Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M
Enviado: 29 Jun 2012, 16:46
Pessoal, boa tarde!
Tentarei sintetizar os principais aspectos postados de ontem para hoje, individualizando as minhas respostas.
Amaral,
Essa questão das variantes é uma icógnita, pois o único mapa entre tantos que sugere essa total separação das variáveis antiga e nova da Rio D'ouro foi o comentado por nós.
Você comentou sobre não fazer sentido a existência de duas variáveis que iriam se separar para juntar-se de novo 4 Km depois.
Em uma análise mais superficial, poderíamos dizer que o tráfego não poderia ser interrompido e que por necessidade das pessoas que moravam nas imediações atendidas pela variável antiga, fosse intenção manter as duas operando. Pelo menos a princípio.
Como você disse apropriadamente, devido às questões operacionais e ao aumento de tráfego na Melhoramentos, a situação envolvendo o cruzamento das vias ficou mais crítico até suprimirem a variante Liberdade/E.Mato.
Por outro lado o que me balançou foi saber da inauguração do Capão do Bispo em 1891, depois da construção da variável nova. Essa data foi reveladora, pois torna essa parada mais "jovem" que Inhaúma por exemplo.
A partir daí eu balancei em relação a intenção inicial de supressão do tráfego na variável antiga, a menos que fosse uma construção muito rústica, quase descartável.
Essa questão envolvendo o mapa que tocamos no assunto traz um novo foco de pesquisa. Comentarei mais detalhes quando responder aos comentários do Dado, feitos hoje.
No assunto do bonde, antes da sua réplica, eu fiz um comentário que se fosse um bonde, poderia estar fazendo a manobra em direção ao fotografo, mas com possibilidade também de ser além do que você explicou e muito bem, ser uma manobra usando o largo de Pilares vindo do Cachambi e retornando para esse bairro sem passar ao lado do fotógrafo, mas em primeiro momento, no ato da manobra, indo em direção a ele.
Devido a posição dos trilhos em outras fotos de 1928, a possibilidade do que você explicou é a mais plausível, mas pode ter essa opção também.
O itinerário dos bondes colocado por você é curioso e comprova o que já sabia em relação ao tráfego da Arquias Cordeiro, que tinha até os anos 50 ou 60, mão dupla.
Sobre a José Bonifácio, também sabia que o fluxo era invertido.
Melekh.
Continuo achando que aquele mapa que representa a estação com bolinhas pretas está errado e representou a estação de Engenho do Mato pouco antes do que deveria ser.
Repare que a estação de Inhaúma está "fechando" o cruzamento que Padre Januário fazia em nível ao associar com a Álvaro de Miranda. A estação era um pouquinho antes.
Para mim, a probabilidade de ter havido uma estação apenas ainda é maior.
O que pode ter acontecido é que o tal estribo tenha sido apenas uma extensão adaptada do prédio original que servia à velha variável.
Se os engenheiros não conseguiram adaptar a variável nova para atender à estação de Engenho do Mato, foi por poucos metros e isso poderia ser corrigido com uma construção sob forma de ampliação da velha estação.
O fato de Engenho da Rainha substituir Engenho do Mato pode estar relacionado a precariedade dessa última, pois a diferença entre elas era de quase 1km, o que é bem longe
.
Talvez os administradores tenham associado essa questão ao fato de Tomás Coelho, da Auxiliar estar perto demais e com maior condição de ter um pátio "anti-calote".
Mesmo acreditando que E.Rainha substituiu E.Mato, não acredito que essa última tenha sido demolida logo e sim sobrevivido por muito tempo.
Se existiu alguma adaptação de acesso ao prédio original, essa sim pode ter sido demolida logo.
Sobre Del Castilho, acho estranho aquele cruzamento depois do pátio de Del Castilho, pois é o único mapa que mostra isso.
Será que não foi uma forma desse mapa mostrar que de fato, a variável antiga passou a sair da Melhoramentos e a variante nova tivesse além do avanço em direção a Inhaúma, um desvio para a auxiliar, dando a impressão de um cruzamento?
Dado.
Sobre a pesquisa ser difícil concordo plenamente com você, mas acho que no caso da Memória Virtual, o sistema de busca não "aceita" refino feito com aspas.
Ontem eu passei uma hora tentando buscar informações e não fazia diferença quando eu colocava aspas ou não.
Infelizmente
Sobre os fatos que você colocou em ordem cronológica, como foram postados sob forma de tópicos, depois vou responder melhor em cima de cada item.
Depois também vou comentar sobre o acidente em Colégio, mas ontem mesmo li a reportagem.
Como diria você, show de bola! (não o acidente, mas a reportagem e postagem)
Tentarei sintetizar os principais aspectos postados de ontem para hoje, individualizando as minhas respostas.
Amaral,
Essa questão das variantes é uma icógnita, pois o único mapa entre tantos que sugere essa total separação das variáveis antiga e nova da Rio D'ouro foi o comentado por nós.
Você comentou sobre não fazer sentido a existência de duas variáveis que iriam se separar para juntar-se de novo 4 Km depois.
Em uma análise mais superficial, poderíamos dizer que o tráfego não poderia ser interrompido e que por necessidade das pessoas que moravam nas imediações atendidas pela variável antiga, fosse intenção manter as duas operando. Pelo menos a princípio.
Como você disse apropriadamente, devido às questões operacionais e ao aumento de tráfego na Melhoramentos, a situação envolvendo o cruzamento das vias ficou mais crítico até suprimirem a variante Liberdade/E.Mato.
Por outro lado o que me balançou foi saber da inauguração do Capão do Bispo em 1891, depois da construção da variável nova. Essa data foi reveladora, pois torna essa parada mais "jovem" que Inhaúma por exemplo.
A partir daí eu balancei em relação a intenção inicial de supressão do tráfego na variável antiga, a menos que fosse uma construção muito rústica, quase descartável.
Essa questão envolvendo o mapa que tocamos no assunto traz um novo foco de pesquisa. Comentarei mais detalhes quando responder aos comentários do Dado, feitos hoje.

No assunto do bonde, antes da sua réplica, eu fiz um comentário que se fosse um bonde, poderia estar fazendo a manobra em direção ao fotografo, mas com possibilidade também de ser além do que você explicou e muito bem, ser uma manobra usando o largo de Pilares vindo do Cachambi e retornando para esse bairro sem passar ao lado do fotógrafo, mas em primeiro momento, no ato da manobra, indo em direção a ele.
Devido a posição dos trilhos em outras fotos de 1928, a possibilidade do que você explicou é a mais plausível, mas pode ter essa opção também.
O itinerário dos bondes colocado por você é curioso e comprova o que já sabia em relação ao tráfego da Arquias Cordeiro, que tinha até os anos 50 ou 60, mão dupla.
Sobre a José Bonifácio, também sabia que o fluxo era invertido.
Melekh.
Continuo achando que aquele mapa que representa a estação com bolinhas pretas está errado e representou a estação de Engenho do Mato pouco antes do que deveria ser.
Repare que a estação de Inhaúma está "fechando" o cruzamento que Padre Januário fazia em nível ao associar com a Álvaro de Miranda. A estação era um pouquinho antes.
Para mim, a probabilidade de ter havido uma estação apenas ainda é maior.
O que pode ter acontecido é que o tal estribo tenha sido apenas uma extensão adaptada do prédio original que servia à velha variável.
Se os engenheiros não conseguiram adaptar a variável nova para atender à estação de Engenho do Mato, foi por poucos metros e isso poderia ser corrigido com uma construção sob forma de ampliação da velha estação.
O fato de Engenho da Rainha substituir Engenho do Mato pode estar relacionado a precariedade dessa última, pois a diferença entre elas era de quase 1km, o que é bem longe

Talvez os administradores tenham associado essa questão ao fato de Tomás Coelho, da Auxiliar estar perto demais e com maior condição de ter um pátio "anti-calote".
Mesmo acreditando que E.Rainha substituiu E.Mato, não acredito que essa última tenha sido demolida logo e sim sobrevivido por muito tempo.
Se existiu alguma adaptação de acesso ao prédio original, essa sim pode ter sido demolida logo.
Sobre Del Castilho, acho estranho aquele cruzamento depois do pátio de Del Castilho, pois é o único mapa que mostra isso.
Será que não foi uma forma desse mapa mostrar que de fato, a variável antiga passou a sair da Melhoramentos e a variante nova tivesse além do avanço em direção a Inhaúma, um desvio para a auxiliar, dando a impressão de um cruzamento?
Dado.
Sobre a pesquisa ser difícil concordo plenamente com você, mas acho que no caso da Memória Virtual, o sistema de busca não "aceita" refino feito com aspas.
Ontem eu passei uma hora tentando buscar informações e não fazia diferença quando eu colocava aspas ou não.
Infelizmente

Sobre os fatos que você colocou em ordem cronológica, como foram postados sob forma de tópicos, depois vou responder melhor em cima de cada item.
Depois também vou comentar sobre o acidente em Colégio, mas ontem mesmo li a reportagem.
Como diria você, show de bola! (não o acidente, mas a reportagem e postagem)
