Re: E.F.Norte
Enviado: 21 Abr 2012, 22:01

Passado, presente e futuro: tudo na mesma linha ! www.trilhosdorio.org
https://trilhosdorio.com.br/forum/
Francisco Amaral escreveu:Dado, eu sempre me baseei naquele dente para deduzir que a EF Note entrava direto no ramal de Maria Angu. No tópico da EFRdO, e só tentei entender a possível existencia do desvio citado pelo ex-funcionario da RFFSA, mas nunca acreditei nele.
Sobre as fotos, em teoria, aquele deveria ser a Estação da Penha, mas aí a tal casa estaria mais perto da da estação do que atualmente. Seria outra casa, ou seria apenas efeito da foto, em que a estação pareceria mais perto da casa do que realemnete era?
E sendo efeito da foto, vejam bem ao lado da locomotiva a diesel que aparece na foto, uma entrada no muro. Pela ordem das construções, ali seria a antiga entrada para o ramal de Maria Angu, onde a EFRdO cruzava com a EF Norte e onde hava uma passagem de nível para pedestres.
Adenilson, o corrego seria esse mesmo, o que passa na Rua Eng. Francisco Passos, mas hoje totalmente canalizado após essa. Naquela época, possivelmente ele era totalmente aberto e a Av. Bras de Pina passava sobre ele através desta ponte mostrada no PAA.Adenilson escreveu: Amaral: Analisado melhor as comparações dos PAA's que vc postou, acho que entendi a referência da ponte apontada por você, mostrando que um PAA era praticamente igual ao outro, porém um mostrando a ferrovia e outro não.
Seria essa ponte uma diminuta ponte a que passa sobre a Rua Engenheiro Francisco Passos sobre um córrego que passa ali?
Nem sempre, por isso minha dúvida. Por exemplo, em vários documentos antigos fala-se mais ou menos o seguinte:Adenilson escreveu: (...)
Dado: Você tinha indagado sobre o termo supressão da linha se referir a uma desativação e/ou remoção dos trilhos.
Na minha opinião, acho que o fato de texto citar que a partir daquele momento, a Rio D'ouro passava a ter 116 Km de linhas, foi porquê houve mudança na quilometragem e portanto, remoção dos trilhos.
É o que parece a princípio.![]()
(...)