Página 5 de 6

Re: Notícias antigas

Enviado: 21 Nov 2012, 14:52
por DadoDJ
O trem sumiu ! ! !
o0
Sumiço de um trem da EF Rio d'Ouro - O Imparcial 06-04-1919.png
Absurdo ! ! ![/b][/color]

Re: Notícias antigas

Enviado: 22 Nov 2012, 08:38
por HUGO CARAMURU
Parece aqueles filmes ingleses, de Sherlock Holmes, nos quais o trem era sequestrado...
Só por curiosidade: já viram trem movido... a café? Pois a Central teve:

Re: Notícias antigas

Enviado: 22 Nov 2012, 13:37
por DadoDJ
o0 o0 o0

Isso sim é uma curiosidade ! Não sabia dessa ... impressionante !

Re: Reativação da estação João Ellis (Ítalo del Cima)

Enviado: 29 Nov 2012, 08:42
por HUGO CARAMURU
deu na imprensa...(há muito tempo)...:

Re: Notícias antigas

Enviado: 03 Dez 2012, 11:27
por HUGO CARAMURU
... e a Rio Douro teve as suas estações... e onde seria isso???? (já queimei pestana e nada...)

Re: Notícias antigas

Enviado: 03 Dez 2012, 13:41
por DadoDJ
ôpa !
Essa merece ir para o tópico da EF Rio d'Ouro !
E também para o blog "Trilhos do Rio" !
Quem sabe assim não desvendamos esse mistério ?!

Re: Notícias antigas

Enviado: 03 Dez 2012, 17:28
por Adenilson
Hugo, Dado e demais foristas.
Qual o ano da foto?
Há uma composição parada junto a estação, que me parece ser a ponta da casinha que aparece acima do trem e uma composição em primeiro plano.
Pela composição, pequena e com vagões de carga, não acho que seja dentro da cidade do Rio. Se fosse a única estação que atenderia o formato de casa seria Inhaúma.
Mas o que parece mesmo é que se trata de um dos ramais pós Belford Roxo (Jaceruba,Tinguá ou Xerém), porém não me lembro de fotos com linha dupla nas duas primeiras e portanto, arriscaria Xerém.
Parece que em períodos mais "modernos", a parada Km 43 também tinha linha dupla para cruzamento de trens, mas a foto acima mostra 2 locos apontando para o mesmo sentido.
Isso poderia ser explicado se o ramal não tivesse girador ou algo semelhante para realinhar as locomotivas no sentido correspondente.

O Dado depois de uma entrevista mencionou pouquíssimas estações nesse ramal feitas em plataforma com alvenaria. No mapa de 1917 só havia Xerém com plataforma.

O Hugo postou informações de trens da Rio D'ouro circulando na auxiliar e devido a linha dupla, indagaria se não poderia ser Andrade Araújo, mas a foto teria que ser muito antiga a ponto de ser anterior ao "alargamento" da bitola da auxiliar.
A única foto que vi dessa estação mostra um prédio de madeira, porém já com bitola larga e mista e o prédio ao fundo me parece de alvenaria apesar da pouca resolução e me parece que as linhas são com bitola métrica, apesar do trilho mais próximo estar ofuscado pela poeira do terreno.
Pergunto ao Hugo, que "pegou a época" se houve mudança no prédio de Andrade Araújo em relação ao que aparece no site estações ferroviárias. Apesar de haver outras possibilidades, o meu voto continua para Xerém. okk

Re: Notícias antigas

Enviado: 04 Dez 2012, 09:15
por HUGO CARAMURU
Esta foto está no livro " O Vapor nas Ferrovias do Brasil", de Benicio Guimarães e como a maioria das fotos do livro, não vêm com dados a mais. A locomotiva é a 1089 e esta´ num estado melhor do que a postada pela Juan em cores onde já está mais acabada. Andrade de Araújo foi de madeira até o fim, quando a derrubaram. Pode ser que seja Xerem mesmo. Não sei se o Benicio ainda está vivo, vou tentar entrar em contato com ele. O ultimo carro da composição, o de passageiros, é o tipico "passageiros e carga juntos".

Re: Notícias antigas

Enviado: 20 Dez 2012, 13:09
por DadoDJ
Se for em Xerém,a foto foi feita em uma situação atípica.
Vejamos porquê:

1-Em Xerém,segundo dizem,os trens chegavam de ré, vindos de Mantiquira.
2-Na foto,se for Xerém, as locomotivas estariam no sentido "Ponta dos Trilhos", vindas de Mantiquira,pois a estação ficava do lado direito de quem ía no sentido Mantiquira-Xerém.
3-Se o local for mesmo Xerém, as locomotivas estariam em posição contrária ao usual, e em uma manobra rara,com duas composições estacionadas em frente à estação (sim,havia duas linhas).

Seria uma foto de despedida, a última foto da estação e dos trens em tráfego no ramal ?!
;'(

Re: Notícias antigas

Enviado: 23 Dez 2012, 07:50
por HUGO CARAMURU
Uma das locomotivas mais fotografadas da Central, e que rodou muito na Rio Douro, foi a 1071. Esta, Baldwin placa 34565 de 1910, pertencia a um lote de 1070 a 1077, (com placas de 34564 a 34567 e 34589 a 34592). Parece que ainda em 1968 estava na ativa.