E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Fórum para postagem de informações, dados e registros sobre o trecho entre a estação Vicente de Carvalho e a Praia de Maria Angu, linha conhecida como Ramal da Penha
Adenilson
Usuário Diamante

Re: E. F. Rio D'Ouro - Ramal da Penha

Mensagem por Adenilson » 11 Mai 2012, 17:53

Dado.
De volta após mais uma viagem :D , digo o seguinte:

Importante documento o que você encontrou. Podemos interpretar por 2 lados.

1) Que realmente não havia parada, talvez um estribo, pois o nome Praça da Penha é citado.
2) Havia uma parada da Penha da Rio D'ouro, porém com o nome Praça da Penha para diferenciar um pouco da "quase homônima" da E.F.Norte.

Por enquanto, estou acreditando mais na primeira hipótese. Vou ver se traço a distância. okk

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 11 Mai 2012, 20:55

Eu também fiquei na dúvida, Adenilson ... se por um lado o Estribo (imagino que tenha 80% de chance de ser), Parada (15%) ou Estação (5%) "Largo da Penha" é citada em uma relação de estações, a chance de existir uma construção, por mais simples que fosse, aumenta. Pois nestes relatórios eram citados apenas os prédios e construções significativas, salvo raras exceções (Monhagaba é um exemplo, mas não sabemos como era nem temos imagens !).
Por um outro lado, observando a última foto postada que mostra nitidamente os trilhos da ferrovia, antes do trecho de texto que postei, dá pra notar alguns blocos ou pedras grandes ao lado dos trilhos. Observe onde está escrito "Trilhos da EFRD" em azul, logo abaixo dessa frase parece que há um bloco, e mais pra frente, onde tem um poste, parece que há outra elevaçãozinha, que pode ser uma pedra. Acredito que estes objetos podem ter sido colocados ali para embarque e desembarque nos "Trens dos Romeiros". Neste caso, "Largo da Penha" nem um estribo seria ... aí já seria quase um ponto de ônibus (nem chegaria a isso) ou um "ponto de carroças".
Será que as estruturas eram tão rudimentares, pobres e inseguras assim ?
ptz
É ... o pior, mas o pior mesmo, é que a possibilidade de terem sido assim existe !
##o##
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Melekh
Usuário Diamante

Mensagem por Melekh » 13 Mai 2012, 23:54

Companheiros,

O Dado colocou no outro Tópico a seguinte publicação:

DadoDJ escreveu:Diário Oficial da União (DOU) de 05 de outubro de 1909, com o pedido feito pela EF Leopoldina para ligar a sua linha da EF do Norte ao Ramal da Penha da EFRdO:

Imagem

okk

Acredito que esta ligação que tinha a finalidade de Ligar a E.F do Norte com a E.F.R.D., para buscar pedra britada no Ramal da Pedreira em Irajá, que se fazia no sentido de Vicente de Carvalho.

Assim sendo a Casa que fotografei de 1898, poderia fazer parte da ligação, logo descartaria a mesma com a Estação Largo da Penha

O Adenilson e o Amaral concordaram em que a casa assinalada na foto em preto e branco e a casa que fotografei, próxima a Estação da Penha da E.F do Norte, não são as mesmas.

O Adenilson cita que a lateral da casa atual mostra uma série de portas, as quais parecem ser originais e na foto antiga, apenas duas (podendo ser portas e/ou janelas) na lateral da fachada, ou seja, a aresta paralela à ferrovia.

Logo se baseando no relatório que o Dado coloca aqui, Diário Oficial da União (DOU) de 05 de outubro de 1909, com o pedido feito pela EF Leopoldina para ligar a sua linha da EF do Norte ao Ramal da Penha da EFRD, com o objetivo de extrair pedra britada da Pedreira de Irajá, logo fico pensando que na realidade esta casa poderia ser aquela de 1898 na qual fotografei e citei, baseando-me nas informações do Antigo Funcionário da RFFSA, a provável Estação da Penha da E.F.R.D.

Façamos a comparação com as duas fotos que acredito ter sido tirada invertida e agora coloquei na forma correta:

Na foto abaixo podemos ver a Estação da Penha da E.F. do Norte ao fundo e na frente uma plataforma em formato de "V" com uma linha saindo ao lado da casa indicada pela seta.

Imagem

Imagem

Logo o local não seria o mesmo da casa com várias janelas, onde supostamente saia o Ramal do Curtume Carioca e sim o local próximo a Casa abaixo, vide:

Imagem

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Agara vejam a Publicação que o Dado postou, vejamos:

DadoDJ escreveu:

Imagem

^^ Trecho extraído da publicação "Estatística das Estradas de Ferro do Brasil", produzida pelo Departamento Nacional de Estradas de Ferro em 1913. Foi aí que eu li sobre quilometragens das paradas e/ou estações do ramal da Penha da EFRdO ! Vejam as paradas/estações do ramal: Vicente de Carvalho (km 0,000), Largo da Penha (km 4,700) e Fazenda Grande (km 6,425 ou 6,426). A partir deste documento que apontei as paradas e/ou estações nas imagens de satélite, que infelizmente se perderam com a extinção do fórum TGVBR (uma delas foi postada na primeira página deste tópico).
Mas agora fica fácil traçarmos a linha e suas paradas e/ou estações com respectivas quilometragens.
okk

b )
Logo poderia ter duas Estações Penha da E.F.R.D, uma chamada Largo da Penha e a outra Penha, conjecturas minhas....

Imagem

Vide o Mapa do local.

Imagem

Acredito que ambas chegaram a existir na mesma época.

Mais uma para investigar!

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 14 Mai 2012, 11:31

Dado e demais foristas.
Estive pensando sobre o assunto e conjecturei até que ponto valeria a pena manter uma estrutura fixa de alvenaria no meio da rua para a romaria na Igreja da Penha cujo festejo em grande escala (fora missas habituais) era anual.
Sobre o que penso de um estribo, seria uma estrutura semelhante a das escadas de madeira que colocaram para suprir a demolição da estação de Porto das Caixas.
Os antigos vagões de madeira eram mais baixos, possuiam apenas uma entrada na frente e outra atrás de cada vagão e ainda possuiam escadas que permitiam o acesso aos vegões e dos mesmos quase ao nível do solo sem maiores problemas.

Ao traçar a distância apontada como a "parada do Largo da Penha", cheguei a um ponto da Avenida Nossa Senhora da Penha na esquina com a Rua Piquete, pouco mais de 200 metros do local mais lógico para a parada.
Essa distorção pode ter sido causada pelo ponto zero, que adotei como sendo o trecho inicial do ramal após a bifurcação a prtir da linha tronco em Vicente de Carvalho.

O sistema de medição da ferrovia poderia ter o ponto zero pouco atrás da estação Vicente de Carvalho, justificando a distorção. :ttn:

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 14 Mai 2012, 13:51

Também acho, Adenilson. A estrutura desta parada devia ser bem simples mesmo ...
Em relação a duas estações, citadas pelo Melekh (que poderiam ser ou aquela casinha com o dístico de 1898 ou a antiga vista pela lateral na foto antiga da região), uma da EFRdO e/ou outra da EF do Norte, acho pouco provável. A EF do Norte já possuía a estação da Penha no bairro, com que propósito ela criaria outra na ligação entre ela e o ramal da Penha da EFRdO.
A não ser que fosse alguma parada fiscal, de controle, ou de sinalização ...

Pessoal, estou na iminência de tirar umas férias (tô quase matando os clientes aqui ... :brrb: ) e caso isso se concretize, vou até o AGCRJ e ao Arquivo Nacional para verificar se existem fotos aéreas da região da Penha. Caso se confirme, entro em contato com vocês para de repente combinarmos uma convenção Trilhos do Rio nestas entidades.
:beer:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 14 Mai 2012, 14:35

Adenilson, quando eu medi as distâncias (na primeira vez que vi o documento sobre a quilometragem do ramal) marquei a Parada Largo da Penha quase "em frente aos fundos" a uma agência do HSBC que existe no Largo da Penha. Note que antigamente a Estrada Brás de Pina não "dava a volta" no Largo da Penha, passava rente aos fundos desta agência do HSBC que citei.
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 14 Mai 2012, 16:45

Dado. Eu vou medir a distância de novo.
Em relação ao HSBC não consegui visualizar. Só achei uma agência do Bradesco antes do largo.
Qual foi o seu ponto zero?

Mudando o assunto, quando você for ao AGCRJ, me avisa, pois vou te dar umas dicas e o nome das pessoas às quais você deverá procurar.
Eles já tem ciência do fórum e a receptividade quanto a divulgação em função do objetivo do mesmo foi a melhor possível, desde que é claro, alguns termos de compromisso sejam assumidos. okk

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 14 Mai 2012, 16:47

APAGA TUDO.
Consegui visualizar o HSBC.
Se foi mesmo a li, então a foto do Malho está com a "parada" fora do enquadramento a esquerda.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 15 Mai 2012, 15:24

Será que aqui conseguimos alguma informação ou imagem reveladora ?

http://www.santuariopenhario.org.br/?se ... cia=302777

^^
Vou entrar em contato depois com a administração do Santuário e do Museu anexo. Quem sabe, não é ?
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 16 Mai 2012, 15:39

Dado. Parabéns pelo link postado! app
Apesar de não ter visto alguma parada da Rio D'ouro, mas em algumas fotos ter tido a impressão de ter visto os trilhos, as fotos deram um "gostinho especial" de como seria uma viagem naquela época.

Não sei se "capturando" essas fotos e depois ampliando poderemos ver algum detalhe que a princípio possa não ter sido percebido.
Mas fica a esperança que essas fotos possam ser parte de um acervo muito maior da Igreja.

Para ser sincero, já fui a Igreja Maculado Coração de Maria no Méier e perguntei por fotos antigas. O pessoal de administração disse que não tinha.
Já pensei em fazer a mesma coisa na Igreja que fica no largo dos Pilares para ver se conseguia ver a estação da Rio D'ouro.
Talvez o Melekh possa ter mais facilidade nisso por conhecer bem a região e ter morado lá por muitos anos.

Eu mesmo já comentei com ele que tinha a intenção de ir ao Museu do Capão do Bispo para ver se tinha alguma foto, mas o próprio Melekh já tinha dito que já tinha perguntado por fotos e o pessoal desconhecia quase tudo sobre a relação da casa com a ferrovia Rio D'ouro no seu traçado antigo.
De qualquer forma, não perdi 100% a esperança. Vamos torcer que tenha sido o desconhecimento daquela equipe que o atendeu naquele momento. okk

Responder

Voltar para “Ramal da Penha (Maria Angu)”