E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do Matto

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas e ramais, além das estações,podem ser postadas no interior deste tópico.
Melekh
Usuário Diamante

Re: E.F.Rio D'Ouro (Variante Antiga) – Liberdade – Eng. do M

Mensagem por Melekh » 22 Jun 2012, 12:33

Dado e Adenilson,

Eu acredito que a Estação José dos Reis, fazia parte do Ramal das Oficinas, eu cheguei até a simular um Mapa baseando-se nos mapas que temos para cruzar informações, veja abaixo:

Imagem

Isso justificaria a possibilidade daquela casa ser a Estação, pois na realidade ela está mais recuada em relação a Av. Suburbana.

DadoDJ escreveu:Será que José dos Reis seria um ramal, ou seja, a linha que saía pouco antes de Inhaúma e passava pela R.José dos Reis ?

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Jun 2012, 17:01

Melekh.

Eu já tinha entendido que você tinha insinuado isso quando montou aquele esquema de desvio em José dos Reis, mas tem algumas questões aí.

1) O ramal das oficinas passava mais próximo da Rua José dos Reis em relação ao ponto que você esquematizou, a não ser que a alça de desvio fosse inversa a desenhada por você.

2) Esse ramal deve ser muito mais recente que o ramal José dos Reis da Rio D'ouro. A questão é que estamos argumentando da função dessa estação como sendo da Rio D'ouro.
Parece que como estação da Rio D'ouro, essa estação era de fato Henrique Scheid, pois ficava em frente à rua homônima.
Se ficar(sse) confirmada a utilização dessa estação no ramal das oficinas, ela estaria melhor no tópico da linha do centro e/ou Melhoramentos.

3) O ramal das oficinas interligava a linha do centro a auxiliar no período que esta última já era de bitola larga. Não tenho certeza, mas acho que apostaria isso.
De qualquer forma, esse ramal era de bitola larga.

4) Dada a premissa acima, me lembro quando o ramal "cruzava" com a Rua Goiás e tinhamos que esperar a locomotiva a diesel passar. Na maioria das vezes, não tracionava vagão algum.
De qualquer forma, não me lembro desse ramal passando pela José dos Reis. Imagino que eu só tenha pego a época em que o mesmo não cruzava mais com a Suburbana.

5) Essa é a mais intrigante. O guia Briguiet menciona as duas estações (Henrique Scheid e José dos Reis) no período que existia o ramal de José dos Reis, mas não existia o ramal das Oificinas.
Esse é que é o problema, no restante qualquer possibilidade estará valendo. okk

Um abraço.

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 22 Jun 2012, 17:36

Melekh escreveu: Melekh...Segue a resposta em azul para apenas alguns pontos que julguei mais importante nesse momento.
A estação de Pilares, nos únicos mapas que temos até agora não está marcada exatamente no mesmo lugar; uma configura no Largo de Pilares e a outra um pouco antes.
Precisamos pesquisar mais a respeito disso, pois paira agora essa duvida.
Eu não esqueci que tenho que responder aquela questão sobre Pilares. Aguardem!

Companheiros, eu particularmente acredito que Liberdade já existia na variante original da EFRD, tendo em vista que o local era de interesse do povoado local, inclusive com a estação Del Castilho da Melhoramentos, já atendendo a demanda.

No Mapa do Guia Briguiet 1911 ela está configurada, mas como temos duvidas em relação a este mapa...

Outro ponto para se discutir é que Liberdade foi desativada quando a E.F.C.B tomou a EFRD para si e passou a se utilizar da Linha Auxiliar, isso após acabar de vez com o trecho Caju – Liberdade.

Foi estabelecido que a estação Del Castilho da antiga Melhoramentos, já EFCB, passe a atender a Auxiliar e a finada Rio D’Ouro.
Melekh. Eu entendi que a pergunta do Dado se referiu a um momento que a Rio D'ouro passava por ali em seu traçado original, claro, mas antes da construção da Melhoramentos.
Isso ocorreu entre 1875 e 1896 quando a Melhoramentos passou por ali até Honório Gurgel e 2 anos depois teve a malha completada.
De qualquer forma, algumas estações da Rio D'ouro deveriam ter sido inauguradas a partir do serviço de passageiros em 1883, uns 5 anos antes da Melhoramentos passar por ali. É nesse período que devemos nos concentrar.
Não sei dizer se Liberdade (Melhoramentos) é de 1896 ou 1898, mas o fato é que foi perguntado se aquele trecho era ponto da Rio D'ouro quando essa exclusivamente existia.
Os mapas que mostram Liberdade para as duas ferrovias, o fazem pelo menos com a variante nova já existindo. Esse é o X da questão

A Estação Venda Grande aparece tanto na variante antiga quanto na nova.
No caso de Venda Grande seria até errado usar variante antiga e nova e sim variante original comum. A estação era antes da bifurcação que teria ocorrido no período que as variantes antigas e novas coexistiram e isso foi de forma estimada entre 1898 e 1910.
De qualquer forma, depois de um tempo, esta parada não era mais citada apesar do trecho ainda existir. Deve ter sido desativada bem antes do trecho-Cajú-Liberdade.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Em relação aos demais esquemas postados por vocês, digo resumidamente o seguinte:

1)Em relação a Henrique Scheid e J.Reis, já dei a minha opinião no post anterior. Acho que a referência ali era o ramal.
2) Sobre o pátio em Del Castilho já abandonado, o Hugo deve saber dar melhor essa explicação.
Tem a ver com e retomada de utilização da Rio D'ouro para trens da Leopoldina a depois que a primeira já tinha sido desativada.
Repare que a bitola parece ser até larga.
De qualquer forma, ali havia um pátio. Quando a Rio D'ouro estava em funcionamento, parece que um dos trilhos não avançava muito.

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 22 Jun 2012, 19:19

Tenho um amigo, o Maurício Vieira (vulgo MAUMAU, pois é professor de química e matemática, apelido dado pelos alunos) que inclusive acho que tem cadastro aqui, mas não participa ... ele pode me falar algumas informações sobre Francisco Sá, Del Castilho e pode ser que até sobre Engenho do Matto ... ele já havia me contado algumas coisas, não muito precisas, mas vou perguntar algumas coisas a ele.
Trilhos do Rio também está no:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 22 Jun 2012, 19:35

Lembrando que a EFRdO também possuía uma parada chamada Engenho de Dentro, que é citada em alguns relatórios. Esta parada pode ter sido posteriormente José dos Reis ...
Pessoal, o link que falei no site Memória da Biblioteca Nacional é este abaixo:
http://memoria.bn.br/DocReader/docmulti ... 0+%20matto
Já procurei até a publicação 178691_04 (O Paiz). Da menor quantidade de ocorrências até esta. Ainda faltam as com maiors quantidades de ocorrências ... vamos que vamos !
Se quiserem, podem me dar uma ajuda ... mas tô firme nesta busca, de repente algo pode surgir.
vv
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 22 Jun 2012, 20:14

Vou postando alguns documentos que encontrei durante as pesquisas na seção Memória da Biblioteca Nacional.
Hoje não pude trabalhar, por estar muito gripado (logo que voltei ao trabalho, que negatividade !) e estou na casa dos meus pais. No meu computador tem vários documentos, mas não terei acesso a eles hoje. Aqui pesquisei um pouco e encontrei os documentos abaixo:
Quadrilha em Engenho do Matto - Jornal a Noite (02-06-1924).png
^^ Notícia sobre Engenho do Matto em 1924. Os anos são importantes, pois podem sugerir que esta estação estava na variante de Inhaúma.
Ladrões de fios da EFCB - Jornal A Noite (02-09-1927).png
^^ Notícia citando a estação em 1927
Relação de Estradas de Rodagem - Jornal A Noite (08-10-1928).png
^^ Notícia citando a estação Engenho do Matto em 1928
Atropelamento em Engenho do Matto - Jornal A Noite (24-12-1928).png
^^ Atropelamento em Engenho do Matto, também em 1928
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 23 Jun 2012, 08:18

Curioso ... eu sempre achei peculiares as fotos que o Melekh fez nas proximidades de Tomás Coelho, onde se cruzavam a EFRdO e a Linha Auxiliar. Achava porque o cruzamento ali foi a muitíssimos anos, e mesmo assim ainda parece vestígios nítidos recentemente ...
Pois bem, encontrei documentos que falam sobre projetos de ligação entre a Linha Auxiliar e a EFRdO, mas não achei indicações se foram implementados realmente. Na prática, seria uma reconstrução de um pequeno trecho da linha original da EFRdO, mas apenas até o cruzamento com a Linha Auxiliar.
Provavelmente não fizeram isso, ficou apenas no projeto, pois se tivessem feito, o tráfego por Inhaúma teria sido erradicado.
Vejam abaixo:
Engenho do Matto e Thomaz Coelho - Jornal O Paiz (31-03-1929).png
Engenho do Matto e Thomaz Coelho - Jornal O Paiz (10-04-1929).png
^^ Ambas as notícias do ano de 1929, sendo que a segunda inverte a propriedade das estações e respectivas companhias ...
:WK:
Curioso que sendo em 1929, ano em que já não existia a linha original, projetos indicando a ligação Tomás Coelho a Engenho do Matto indicam que ela devia ser acessível, tanto pela variante via Inhaúma quanto por este projeto.

E abaixo uma notícia falando sobre o fechamento da plataforma de Engenho do Matto, para evitar "calotes". A notícia é de 1928:
Fechamento da plataforma de Engenho do Matto - Jornal O Paiz (04-11-1928).png
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 23 Jun 2012, 12:43

Pessoal, fiz um desenho aproximado da imagem que vi no AGCRJ, com o título da foto dizendo ser Av.Suburbana (ou Estrada de Santa Cruz), esquina com Rua José dos Reis:
Scan.jpg
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Adenilson
Usuário Diamante

Mensagem por Adenilson » 23 Jun 2012, 21:30

Dado e demais foristas.

Muito boas as postagens do Dado sobre E.Mato.
Dado, tentei acessar o link disponibilizado por você, mas não consegui, pois deu erro.
Achei que fosse um problema com o link e tentei digitar o endereço da home para essa busca a Engenho do Mato, mas também deu erro.
Deve ter ocorrido um problema temporário com o site.

Sobre os calotes, acho que o Brasil estaria em um outro patamar se a própria população tivesse consciência que essa"""cultura""" de querer bancar o espertinho de um forma ilícita não leva a nada.
Existia isso desde daquela época. >88

Sobre a variante ligando a linha Auxiliar até Engenho do Mato da Rio D'ouro, significaria a erradicação do trecho por Inhaúma ou seria uma alternativa a mais?

Em relação ao desenho. app
Excelente memória visual. okk
Era isso mesmo que tinha lá. Para ser sincero, eu nem me lembrava que havia um segundo galpão.

No mês de Setembro durante o cumprimento da segunda parte das minhas férias, irei realizar uma verdadeira operação de guerra (no bom sentido :DD ....Existe isso? :ttn: ) em relação às pesquisas de edificações que até agora não encontramos como as da linha original da Rio D'ouro, incluindo Engenho do Mato e outras estação que não tivemos registros por fotos ainda, tais como Acari e Rocha por exemplo.

Irei a orgãos que já fui tais como: AGCRJ, AN e MIS e outros tais como: O GLOBO, Light, Instituto Moreira Salles, Instituto Pereira Passos e até o metrô.
Ligarei para cada um deles para estabelecer uma prioridade.
Desse mato tem que sair coelho ;)

DadoDJ
Administrador
Contato:

Mensagem por DadoDJ » 23 Jun 2012, 22:02

Obrigado pelo elogio ao desenho.
Eu o fiz hoje no serviço, havia ficado pequeno, feito a lápis. Quando digitalizei, aumentei e ficou assim, um pouco distorcido.
Acredito que tenha passado a todos aqui que estas estruturas não podem ter servido como estação, nem como ujma simples parada. A não ser que fosse alguma cabine de sinalização (mesmo assim dificil) ou casa de turma (muito simples !). De repente um barracão para alguma obra, no máximo !
Adenilson, eu já estou doido pelas minhas próximas férias. E olha que normalmente eu as tiro em setembro mesmo ! Mas como neste ano precisei devido à cirurgia do meu sogro, antecipei.
E ano passado eu não a tirei, pois retornei em fevereiro, se eu não me engano ...
Torço para que obtenha o máximo de sucesso na empreitada !
Enquanto isso, vamos que vamos online mesmo .. e sempre que for possível, off também.
Estou com muita vontade de ir na casa amarela, em Engenho do Matto. E também à residência do sr.Hugo Salomão ! Melekh, temos que combinar !
Falando em Engenho do Matto, sabe que existiu um time de futebol local ?! O chato é que durante as pesquisas, aparecem inúmeras citações a este time, o que não nos interessa nas pesquisas ...
E outra coisa que achei curiosíssima: existiu um circuito semelhante ao que existiu na zona sul da cidade, o famoso "Circuito da Gávea". A diferença é que neste último, o circuito era de corrida de automóveis. Mas na zona norte, o circuito era de motoclube, e percorria o seguinte traçado:

Engenho do Matto - Vicente de Carvalho - Penha - Bonsucesso - Praia Pequena - Pilares - Engenho do Matto

Um grande-prêmio Rio d'Ouro, assim poderíamos classificar !

:lol: :lol: :lol:
Twitter
Facebook (Perfil)
Instagram
Flickr
Youtube
Acessem já !

Trancado

Voltar para “EF Rio d'Ouro”