Adenilson,
Você comentou sobre a foto abaixo e citou que a mesma estava com resolução baixa e que as imagens poderiam ser 2 bondes parados e devido à falta de resolução parece uma coisa só ou ainda um bonde com 2 vagões; eu acredito que isso não seria possível, já que a linha de bonde segue via Estrada Real de Santa Cruz (Av. Suburbana), também existia outra linha que seguia pela Rua Álvaro de Miranda, (vide o mapa abaixo) mas pela Estrada Nova da Pavuna (Av. João Ribeiro) desconheço. Comento isso pela posição das Imagens que estão em linha reta.
Agora quanto a ser uma estrutura levantada ali provisoriamente para um festejo, podemos presumir essa possibilidade.
Vide a foto.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Dado, Adenilson, Amaral e demais companheiros.
Foram aqui postados dois (02) mapas similares um de 1900, outro de 1904 (é isso mesmos), onde no trecho próximo a Tomaz Coelho em direção a Engenho do Matto parece ocorrer uma interrupção do traçado.
Sobre o Mapa que postei, este faz parte do Acervo de Mapas que possuo e me foi cedido em minhas caminhadas pelo Ramal da Rio D’Ouro, não me recordo se foi em Vila de Cava ou Tinguá, este Mapa está fraguimentado somente nos trechos das paradas ou estações, nas diversas ferrovias da época em que abrangia e a data do mesmo é de 1900 e alguma coisa.
Este é o Mapa.
O outro mapa que me pareceu ser o mesmo, o trecho citado acima está faltando e assim sendo, achei por bem confontrar o mesmo, com outros mapas.
Variante antiga.
Rio-de-Janeiro-Brockhaus-Konversationslexikon-1895
Variante antiga e nova
Este Mapa já chegou a ser postado pelo Dado no TGVBR e se me lembro era de 1915 ou próximo a esta data, não sei se o Dado ainda tem o mesmo.
Vide abaixo.
Segue este de 1922.

PG
Mas este de 1911.
Temos também esta reportagem - Relação de Estradas de Rodagem - Jornal A Noite (08-10-1928).
Já o Jornal O Paiz (10-04-1929). fala da construção de uma ligação da Auxiliar com a EFRD.
Finalizando o Adenilson comenta:
Pessoal,
”... Há a referência no documento abaixo da construção da variante nova para suprir a antiga nos 4Km que separam Liberdade de E.Mato, mas como por que teria sido citado Liberdade se a mesma não existia? Será que a referência era apenas o bairro?”
Adenilson, se você reparar no documento abaixo, poderá ver que Liberdade fica no bairro de (Del Castilho), que esta citado entre parênteses, se assim for, Liberdade não era um bairro e sim uma parada ou estação, ou estão errada na minha linha de pensamento?
Quanto aos comentários do Hugo, tem razão de ser, mas uma coisa é certa, a Estação Pilares devia ficar próxima da Igreja.
E seguindo a sugestão dele, vou tenta algo com a Igreja São Benedito, sobre fotos ou similar.