Dado. Grandes postagens!
Vamos ao que mais me chamou atenção.
1) Na sua postagem de 06/04, a informação da desativação de São Francisco Xavier como estação inicial de E.F.Norte já em 1909.
Se não me engano, o ano daquela foto que postei da estação S.F.Xavier da E.F.Norte quando montei o dossiê sobre essa estação era de 1909.
A estação então estaria vivendo seus últimos momentos na ativa.
2) O relatório aponta modificações no
grade e isso me fez lembrar o "cruzamento" da Melhoramentos e E.F.Norte com a Rua Ana Néri.
A rua e a ferrovia cruzavam em nível naquela época ou havia uma ponte?
Se havia uma ponte, por quê nunca foi citada?
Havendo o cruzamento em nível, podemos concluir que toda aquela informação sobre remoção de terra e modificação do
grade seria um "rebaixamento" do nível da ferrovia ali, atualmente com quase 10 metros de desnível em relação à rua.
3) A conclusão do ramal circular da Penha em 1910. Guardem esse ano, pois pode ser útil!!!
4) Durante os trabalhos de conclusão de uns boeiros na interseção da ferrovia com a Rua Ana Neri, a parada Silva e Souza sequer foi citada. Será que a mesma não interferiu em nada o assentamento dos trilhos da E.F.Norte, será que já tinha sido desativada?
5) Me surpreendeu as citações que a E.F.Norte se comprometia com a Rio D'ouro em manter o trecho entre a chave de Benfica (provável cruzamento das ferrovias) e o Cajú.
Será que houve duplicidade das partidas dos trens da Rio D'ouro do Cajú e em Praia Formosa ou o trecho inicial da Rio D'ouro teve o transporte de passageiros suprimido há mais tempo que pensávamos nesse trecho?
6) A informação que o segundo trilho assentado da E.F.Norte foi a direita do cruzamento. Isso poderia ter condenado a parada Benfica, caso a mesma fosse ali.
Outra coisa importante é que essa informação pode ser importante para pesquisarmos sobre a ligação da E.F.Norte com a Rio D'ouro na Penha e que temos debatido no referido tópico.
7) No tópico 2 eu mencionei a possibilidade de obras terem "rebaixado" o nível da ferrovia na altura da Rua Ana Neri e depois li que o trecho a partir da Rua Ana Neri (dando a entender que era o ramal da Ana Neri) fora substituído pela nova linha da Rio D'ouro (margeando a Melhoramentos) até Benfica. Foi isso que entendi?
Se foi isso, como poderia se a princípio pensamos que os trilhos do ramal da Ana Neri ficavam em nível diferente?
Fica a pergunta. No caso de mudança do nível da ferrovia, o ramal de Ana Neri partia do atual ponto elevado da Visconde de Niterói ou lá de baixo mesmo?!?!?!
Vamos ter que avançar as pesquisas nesses espectos.
Valeu pelo reletório Dado
Abraço a todos.