Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M
Enviado: 28 Jun 2012, 13:06
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Adenilson escreveu:Companheiros foristas,
Vejam abaixo o mapa postado pelo Melekh.
Uma coisa me chemou atenção.
É impressão minha ou nesse mapa as variantes antiga e nova da Rio D'ouro estão em ferrovias independentes e sem cruzamentos?
Dá a impressão que o trecho entre Liberdade e Engenho do Mato está vindo da Melhoramentos, enquanto a variante nova, isolada, estaria vindo do trecho proveniente do Cajú.
Isso seria uma boa idéia para eliminar o cruzamento em Del Castilho![]()
Seria um erro do mapa?
Adenilson, eu notei isso e ia comentar quando estivesse com mais tempo. Será que isso explica a manutenção das duas variantes por algum tempo? Uma alimentada pelo Caju e outra pela própria Melhoramentos totalmente segregadas até Eng do Mato? Daí poderia partir a discussão da eliminação da variante antiga, sendo substituida por aquela variante citada de Tomaz Coelho a Eng do Mato que não foi implantada por motivos políticos. Não teria lógica os leitos se separarem em Del Castilho e seguirem quase juntos quase paralelos até Tomaz Coelho. As "forças políticas" citadas poderiam ter a ver com a pressão plea manutenção da parada Capão do Bispo.
Melekh.
No meu depoimento eu disse que a hipótese mais remota seria de ser um bonde com 2 vagões, apesar das aerofotografias terem mostrado comboio de bondes.
A curva ali é muito fechada. Se fosse (r) um bonde com 2 vagões, o que está mais a esquerda teria que estar fazendo uma curva em direção ao fotógrafo.
Infelizmente a falta de resolução não nos permite ver detalhes.
Acho que a estação Pilares, mesmo se essa foto fosse feita 20 anos antes não seria ali, pois impediria o cruzamento do então Caminho dos Pilares com a Estrada de Santa Cruz, pois na época havia passagem de nível com a Melhoramentos, permitindo o tráfego daquele ponto até Inhaúma.
Poderiam também ser 2 bondes, sendo um deles mais em primeiro plano.
Eu falei de uma estrutura provisória, pois não dá para conceber que uma cobertura de estrutura fixa fosse paralela a inclinação da rua, sem o nivelamento do piso.
Imagina o esforço mecânico em uma estrutura inclinada com tensões de peso e de momento (lateral) na direção do caimento?
Uma estrutura plana teria esforço apenas a resultante do peso.
Fazer uma parada assim seria contra as normas de engenharia, sem falar na questão que o Hugo disse sobre a parada dos trens.
Eu parei para olhar a foto com bastante calma e rfleti bastante e comecei a ver algumas coisas diferentes. Tive a impressão de ver o largo à frente do fotografo, um pouco deslocado à esquerda e os 2 carros que seriam de bonde, contornando esse largo para seguir em direção ao fotógrafo. Depois vou tentar montar algumas linhas sobre a foto para tentar passar a minha impressão.
Mudando o assunto e respondendo a sua outra indagação no documento sobre a variante nova, penso o seguinte.
Se a referência fosse (r) exclusivamente a estação, por quê colocar o nome Del Castilho entre parênteses?
A interpretação do texto é dúbil.
Pode estar sendo feita uma referência a parada/estação, mas também ao bairro.
De qualquer forma, a minha ótica deu-se pelo fato de haver a menção da substituição da variante antiga entre Liberdade e Engenho do Mato, mas se a princípio achamos que a variante antiga da Rio D'ouro não tinha uma parada ali, por quê o nome Liberdade é citado?
Fica a pergunta:
1) A referência era o bairro ou localidade?
2) Havia uma parada Liberdade em posiçção diferente da variante nova na variante antiga?.
Para mim, ali no texto se referia à Liberdade estação e Del Castilho bairro.