E.F.Norte

Área para postarmos informações, fotos e documentos sobre a ferrovia e suas estações. Informações sobre as diversas linhas, ramais, estações e companhias adqüiridas pela Leopoldina (ex.: EF Cantagalo) podem ser adicionados no interior deste tópico.
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Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 29 Fev 2012, 22:10

Adenilson, em relação a segunda foto, apesar da serra ao fundo estar bem evidente e parecer bem elevada, será que não é a Serra da Misericórdia, ali entre Bonsucesso e Ramos ? Ali onde fica o Complexo do Alemão ?
Eu sei que o Maciço da Tijuca é bem mais alto do que a Serra da Misericórdia, mas algumas vezes a perspectiva e o modo no qual foi feita a imagem pode nos induzir ao equívoco. Se a Paradinha mostrada na foto for mesmo a de Lucas, e o viaduto for da Av.Brasil, a serra à fente é a da Misericórdia.
Mas o que está me intrigando ainda é que logo depois a Parada, em sentido Centro, tem uma curva pouco a fente. E na foto antiga o alinhamento parece retílineo.
Link do Maps Google mais ou menos na mesma posição da foto antiga, isso, claro se o local for o mesmo nas duas fotos:
http://maps.google.com/maps?q=Parada+de ... 1,,0,-1.51
Outra coisa: vou tentar assim que puder, pesquisar no acervo da SMU, informações sobre as ruas próximas à Parada de Lucas. Talvez apareça alguma evidência da estação, do tamanho do viaduto em outras épocas ... de qualquer forma fica também a dica.
okk
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Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 29 Fev 2012, 22:57

Pessoal, vejam esta planta da SMU (PAA 1834):
PAA 1834 - Parada de Lucas (Editada).jpg
^^ O norte desta planta fica pra baixo. Notem que a o desenho mostra a Parada de Lucas do lado direito das linhas, exatamente como na foto postada pelo Adenilson.
Ainda não estou afirmando que seja Parada de Lucas, mas é uma possibilidade.
Outra coisa que reparei é que na imagem tem uma passagem, talvez uma passarela (ou quem sabe um viaduto) sobre a linha, antes da estação. Claro que se fôsse um viaduto, teria uma rua em ambas as pontas do viaduto, mas quem sabe ?
Pra completar, a imagem é de 1928 e o atual viaduto da Av.Brasil (que na época não existia) passaria exatamente entre as ruas Mundahú (Rua B) e Anamá (Rua C), próximo de onde tem essa passagem superior que deve ser uma passarela.[/color]
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Editado pela última vez por DadoDJ em 29 Fev 2012, 23:24, em um total de 1 vez.
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Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 29 Fev 2012, 23:18

Nesta outra planta da SMU (PAA 3106 Folha 1), do ano de 1938, várias coisas me chamaram a atenção, uma delas é que aparece a estação Parada de Lucas com duas plataformas. Isso é plausível, pois na foto postada pelo Adenilson, o trem aparenta estar parado na linha oposta a que aparece a paradinha, então possivelmente está parado em outra plataforma, encoberta pelo trem.
Outra coisa que me chamou a atenção é que não aparece o viaduto da Av.Brasil, apesar da planta ser de 1938, quase 10 anos depois da foto postada pelo Adenilson, mas parece que há um viaduto projetado desenhado na planta, e se tiver sido executado da maneira que foi desenhado, fica em um ângulo muitíssimo semelhante ao mostrado na foto postada pelo Adenilson, em relação viaduto-ferrovia.
Mais: nota-se linhas altimétricas desenhadas, o que me leva a crer que foi feito um corte nas elevações próximas à Parada de Lucas. E na foto postada pelo Adenilson, dá pra perceber que o viaduto foi construído baseado na rocha de alguma elevação próxima. A ferrovia foi construída através de um corte no morro também.

Vejam a imagem da SMU abaixo:
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Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 01 Mar 2012, 13:15

Dado e demais foristas!
Antes de tudo Dado, era para ter respondido antes, mas desculpando a expressão hoje foi o dia da minha conexão estar uma m ##o##
Li atentamente tudo o que você escreveu e (não precisa ter pressa), se vc puder postar uma foto da Serra da Misericórdia do Google com o ângulo provável, seria interessante, mas enquanto isso se senta na cadeira. :O

Antes uma estória. Na minha tenra infância, ia muito à casa dos meus avós paternos, que já não estão mais entre nós, e eles moravam naquele grande conjunto em Benfica. Eles me emprestavam um binóculo e eu ficava vendo o morro do Corcovado, que daquele ângulo parecia estar repousado sobre o maciço do Sumaré quando este forma um declive.
Essa é uma visão muito comum do subúrbio para que mora nas imediações do Méier, Riachuelo e etc:

Dificilmente em função desse contato visual que tive muitos anos vendo a serra, iria me confundir. Claro que podem haver muitos relevos similares formados pelos morros. Por isso solicitei esse favor seu.

Aquele declive no lado esquerdo é típico do Sumaré, mas vamos abrir todas as possibilidades.

Para terem uma idéia, eu postei fotos em cima de viadutos, para minimizar a interferência com prédios e comparem com o maciço da foto de 1930.

1) Foto do viaduto de Benfica. Reparem que mesmo em Benfica, o maçico do Sumaré, cuja forma está bem semalhante á foto parece estar mais longe. Desculpem pelo degrau que formou-se na foto, alterando um pouco a continuidade do morro ao fundo.

Imagem

2) Agora vejam o que acontece com o maciço quando o ângulo é do atual viaduto da Mangueira.

Imagem

Complementando o raciocínio, eu encomendei uma foto, que até existe no Portal Augusto Malta, mas a baixa resolução não permite ver detalhes.
A foto mostra que existiu um viaduto da Mangueira antecessor ao atual. Só não posso dizer agora em que ponto.

Outra curiosidade é que o viaduto da Rua Santos Melo tem uma murada muito semelhante à da foto.Vejam.
Imagem

Vou chutar e não me expulsem do fórum por isso :O
Um viaduto da Mangueira primitivo existiu, mas indo além, se ele não foi no mesmo ponto onde atualmente é a Rua Santos Melo, o mesmo pode ter estado em um ponto mais retilíneo da ferrovia ali, o que pasmem, poderia indicar que a estação fosse uma das Mangueiras (não talvez a da E.F.Centro), apesar de eu ter visto que a estação da Melhoramentos tinha uma cobertura desprezível, mas existem mapas já postados nos fóruns como um de 1929 que mostram 3 estações Mangueira.

É claro. Tudo isso se confirmar que o maciço a frente é do Sumaré. Comparem os ângulos.
Eu solicitei uma foto ao AGCRJ que mostra esse viaduto primitivo ao fundo, quando estive lá ante-ontem.
Posso garantir que a murada é semelhante ao viaduto da Santos Melo, não sendo necessariamente o mesmo.
Isso pode ter representado um padrão arquitetônico pontual para a região.
Editado pela última vez por Adenilson em 01 Mar 2012, 13:35, em um total de 1 vez.

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Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 01 Mar 2012, 13:34

Dado. Agora eu vi o link que vc deixou. Então não precisa mandar a foto.
O morro ao fundo de Parada de Lucas que está na direção posterior do poste na rua também lembra o morro ao fundo da foto que enviei.
Vou solicitar essa foto ao MIS com maior resolução para ler o que está no dístico. De qualquer forma acrescentaria 2 coisas.

1) Concordo com você quando parece haver 2 plataformas e ainda acrescentaria mais. Parece haver uma curva suave para a esquerda muito ao fundo, mas não tenho certeza.
2) Vi essa foto de outro ângulo no MIS e o trecho era retilíneo. Em Lucas existe uma curva em direção a Vigário Geral, mas ela é bem longe da estação e poderia não ter aparecido na foto inversa que vi no MIS.
De qualquer forma, essa questão das curvas é que está me deixando louco. wll

Nada bate com 100 % de precisão =O !
Editado pela última vez por Adenilson em 01 Mar 2012, 20:19, em um total de 2 vezes.

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Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 01 Mar 2012, 19:49

Exato, Adenilson !
A questão das curvas (e a ausência delas na foto, pelo menos aparentemente) está muito intrigante.
Pretendo enviar uma cópia da imagem para alguns amigos para ver se alguém tem alguma sugestão ou luz sobre o assunto.
Voltando ao assunto da R.Santos Melo e etc, eu pensei nesse viaduto, mas (até onde sabemos) não tem nenhuma estação ali, só São Francisco Xavier.
Se fosse uma das "Mangueiras" (ou Fruteiras, quem sabe), apareceriam mais linhas, certo ?
Na foto antiga só tem duas linhas. Apesar das estações Mangueira não serem paralelas e concordantes, elas ficavam em meio a várias linhas, e as da Linha do Centro apareceriam na foto.
A não ser que seja uma estação/parada que não conhecemos até então. O que seria surpreendente e a descoberta do ano !
Mas continuemos nas pesquisas ...
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Re: E.F.Norte

Mensagem por Paulo ITT » 01 Mar 2012, 21:05

Encontrei estas fotos antigas da estação de Ramos.

Imagem

Não sei se cabe bem aqui ou no fotos antigas, qualquer dúvida eu mudo. Só não sei a data, deve ser 1900 e antigamente.
okk

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Re: E.F.Norte

Mensagem por DadoDJ » 01 Mar 2012, 22:27

Paulo, tá valendo !
Ramos pertence à EF do Norte, e esta contribuição é muito importante no sentido de reunirmos o máximo de material referente a esta ferrovia.
E claro, quando criarmos um tópico sobre a estação de Ramos, estas fotos estarão lá, com certeza !
okk
Adenilson e demais:
Observando a serra que o Adenilson apontou como sendo o Maciço da Tijuca na foto antiga, na região do Sumaré, e comparando com as fotos atuais do Google, nota-se que são semelhantes demais !
Não podemos descartar, de maneira nenhuma ainda, que seja uma destas estações:
1-Lucas (Parada de Lucas),caso a serra seja da Misericórdia.
2-Mangueira(s)
3-Silva e Souza (nome muito grande para o que aparenta o dístico) ou Jockey Club (ou seria apenas Jockey ???)
:WK:
4-Triagem
5-Anna Nery (!!!)
6-Fructeiras
Há alguma mais "suspeita" ? Podemos seguir uma linha de raciocínio e descartar algumas das que citei acima, com critérios. Mas as curvas das linhas próximas destas estações ... ah, isso está me matando de curiosidade ! Que mistério bom ... pra fundir a cuca !
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 02 Mar 2012, 08:26

DadoDJ escreveu:Paulo, tá valendo !
Ramos pertence à EF do Norte, e esta contribuição é muito importante no sentido de reunirmos o máximo de material referente a esta ferrovia.
E claro, quando criarmos um tópico sobre a estação de Ramos, estas fotos estarão lá, com certeza !
okk
Paulo. Vou reforçar aqui o que o Dado disse. Eu tinha um material para postar, especificamente sobre o transbordo na estação de São Francisco Xavier, e no trilhos do rio, ainda não havia um tópico dentro da Leopoldina que tratasse das estações da linha tronco Centro-Petrópolis- 3 Rios. Se você quiser postar quaisquer materiais sobre as estações no trecho, estará no tópico certo. No caso de sub-ramais, existem alguns tópicos já abertos e assuntos relacionados a eles,lá se encaixarão melhor

Adenilson e demais:
Observando a serra que o Adenilson apontou como sendo o Maciço da Tijuca na foto antiga, na região do Sumaré, e comparando com as fotos atuais do Google, nota-se que são semelhantes demais !
Não podemos descartar, de maneira nenhuma ainda, que seja uma destas estações:
1-Lucas (Parada de Lucas),caso a serra seja da Misericórdia.
2-Mangueira(s)
3-Silva e Souza (nome muito grande para o que aparenta o dístico) ou Jockey Club (ou seria apenas Jockey ???)
:WK:
4-Triagem
5-Anna Nery (!!!)
6-Fructeiras
Há alguma mais "suspeita" ? Podemos seguir uma linha de raciocínio e descartar algumas das que citei acima, com critérios. Mas as curvas das linhas próximas destas estações ... ah, isso está me matando de curiosidade ! Que mistério bom ... pra fundir a cuca !
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Dado.Fazendo um resumo do que você escreveu, digo o seguinte:
Lucas se justificaria se uma parte do morro que aperece ao fundo na foto de 1930 tivesse um trecho quase identico ao do Maciço do Sumaré, pois não só o declive da esquerda é igual, se comparado a foto do Google, mas a continuidade do morro também.
Sobre as outras estações citadas, acho que existe algumas lacunas de tempo, as quais ainda não conseguimos decifrar. Por exemplo:
Você uma vez publicou que havia permuta de estações, se não me engano, dos trens da Rio D'ouro em relação às estações da Auxiliar, mas não na fase "contemporânea" e sim quando o terminal do Cajú ainda estava em funcionamento.
Me lembro que tinha um documento que mencionava a grade de estações da Rio D'ouro e havia parada em Praia Pequena e Jockey Clube ou Vieira Fazenda. Era algo assim, mas como se eram linhas diferentes?
Isso nunca foi dirimido.
E uma estação Jacaré que foi citada uma vez, lembra?
Eu salvei todos os documentos que você postou no TGVBR, até porquê o site lá é instável, mas não copiei e trouxe para casa. Está tudo no meu trabalho.
Jockey Clube e Triagem são a mesma estação, a princípio e não acredito.
Sobrariam uma das Mangueiras que pode ser Fructeiras ou Souza e Silva ou até uma estação "relâmpago", que tenha surgido no trecho entre Mangueira e Amorim (trecho mais provável para mim da foto).
Fui ao AGCRJ e tenho uma notícia boa e outra ruim. A boa é que devo conseguir as fotos e por um preço bem baixo. A ruim é que eles não aceitaram gravar em alta resolução.
Vou postar todas as fotos aqui, até porquê isso foi compromisso meu com vocês e com eles.
De qualquer forma, já adianto que mesmo com lupa, não consegui em Dezembro de 1928 (data da aerofotografia) localizar a estação Silva e Souza (talvez já estivesse desativada e/ou demolida), mas verifiquei que a segunda plataforma de Mangueira ainda estava lá. Ela ficava alinhada com a sua homônima da linha do centro entre as 5ª e 6ª linhas.
E a 3ª estação Mangueira que pelo mapa atenderia a linha do Norte. Ela realmente ficava alinhada com as outras?
Um ou dois do vários mapas publicados mostram que sim, mas e outra estação relâmpago como já disse?
O tal viaduto, que mencionei como parecido com o da Santos Melo, pode representar um padrão arquitetônico. Se houve um viaduto em um trecho mais retilíneo da ferrovia, diferente do da Santos Melo, mas semelhante em arquitetura, ainda não sabemos, mas é muito estranho que o terreno do lado esquerdo esteja elevado.
Você falou sobre o número de linha e vi que em 1928 haviam inúmeras linhas ali, mas o desenho mostra um campo de visão pequeno. Não sabemos se à direita da rocha da direita da foto, há mais linhas. Estariam fora da abrangência.
Quando apliquei o recurso do Street View, eu fiquei mexendo nas setas do teclado e usando-as como JoyStick. O mouse não tem muita precisão.
Quando eu usava o ângulo entre Triagem e a bifurcação da linha do centro, o maciço se "deslocava" ao fundo para a esquerda, devido a paralaxe. Quando o ângulo de visão era da linha do Centro (S.F.Xavier por exemplo), ele se "deslocava" muito para a direita e se "escondia" atrás daqueles morros mais baixos já perto da entrada de Vila Isabel.
Eu marquei uma nova visita ao MIS em 09/03 e vou dar uma atenão especial a essa foto, especialmente nos outros ãngulos dela, as quais não trouxe. Vou ver se consigo algo em maior resolução para fazer algo simples que resolveria o problema.
Ler o dístico :beer:
Editado pela última vez por Adenilson em 02 Mar 2012, 10:52, em um total de 1 vez.

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Re: E.F.Norte

Mensagem por Adenilson » 02 Mar 2012, 09:21

Dado e demais foristas.

Só para ilustrar o que disse, uma vez que uma imagem vale mais que 1000 palavras, segue abaixo um mapa de 1928 mostrando 3 estações Mangueira, sendo uma para a linha do Centro, uma para a Melhoramentos e a outra para a Leopoldina.
Elas não estão alinhadas, mas acho que foi o recurso que o desenhista aplicou para encaixar os 3 círculos, que representam as plataformas, sem sobrepô-los.

Reforço aqui que na aerofotografia de 1928 não localizei uma 3ª plataforma, mas eu procurei as estações onde teoricamente deveriam estar. Locais a princípio descartados não foram inspecionados por mim.

Imagem

Abaixo, segue a foto de 1934 mostrando um viaduto primitivo na Mangueira. O próprio texto do Portal Augusto Malta menciona isso.
Não podemos precisar se esse local é o mesmo do viaduto da Santos Melo, que um dia já interligou as Ruas São Francisco Xavier e Visconde de Niterói. Quem vê-lo hoje no google, até percebe que o viaduto foi interrompido.

Veja como parece que no meio do viaduto há uma espécie de pedra, ou será vegetação em primeiro plano?

Destaquei o viaduto com setas vermelhas, mas tentarei obter essa foto no AGCRJ em melhor resolução e a publicarei aqui.

Imagem

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