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Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 24 Jun 2012, 02:10
por Melekh
Adenilson,

Presumo que a Estação Pilares tenha sido onde hoje existe um posto de gasolina desativado, logo ao lado da padaria na foto abaixo (A) , a outra possibilidade seria o Largo de Pilares. (B)

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Sobre a Estação Liberdade não me recordo se a E.F. Melhoramento possuísse estação com esse nome, sempre a conhecia como Del Castilho, inclusive a própria EFRD, a utiliza na época em que passou para EFCB, é isso mesmo?

O Dado disse que ira ver isso mais a fundo com o amigo dele.

Realmente Venda Grande era da linha tronco.

Entendi, você acredita que Henrique Scheid e José dos Reis, seriam a mesma estação e pertencentes à EFRD e que poderia ter existido outra José dos Reis no Ramal das Oficinas, no ritmo que vamos, logo encontraremos as respostas.

O Dado também citou sobre uma Parada Engenho de Dentro da EFRD, eu acredito que seria uma “estica” da EFRD junta com a Engenho de Dentro da EFCB.

Por fim vamos aguardar as suas buscas aos órgãos relacionados e para complementar, cito a Rio Trilhos e a CEDAE que particularmente tentei contato e nada consegui.

Sigo falando sobre Engenho do Matto...

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Dado.

Essas reportagens só confirmam a existência das Estações e Paradas que achávamos que nem existissem, muito bom o material postado.

Comentando alguns pontos a saber:

Ligação Linha Auxiliar x E F Rio D’Ouro coloco um documento que fala sobre isso e te digo, essa ligação existiu.


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Eu cheguei a postar aqui o local exato da Ligação que saia da L.Auxiliar. vide abaixo.


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Leito do ramal de Tomaz Coelho a Engenho do Matto.
Coloco aqui fotos do antes e depois da construção do Viaduto de Tomaz Coelho.


Antes sem o Viaduto.

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Com Viaduto.

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Antigo Leito da Variante Nova em engenho do Matto.


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Casa pertencente a EFRD


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Hoje eu estive em Engenho do Mato. Conversei com alguns moradores, inclusive o da casa amarela de 1890 e este morador inclusive me mostrou a foto do avô, datada de 23-06-1890.

Ele me disse que foi o avô que construiu a casa e me perguntou se foi eu que estive lá tirando fotos da casa.

Falei com uma senhora (dona Didi) nascida em 1922 e que mora ao lado, ela ficou de conseguir fotos, pegou o meu telefone e disse que me ligaria, caso encontrasse algo.

Todos me disseram que ali era um grande descampado e que a casa da CEDAE é uma construção recente, com uns 20 anos aproximadamente.

Um outro senhor disse que o trem parava neste local ou próximo (onde é a casa da CEDAE) e se referiu ao trem vindo de Inhaúma.


Dado se quiser marcar uma ida lá novamente, podemos combinar.

Abraços aos companheiros.

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 24 Jun 2012, 12:48
por HUGO CARAMURU
Caracas: O forum tá de parabéns... estou só acompanhando... A Estação Eng do Mato tá ficando bem misteriosa...
Parabéns outra vez.

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 24 Jun 2012, 14:53
por DadoDJ
Melekh, parabéns ! ! !
Fantástico trabalho ! Investigação espetacular !
Show !
app :Y:
Seguinte: agora que estou de volta à senz ... digo, ao trabalho, fica mais complicado para combinarmos algo. Mas quem sabe num sábado à tarde ou domingo ?
Sei que depende também dos seus horários aos fins de semana, então depois vemos isso. Depois, mas em breve ...
Voltando, quero fazer algumas, na verdade, muitas observações em relação a sua postagem. Vamos lá (comentários também em vermelho):

Melekh escreveu:Adenilson,
Presumo que a Estação Pilares tenha sido onde hoje existe um posto de gasolina desativado, logo ao lado da padaria (...)
A padaria parece ser bem antiga, quem sabe alguém lá não saiba de algo ?!
Sobre a Estação Liberdade não me recordo se a E.F. Melhoramento possuísse estação com esse nome, sempre a conhecia como Del Castilho, inclusive a própria EFRD, a utiliza na época em que passou para EFCB, é isso mesmo?
O Dado disse que ira ver isso mais a fundo com o amigo dele.
Ainda não obtive resposta em relação a isso, mas tenho quase certeza de que a estação da EF Melhoramentos/Linha Auxiliar foi desde o início Del Castilho (ou Del Castillo, mais antigamente). Acredito que Liberdade apenas na EFRdO, e quando abriram a variante via Inhaúma
(...)
O Dado também citou sobre uma Parada Engenho de Dentro da EFRD, eu acredito que seria uma “estica” da EFRD junta com a Engenho de Dentro da EFCB.
Exatamente o que penso, Melekh ! Acredito que esta parada tenha sido um "estica" da estação Engenho de Dentro da EFCB. Do mesmo modo que a EF Melhoramentos dizia possuir uma estação Sapopemba, após Honório Gurgel; e forçando um pouco a barra, a estação S.F.Xavier da EFL - Linha do Norte (e quem sabe, da EFRdO também ?
:D


Por fim vamos aguardar as suas buscas aos órgãos relacionados e para complementar, cito a Rio Trilhos e a CEDAE que particularmente tentei contato e nada consegui.
Lembrei de outro órgão, mas não me lembro exatamente o nome: é militar e fica na zona portuária, nas proximidades do Morro da Conceição.
Como estou deixando a perceber, estou novamente escrevendo rapidamente e não pude pesquisar o nome da instituição ... desculpe.
:(

Sigo falando sobre Engenho do Matto...
Dado.
Essas reportagens só confirmam a existência das Estações e Paradas que achávamos que nem existissem, muito bom o material postado.
Comentando alguns pontos a saber:
Ligação Linha Auxiliar x E F Rio D’Ouro coloco um documento que fala sobre isso e te digo, essa ligação existiu.
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Eu cheguei a postar aqui o local exato da Ligação que saia da L.Auxiliar. vide abaixo.
Melekh, eu interpreto este texto de duas maneiras. Existir uma ligação existiu, mas não sei se a original da própria EFRdO original, ou alguma ligação com a LA. Este texto é do livro Vias Brasileiras de Comunicação, do Max Vasconcellos, e quando ele se refere à "linha tronco" se refere à própria Linha Auxiliar, pois a edição é específica sobre ela.
Agora as coisas mudaram de figura quando eu vi e entendi as imagens abaixo, montadas e postadas por você:


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^^Sendo assim, talvez a distância de 2kms indicada no texto pode se configurar. Não sei ainda como, mas pode ser. E eu ainda não tinha percebido, a ligação pode ter existido mesmo ! Ou não, claro ... só as investigações dirão. Mas já posso começar pesquisando em notícias e plantas antigas da rua que poderia ter abrigado uma linha da EFRdO paralela em um trecho à LA !
(...)
Hoje eu estive em Engenho do Mato. Conversei com alguns moradores, inclusive o da casa amarela de 1890 e este morador inclusive me mostrou a foto do avô, datada de 23-06-1890.
Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu ! S-H-O-W ! ! !
Ele me disse que foi o avô que construiu a casa e me perguntou se foi eu que estive lá tirando fotos da casa.
Ihhhhhhhhhhhhhhh .... =O o0 :O
Falei com uma senhora (dona Didi) nascida em 1922 e que mora ao lado, ela ficou de conseguir fotos, pegou o meu telefone e disse que me ligaria, caso encontrasse algo.
Na torcida por um registro ! Vamos torcer ! Brilhante, Melekh !
A propósito, também fiz fotos dos trilhos fincados e das casas antigas que você fotografou. Apesar de existir a possibilidade, não acredito muito que elas tenham pertencido à ferrovia

Todos me disseram que ali era um grande descampado e que a casa da CEDAE é uma construção recente, com uns 20 anos aproximadamente.
Hum ... sabe que eu estava pensando essa semana: será que aquele número 1890 na lateral da casa amarela não poderia ser a numeração da rua João Ribeiro, da Av.Automóvel Clube, sei lá ... mas acho que podemos descartar isso !
Um outro senhor disse que o trem parava neste local ou próximo (onde é a casa da CEDAE) e se referiu ao trem vindo de Inhaúma.
Pode ser um sinal de que pode ter havido duas paradas em estações Engenho do Matto. Ele soube dizerr se havia alguma estrutura na linha vinda de Inhaúma ? Acho que a variante antiga dava a volta no relevo da região, e a variante via Inhaúma passava dentro da encosta escavada, onde está a linha do metrô e a casa da CEDAE.
Dado se quiser marcar uma ida lá novamente, podemos combinar.

Abraços aos companheiros.
OK, show !
Abraço

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 26 Jun 2012, 13:42
por Adenilson
ESTAÇÃO PILARES.
Pessoal,

Restou fazer as considerações sobre a estação de Pilares.
O mapa de 1900 é o único que mostra a estação ou parada mais afastada do largo onde há a igreja.

Sobre a estrutura da foto abaixo que o Melekh apontou como a possível estação, penso que deve ser outra coisa.
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A foto está com resolução baixa. Podem ser 2 bondes parados e devido a falta de resolução parecem uma coisa só ou ainda um bonde com 2 vagões.

Pode ser também uma estrutura levantada ali provisoriamente para um festejo. Por quê digo isso?

Reparem que o que parece ser uma cobertura está acompanhando a inclinação da rua. Isso fugiria de qualquer padrão de engenharia onde a inclinação da rua tem que ser compensado com um nivelamento para o levantamento de qualquer estrutura.

Outra coisa é que a foto acima é de 1928.
Vejam abaixo a aerofotografia de 1928 e reparem que nada existe no largo de Pilares, local onde acima está a misteriosa estrutura.
Obs: Não confindir o Largo dos Pilares com a estrutura apontada com a seta vermelha, que é Cintra Vidal. O Largo dos Pilares está a esquerda onde há marcas na rua em forma de contorno.

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Abaixo, já revendo essa questão, o Melekh indicou o local como a provável estação de Pilares caso se confirme que a mesma era realmente um pouco afastada do Largo.
Pode haver uma margem de erro, mas a princípio nesse ponto, a Rio D'ouro passava onde está o canteiro central ou próximo a ele se levarmos em consideração a compensação do alargamento que a Suburbana deve ter sofrido..
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Abaixo o mapa de 1900 mostra uma estrutura no canto da avenida, mas vejam que mais a direita no sentido Pilares, o traçado pontilhado representa trilhos de bonde e a linha contínua, da Rio D'ouro, bem ao centro.
A ferrovia adentra a Estrada Nova da Pavuna (atual João Ribeiro) pelo lado esquerdo da mesma ou na pior das hipóteses no meio.
Somente próximo a Tomás Coelho a ferrovia toma o lado direito da rua.
Pelo menos é o que o mapa mostra :ttn:

Vejam abaixo:

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A Rua Faleiro ali próxima é uma das mais antigas da região e teve o seu nome mantido desde a época.
Tentei achar uns projetos de alinhamento, mas quando havia a Estrada de Santa Cruz, a ferrovia não estava representada.
Vou tentar ver nas ruas que começam na João Ribeiro. okk

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 26 Jun 2012, 14:50
por DadoDJ
Detalhe, este mapa de 1900 mostra a linha original interrompida, e a estação Engenho do Matto apenas servindo a variante via Inhaúma !
Engenho do Matto e Linha original interrompida em 1900.png

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 26 Jun 2012, 15:07
por Adenilson
Valeu Dado.
Quando você se referiu a essa linha interrompida, achei que vc tinha visto no AGCRJ e que o mapa era de 1904. :ttn:

Abaixo vou postar um mapa que está sendo utilizado pelo Melekh nesse tópico como sendo de 1900, mas com a linha antiga contínua até Engenho do Mato.

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Em hipótese alguma estou descartando a existência de 2 estações E.Mato e reconheço que é possível, mas analisando o mapa abaixo, a estação pode ter sido antes mesmo da casa amarela antes que as linhas se juntassem, formando a grosso modo algo parecido com o pátio de São Mateus.

É apenas mais uma possibilidade que coloco nesse molho.

Já dei uma boa olhada em vários mapas e por enquanto vou mantendo a opinião que o traçado da variante nova da Rio D'ouro era praticamente o mesmo da Automóvel Clube, ou seja, a curva de grande raio do metrô foi algo feito para esse fim especificamente.

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 26 Jun 2012, 15:53
por Adenilson
Melekh...Eu dei uma zipada na tua resposta abaixo para destacar os pontos sobre os quais queria comentar nesse momento.

1)Realmente eu dei uma olhada nos mapas e o nome Del Castilho é sempre associado a Melhoramentos. Isso aumenta aquela minha suspeita sobre a restrição do nome de uma parada e/ou estação pré-existente, principalmente quando pertencia a uma ferrovia.

Sendo assim, fica mais fácil a explicação.
Partindo do princípio que D. Castilho era apenas Melhoramentos e Liberdade, Rio D'ouro, o que o Dado tinha perguntado é que antes da Melhoramentos existir e por conseqüência Del Castilho, a Rio D'ouro passava soberana pelo trecho.
Nesse péríodo não há referência sobre a estação de Liberdade.
Admitindo que Venda Grande existia e Capão do Bispo também, essas seriam as paradas vizinhas.

As referências sobre Liberdade são apontadas a partir também da existência de Del Castilho. Isso é que temos que ver.

Em contra-partida, aquele documento sobre a construção da variante nova para substituir 4Km entre Liberdade e Engenho do Mato é sugestivo, pois Liberdade é citada antes da construção da variante nova, mas seria como bairro apenas?

Será que existia uma primitiva parada Liberdade antes da existência da Melhoramentos fazendo um ângulo mais ou menos assim -\- com a Liberdade da variante nova?
(Dado...desculpa o plágio!) :O

2) Sobre H.Scheid e José dos Reis, achei interessante essa existência do nome Engenho de Dentro da Rio D'ouro, mas será que ela não poderia ser J.Reis, uma vez que J.Reis era Henrique Scheid? :WK:

Qual é a sequência de estações dentro das quais E.Dentro está inserida?

Melekh...........Sobre a existência de uma estação dentro do ramal, eu já dei uma pincelada no assunto. O ramal das oficinas era em bitola larga (imagino eu!!) corrobando a idéia e esse era o ramal mais próximo da tal casa apontada por você.
O ramal José dos Reis da Rio D'ouro em bitola métrica passava aparentemente pela Rua Fernão Cardim depois de cruzar a Estrada de Santa Cruz.


Abraço a todos.

Melekh escreveu:Adenilson,

........Sobre a Estação Liberdade não me recordo se a E.F. Melhoramento possuísse estação com esse nome, sempre a conhecia como Del Castilho, inclusive a própria EFRD, a utiliza na época em que passou para EFCB, é isso mesmo?

O Dado disse que ira ver isso mais a fundo com o amigo dele.

Realmente Venda Grande era da linha tronco.

Entendi, você acredita que Henrique Scheid e José dos Reis, seriam a mesma estação e pertencentes à EFRD e que poderia ter existido outra José dos Reis no Ramal das Oficinas, no ritmo que vamos, logo encontraremos as respostas.

O Dado também citou sobre uma Parada Engenho de Dentro da EFRD, eu acredito que seria uma “estica” da EFRD junta com a Engenho de Dentro da EFCB......


.......abraços aos companheiros.

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 26 Jun 2012, 15:57
por Francisco Amaral
O PAA 218 tem algumas caixinhas pequenas, mas suspeitas. Uma delas está paralela à Suburbana no Largo de Pilares e poderia ser algo relacionado à ferrovia, apesar de estar um pouco afastado de onde deveria ser o leito, mais à esquerda no sentido Eng Mato. Outra caixinha aparece na aerografia de 1928, e fica no centro das marcas que formam um retorno no meio do largo.

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Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 26 Jun 2012, 16:42
por DadoDJ
Boa, Amaral !
Essas "caixinhas" que aparecem nas plantas são intrigantes mesmo ... com certeza foi alguma construção importante ...
O interessante seria também se conseguíssemos imagens antigas "ao nível da rua", além das feitas por Augusto Malta ...
Abaixo vou comentar mensagens anteriores. Comentários em azul !
Adenilson escreveu:Valeu Dado.
Quando você se referiu a essa linha interrompida, achei que vc tinha visto no AGCRJ e que o mapa era de 1904. :ttn:
Sim, o mapa, salvo engano, era de 1904. E ainda não o vi em nenhum outro local fora do AGCRJ. Continua ...
Abaixo vou postar um mapa que está sendo utilizado pelo Melekh nesse tópico como sendo de 1900, mas com a linha antiga contínua até Engenho do Mato.
Que coisa estranha: parece que este mapa, utilizado pelo Melekh aqui no tópico, é o mesmo que eu postei algumas vezes em detalhes. Mas no dele a linha original segue até Engenho do Matto, e na amostra que postei a linha está interrompida !
:WK:

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Em hipótese alguma estou descartando a existência de 2 estações E.Mato e reconheço que é possível, mas analisando o mapa abaixo, a estação pode ter sido antes mesmo da casa amarela antes que as linhas se juntassem, formando a grosso modo algo parecido com o pátio de São Mateus.
Show de bola, Adenilson ! Também temos que levar em cinsideração essa possibilidade, perfeitamente possível também ! Boa idéia e percepção !
app

É apenas mais uma possibilidade que coloco nesse molho.

Já dei uma boa olhada em vários mapas e por enquanto vou mantendo a opinião que o traçado da variante nova da Rio D'ouro era praticamente o mesmo da Automóvel Clube, ou seja, a curva de grande raio do metrô foi algo feito para esse fim especificamente.
(...)
1)Realmente eu dei uma olhada nos mapas e o nome Del Castilho é sempre associado a Melhoramentos. Isso aumenta aquela minha suspeita sobre a restrição do nome de uma parada e/ou estação pré-existente, principalmente quando pertencia a uma ferrovia.
Sendo assim, fica mais fácil a explicação.
Partindo do princípio que D. Castilho era apenas Melhoramentos e Liberdade, Rio D'ouro, o que o Dado tinha perguntado é que antes da Melhoramentos existir e por conseqüência Del Castilho, a Rio D'ouro passava soberana pelo trecho.
Nesse péríodo não há referência sobre a estação de Liberdade.
Admitindo que Venda Grande existia e Capão do Bispo também, essas seriam as paradas vizinhas.
As referências sobre Liberdade são apontadas a partir também da existência de Del Castilho. Isso é que temos que ver.
Sendo que neste mapa de 1900 aparece Del Castillo e Liberdade não, certo ?
:WK: :WK:

Em contra-partida, aquele documento sobre a construção da variante nova para substituir 4Km entre Liberdade e Engenho do Mato é sugestivo, pois Liberdade é citada antes da construção da variante nova, mas seria como bairro apenas?
Vou acabar ficando maluco com ese negócio ... =O
Será que existia uma primitiva parada Liberdade antes da existência da Melhoramentos fazendo um ângulo mais ou menos assim -\- com a Liberdade da variante nova?
(Dado...desculpa o plágio!)
okk
2) Sobre H.Scheid e José dos Reis, achei interessante essa existência do nome Engenho de Dentro da Rio D'ouro, mas será que ela não poderia ser J.Reis, uma vez que J.Reis era Henrique Scheid?

Qual é a sequência de estações dentro das quais E.Dentro está inserida?
Até poderia ser a mesma estação, mas Engenho de Dentro só aparece, e poucas vezes, em tabelas de ramais e quilometragens, onde é mencionado o ramal do Engenho de Dentro. A estação é o ponto terminal do ramal, e normalmente nestas tabelas ainda aparece aquele obscuríssimo ramal da Olaria Dr.Reis !
:ttn:

Melekh...........Sobre a existência de uma estação dentro do ramal, eu já dei uma pincelada no assunto. O ramal das oficinas era em bitola larga (imagino eu!!) corrobando a idéia e esse era o ramal mais próximo da tal casa apontada por você.
O ramal José dos Reis da Rio D'ouro em bitola métrica passava aparentemente pela Rua Fernão Cardim depois de cruzar a Estrada de Santa Cruz.

Abraço a todos.

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Enviado: 26 Jun 2012, 20:40
por Francisco Amaral
DadoDJ escreveu:
Adenilson escreveu: Abaixo vou postar um mapa que está sendo utilizado pelo Melekh nesse tópico como sendo de 1900, mas com a linha antiga contínua até Engenho do Mato.
Que coisa estranha: parece que este mapa, utilizado pelo Melekh aqui no tópico, é o mesmo que eu postei algumas vezes em detalhes. Mas no dele a linha original segue até Engenho do Matto, e na amostra que postei a linha está interrompida !
:WK:

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Eu já tinha reparado mais cedo o fato de serem os mesmo mapas com parte da linha suprimida. E o mais estranho é que na parte da linha que consta dos dois mapas a linha é mais grossa que a parte que só tem em um deles.

Reparem que no exato ponto onde a linha foi cortado em uma das plantas a linha muda de espessura na outra. Ou o trecho foi retirado em uma, ou foi recolocado na outra. Para as linhas serem de espessura diferente, o mais provável é que ela teria sido recolocada em uma das plantas, mas isso deixaria as coisas ainda mais estranhas. Acredito que um dos mapas seja atualização do outro.

Ficou um pouco confuso, qual dos mapas é de 1904 e qual é de 1900?

Eu acho que teria lógica o corte da linha em torno de 1900. No momento minha linha do tempo seria a seguinte:

- 1898 - A Melhoramentos é implantada
- entre 1898 e 1899 - Nota-se que os cruzamentos ficaram operacionalmente complexos e resolvem construir a variante por Inhaúma.
- 1900 - A nova variante fica pronta com a construção da Estação Liberdade. Aqui um parentes. Venda Grande e Capão do Bispo tem uma distância razoavelmente boa entre estações. Uma estação entre geraria distâncias muito curtas principalmente entre Venda Grande e Liberdade. Liberdade teria sido construída no local da chave das duas variantes e Venda Grande desativada (já que ela some das grades por essa época) pela sua proximidade.
Oramal original continua funcionando para atender as Estações de Capão do Bispo, Henrique Scheid, Pilares e as oficinas do Engenho Novo apenas em tráfego especial.
- Entre 1900 e 1904 a variante antiga é descontinuada em Pilares (Pilares como ponto genérico, por isso o corte em ponto estranho na planta, mas pode ter sido antes do largo).
- Em torno de 1910, erradica em definitivo a variante antiga e constrói-se o ramal para as oficinas vindo de Inhaúma encontrando-se com o ramal original próximo da esquina da José dos Reis com Suburbana.