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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Enviado: 20 Jun 2012, 14:51
por DadoDJ
O viaduto seria aproximadamente assim (não parecia passarela, pois era uma construção grande, e parecia ter veículos sobre):
Viaduto ou Passarela na Estação Penha (EFL).png
Sobre a casa que vi na curva entre Brás de Pina e Penha Circular, ela não existe mais ! Parecia muito uma estação, se bem que as construções da época se pareciam muito ... mas o fato de ela ter acesso aparente apenas pela ferrovia me intrigou bastante ! Vou tentar montar isso numa imagem de satélite e postar aqui.

Amaral, pelo formato visto na imagem aérea e o formato mostrado naquela clássica (e única até agora) foto de Maria Angu, eu posso afirmar sim, que eram o mesmo cais ! É mesmo ! Grande Amaral !
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Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Enviado: 20 Jun 2012, 15:02
por Francisco Amaral
Postagem do Melekh no tópico da EF Leopoldina.
Melekh escreveu: Agora vejam a mesma casa onde está marcado o circulo vermelho.

Imagem


Vejam também uma plataforma com pessoas, seria uma estação? Qual?

Imagem
Seria o viaduto ao fundo?

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Enviado: 20 Jun 2012, 15:08
por Francisco Amaral
DadoDJ escreveu: Amaral, pelo formato visto na imagem aérea e o formato mostrado naquela clássica (e única até agora) foto de Maria Angu, eu posso afirmar sim, que eram o mesmo cais ! É mesmo ! Grande Amaral !
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Eu ainda acho que um, ou parte de um, daqueles píeres do Iate Clube Carioca no outro lado da Av. Brasil no final da Pirangi é o píer original de Maria Angu (na verdade o último píer em sua última versão antes dos aterros).

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Enviado: 20 Jun 2012, 15:21
por DadoDJ
Sobre a casa em Brás de Pina, agora fique na dúvida. Desenhei em duas posições na imagem abaixo. Acho que era onde desenhei na parte superior da imagem. Se for ali, ficaria muito próxima da ponte existente logo a frente, de modo que a rampa impossibilitaria a existência de um acesso pela linha. Lembro que entre esta construção e a linha existia um espaço de aparência mais clara, aberta, que sugere um acesso; e nos fundos desta casa, voltados pra avenida, o terreno era escuro, sugerindo ser algo gramado ou com vegetação.

Imagem:
Casa em Brás de Pina.png

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Enviado: 21 Jun 2012, 17:19
por Adenilson
Dado.
Sei que ao passar dos dias em relação a uma visita do tipo que você fez, o esquecimento posterior se dá em escala logarítima. :(
Quando eu estive no AGCRJ, eu procurei anotar as folhas e ir dando o tipo de detalhe que você deu.
Não sei se você e os demais foristas se lembram daqueles esquemas envolvendo tamanho de plataformas e aspectos de cobertura que eu mandei equanto aguardava ansiosamente as fotos.

De qualquer forma o parabenizo até pela descrição da seqüência de fotos que vc solicitou, dando não só detalhes das fotos, mas do que ocorreu no AGCRJ.

Já sabedor que a memória visual diminui rápido em um caso desses, pergunto se pelo que você descreveu, podemos atestar que a parada do Largo da Penha não existiu como construção que lembrasse uma estação, pelo menos no lugar que estimamos ser.
Digo isso porquê o ano de 1928 é bem pontual e um ótimo referencial. Tal parada deveria existir nesse ano se fosse o caso.

Outro detalhe, você disse que o Largo da Penha aparecia no cantinho, mas a abrangência dessa folha que você viu englobava aquela região que o Amaral postou com um desvio da Rio D'ouro formando 2 linhas e convergindo para uma novamente?
Você se lembra disso? Foi na página 3 desse tópico e era uma planta da SMU.

Para encerrar, me lembro sim que o Amaral chegou a levantar a hipótese daquela estação do acidente ser Penha Circular, justificando principalmente a ausência de ruas em um dos lados.

Um abraço!

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Enviado: 21 Jun 2012, 18:15
por DadoDJ
Adenilson, posso afirmar sim: não existia nenhuma parada nem construção ou estrutura no Largo da Penha, visível na imagem aérea.
b )
Havia um grande descampado, tipo quando um campo de futebol está sem grama, sabe ?
Me lembro que o Largo da Penha estava dividido em duas imagens, na proporção 20% para 80%. Por isso fiquei louco pra ver se havia continuação, e havia, mas na folha nomeada como Olaria. Aí o Largo da Penha aparecia no canto esquerdo desta imagem.
Agora em relação à linha dupla em determinado trecho da ferrovia, pode ser possível que sim, visto que em determinados pontos a linha era mais nítida, em outras aparecia apenas uma espécie de vegetação. Nesses trechos não sei dizer se a linha passava nesta vegetação ou não. Ou ainda, se havia alguma bifurcação nestes trechos ... não havia muita nitidez, visto que também havia uma "borda de mancha", talvez por umidade, exatamente na Av.Brás de Pina !

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Enviado: 22 Jun 2012, 11:01
por Melekh
Pessoal,


Conforme eu havia prometido, coloco aqui o Antes X Depois do trecho próximo a Maria Angu, termino do Ramal da Penha.


Na foto abaixo, ainda não existia a Av. Brasil.


Imagem


Já nesta outra mais recente, note que o local já havia sido aterrado.



Imagem


Breve mais fotos.

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Enviado: 22 Jun 2012, 16:18
por Francisco Amaral
Belas fotos!

Na 1ª, não é difícil determinar a data. Entre a contrução do IAPI e da Av. Brasil, o tempo foi bem curto.
O IAPI é do início da década de 40, sendo ocupado em 1945 eu acho. Nessa foto parece não estar ainda ocupado. A Av. Brasil, começou a ser construída em 1940, mas nesse trecho, acho que só em 1943 ou 1944, sendo inaugurada em 1945 ou 46 até a Penha. Essa foto deve ser, então, de 1943 aproximadamente.
Aquela área esbranquiçada pero do litoral era a sede do matadouro que ocupava toda a área verde rasteira. A vegetação mais densa à esquerda é a fazendinha da Penha, ainda existente, resquício da Fazenda Grande. Por pouco não aparece a ponte da Rio d'Ouro e o Porto de Maria Angu. Afoto foi batida exatamente entre os dois... wll


Na 2ª, já vemos a área do matadouro loteada. Provavelmente estamos no final da década de 60. O Estádio do Olaria aparece no canto direito, ainda em sua posição original (perpendicular a atual) sem a ampliação da arquibancada e poucos terrenos estão ocupados na vasta área do matadouro. Já há os aterros e alguns prédiso da Marinha construídos. A foto está mais à direta e mostra bem no canto superior direito o local do Porto de Maria Angu, mas está um pouco desfocado e já aterrado.

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Enviado: 24 Jun 2012, 15:03
por DadoDJ
Pessoal, hoje estive, concorrendo em uma prova de concurso, nas instalaçoes da Marinha, no aterro feito além da Av.Brasil, na Penha.
Na saída, vejam o que vi (e fotografei, infelizmente rapidamente e por celular, que não tem a câmera muito boa) nas instalações da ETE da Penha (CEDAE):
IMG0033B (Small).jpg
IMG0034A (Small).jpg
IMG0035A (Small).jpg
IMG0036B (Small).jpg
TRILHOS ! Ou seriam vigas ...
Me pareceram trilhos. Como se fossem final de linha, uma espécie de para-choque. Pois não vejo outro motivo para fincarem trilhos ali ...
Só não pulei o muro (apesar de fácil) para ver se ainda tem linha debaixo do mato ...
E me chamaram a atenção também as construções ao fundo, na última foto ...
Mais tarde eu posto exatamente a localização disso tudo.

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Enviado: 24 Jun 2012, 17:46
por DadoDJ
Trilhos na ETE da Penha.jpg
No círculo azul, duas construções que achei muuuuuuuito suspeitas. Casinhas aparentemente antigas, mas muito bem conservadas.
No círculo vermelho, onde vi os dois objetos supostamente trilhos, e uma pilastra de concreto junto a eles e a um dos tanques da CEDAE.