Companheiros,
O Dado colocou no outro Tópico a seguinte publicação:
DadoDJ escreveu:Diário Oficial da União (DOU) de 05 de outubro de 1909, com o pedido feito pela EF Leopoldina para ligar a sua linha da EF do Norte ao Ramal da Penha da EFRdO:

Acredito que esta ligação que tinha a finalidade de Ligar a E.F do Norte com a E.F.R.D., para buscar pedra britada no Ramal da Pedreira em Irajá, que se fazia no sentido de Vicente de Carvalho.
Assim sendo a Casa que fotografei de 1898, poderia fazer parte da ligação, logo descartaria a mesma com a Estação Largo da Penha
O Adenilson e o Amaral concordaram em que a casa assinalada na foto em preto e branco e a casa que fotografei, próxima a Estação da Penha da E.F do Norte, não são as mesmas.
O Adenilson cita que a lateral da casa atual mostra uma série de portas, as quais parecem ser originais e na foto antiga, apenas duas (podendo ser portas e/ou janelas) na lateral da fachada, ou seja, a aresta paralela à ferrovia.
Logo se baseando no relatório que o Dado coloca aqui, Diário Oficial da União (DOU) de 05 de outubro de 1909, com o pedido feito pela EF Leopoldina para ligar a sua linha da EF do Norte ao Ramal da Penha da EFRD, com o objetivo de extrair pedra britada da Pedreira de Irajá, logo fico pensando que na realidade esta casa poderia ser aquela de 1898 na qual fotografei e citei, baseando-me nas informações do Antigo Funcionário da RFFSA, a provável Estação da Penha da E.F.R.D.
Façamos a comparação com as duas fotos que acredito ter sido tirada invertida e agora coloquei na forma correta:
Na foto abaixo podemos ver a Estação da Penha da E.F. do Norte ao fundo e na frente uma plataforma em formato de "V" com uma linha saindo ao lado da casa indicada pela seta.
Logo o local não seria o mesmo da casa com várias janelas, onde supostamente saia o Ramal do Curtume Carioca e sim o local próximo a Casa abaixo, vide:
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Agara vejam a Publicação que o Dado postou, vejamos:
DadoDJ escreveu:

Trecho extraído da publicação "Estatística das Estradas de Ferro do Brasil", produzida pelo Departamento Nacional de Estradas de Ferro em 1913. Foi aí que eu li sobre quilometragens das paradas e/ou estações do ramal da Penha da EFRdO ! Vejam as paradas/estações do ramal: Vicente de Carvalho (km 0,000), Largo da Penha (km 4,700) e Fazenda Grande (km 6,425 ou 6,426). A partir deste documento que apontei as paradas e/ou estações nas imagens de satélite, que infelizmente se perderam com a extinção do fórum TGVBR (uma delas foi postada na primeira página deste tópico).
Mas agora fica fácil traçarmos a linha e suas paradas e/ou estações com respectivas quilometragens.

Logo poderia ter duas Estações Penha da E.F.R.D, uma chamada Largo da Penha e a outra Penha, conjecturas minhas....
Vide o Mapa do local.
Acredito que ambas chegaram a existir na mesma época.
Mais uma para investigar!