Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M
Enviado: 24 Jun 2012, 02:10
Adenilson,
Presumo que a Estação Pilares tenha sido onde hoje existe um posto de gasolina desativado, logo ao lado da padaria na foto abaixo (A) , a outra possibilidade seria o Largo de Pilares. (B)

Sobre a Estação Liberdade não me recordo se a E.F. Melhoramento possuísse estação com esse nome, sempre a conhecia como Del Castilho, inclusive a própria EFRD, a utiliza na época em que passou para EFCB, é isso mesmo?
O Dado disse que ira ver isso mais a fundo com o amigo dele.
Realmente Venda Grande era da linha tronco.
Entendi, você acredita que Henrique Scheid e José dos Reis, seriam a mesma estação e pertencentes à EFRD e que poderia ter existido outra José dos Reis no Ramal das Oficinas, no ritmo que vamos, logo encontraremos as respostas.
O Dado também citou sobre uma Parada Engenho de Dentro da EFRD, eu acredito que seria uma “estica” da EFRD junta com a Engenho de Dentro da EFCB.
Por fim vamos aguardar as suas buscas aos órgãos relacionados e para complementar, cito a Rio Trilhos e a CEDAE que particularmente tentei contato e nada consegui.
Sigo falando sobre Engenho do Matto...
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Dado.
Essas reportagens só confirmam a existência das Estações e Paradas que achávamos que nem existissem, muito bom o material postado.
Comentando alguns pontos a saber:
Ligação Linha Auxiliar x E F Rio D’Ouro coloco um documento que fala sobre isso e te digo, essa ligação existiu.

Eu cheguei a postar aqui o local exato da Ligação que saia da L.Auxiliar. vide abaixo.



Leito do ramal de Tomaz Coelho a Engenho do Matto.
Coloco aqui fotos do antes e depois da construção do Viaduto de Tomaz Coelho.
Antes sem o Viaduto.




Com Viaduto.






Antigo Leito da Variante Nova em engenho do Matto.



Casa pertencente a EFRD

Hoje eu estive em Engenho do Mato. Conversei com alguns moradores, inclusive o da casa amarela de 1890 e este morador inclusive me mostrou a foto do avô, datada de 23-06-1890.
Ele me disse que foi o avô que construiu a casa e me perguntou se foi eu que estive lá tirando fotos da casa.
Falei com uma senhora (dona Didi) nascida em 1922 e que mora ao lado, ela ficou de conseguir fotos, pegou o meu telefone e disse que me ligaria, caso encontrasse algo.
Todos me disseram que ali era um grande descampado e que a casa da CEDAE é uma construção recente, com uns 20 anos aproximadamente.
Um outro senhor disse que o trem parava neste local ou próximo (onde é a casa da CEDAE) e se referiu ao trem vindo de Inhaúma.
Dado se quiser marcar uma ida lá novamente, podemos combinar.
Abraços aos companheiros.
Presumo que a Estação Pilares tenha sido onde hoje existe um posto de gasolina desativado, logo ao lado da padaria na foto abaixo (A) , a outra possibilidade seria o Largo de Pilares. (B)
Sobre a Estação Liberdade não me recordo se a E.F. Melhoramento possuísse estação com esse nome, sempre a conhecia como Del Castilho, inclusive a própria EFRD, a utiliza na época em que passou para EFCB, é isso mesmo?
O Dado disse que ira ver isso mais a fundo com o amigo dele.
Realmente Venda Grande era da linha tronco.
Entendi, você acredita que Henrique Scheid e José dos Reis, seriam a mesma estação e pertencentes à EFRD e que poderia ter existido outra José dos Reis no Ramal das Oficinas, no ritmo que vamos, logo encontraremos as respostas.
O Dado também citou sobre uma Parada Engenho de Dentro da EFRD, eu acredito que seria uma “estica” da EFRD junta com a Engenho de Dentro da EFCB.
Por fim vamos aguardar as suas buscas aos órgãos relacionados e para complementar, cito a Rio Trilhos e a CEDAE que particularmente tentei contato e nada consegui.
Sigo falando sobre Engenho do Matto...
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Dado.
Essas reportagens só confirmam a existência das Estações e Paradas que achávamos que nem existissem, muito bom o material postado.
Comentando alguns pontos a saber:
Ligação Linha Auxiliar x E F Rio D’Ouro coloco um documento que fala sobre isso e te digo, essa ligação existiu.
Eu cheguei a postar aqui o local exato da Ligação que saia da L.Auxiliar. vide abaixo.
Leito do ramal de Tomaz Coelho a Engenho do Matto.
Coloco aqui fotos do antes e depois da construção do Viaduto de Tomaz Coelho.
Antes sem o Viaduto.
Com Viaduto.
Antigo Leito da Variante Nova em engenho do Matto.
Casa pertencente a EFRD
Hoje eu estive em Engenho do Mato. Conversei com alguns moradores, inclusive o da casa amarela de 1890 e este morador inclusive me mostrou a foto do avô, datada de 23-06-1890.
Ele me disse que foi o avô que construiu a casa e me perguntou se foi eu que estive lá tirando fotos da casa.
Falei com uma senhora (dona Didi) nascida em 1922 e que mora ao lado, ela ficou de conseguir fotos, pegou o meu telefone e disse que me ligaria, caso encontrasse algo.
Todos me disseram que ali era um grande descampado e que a casa da CEDAE é uma construção recente, com uns 20 anos aproximadamente.
Um outro senhor disse que o trem parava neste local ou próximo (onde é a casa da CEDAE) e se referiu ao trem vindo de Inhaúma.
Dado se quiser marcar uma ida lá novamente, podemos combinar.
Abraços aos companheiros.