Pefiro apenas escrever e colocar as fotos depois, uma vez que terei que juntar com a foto do arquivo nacional, então não adianta saturar esse post de imagens agora.
A imagem que vi é de 1958 e mostra as mesmas colunas que aparecem na foto tirada do site do Ermakoff, porém a rua citada é Antônio de Freitas (lado oposto da Domingos de Magalhães).
Isso muda tudo.
Na foto a estação abandonada aparece do lado da ferrovia e só mato separando-a da rua sem pavimentação.
Pasmem pessoal, na foto do Ermakoff, discutimos sobre a eletrificação da via, então perguntamos o porquê disso e concluímos, sem certeza, que a estação ao fundo teria sido desativada e a mais nova partilhada pelos trens da Rio D'ouro e Auxiliar.
Só que agora tem uma diferença. Nessa caso aquela foto do Ermakoff está com o observador voltado para Vieira Fazenda e não Del Castilho como tínhamos pensado. Juntei isso com o depoimento que o senhor de 50 anos nos deu jurando qua a plataforma era mais próxima a via.
No outro post, eu disse que o depoimento desse senhor estava estrenho e cheguei a pensar que a tal estação em primeiro plano di site do Ermakoff seria de fato a estação mais próxima da Domigos de Magalhâes.
Quando vi a foto no AN, 2 dias depois não acreditei!
Então, eu estou com a seguinte conclusão parcial.
1) Foi construída original a estação em 1928. Vocês verão que em 1928, as duas linhas passam do mesmo lado da estação, sendo portanto, uma direta.
2) Em algum momento foi construída a plataforma da Rio D'ouro. Apenas uma observação: na foto de 1934, não aparece cobertura.
3) Em uma reportagem de jornal, a plataforma ao fundo parece ser ainda a original de 1928, porém com a cobertura discretamente diferente e em primeiro plano a da Rio D'ouro com uma arquitetura mais moderna. Na época, até o Dado achou estranho a plataforma estar desgastada e depois na foto do Ermakoff, anos depois, estar mais nova. Poderia ter sido uma reforma!
4) Em algum momento, independente da ordem, a plataforma nova da Auxiliar (Ermakoff) foi construída em local mais afastado do prédio original que teria sido desativado e absorvido pelo galpão. Essa nova plataforma estaria realmente mais afastada da rua que a original, pois agora tem um trilho entre esta e a rua.
Resumindo, agora já acho que existiram 3 estações em momentos diferentes. Loucura, não?

Ainda não consegui decifrar como os trens da Rio D'ouro partilhando a plataforma da auxiliar, sairiam do canto mais próximo a Domingos de Magalhães até irem gradativamente atingindo o outro lado antes de chegarem a Del Castilho.
O fato é que tem muita coisa misteriosa aí.
Pelo menos está explicado a princípio a questão da eletrificação e da linha mista que existia também do outro lado da plataforma. (vide foto de Vieira Fazenda no estações ferroviárias).
Depois eu coloco a seqüência de imagens.
Se não entenderam, posso responder as perguntas.
Abraços.