Bom dia pessoal,
Vamos aos meus comentários e opiniões:
Melekh. Não resta dúvidas para mim que se trata da mesma casa, quando você comparou uma foto lá do início do século XX com uma de meados.
Penso que aquela casa está a 90º da Rua José Maurício e fora do trajeto da Rio D'ouro conforme conhecemos.
Fiz uma estimativa e o loca hoje parece conter um grande edifício residencial bege com lojas no térreo.
Acho que a linha deveria passar próximo a uma torre a direita do local apontado por você com um círculo vermelho e ir convergindo en direção a José Maurício, da direita para a esquerda, mas passando bem atrás da casa.
Dado: Pode até parecer que estou meio polêmico, não?
Mas os textos sobre o tráfego para a Penha me fazem crer justamente que não havia uma estação da Rio D'ouro (a não ser que algo novo surja).
O primeiro artigo do diário menciona paradas e estações no trecho e mais a Praça da Penha, dando a entender que esta estaria exclusa das duas categorias anteriores.
Ainda no mesmo artigo, existe a menção da estação da Penha, mas para mim pelo menos, ficou claro que se trata da estação da Leopoldina, existente até hoje.
No segundo artigo, voltei a ficar confuso: A partir de determinado momento as estações Mangueira, Benfica

e Praia Pequena são citadas em seqüência.
Como pode ser, independente de qual Benfica seja (E.F.Norte ou E.F.Rio d'ouro)?
Ou tem a ver com aquela questão do ramal de Ana Neri ou havia um triângulo de reversão do lado oposto de onde conhecemos na parada Benfica da E.F.Norte.
Outro fato que já estava para comentar com você há um certo tempo é que em várias oportunidades, as Paradas Praia Pequena e Liberdade são citadas, sem mostrar a Parada Venda Grande.
Será que esta era uma estação de uso comercial apenas?
Bom. Isso é papo para o tópico da Rio D'ouro: trecho Cajú-Liberdade.
Estou ansioso pelos seus comentários (Dado e Melekh).
Tenham um excelente domingo!