E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações
Adenilson
Usuário Diamante

Re: E. F. Melhoramentos - EFCB [Linha Auxiliar]

Mensagem por Adenilson » 10 Mar 2012, 22:26

Agora vem o mais bizarro:

Pefiro apenas escrever e colocar as fotos depois, uma vez que terei que juntar com a foto do arquivo nacional, então não adianta saturar esse post de imagens agora.

A imagem que vi é de 1958 e mostra as mesmas colunas que aparecem na foto tirada do site do Ermakoff, porém a rua citada é Antônio de Freitas (lado oposto da Domingos de Magalhães).
Isso muda tudo.
Na foto a estação abandonada aparece do lado da ferrovia e só mato separando-a da rua sem pavimentação.

Pasmem pessoal, na foto do Ermakoff, discutimos sobre a eletrificação da via, então perguntamos o porquê disso e concluímos, sem certeza, que a estação ao fundo teria sido desativada e a mais nova partilhada pelos trens da Rio D'ouro e Auxiliar.

Só que agora tem uma diferença. Nessa caso aquela foto do Ermakoff está com o observador voltado para Vieira Fazenda e não Del Castilho como tínhamos pensado. Juntei isso com o depoimento que o senhor de 50 anos nos deu jurando qua a plataforma era mais próxima a via.

No outro post, eu disse que o depoimento desse senhor estava estrenho e cheguei a pensar que a tal estação em primeiro plano di site do Ermakoff seria de fato a estação mais próxima da Domigos de Magalhâes.
Quando vi a foto no AN, 2 dias depois não acreditei!

Então, eu estou com a seguinte conclusão parcial.

1) Foi construída original a estação em 1928. Vocês verão que em 1928, as duas linhas passam do mesmo lado da estação, sendo portanto, uma direta.
2) Em algum momento foi construída a plataforma da Rio D'ouro. Apenas uma observação: na foto de 1934, não aparece cobertura.
3) Em uma reportagem de jornal, a plataforma ao fundo parece ser ainda a original de 1928, porém com a cobertura discretamente diferente e em primeiro plano a da Rio D'ouro com uma arquitetura mais moderna. Na época, até o Dado achou estranho a plataforma estar desgastada e depois na foto do Ermakoff, anos depois, estar mais nova. Poderia ter sido uma reforma!
4) Em algum momento, independente da ordem, a plataforma nova da Auxiliar (Ermakoff) foi construída em local mais afastado do prédio original que teria sido desativado e absorvido pelo galpão. Essa nova plataforma estaria realmente mais afastada da rua que a original, pois agora tem um trilho entre esta e a rua.

Resumindo, agora já acho que existiram 3 estações em momentos diferentes. Loucura, não? ==:(

Ainda não consegui decifrar como os trens da Rio D'ouro partilhando a plataforma da auxiliar, sairiam do canto mais próximo a Domingos de Magalhães até irem gradativamente atingindo o outro lado antes de chegarem a Del Castilho.
O fato é que tem muita coisa misteriosa aí.

Pelo menos está explicado a princípio a questão da eletrificação e da linha mista que existia também do outro lado da plataforma. (vide foto de Vieira Fazenda no estações ferroviárias).

Depois eu coloco a seqüência de imagens.

Se não entenderam, posso responder as perguntas.

Abraços.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 10 Mar 2012, 23:56

Adenilson escreveu:Boa noite pessoal,
(...)
Veja a tal foto abaixo e repare como na direção do viaduto, parece haver um final de plataforma na entre as linhas 1 e 2 (contando da direita para a esquerda). Mas, espera aí!
É verdade, não tinha reparado nisso !
Sendo Del Castilho e no ponto onde seria a foto, a estação ficaria fora do enquadramento abaixo.
Imagem
(...)
Comecei a estranhar tanto e fui fuçar.
Pois bem. Há pouco mais de 1 semana, publiquei uma foto de Engenho Novo. Veja o viaduto de bondes em 1902 e compare com o da foto de cima.

Imagem

Conclusão: Aquela foto de 1935 não é de Del Castilho e sim provavelmente do desmonte do viaduto de bondes que existia na foto de 1902.
Adenilson, sendo sincero, eu tinha lembrado dessa foto, mas parece muito diferente ! O que liga uma à outra é o formato do viaduto, a estrutura e a plataforma no final, o que realmente confere e nos faz acreditar ser o mesmo local fotografado mas ...
O desvio existia em 1935 e não em 1902 na minha opinião devido a existência da Estação Silva Freire e de um pátio. É sabido que S.Freire não existia em 1902, mas em 1935 já existia há mais de 12 anos.

Sobre as curvas, que na foto de 1902 parece ser com o raio bem menor, digo o seguinte: A foto de 1935 foi tirada bem de perto e a foto de 1902 foi tirada já de longe mostrando um trecho distante na curva.
Como eu dei um zoom na foto e tudo aumentou, parece que a curva é muito fechada no caso de 1902 em comparação a 1935.
... mesmo com o zoom dado, me pareceram diferentes !
Para finalizar, comparem as cabeceiras finais de plataforma.
Não achei parecidas ... não estou desacreditando, mas não reconheci como sendo o mesmo local de primeira.
Moral da estória: Se essa foto de 1935 era um parâmetro para saber se a linha auxiliar um dia já teve 4 linhas, pode esquecer.
Por quê a linha auxiliar teria em seu histórico, linha singela e logo depois, linha dupla para ter linha quádrupla para após a agregação da linha de Arará e com a Rio D'ouro em funcionamento, cair para 3 linhas? :ttn:

Isso não faz sentido, a princípio para mim.
Concordo, pensando assim, isso realmente não faz o menor sentido !
Abaixo vou colocando em outras postagens mais aspectos para não ficar cansativo de ler
Estou achando muito legal o que fazemos: além de descobrir fatos históricos obscuros e/ou misteriosos, estamos corrigindo a história, pois várias imagens postadas e publicadas na internet estão incorretamente assinaladas e localizadas !
<o>
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 11 Mar 2012, 00:04

Adenilson, realmente muitas informações e mais mistérios.
Pelo menos você conseguiu desvendar um bocado de coisas !
Infelizmente estou caindo de sono, depois de uma viagem ultra-cansativa a Quissamã, de onde teclo agora. Amanhã sairei cedíssimo para Macaé para fazer uma prova de concurso e, quem sabe, tirar mais algumas fotos da estação de Macaé. Me parece que o VLT já está na estação !
Vou dormir agora, mas me lembrei de uma coisa: na SMU tem aquela planta grande com as linhas divididas passando entre Maria da Graça e Del Castilho, acho que é do ano de 1942, que inclusive aparece as linhas (de bonde provavelmente, não do ramal da Democráticos) saindo da Suburbana e entrando na Av.dos Democráticos. Aquela planta que a Nina postou no TGVBR, lembra-se ... pode ser que o esquema de linhas nesta planta indique alguma coisa, como era a feita a mudança de linhas entre a Melhoramentos e a EFRdO.
Boa noite, amanhã estarei de volta.
-_-zzz
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Luiz Eduardo
Usuário Diamante
Contato:

Mensagem por Luiz Eduardo » 11 Mar 2012, 00:23

^^ Off topic.

Boa sorte amanhã na prova, Dado.

Fica com Deus!
Abraços

Luiz Eduardo
Moderador

Acompanhem nossas expedições pelo meu Blog:
Trilhos e Trilhas Rio de Janeiro

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 11 Mar 2012, 01:58

Dado. Reforço as palavras do Luiz.
Boa sorte na prova hoje, haja vista a hora que escrevo. :DD

Sobre o raio da curva no Engenho Novo depois vou investigar melhor. Tem outras fotos do Portal Augusto Malta mostrando diferentes ângulos dessa foto.

Luiz Eduardo escreveu:^^ Off topic.

Boa sorte amanhã na prova, Dado.

Fica com Deus!

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 12 Mar 2012, 17:16

Olá pessoal.
Fazendo uma observação que elimina de vez a possibilidade daquela ponte ser em Del Castilho.
Após conferência de datas no Portal Augusto Malta, a foto não é de 1935 e sim de 1925.
Na aerofotografia em 1928, 3 anos depois, verifiquei que a linha auxiliar possuia 2 linhas.

Vale salientar que no "corpo" da foto não há referência alguma que cita o local como Del Castilho.

O fato da foto ser de 1925 aumenta mais ainda a possibilidade do viaduto ser o de bondes que existia no início do século XX
entre Méier e Engenho Novo.
Acho mesmo que o tal viaduto não teria durado até os anos 30.

A foto parece ser o desmonte do viaduto.

Sei que as curvas parecem diferentes, a na foto a distância do Engenho Novo de 1902, muito fechada, mas insisto que por causa do zoom, parece que a foto
foi tirada de perto.
A foto foi tirada de longe e qualquer curva em profundidade parece ter o raio menor.
Se vocês verificarem a foto aérea do Google Earth com uma boa aproximação verão que as curvas parecerão mais suaves.

Tem uma foto do Portal Augusto Malta com um ângulo revelador.
Depois eu posto aqui.

Abraços.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 12 Mar 2012, 21:32

Adenilson, eu acreditei na possibilidade, mas só depois de você expor suas idéias, porque antes eu achava que era só coincidência, não tinham pensado no fato do zoom na foto ter distorcido a imagem.
E é verdade, ampliando a imagem, o raio de curva dos trilhos muda.
Além disso, há a possibilidade da imagem ser distorcida também em relação ao equipamento utilizado. Vide imagens animadas (vídeos) antigas, que às vezes davam a impressão das pessoas serem mais altas ou esticadas ...
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 14 Mar 2012, 14:31

Companheiros,

Eu e o Adenilson, fizemos uma verdadeira aventura, um pouco perigosa, mas... valeu.

Ainda comentando sobre a parada / estação Cesário Machado foi contemporânea a um período em que a Melhoramentos era linha singela; vejamos:

Fonte http://www.estacoesferroviarias.com.br/ ... /maria.htm

A chamada Linha Auxiliar foi construída pela E. F. Melhoramentos a partir de 1892 e em 1898 foi entregue o trecho entre Mangueira (onde essa linha e a do Centro se separam) e Entre Rios (Três Rios). O traçado da serra, construído em livre aderência e com poucos túneis, foi projetado por Paulo de Frontin, um dos incorporadores da estrada. Em 1903, a E. F. Melhoramentos foi incorporada à E. F. Central do Brasil e passou a se chamar Linha Auxiliar. Ferrovias foram incorporadas a ela, assim como ramais construídos, dando origem à Rede de Viação Fluminense, que tinha como tronco a Linha Auxiliar, sendo tudo gerido pela Central.
Na mesma época, o ramal de Porto Novo, que saía de Entre Rios, teve a sua bitola estreitada para métrica e tornou-se a continuação da Linha Auxiliar até Porto Novo, onde se entroncava com a Leopoldina.
No final dos anos 1950, este antigo ramal foi incorporado a E. F. Leopoldina e a Linha Auxiliar passou a terminar de novo em Três Rios, onde havia baldeação. A linha, entre o início e a estação de Japeri, onde se encontra com a Linha do Centro pela primeira vez, transformou-se em linha de trens de subúrbios, que operam até hoje; da mesma forma, a linha se confunde com a Linha do Centro entre as estações de Paraíba do Sul e Três Rios, onde, devido à diferença de bitolas entre as duas redes, existe bitola mista.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++

No inicio segundo o que foi projetado pela Ferrovia, o trecho entre Rio de Janeiro e Paraíba do Sul, foi feito em Bitola Métrica, com o objetivo de recolher os produtos em Miguel Pereira.

O trecho inicial foi entre Mangueira e Honório Gurgel, trecho este que engloba e abrange Cesário Machado e Maria da Graça.

Na pág. 107, 2ª coluna, fala-se de assentamento de uma nova linha, com o traçado de modificação da antiga linha, fazendo que as linhas ficassem de acordo das instruções da EFCB, passando as mesmas para Bitola de 1,60m.

Vale ressaltar que isso aconteceu com o processo de eletrificação bem mais à frente, com a duplicação da linha entre Triagem e Del Castilho e posteriormente outros trechos.

Na pág. 108 cita que foram feitas na maioria das estações, duas plataformas para passageiro e uma para carga. Em 1950 já partiam trens elétricos em bitola larga.

Em suma, tudo leva a crer que a modificação da Bitola se deu graças à eletrificação da Ferrovia.

Em tempo, alguns trechos da Linha Auxiliar, possuíam 04 linhas, um exemplo é no trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), lá havia 04 linhas; isso porque o trafego na década de 80 era intenso [cargas, o Japerí que usava a L. Auxiliar, o Santa Cruz (Paulista), Vera Cruz (Mineiro)] entre outros, obrigando que os trens do Ramal Belford Roxo, aguardasse nesta 4ª linha no sinal fechado esperando, que o outro passasse e assim ocorreu em outros trechos da Auxiliar.

Desconheço que a Melhoramentos ou EFCB tivesse 04 linhas na Auxiliar, mas pode até ser, tendo em vista que como foi citado antes, foi promovida a modificação da linha e do leito.

Em tempo: O trecho entre Pilares (Cintra Vidal) e Terra Nova (Extinta), onde tinha as 04 linhas, a 4ª linha foi arrancada (roubada pela SuperVia), posso tirar uma foto de lá e postar aqui.

Sugiro que leia no livro do Helio Suevo, a parte que fala na pág. 135 sobre a Eletrificação da EFCB.

Sobre o ano da eletrificação da linha Auxiliar no trecho analisado, vejamos:

Eletrificação trecho Derbi Clube - Honório Gurgel --- 15 de Julho de 1945

A eletrificação até Honório Gurgel foi feita ao longo da chamada Linha Auxiliar da E.F. Central do Brasil e requereu o alargamento da bitola até aquela estação.

Grifo meu: sendo assim até 1945 a bitola era métrica

Lamentavelmente as condições técnicas dessas últimas eletrificações não correspondiam à ousadia com que iam sendo realizadas as obras. A alimentação das linhas elétricas no trecho até Santa Cruz e Honório Gurgel era precária, uma vez que as subestações que as alimentavam eram distantes e já estavam sobrecarregadas com os trechos que lhe haviam sido originalmente atribuídos. As obras da eletrificação continuaram após o conflito mundial, usando a experiência obtida:

Fonte: http://reocities.com/siliconvalley/5978 ... cb.html#ri

Concluimos que se houve modificação no leito, muito pouca coisa poderá ser encontrada.

Continua...

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 14 Mar 2012, 14:32

Continuação;

Sobre a foto de 04 linhas sobre suposto viaduto em Del Castilho, onde todas pareciam do mesmo tamanho.

Coloco aqui uma foto que me pareceu ser no mesmo local, só que pertencendo ao bairro do Engo. Novo, vide:

Foto:

Imagem

Sobre Maria da Graça, a foto que postei era da época de sua inauguração, ou seja; tratava-se de 1ª estação da EFCB.

Posteriormente, eu acredito, a mesma tenha sido modificada ou até mudada de local, resta saber que com a E.F. Rio D’Ouro passando pela L. Auxiliar, foi construída uma nova estação para a EFRD ou se ambas compartilhavam da mesma estação, fica a pergunta que não se cala.

As pesquisas continuam...

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 14 Mar 2012, 14:49

Eu acredito, opinião minha, que a EFRdO tenha se utilizado de estação própria, e não compartilhada com a Linha Auxiliar.

Isso, claro, é palpite ...
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Responder

Voltar para “EF Melhoramentos do Brazil (posterior Linha Auxiliar da EFCB)”