for a construção que estou pensando, no centro da foto) se parece muito com uma estação !

Mas eu sempre me guiei que o traçado da EFRdO fosse seguindo pela (ou paralelo a) Rua Araruá, que é uma ruazinha que é mostrada do lado esquerdo da foto, vindo em direção à linha. Neste caso, o cruzamento da EFRdO com a EF do Norte se daria em ponto diferente da posição do galpão branco, seria aproximadamente embaixo do viaduto da linha do ramal de cargas do Arará.

Agora observando e comparando a foto (excelente registro, aliás) postada pelo Paulo e as imagens de satélite atuais, nota-se que o galpão branco AINDA ESTÁ LÁ !

Mais: olhei meticulosamente a imagem de satélite e notei duas coisas:

1-A EFRdO pode realmente ter passado paralela à Rua Araruá. Dá pra notar uma "cicatriz", onde hoje existem habitações situadas nesta rua. Além disso, não me lembro de ter visto no acervo da SMU algo indicando a ferrovia passando na rua Araruá ou paralela a esta, mas não me lembro de ter visto todo o acervo de imagens. Pode ainda existir algum indício disso ou daquilo referente a esta rua.
2-O viaduto do ramal do Arará construído sobre a linha da EF do Norte foi feito sobre aterro elevado, o morrinho onde a linha está assentada não devia existir antes, foi artificial. Pelo menos é o que parece pra mim. Portanto, muitos vestígios (inclusive a Parada Benfica) podem ter sido soterrados nesta obra.

Link da imagem de satélite:
http://maps.google.com/maps?q=Rua+Douto ... l&t=h&z=18
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 13 Fev 2012, 10:25

Dado,
Eu não tenho como elaborar um desenho aqui no trabalho e postar aqui agora.
Vou tentar explicar a minha opinião.
Eu já andei dando uma olhada em muitas plantas da SMU para a averiguação do traçado da Rio D'ouro, mas como a ferrovia não era o foco das plantas, às vezes não era nem representada.

Dá uma olhada no PAA 1240 da SMU, fl 2 da Dom Helder Camara.

Vemos o traçado da "futura" Suburbana em 1918 a partir do Largo de Benfica (desenho de cima) e a Rio D'ouro de fato seguia pelo atual canteiro central.
Já no segmento do 2º desenho (abaixo), que é continuação do desenho superior, vemos a direita uma curva acentuada.
A Rua Araruá não existia, pois simplesmente ela era a Suburbana, isso muito antes do viaduto ser construído.
Repare também no desenho de baixo e a direita, há uma ramificação, semelhante a um triângulo de reversão que permitia que os trens da Rio D'ouro seguissem para os dois sentidos da Leopoldina, e é claro, vice-versa. Ambas ferrovias eram métricas na época.

O traçado desse "triângulo" é visível hoje pelo Google e o viaduto de Benfica o divide ao meio.

Só por curiosidade, a sequência dos PAA's abaixo mostra o traçado da Rio D'ouro até Del Castilho pela Suburbana.

PAA 1241, PAA 1242, PAA 1243 & PAA 1244.

Não estou afirmando que o galpão seja a parada Benfica, até porquê acho que a parada era do lado oposto, mas isso vou averiguar, mas se não for, deve estar muito próximo à ex.

A partir dessa curva, se você traçar uma reta no sentido Del Castilho, vais verificar que a mesma volta a encontrar a Suburbana, quando a sinuosidade de acesso ao viaduto acaba.

Pelos meus cálculos, o talude que serviu para elevar a ferrovia do Arará estaria fora da abrangência da ex-parada.

Tudo isso acima, é claro, é a minha opinião. okk

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 13 Fev 2012, 14:45

Adenilson, muito boa essa planta da SMU ! Eu realmente não a havia visto antes, pelo menos não me lembro dela. Além de mostrar uma parte do triângulo de ligação da EFRdO com a EF do Norte, ainda mostra um trechinho do ramal D.Anna Nery. De que ano é este PAA ? Não pude verificar pois mal consigo entrar na internet e este texto já editei e salvei 6 vezes, pois toda hora entra cliente aqui na loja !
É bom, mas tem hora que é ruim ...
>88
Voltando à EFRdO, não tinha percebido ainda o vestígio do triângulo como você falou, mas olhando atentamente agora, surpreendentemente eu vejo OUTRO vestígio de triângulo, formado exatamente pela cicatriz que enxerguei nas habitações da R.Araruá (no seu lado esquerdo de quem entra na rua) e tendo o vértice que seguia para S.Francisco Xavier (pela EF do Norte) paralelo a uma edificação grandiosa existente no meio das casinhas. Veja bem a imagem, Adenilson, e verá uma grande construção com o telhado avermelhado/alaranjado, que fciaria paralelo a este vértice !
Infelizmente estamos na mesma situação, não consigo desenhar aqui no serviço ... mas vou tentar ! Também vi o triângulo que você apontou, com o viaduto cortando-o no meio atualmente. Mas este outro triângulo que vi me parece mais convincente e semelhante ao mostrado em plantas antigas ... vou tentar mostrar !
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
DadoDJ
Administrador
Mensagens: 3417
Registrado em: 12 Set 2011, 21:27
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por DadoDJ » 13 Fev 2012, 14:56

O software Paint que vem no Windows 7 é muito bom, deu pra fazer um esquema aqui rapidamente do que pretendo dizer. Veja abaixo e compare com a imagem de satélite sem as marcações feitas por mim:
Imagem
^^ Acima a foto editada. Em azul o triângulo que o Adenilson apontou (me desculpe se errei na suposição, Adenilson), sendo cortado ao meio pelo viaduto da Av.Suburbana. E em vermelho o triângulo que eu "enxerguei" as habitações da rua Araruá, como uma "cicatriz". Comparem com a imagem sem edição abaixo e me digam o que acham:
Imagem
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Avatar do usuário
Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Mensagens: 458
Registrado em: 14 Set 2011, 22:28
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Luiz Eduardo » 13 Fev 2012, 20:49

Mais um mistério na RdO. Eu enxerguei a mesma coisa que o Dado. O que o Adenílson descreveu, pelo que entendi, deve ser bem próximo disso também. Sempre achei aquela parte ali meio enigmática, mas como vcs estão desenterrando esse defunto faz tempo, uma hora ou outra chegariam ali.

Parabéns por mais uma descoberta.
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante
Mensagens: 1057
Registrado em: 14 Set 2011, 08:11

Re: E.F.Rio D'ouro-Linha tronco

Mensagem por Adenilson » 14 Fev 2012, 14:12

Luiz Eduardo escreveu:Mais um mistério na RdO. Eu enxerguei a mesma coisa que o Dado. O que o Adenílson descreveu, pelo que entendi, deve ser bem próximo disso também. Sempre achei aquela parte ali meio enigmática, mas como vcs estão desenterrando esse defunto faz tempo, uma hora ou outra chegariam ali.

Parabéns por mais uma descoberta.
Luiz Eduardo: Valeu pelo elogio, mas a "culpa" :lol: foi do Paulo que nos presenteou com a foto da página anterior com um ângulo que favoreceu a retomada do assunto.
Nessa altura do campeonato não devemos apenas chamar de desenterro, mas sim de uma necrópsia. :lol:

Dado: A "cicatriz" que você apontou é bastante enigmática e a linha onde vc colocou o traçado segundo o meu raciocínio também procede. Ainda bem que vc tem bastante facilidade para interpretar textos app e não querendo explorar isso, vou tentar complementar o meu raciocínio.

O PAA 1240, folha 2 mostra no desenho de baixo uma curva acentuada já no final do desenho a direita na "Suburbana" e a ferrovia a acompanhando.
Essa curva para mim é a curva que a atual Rua Araruá faz onde após a qual passa pela tal construção com telhado laranja que vc falou.

Analisando melhor o PAA 1241 (continuação) , passa a impressão que tal triângulo não existia. O que existia era apenas um desvio em direção ao sentido triagem da E.F.Norte.
Repare que no PAA 1241 existe apenas um cruzamento das ferrovias.
Resumindo: Um trem que viesse do Cajú (Rio D'ouro) e fosse para Amorim (E.F.Norte) teria que entrar no desvio de acesso à E.F.Norte na direção Triagem e estando totalmente nela, ir de marcha reversa até Amorim.

O traçado que vc apontou pode ter existido, mas apenas se a Suburbana passasse por ali, uma vez que a ferrovia a acompanhava e a tal curva do PAA 1240 não existiria.
Pelo traçado que apontei, existe uma coerência em relação a tal curva. A partir daí (PAA 1241), a Suburbana era totalmente reta.

Para mim a Rio D'ouro cruzava com a E.F.Norte em um ângulo como se fosse um relógio marcando 11:25h (ângulo do google) e a Suburbana era a própria Araruá. Portanto a ferrovia (na minha opinião) seguia o traçado da Araruá e já ao passar pela tal construção com telhado laranja ela já era totalmente retilínea.
Pode conferir que se vc traçar uma reta a partir dessa construção, cruzando com o atual ramal de Saracuruna e não fizer mais curva, vais encontrar a Suburbana lá na frente, depois que alça de acesso ao viaduto acaba no sentido Del Castilho.

Para mim, esse era o traçado da ferrovia, mas se vc estiver certo então a estação poderia ser onde existe uma espécie de "dente" no muro próximo ao talude da ferrovia do Arará.

Mesmo que eu esteja certo quanto ao traçado, imagino que a estação estaria muito próxima ao tal galpão branco, porém de acordo com o desenho abaixo, parece que a Parada Benfica estaria do lado oposto em relação aos trilhos da outrora E.F.Norte, que na época eram dois.

O que vocês acham?

Imagem

Infelizmente não vou ter tempo de editar desenho e mapas, pois estou usando o período noturno lá em casa para organizar a minha viagem de férias, mas quando voltar vou mandar ver nessas explicações okk

Dado: Respondendo à sua pargunta, o PAA é de 1918, por isso a Rio D'ouro nos PAA's não mais existia na Suburbana após D.Castilho (sentido Pilares).

Abraço a todos.

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”