Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha
Enviado: 18 Mai 2012, 08:43
Peço licença aos colegas para postar esta nota que foi publicada no Diário Oficial da União em 27-09-1906.

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Outra coisa. Vc citou um viaduto na área da Estação Penha da EFL. Pode ser aquela passagem aérea estranha que aparece no fundo da suposta foto da Estação Penha com um acidente ferroviário. Cheguei até a cogitar ser Penha Circular, mas esse viaduto traria outra visão de análise à foto.DadoDJ escreveu: 7-A Av.Brás de Pina não acabava na R.José Maurício, ela cruzava a EFL em uma grande PN !
Eu já havia escrito sobre isso, se não me engano ainda no falecido TGVBR. Na verdade, a Av. Brás de Pina terminava no Largo da Penha. Aquele trecho que hoje faz parte dela e fica entre o Largo e a EFL, na verdade é originalmente o final da Estrada da Penha (por isso o nome, ligava a via de acesso ao interior, a Suburbana, à Penha até o Largo). Quando a EFL cortou-a em vários trechos deu origem às diversas ruas (Democráticos, Cardoso de Moraes, Leopoldina Rego, Uranos, Nicarágua) e seu último trecho foi incorporado a Av. Bras de Pina. E próximo a este ponto, acredito que se iniciava também o Caminho de Maria Angu no sentido do litoral, cujos trechos sobreviventes viriam a ser a atual Cmte Vergueiro da Cruz e ligavam o Largo da Penha à Maria Angu (praia e porto).
10-A região do IAPI era um descampado imenso ! Mas imenso mesmo, mato puro ! Não vi nenhum sinal de ramal da EFL saindo por ali, indo para um suposto matadouro que não sei se já funcionava em 1928, data das imagens. Havia sim, algo intrigante: junto aos limites deste mega-terreno, aparecem umas manchas brancas, mas só nos limites. Parece gado, mas porque estão pastando apenas junto aos limites do terreno ? Isso se for gado mesmo ...
O matadouro já funcionava, o ramal não sei. Ele saía do início da longa curva que a EFL faz entre Olaria e Penha. O terreno do IAPI, acredito que não fosse parte do matadouro, era ainda parte do resquício da fazenda grande, da qual sobrou uma área ainda junto a Av. Brasil. O matadouro era basicamente um grande retângulo entre o litoral e a EFL com os limites sendo o atual Mega Box e IAPI (excluso) e a metade do quarteirão entre a Rua Bariri e a atual Prof Plínio Bastos. Os grupos de gado poderiam ser agrupados por tempo de estadia no matadouro ou por estarem aguardando embarque e/ou desembarque. As instalações prediais do matadouro ficavam junto a Av. Brasil.
11-Nesta imagem ainda aparece a PN da Rua Uranos com a Rua Leopoldina Rêgo, na altura da Rua Filomena Nunes.
Como disse acima, nada mais era do que a continuação da original Estrada da Penha.
Eu tenho convicção que este píer da Rua Pirangi era o Porto de Maria Angu (não confundir com o píer da EFRdO). Isso pq: 1º - as plantas da SMU mostram um píer ali, no mesmo formato do píer da única foto do porto que eu tenho conhecimento, e nenhum outro píer até a atual Av. Lobo Junior (exceto o da EFRdO). E 2º - todos os Caminho (ruas) da época terminava ali, no final da Pirangi. O Caminho de Maria Angu (atual Vergueiro da Cruz) ia até ali e a Rua Pirangi é a extensão da Rua Dr. Alfredo Barcelos (que se chamava Estrada de Maria Angu), que é uma rua muito sinuosa e estreita (por isso deve ser um caminho muito antigo) que sai da Estrada da Penha na altura da Estação de Olaria da EFL e vai até o litoral.• Folha 65
Como nesta folha havia a descrição de abrangência do litoral da Penha, Ramos etc pedi esta imagem em busca do porto de Maria Angu. Apesar de falar Penha, a imagem mostrava até a Praia de Ramos apenas. O litoral já estava bastante assoreado ou aterrado. Havia 5 píers ou cais, sendo o maior no final da Rua Pirangi. Mas nada de Maria Angu.